Concurso ALAP homologado! São 129 vagas e até R$ 11,3 mil

Concurso ALAP oferta vagas de níveis médio e superior. Todas as etapas já foram finalizadas

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03/02/2022 | 14:50 Atualizado há 106 dias

O concurso ALAP para ingresso na Assembleia Legislativa do Estado do Amapá divulgou, no dia 21 de janeiro de 2022 no Diário Eletrônico da Casa (DOE/ALAP), o documento que autoriza a homologação da seleção.

A banca organizadora é a Fundação Carlos Chagas – FCC. Mais de 39 mil candidatos se inscreveram para concorrer a uma das 129 vagas ofertadas para as carreiras de Advogado Legislativo, Analista Legislativo, Assistente Legislativo e Auxiliar Legislativo.

Confira abaixo todas as informações sobre o concurso ALAP:

Outras notícias em destaque:

Concurso ALAP: situação atual

Histórico do concurso

03/02/2022 – Aviso sobre futuras nomeações
21/01/2022 – Concurso homologado
06/01/2022 – Resultado da etapa de títulos
26/07/2021 – Provas discursivas e títulos
02/06/2021 – Certame retomado pela segunda vez
10/03/2021 – Concurso suspenso pela segunda vez
02/09/2020 – Resultado da prova discursiva/redação
17/07/2020 – Certame retomado
24/03/2020 – Concurso suspenso pela primeira vez

Homologação e nomeações previstas

No dia 3 de fevereiro de 2022 foi divulgado um aviso indicando que a seleção terá andamento e que os aprovados serão convocados.

Confira abaixo trechos do documento:

“No cumprimento dessas etapas será observado, estritamente, o número de vagas oferecidas e a ordem de classificação final, conforme Edital nº 01/2019 (…)”.

Em virtude de construção e reforma, a convocação pode ocorrer posteriormente. Veja: “as obras do prédio anexo ao edifício-sede da Assembleia Legislativa (local onde quase a totalidade dos servidores – novos e antigos – desenvolverá suas atribuições), incluídos os serviços de instalação de móveis e equipamentos, estão ainda em fase de conclusão.”

Clique aqui e confira o documento na íntegra

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Resultado da etapa de títulos

O documento foi divulgado no Diário Eletrônico da Casa na edição do dia 6 de janeiro de 2022.

Confira abaixo os nomes e o valor obtido nos títulos.

Clique aqui e veja o documento completo

Inscritos no concurso ALAP

Ao todo, 39.163 pessoas se inscreveram para o concurso ALAP.

Segundo a estatística geral de candidatos inscritos para o certame publicado pela FCC, os cargos que receberam mais inscrições foram os de:

  • Assistente Administrativo: 13.642 inscritos; e
  • Técnico Legislativo: 7.403 inscritos.

Acesse o documento de estatística de inscritos clicando aqui

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Concurso ALAP: retificação

De acordo com a segunda retificação, publicada no site da Fundação Carlos Chagas – FCC, foram alterados os pré-requisitos para os cargos de Analista Legislativo Atividade de Comunicação nas Especialidades:

  • Comunicador Social/Jornalismo;
  • Comunicador Social/Publicidade e Propaganda; e
  • Comunicador Social/ Relações Públicas.

Agora, além de Diploma de nível superior em comunicação social, com habilitação em jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), também, será necessário registro profissional emitido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE.

Confira a retificação aqui

No dia 06 de setembro de 2019 foi publicada uma retificação pela banca organizadora do certame (Fundação Carlos Chagas – FCC). De acordo com o documento, foram alteradas os pré-requisitos para os cargos de:

  • Analista Legislativo – Atividade Legislativa – Especialidade: Técnico Legislativo; e
  • Analista Legislativo – Atividade Administrativa – Especialidade: Assistente Social.

Ocorreram também mudanças no conteúdo programático, cobrado nas provas, para os cargos de Advogado, Analista, Assistente e Auxiliar Legislativo.

Confira aqui a retificação do edital

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Concurso ALAP: remuneração

As remunerações e benefícios do servidores da ALAP são bem atrativas. De acordo com o edital os subsídios oferecidos são:

Advogado Legislativo

Subsídio: R$ 11.395,01 – o valor do subsídio será acrescido de Auxílio Alimentação no valor de R$ 1.000,00.

Analista Legislativo

Subsídio: R$ 10,128,90 – o valor do subsídio será acrescido de Auxílio Alimentação no valor de R$ 1.000,00.

Assistente Legislativo

Sunsídio R$ 5.064,45 – o valor do subsídio será acrescido de Auxílio Alimentação no valor de R$ 1.000,00.

Auxiliar Legislativo

Subsídio: R$ 3.798,34 – o valor do subsídio será acrescido de Auxílio Alimentação no valor de R$ 1.000,00.

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Concurso ALAP: inscrições

As inscrições para o concurso ALAP estiveram abertas entre os dias 23 de setembro e 12 de novembro de 2019, e os interessados puderam realizar as inscrições no site da Fundação Carlos Chagas – FCC. 

