Como retomar os estudos para concurso? Veja as dicas!

Está com dúvida sobre como retomar os estudos para concurso público? A equipe do Gran preparou um conteúdo para ajudar você!

Avatar


25 de janeiro7 min. de leitura

Como retomar os estudos para concurso é uma pergunta que muitos concurseiros fazem durante a busca pela aprovação dos sonhos. Alguns fazem pausa por meses. Outros por anos por diversos motivos. Para ajudar na sua preparação, a equipe do Gran trouxe dicas para auxiliar no seu retorno.

Ser aprovado é questão de treino

Como retomar os estudos para concurso público?

Se você tomou a decisão de retomar os estudos para concurso público, parabéns! Este é um importante passo para continuar crescendo e efetivamente conquistar a aprovação. A partir daqui, os próximos passos serão baseados em atitudes práticas e graduais para reintroduzir o hábito na sua rotina. Veja!

Como retomar os estudos para concurso público: compreenda o seu momento como concurseiro

O primeiro passo para retomar os estudos para concursos públicos é entender quanto tempo a sua preparação esteve suspensa e avaliar objetivamente os efeitos dela. No caso hipotético de uma pessoa que deixou de estudar por um mês, por exemplo, a retomada costuma ser bem mais tranquila, focada em revisões e resolução de questões. Já para alguém que ficou parado por um período maior do que 6 meses, contudo, pode ser preciso rever alguns conceitos mais a fundo e até mesmo do zero.

Seja qual for o seu caso, deixe os sentimentos de culpa fora da equação! Apesar dos motivos que o fizeram parar de estudar, agora você está de volta e é isso que importa. Evite pensar no tempo perdido e no que poderia ter sido feito. Bola pra frente! Não há dúvida de que, ao retomar e manter a constância, você conseguirá reconquistar tudo que foi eventualmente perdido nesse período.

Como retomar os estudos para concurso público: trace novos objetivos

Se o que motivou você a retomar os estudos para concurso público foi a publicação ou iminência de um edital que o interessou, então você já tem um norte, podendo buscar planos de estudos pré ou pós-edital para a seleção em questão. No canal de Youtube do Gran você pode acessar muitas sugestões de planejamentos de estudos para diferentes seleções, formuladas por professores e especialistas.

Se o seu objetivo é o mesmo que antes da pausa, busque informações sobre o seu certame de interesse aqui no Blog Gran Cursos Online para compreender qual é o momento daquele edital, se ele está próximo da publicação, em estudo ou se não existem previsões para uma nova seleção em um futuro próximo.

Por fim, se você apenas decidiu retomar os estudos para concurso sem uma direção específica definida, busque compreender as previsões de concursos para o próximo ano, avalie as carreiras e trace novas metas para que sua preparação possa ser o mais direcionada possível! Nesse sentido, o Panorama de concursos 2023 pode ser uma grande ajuda. Nele, são listadas todas as previsões de seleções para o próximo ano. Confira! 

Como retomar os estudos para concurso público: avalie seus conhecimentos com o auxílio de simulados

A melhor e mais prática maneira de compreender o seu momento como concurseiro na hora de retomar os estudos para concurso público é por meio da realização de simulados, especialmente os baseados em provas passadas ou em conteúdos essenciais para a carreira em que você pretende ingressar. Afinal, é nesse momento que você compreende quais conhecimentos essencialmente foram retidos e quais detalhes ou partes do conteúdo você acabou esquecendo.

Com o monitoramento de desempenho por prova disponível na plataforma Gran Questões, você realiza o processo de análise de maneira bem mais simples, conferindo um percentual geral de erros e acertos, bem como as suas estatística para cada disciplina. Veja como o percentual de acertos por disciplina pode ser visualizado na plataforma:

Monitoramento de questões de concurso por disciplina

De acordo com o exemplo acima, as matérias de Redação Oficial e Informática precisariam de mais atenção do que a de Língua Portuguesa no processo de retomada dos estudos para concurso público, já que apresentam um percentual de aproveitamento menor.

Basta lembrar também que as percepções do seu aproveitamento geral e a relevância de cada matéria precisam estar alinhadas também com as informações de editais e provas passadas para que possam resultar em um bom e novo planejamento de estudos para concursos públicos.

Saiba como fazer um bom cronograma de estudos para concurso! 

Como retomar os estudos para concurso público: organize os seus materiais

Se você ainda tiver os seus materiais de revisão, agora é hora de colocá-los novamente em uso! Separe tudo aquilo que pode ser aproveitado e confira se as informações estão atualizadas. Especialmente quando o assunto é legislação, é comum que muitas alterações possam acontecer em apenas alguns anos.

Uma dica para o futuro: se possível, crie o hábito de digitalizar os seus resumos e outros materiais de revisão produzidos durante a preparação. Afinal, muitos desses materiais poderão ser de grande ajuda para a preparação em outras seleções.

Como retomar os estudos para concurso público: comece devagar

Na hora de retomar os estudos para concurso público é comum querer retornar exatamente de onde você parou. Vamos supor, por exemplo, que você tinha se acostumado a estudar 6-8 horas por dia. No entanto, a depender do tempo que você ficou parado, pode ser que iniciar diretamente com uma meta tão alta possa ser exaustivo demais e até mesmo frustrante.

Lembre-se sempre que estudar é uma missão de longo prazo e, para conseguir bons resultados, a constância é mais relevante do que a intensidade. Por isso, não há problema nenhum em começar a primeira semana estudando menos do que você estudava antes e ir aumentando aos poucos até chegar onde você estava antes.