O valor da taxa de inscrição foi de R$ 80,00 para a carreira de Auxiliar Legislativo, R$ 90,00 para Assistente Legislativo, R$ 110,00 para as funções de Analista Legislativo e R$ 140,00 para o cargo de Advogado Legislativo.

Concurso ALAP: cargos e vagas

O concurso ALAP oferta 129 vagas imediatas, além de cadastro reserva. Saiba abaixo em detalhes todas as vagas e cargos ofertados:

Advogado Legislativo

Advogado Legislativo Atividade de Serviços Jurídicos Especialidade: Procurador
Vagas: 3
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

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Analista Legislativo

Atividade Legislativa Especialidade: Técnico Legislativo
Vagas: 20
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade Legislativa Especialidade: Assessor Jurídico Legislativo
Vagas: 3
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade Administrativa Especialidade: Administrador
Vagas: cadastro de reserva
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade Administrativa Especialidade: Biblioteconomista
Vagas: 2
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade Administrativa Especialidade Especialidade: Psicólogo
Vagas: 2
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade Administrativa Especialidade: Assistente Social
Vagas: 2
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade Administrativa Especialidade: Pedagogo
Vagas: 2
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade Administrativa Especialidade: Enfermeiro
Vagas: 2
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

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Atividade Orçamentária e Financeira e de Controle Interno Especialidade: Contador
Vagas: 4
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade Orçamentária e Financeira e Controle Interno Especialidade: Economista
Vagas: 1
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade Orçamentária e Financeira e de Controle Interno Especialidade: Técnico de Controle Interno
Vagas: 6
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade de Comunicação Especialidade: Comunicador Social/Jornalismo
Vagas: 2
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade de Comunicação Especialidade: Comunicador Social/Publicidade e Propaganda
Vagas: 2
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade de Comunicação Especialidade: Comunicador Social/Relações Públicas
Vagas: 2
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade de Tecnologia da Informação Especialidade: Administrador de Rede e Telecomunicações
Vagas: 2
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade de Tecnologia da Informação Especialidade: Desenvolvedor de Sistemas
Vagas: 2
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade de Tecnologia da Informação Especialidade: Técnico de Segurança da Informação
Vagas: 2
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

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Assistente Legislativo

Atividade Administrativa e Operacional Especialidade: Assistente Administrativo
Vagas: 13
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade Administrativa e Operacional Especialidade: Assistente de Operações Técnicas
Vagas: 6
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade Administrativas e Operacional Especialidade: Assistente de Segurança
Vagas: 16
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade Administrativa e Operacional Especialidade: Assistente de Registro de Imagens
Vagas: 6
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade Legislativa  Especialidade: Assistente Legislativo
Vagas: 1
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade Orçamentária e Financeira Especialidade: Assistente de Contabilidade
Vagas: 6
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade de Tecnologia da Informação Especialidade: Assistente de Informática
Vagas:10
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

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Auxiliar Legislativo

Atividade Administrativa e Operacional Especialidade: Auxiliar Operacional
Vagas: 4
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Atividade Administrativa e Operacional Especialidade: Auxiliar de Transportes
Vagas: 6
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Todas funções serão lotadas na Assembleia Legislativa.

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Concurso ALAP: requisitos

Categoria Advogado Legislativo

Atividades de Serviços Jurídicos Especialidade: Procurador

Diploma de nível superior em Direito, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com registro correspondente na Seccional da OAB/AP.

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Categoria Analista Legislativo

Atividade Legislativa Especialidade: Técnico Legislativo
Diploma de nível superior em pelo menos uma das seguintes áreas: Direito, Administração, Economia, Estatística, Ciências Contábeis, Letras, Relações Internacionais, Engenharia, Pedagogia, História ou Geografia, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Atividade Legislativa Especialidade: Assessor Jurídico Legislativo

Diploma de nível superior em Direito, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Atividade Administrativa Especialidade: Administrador
Diploma de nível superior em Administração, com habilitação específica na área pública, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no órgão de classe no Amapá.

Atividade Administrativa Especialidade: Biblioteconomista
Diploma de nível superior em Biblioteconomia, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Atividade Administrativa Especialidade Especialidade: Psicólogo
Diploma de nível superior em Psicologia, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação
(MEC), com registro no órgão de classe no Amapá.

Atividade Administrativa Especialidade: Assistente Social
Diploma de nível superior em Assistência Social, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação
(MEC) com registro no órgão de classe no Amapá.

Atividade Administrativa Especialidade: Pedagogo
Diploma de nível superior em Pedagogia, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação
(MEC).

Atividade Administrativa Especialidade: Enfermeiro
Diploma de nível superior em Enfermagem, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com registro no órgão de classe no Amapá.

Atividade Orçamentária e Financeira e de Controle Interno Especialidade: Contador
Diploma de nível superior em Contabilidade, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com registro no órgão de classe no Amapá.

Atividade Orçamentária e Financeira e Controle Interno Especialidade: Economista
Diploma de nível superior em Economia, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação
(MEC) com registro no órgão de classe no Amapá.

Atividade Orçamentária e Financeira e de Controle Interno Especialidade: Técnico de Controle Interno
Diploma de nível superior em Contabilidade, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da
Educação (MEC), com registro no órgão de classe no Amapá.

Atividade de Comunicação Especialidade: Comunicador Social/Jornalismo
Diploma de nível superior em comunicação social, com habilitação em jornalismo, expedido por instituição de
ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com registro profissional emitido pela Superintendência Regional
do Trabalho e Emprego – SRTE.

Atividade de Comunicação Especialidade: Comunicador Social/Publicidade e Propaganda
Diploma de nível superior em comunicação social, com habilitação em publicidade e propaganda, expedido por
instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com registro profissional emitido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE.

Atividade de Comunicação Especialidade: Comunicador Social/Relações Públicas
Diploma de nível superior em comunicação social, com habilitação em relações públicas, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com registro profissional emitido pela Superintendência Regional
do Trabalho e Emprego – SRTE.

Atividade de Tecnologia da Informação Especialidade: Administrador de Rede e Telecomunicações
Diploma de nível superior em Tecnologia da Informação, com habilitação específica em rede de computadores e telecomunicações, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Atividade de Tecnologia da Informação Especialidade: Desenvolvedor de Banco de Dados

Diploma de nível superior em Tecnologia da Informação, com habilitação específica em desenvolvimento de banco de dados,
expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Atividade de Tecnologia da Informação Especialidade: Desenvolvedor de Sistemas
Diploma de nível superior em Tecnologia da Informação, com habilitação específica em desenvolvimento de sistemas, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Atividade de Tecnologia da Informação Especialidade: Técnico de Segurança da Informação
Diploma de nível superior em Tecnologia da Informação, com habilitação específica em segurança da informação, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

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Categoria Assistente Legislativo

Atividade Administrativa e Operacional Especialidade: Assistente Administrativo
Diploma de ensino médio, ou equivalente, devidamente reconhecido por Órgão competente.

Atividade Administrativa e Operacional Especialidade: Assistente de Operações Técnicas
Diploma de ensino médio ou equivalente, devidamente reconhecido por Órgão competente.; habilitação técnica em
operação de equipamentos de áudio e/ou vídeo.

Atividade Administrativas e Operacional Especialidade: Assistente de Segurança
Diploma de ensino médio ou equivalente, devidamente reconhecido por Órgão competente; carteira de habilitação,
categoria B ou superior, ativa; certificado de curso de direção defensiva; curso de segurança (presencial), ministrado por
instituição credenciada/autorizada pelos órgãos competentes.

Atividade Administrativa e Operacional Especialidade: Assistente de Registro de Imagens
Diploma de ensino médio ou equivalente, devidamente reconhecido por Órgão competente.; habilitação em fotografia
e/ou operação de equipamento de gravação em vídeo ou comprovação de experiência na atividade superior a 3 (três)
anos.

Atividade Legislativa  Especialidade: Assistente Legislativo
Diploma de ensino médio, ou equivalente, devidamente reconhecido por Órgão competente.

Atividade Orçamentária e Financeira Especialidade: Assistente de Contabilidade
Diploma de ensino médio, ou equivalente, devidamente reconhecido por Órgão competente; habilitação técnica específica na área contábil, conferida por instituição oficial.

Atividade de Tecnologia da Informação Especialidade: Assistente de Informática
Diploma de ensino médio, devidamente reconhecido por Órgão competente; habilitação técnica específica na área de
tecnologia da informação, conferida por instituição credenciada.

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Categoria Auxiliar Legislativo

Atividade Administrativa e Operacional Especialidade: Auxiliar Operacional
Diploma de ensino médio, ou equivalente, devidamente reconhecido por Órgão competente.

Atividade Administrativa e Operacional Especialidade: Auxiliar de Transportes
Diploma de ensino médio ou equivalente, devidamente reconhecido por Órgão competente; carteira de habilitação,
categoria B ou superior, ativa; certificado de curso de direção defensiva.

 

Concurso ALAP: atribuições

Categoria Advogado Legislativo

Atividades de Serviços Jurídicos Especialidade: Procurador

  • Representar judicial e extrajudicialmente, ativa e passivamente o Poder Legislativo do Estado do Amapá; assessorar e prestar consultoria jurídica ao Plenário, à Mesa Diretora, às Comissões e demais órgãos da estrutura político-administrativa da Assembleia Legislativa;
  • elaborar pareceres e notas técnicas de interesse administrativo e legislativo, inclusive em matéria atinente à licitações, contratos, convênios e instrumentos afins; auxiliar na elaboração de informações em Mandado de Segurança, Ação Direta de Inconstitucionalidade e Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental; executar outras tarefas correlatas.