Dê tempo ao seu corpo para se acostumar novamente ao hábito e retomar os estudos para concurso público com mais tranquilidade. Quanto menos tempo você tiver ficado parado, mais rápido o hábito voltará! Afinal, é mais fácil relembrar o que você sabia, do que aprender tudo do zero. Mantenha isso em mente!

Qual o melhor método para retomar os estudo para concurso público?

O melhor método de retomada dos estudos para concurso  depende de alguns fatores. Há concurseiros que lidam melhor com leitura de PDFs. Há outros que fixam melhor o conteúdo por meio de resolução de questões. Há concurseiros que preferem assistir videoaulas. O importante é conhecer a melhor maneira que funciona para você. Veja alguns exemplos:

  • Daniele que estava sem estudar por um mês prefere estudar direito administrativo realizando questões. Então sua retomada vai ser realizando questões. 
  • Karina que estava sem estudar por 4 meses prefere estudar direito constitucional por meio de leitura de PDFs. Então sua retomada vai ser realizando leitura de PDFs. 
  • Alana que estada sem estudar por 5 anos prefere estudar direito penal por meio de videoaulas. Então sua retomada será assistindo videoaulas.

É claro que você também pode aproveitar sua retomada de estudos para avaliar o que pode ser incrementado na sua preparação e otimizá-la ainda mais. O segredo é apenas somar, sem deixar de lado a maneira como você se sente melhor ao estudar. Se você gosta de videoaulas, por exemplo, mas também se identifica com o método de mapas mentais, pode ser uma boa ideia trazê-los para a sua rotina.

Se você fez uma pausa depois de uma reprovação, por exemplo, avalie seu processo de preparação da época e pontue o que pode ser objetivamente melhorado para as próximas tentativas: às vezes você não reservou tempo para se preparar para as avaliações discursivas ou não incluiu a leitura de lei seca o suficiente. Todas essas situações são aprendizados que podem ser colocados em prática na hora de retomar os estudos para concurso público!

Horas líquidas x horas brutas

Após saber qual a melhor maneira de estudo que funciona para você, o próximo passo é encaixar os estudos na sua rotina. Para isso é importante saber a diferença entre horas líquidas e brutas. Entenda o exemplo:

  • Exemplo: André está estudando para o concurso público da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Ele começou os estudos às 08:00 e finalizou às 14:00. Ou seja: foram 6 horas de estudos contadas no relógio.

A diferença para as horas líquidas é sobre o tempo de fato gasto estudando. Não é feita a contabilidade dos intervalos para descanso, intervalo para um lanche, etc.

  • Exemplo: André tirou uma pausa de 1 uma hora para poder almoçar durante as seis horas que passou estudando. Ou seja, ele estudou de fato somente 5 horas.

De maneira prática, saber contabilizar as horas líquidas e brutas é importante para avaliar o tempo de estudos para cada disciplina em um cronograma ou ciclo de estudos.

Se o tempo definido para determinada disciplina é de 1h30, por exemplo, você efetivamente só considerará o tempo em que estiver estudando. Se você levantar para ir ao banheiro nesse período, a recomendação é pausar o tempo e recomeçar a contagem quando efetivamente retornar aos livros.

O Gran Gerenciador de Estudos permite um controle simplificado do seu tempo, apresentando uma ferramenta de cronômetro para auxiliá-lo na contabilização de horas líquidas.

Retomar os estudos para concurso é possível: conheça histórias de alunos que conquistaram a aprovação!

Ser aprovado depois de uma pausa é completamente possível e muitos alunos do Gran são a prova disso! O aluno Marcelo Mozzilli, por exemplo, fez uma pausa de 30 anos nos estudos e ainda assim conquistou 12 aprovações, 6 entre os 10 primeiros colocados e também o cargo atual como Oficial do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.

Além do Marcelo, muitos alunos do Gran provaram que retomar os estudos para concurso é completamente possível e, na maioria dos casos, é também a decisão que mudou suas vidas para sempre! Veja mais histórias de retomadas de sucesso abaixo:

Como retomar os estudos para concurso: estude com o Gran!

Retomar os estudos para concurso pode ser um processo desafiador quando realizado sem auxílio. Aqui no Gran você pode realizar os seus estudos por conta própria, nos horários que preferir, completamente EAD, mas ainda contando com direcionamentos, materiais e recursos tecnológicos para otimizar ao máximo a sua preparação!

Todos os cursos da plataforma são formulados por professores e especialistas, além de serem guiados pelo edital e provas passadas, incluindo apenas conteúdos que efetivamente serão cobrados na sua prova de maneira ainda mais didática e objetiva!

E você sabia que, ao se tornar assinante ilimitado, você garante acesso a todos os cursos da plataforma? São mais de 34 mil cursos, contemplando a grande maioria dos concursos públicos realizados no Brasil!

Com a Assinatura Ilimitada 8.0, você ainda pode conferir:

  • 10 inovações tecnológicas: Programa de Estudos 3.0, Recomendação de cursos 2.0, Legislação em Destaque, Dashboard de performance, Dá pra Conciliar 2.0, PDF turbinado, App Mobile 5.0, Acessibilidade, Termômetro de Relevância e Gran Bem Estar.
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 34.526 cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das videoaulas;
  • Mais de 2 milhões de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Torne-se assinante ilimitado até o final de janeiro de 2023 e garanta a preparação completa para concursos públicos com descontos imperdíveis!

Saiba mais e garanta a sua Assinatura Ilimitada 8.0!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


25 de janeiro7 min. de leitura