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Concurso ALAP: Categoria Analista Legislativo

Atividade Legislativa Especialidade: Técnico Legislativo

  • Executar tarefas para consecução dos trabalhos legislativos (área fim), o desenvolvimento de estudos e a elaboração, redação e análise de proposições, atas, anais e demais documentos de natureza legislativa, bem assim o registro em atas, interpretação, revisão e redação final de debates e pronunciamentos e a elaboração dos originais, inclusive para publicação no órgão oficial;
  • desenvolver pesquisas, analisar seus resultados e recuperar informações necessárias ao aperfeiçoamento do processo legislativo;
  • prestar assessoramento, dentro de sua área de competência, às atividades do Plenário, da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes e Temporárias; executar outras atribuições próprias, compatíveis com sua habilitação.

Atividade Legislativa Especialidade: Assessor Jurídico Legislativo

  • Prestar assessoria em matéria de direito para subsidiar as atividades das Comissões Permanentes e Temporárias da Assembleia Legislativa;
  • auxiliar na elaboração e revisão de pareceres de matéria submetida ao conhecimento e deliberação desses órgãos, em especial, no que respeita aos aspectos de sua juridicidade, constitucionalidade e legalidade e de outras questões de direito afins;
  • participar e auxiliar nas Sessões do Plenário e nas reuniões da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes e Temporárias, quando designado, inclusive em Sessões Itinerantes e reuniões fora da sede da Assembleia Legislativa;
  • elaborar relatórios e fazer pesquisas de assuntos de interesse legislativos que lhe sejam solicitados; praticar outros atos que decorram naturalmente das atribuições aqui especificadas, vedada a prática de atos que, na forma da lei, sejam reservados e privativos aos que exercem à advocacia, ainda que regularmente inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Atividade Administrativa Especialidade: Administrador

Desempenhar tarefas relacionadas ao conjunto das atividades administrativas (compras, material, transporte, patrimônio, serviços gerais, gestão de pessoas, entre outras) e de organização e métodos, voltadas para o incremento da eficiência do setor público e para excelência dos serviços prestados pela Assembleia Legislativa.

Atividade Administrativa Especialidade: Biblioteconomista

  • Executar a organização e manutenção de acervo bibliográfico da Assembleia Legislativa e dos seus diversos órgãos;
  • desenvolver mecanismos de controle de entrada e saída de publicações pertencentes ao acervo da Assembleia Legislativa;
  • desenvolver trabalhos de pesquisa, estudo, registro e manutenção de acervo bibliográfico de documentos e informações de interesse legislativo, em particular, e das demais áreas do conhecimento, no geral; auxiliar a área de áudio e vídeo na organização e manutenção do correspondente acervo;
  • desenvolver demais tarefas afins.

Atividade Administrativa Especialidade Especialidade: Psicólogo

  • Prestar atendimento dentro de sua área de atuação aos membros e servidores da Assembleia Legislativa;
  • atuar em conjunto com a assistência social e a pedagogia no desenvolvimento e aplicação de técnicas de integração e melhoria das relações de trabalho; elaborar o perfil psiquicofuncional dos servidores;
  • atuar nas ações de saúde de caráter preventivo; executar atividades que promovam o pleno desenvolvimento humano e profissional, com foco no ambiente de trabalho; desenvolver estudos comportamentais e sobre a dinâmica da personalidade;
  • elaborar diagnóstico psicológico;
  • prestar orientação psicopedagógica e propor soluções para problemas de relacionamento e convivência.
  • Orientar, dentro de sua área de atuação, as ações programadas pela Escola do Legislativo e as atividades externas da Assembleia Legislativa do Amapá.

Atividade Administrativa Especialidade: Assistente Social

  • Identificar e encaminhar soluções para questões típicas de sua área de especialização e sensíveis ao ambiente das atividades desenvolvidas pela Assembleia Legislativa do Amapá;
  • desenvolver ações visando prevenir ou minimizar dificuldades de natureza biopsicossocial que possam afetar os membros do Poder e servidores; identificar e analisar aspectos que possam interferir no bem-estar dos indivíduos ou da coletividade atendida na Assembleia Legislativa;
  • realizar visitas domiciliares/institucionais, entrevistas e pesquisas; auxiliar na organização de atividades de promoção social e de participação em programas para promoção da saúde, entre outras da mesma natureza; dar parecer, quando solicitado, em proposições relacionadas com a implantação de políticas sociais no âmbito do Estado do Amapá; elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos de interesse da Assembleia Legislativa que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social;
  • prestar orientação, quando assim determinado pelo Presidente da Assembleia Legislativa, a indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no interesse do atendimento e da defesa de seus direitos perante os diferentes níveis da Administração Pública Estadual;
  • planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social dos servidores da Assembleia Legislativa e para subsidiar ações a serem adotadas visando a melhoria dessa realidade;
  • desenvolver atividades integradas com os serviços de psicologia e pedagogia.

Atividade Administrativa Especialidade: Pedagogo

  • Executar tarefas relacionadas com atividades pedagógicas, cursos de capacitação de servidores e com projetos sociais desenvolvidos pela Assembleia Legislativa; desenvolver e executar estudos e análises de interesse das ações e projetos desenvolvidos pela Escola do Legislativo;
  • desenvolver, dentro de sua área de atuação, propostas de projetos do interesse da Assembleia Legislativa;
  • coordenar e fiscalizar os trabalhos pedagógicos em geral, integrando suas atividades com o serviço social e a psicologia;
  • auxiliar em planejamentos e estratégias de metodologias e dinâmicas de prestação de serviços pela Assembleia Legislativa.

Atividade Administrativa Especialidade: Enfermeiro

  • Executar os serviços de enfermagem, na forma da lei;
  • o planejamento da assistência a Deputados e servidores, a consulta de enfermagem e a prescrição de medicamentos; executar, igualmente, atividades de apoio aos serviços do Departamento de Saúde, com ênfase nos procedimentos relativos à observação, ao cuidado e à educação da saúde;
  • supervisionar e orientar o cumprimento de prescrições médicas;
  • planejar e executar programas de prevenção de doenças no ambiente de trabalho.

Atividade Orçamentária e Financeira e de Controle Interno Especialidade: Contador

  • Executar todos os serviços típicos de contabilidade de que necessite a Assembleia Legislativa;
  • acompanhar, supervisionar e controlar a execução orçamentária em seus aspectos contábil e financeiro;
  • desenvolver estudos, analisar e emitir pareceres em questões de sua área de atuação para auxiliar os trabalhos do Plenário, da Mesa Diretora e das Comissões da Assembleia Legislativa.

Atividade Orçamentária e Financeira e Controle Interno Especialidade: Economista

  • Executar atividades de estudo e planejamento econômico relacionados ao orçamento e as finanças da Assembleia Legislativa;
  • acompanhar e auxiliar no controle da execução orçamentária;
  • desenvolver estudos, analisar e emitir pareceres em questões de sua área de atuação para auxiliar os trabalhos do Plenário, da Mesa Diretora e das Comissões da Assembleia Legislativa.

Atividade Orçamentária e Financeira e de Controle Interno Especialidade: Técnico de Controle Interno

Executar as atividades de controle e fiscalização sobre a gestão orçamentária, financeira e patrimonial da Assembleia Legislativa, sob os aspectos de legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e eficácia.

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Atividade de Comunicação Especialidade: Comunicador Social/Jornalismo//Publicidade e Propaganda/Relações Públicas

  • Desenvolver trabalhos de comunicação nas áreas de relações publicas (construção, promoção e desenvolvimento da imagem institucional, incluídos os membros do Poder Legislativo e servidores; desenvolvimento de canais de comunicação com a sociedade;
  • organização de eventos e pesquisas de opinião; desenvolvimento, atuação e acompanhamento de projetos/ações/atividades de interesse institucional);
  • jornalismo (divulgação de notícias; redação de colunas e artigos para jornais, revistas, rádio, televisão e internet;
  • realização de entrevistas; apresentação de programas de rádio, televisão e canais na internet) e publicidade e propaganda (desenvolvimento e promoção da imagem do Poder Legislativo; realização de pesquisas e elaboração de projetos de pesquisa de interesse institucional;
  • criação de campanhas de divulgação para os canais de comunicação utilizados pela Assembleia Legislativa; desenvolvimento de artes, marcas, logotipos e imagens para divulgação de projeto/ação/atividade de interesse institucional);
  • executar ação, revisão, coleta e preparo de informações para a divulgação oficial através dos canais de comunicação próprios da Assembleia Legislativa e dos meios de comunicação externos; desenvolver e dar suporte para as atividades de cerimonial e da rede Legislativa de Rádio e TV.

Atividade de Tecnologia da Informação Especialidade: Administrador de Rede e Telecomunicações

  • Desenvolver e executar projetos de redes de computadores, definindo a topologia e a configuração necessária; fazer a avaliação, especificação e dimensionamento dos recursos de comunicação de dados; a instalação, customização e manutenção dos recursos de rede;
  • a análise de utilização e do desempenho das redes de computadores, identificando os problemas e promovendo as correções no ambiente operacional;
  • o planejamento da evolução da rede, visando a melhoria na qualidade dos serviços;
  • a prestação do suporte técnico e de consultoria relativamente à aquisição, à implantação e ao uso adequados dos recursos de rede;
  • a avaliação e especificação das necessidades de hardware e software básico e de apoio;
  • a configuração de ambientes operacionais; a instalação, customização e manutenção de software básico e de apoio; a análise do desempenho do ambiente operacional, efetuando as adequações necessárias;
  • a análise da utilização dos recursos de software e hardware e o planejamento da evolução do ambiente, visando a melhoria na qualidade do serviço; a prestação de consultoria e suporte técnico relativamente à aquisição, implantação e uso adequado dos recursos de hardware e software;
  • a prospecção, análise e implementação de novos recursos de hardware, software e rede;
  • a realização de atividades que envolvam governança em tecnologia da informação, gerenciamento de serviços e gerenciamento de projetos; utilizando conceitos de ITIL, COBIT e PMBOK; suporte nos procedimentos para aquisição de bens e serviços de tecnologia da informação e comunicação e sua implantação;
  • desenvolver e executar projetos de telecomunicações, voip, fibras ópticas, links de satélites, links de rádio, backbones, telefonia fixa, telefonia móvel, links de Internet, definindo a topologia e a configuração necessária; a avaliação, especificação e dimensionamento dos recursos de comunicação de voz;
  • a instalação, customização e manutenção dos recursos de telecomunicações;
  • a análise da viabilidade de instalação de novas aplicações no ambiente operacional da organização, objetivando manter o padrão de desempenho de serviços implantados;
  • o desenvolvimento de sistemáticas, estudos, normas, procedimentos e padronização das características técnicas, visando a melhoria da segurança e dos serviços prestados;
  • a elaboração de especificações técnicas de bens e serviços de tecnologia da informação relacionados a sua área de atuação.

Atividade de Tecnologia da Informação Especialidade: Desenvolvedor de Banco de Dados 

  • Criar os ambientes de banco de dados com participação no projeto dos sistemas de informações a serem utilizados pela Assembleia Legislativa, objetivando integrá-los ao banco de dados corporativo;
  • propor políticas de uso dos ambientes de banco de dados em conjunto com o Administrador do Sistema;
  • apoiar às equipes de desenvolvimento na modelagem de dados (auxiliar as equipes de desenvolvimento na fase de refinamento final do modelo conceitual de dados dos sistemas em desenvolvimento);
  • apoiar às equipes de desenvolvimento na implantação e manutenção de sistemas fazendo a otimização de códigos de acesso ao banco e criar índices e visões para melhorar o desempenho das aplicações;
  • estabelecer critérios e parâmetros para a instalação de programas clientes, orientando o órgão competente quanto aos procedimentos para sua instalação, verificação e teste;
  • estabelecer as políticas para assegurar a disponibilidade do banco e evitar a perda de informações, definindo normas para os procedimentos de backup e restauração, para paradas do banco de dados e para manutenção preventiva;
  • garantir a segurança física do banco de dados;
  • garantir a segurança lógica do banco de dados, assessorando as equipes de desenvolvimento e agindo para prevenir práticas que possam por em risco a consistência do banco ou provocar o seu crescimento desmesurado;
  • auxiliar o desenvolvimento e implantação de políticas de replicação de dados; monitorar permanentemente o banco de dados, reorganizando as tabelas e promovendo os ajustes necessários; avaliar o bando de dados existente, a necessidade de sua atualização, estando atento para evitar a defasagem tecnológica dos produtos contratados; apresentar relatórios semestrais das atividades para análise;
  • participar do planejamento de programas de qualificação, capacitação e treinamento dos técnicos e demais servidores lotados na área de tecnologia da informação e e demais unidades da Assembleia Legislativa; apoiar tecnicamente a equipe de desenvolvimento de sistemas;
  • participar na definição do modelo lógico;
  • conhecer sistemas de apoio à decisão, desenvolvimento de procedures, views, triggers e functions, projetos de tuning e performance aplicacional, controle de acesso e atribuição de privilégios, definição de storage de tabelas e índices, modelo de dados, projeto físico e particionamento de tabelas; dimensionar e criar banco de dados; documentar banco de dados;
  • elaborar procedimentos SQL e package; instalar, configurar e implementar ambientes de alta disponibilidade; instalar correções no Sistema; administrar banco de dados; utilizar a linguagem SQL padrão ANSI; desenvolver scripting básicos e avançados; criar rotinas de carga e conversão de dados;
  • implementar e administrar rotinas de backup/restore; administrar banco de dados PostgreSQL;
  • criar rotinas de cargas e conversão de dados;
  • instalar, configurar e implementar ambientes de alta disponibilidade; trabalhar com infraestruturas de tecnologia da informação; analisar e promover ajustes nas estruturas de dados.

Atividade de Tecnologia da Informação Especialidade: Desenvolvedor de Sistemas

  • Desenvolver sistemas e aplicações conforme lhe seja solicitado;
  • projetar o sistema e aplicação, desenvolvendo o layout de telas e relatórios, definindo os critérios ergonômicos de navegação, interface de comunicação e interatividade, elaborando os croquis e desenhos para a geração do programa;
  • determinar quais os recursos necessários para o desenvolvimento do sistema e aplicação, selecionando as metodologias e ferramentas de desenvolvimento, especificando configurações de máquinas, equipamentos, acessórios e suprimentos;
  • efetuar o desenvolvimento da interface gráfica, codificando programas, provendo sistemas de rotinas de segurança, efetuando testes, gerando aplicativos para instalação e gerenciamento de sistemas; documentar, dar suporte e manter atualizada toda a estrutura desenvolvida do sistema e aplicações, visando a atualização de todos os envolvidos no desenvolvimento;
  • monitorar o desempenho e performance dos sistemas e aplicações desenvolvidas, oferecendo o suporte técnico quando necessários; realizar a manutenção de sistemas e aplicações, promovendo as alterações necessárias, da estrutura de armazenamento de dados, atualizando informações gráficas e textuais, convertendo sistemas e aplicações para outras linguagens ou plataformas;
  • submeter o sistema a teste para verificação e validação, previamente a sua aplicação;
  • identificar e acompanhar as demandas de mercado em relação a sistemas e aplicativos, visando manter a Assembleia Legislativa atualizada em vistas da evolução tecnológica.

Atividade de Tecnologia da Informação Especialidade: Técnico de Segurança da Informação

  • Desenvolver políticas de segurança da informação;
  • desenvolver projetos de redes de computadores, definindo a topologia e a configuração necessária para garantir a segurança; realizar auditorias no sistema; supervisionar, orientar, elaborar projetos e emitir pareceres sobre matéria de sua área de competência;
  • avaliar e dimensionar os recursos de comunicação de dados;
  • avaliar e especificar ferramentas de antivírus, bem como manter as ferramentas atualizadas, garantindo a segurança das redes de computadores; desenvolver estudos e implementar sistemas de detecção de intrusos e de soluções de firewalls para garantir o controle e segurança das informações que trafegam na rede;
  • prover, implementar e manter soluções que garantam a integridade, confidencialidade e disponibilidade das informações;
  • implementar rotinas de backup e teste de restore; fazer a análise da utilização e do desempenho da rede de computadores, identificando os problemas e promovendo as correções no ambiente operacional; planejar a evolução da rede, visando sua permanente melhoria;
  • supervisionar e orientar a aquisição, implantação e uso adequado dos recursos de rede; fazer avaliação e especificar as necessidades de hardware, software e ferramentas necessárias para segurança da informação; configurar ambientes operacionais;
  • instalar, customizar e dar manutenção em software básico e de apoio;
  • analisar o desempenho do ambiente operacional, efetuando as adequações necessárias; desenvolver sistemáticas, estudos, normas, procedimentos e padronização das características técnicas, visando a melhoria da segurança da rede; elaborar as especificações técnicas de bens e serviços de tecnologia da informação relacionados a sua área de atuação.

Concurso ALAP: Categoria Assistente Legislativo

Atividade Administrativa e Operacional Especialidade: Assistente Administrativo

  • Desenvolver atividades de média complexidade no interesse da execução dos serviços administrativos e operacionais, nas áreas meio (administrativa) e fim (legislativa), desenvolvidos por órgãos/unidades da estrutura organizacional da Assembleia Legislativa, como: redação de expedientes, inclusive oficiais, elaboração de relatórios e planilhas;
  • controle (registro de entrada, saída e de estoque) de material e patrimônio em geral; pesquisa de legislação e assuntos gerais de interesse administrativo; catalogação, registro, arquivamento, reprodução de cópias e encadernação de documentos;
  • controle de entrada e saída de documentos;
  • registro e autuação de processos; organização e controle do setor de pessoal e de folha de pagamento;
  • de orçamento e finanças; da área de apoio administrativo; de controle interno; de comunicação; de tecnologia da informação; atendimento aos Deputados, demais servidores e ao público em geral; entre outras afins.

Atividade Administrativa e Operacional Especialidade: Assistente de Operações Técnicas

  • Desenvolver atividades de média complexidade de natureza técnica, consistentes na operação de equipamentos digitais e analógicos de áudio e vídeo tais como: mesas de som e aparelhos de áudio em geral, vídeo-câmeras, microfones com e sem fio, monitores de vídeo em geral;
  • operar projetores e retroprojetores de imagens; elaborar relatórios de atividades; entre outras afins.

Atividade Administrativas e Operacional Especialidade: Assistente de Segurança

  • Executar as atividades/procedimentos relativos aos serviços de segurança das dependências edifício-sede e demais unidades físicas da Assembleia Legislativa; zelar pela segurança de Deputados e demais autoridades, servidores, visitantes e do público em geral, nas dependências da Assembleia Legislativa;
  • realizar rondas de inspeção em intervalos fixados, adotando providências atinentes a evitar quaisquer tipos de ocorrências que possam comprometer a normalidade das atividades da Assembleia Legislativa;
  • fazer a segurança das Sessões do Plenário, da Mesa Diretora, das Comissões e de outras atividades próprias da Assembleia Legislativa, inclusive quando realizadas fora do edifício-sede ou de qualquer de suas unidades físicas;
  • executar e orientar os serviços de portaria e estacionamento quanto à entrada e saída de pessoas e veículos, cuidando para que sejam cumpridos os regulamentos baixados com a finalidade de disciplinar o acesso e a movimentação de pessoas nas unidades físicas da Assembleia Legislativa;
  • colaborar com a supervisão da execução de serviços de vigilância terceirizada, quando contratados pela Assembleia Legislativa; cumprir e fazer cumprir os regulamentos aplicados aos serviços de segurança da Assembleia Legislativa; exercer outras atribuições próprias do cargo, conforme lhe seja determinado.

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Atividade Administrativa e Operacional Especialidade: Assistente de Registro de Imagens

  • Operar equipamentos e material fotográfico e de vídeo, digitais e analógicos;
  • efetuar a cobertura de eventos em geral que envolvam ações desenvolvidas pela Assembleia Legislativa ou que delas participe, inclusive fora de sua sede;
  • manter organizados e atualizados os registros de eventos e os arquivos correspondentes; zelar pelos equipamentos fotográficos e de vídeo sob sua responsabilidade, cuidando da conservação, manutenção e guarda adequada dos mesmos;
  • executar atividades de apoio necessárias; entre outras afins.

Atividade Legislativa  Especialidade: Assistente Legislativo

  • Desenvolver atividades de média complexidade em apoio aos serviços legislativos (área fim) dos órgãos/unidades da estrutura organizacional da Assembleia Legislativa, inclusive junto ao Plenário, à Mesa Diretora, às Comissões e à Diretoria Legislativa, como redação de proposições, relatórios, pareceres e documentos oficiais em geral;
  • pesquisa de legislação e de matéria de interesse legislativo;
  • catalogação, registro, arquivamento, reprodução de cópias e encadernação de documentos;
  • controle de entrada e saída de documentos; registro, autuação e acompanhamento de processos; além de outras atribuições afins que lhe sejam determinadas.

Atividade Orçamentária e Financeira Especialidade: Assistente de Contabilidade

  • Realizar tarefas da área contábil e financeira, auxiliando na escrituração contábil e fiscal, registros e lançamentos contábeis de movimentações financeiras, cálculo de impostos, juros e taxas, acompanhamento de contas, receitas e despesas, elaboração de demonstrativos financeiros e balancetes, análise de contas patrimoniais e controle patrimonial; emitir e controlar notas de empenho e despesas; auxiliar no controle da execução orçamentária;
  • auxiliar na elaboração da prestação de contas da Assembleia Legislativa; auxiliar na elaboração da proposta orçamentária anual (PPA, LDO e LO);
  • executar tarefas demais relacionadas com contabilidade e finanças públicas, inclusive prestando apoio aos trabalhos do Plenário, da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes e Temporárias, caso assim seja determinado; executar outras atribuições próprias, compatíveis com sua habilitação.

Atividade de Tecnologia da Informação Especialidade: Assistente de Informática

  • Executar a manutenção preventiva e corretiva de computadores, impressoras, teclados, mouses, scanners, modens e demais periféricos;
  • instalar, desinstalar, configurar, atualizar, identificar e corrigir erros de programas e aplicativos;
  • avaliar a necessidade de atualização tecnológica ou substituição de componentes do sistema informatizado, indicando tecnologias mais adequadas ao seu adequado funcionamento;
  • auxiliar na instalação e manutenção de redes e serviços de recuperação de dados; executar outras atribuições próprias, compatíveis com sua habilitação.

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Concurso ALAP: Categoria Auxiliar Legislativo

Atividade Administrativa e Operacional Especialidade: Auxiliar Operacional

  • Desenvolver atividades de baixa complexidade em apoio aos serviços administrativos e operacionais, nas áreas meio (administrativa) e fim (legislativa), tais como: digitação e catalogação de documentos em geral, de contratos, convênios e instrumentos afins; redação e digitação de expedientes diversos de baixa complexidade; pesquisa de matérias de interesse no órgão de lotação;
  • organização de arquivos;
  • reprodução de cópia e encadernação de documentos; preenchimento de planilhas; operação de terminais de computador; atendimento aos Deputados, demais servidores e ao público em geral pessoalmente, por telefone ou por meio eletrônico;
  • controle de acesso e fluxo de pessoas (portaria);
  • recebimento e remessa de documentos; registro de autuação de processos, entre outras afins.

Atividade Administrativa e Operacional Especialidade: Auxiliar de Transportes

  • Dirigir veículos automotores de passageiros próprios da Assembleia Legislativa ou alugados, dentro da sede de suas atribuições e fora dela, quando a serviço e regularmente designado; conduzir pessoas e bens, adotando práticas defensivas para salvaguardar sua integridade, dos passageiros e do próprio veículo;
  • observar a legislação de trânsito; cuidar da conservação e manutenção do veículo sob sua responsabilidade;
  • controlar a quilometragem, os gastos com combustível e peças de uso contínuo, anotando os trajetos percorridos, o motivo dos deslocamentos e, quando for o caso, a(s) pessoa(s) transportada(s), com vistas a assegurar a transparência do serviço de transporte e o controle de gastos;
  • manter em dia sua habilitação para dirigir e cuidar dos documentos do veículo, informando ao órgão competente com antecedência sobre a necessidade de renovação da licença; acompanhar o prazo de vigência de seguros, comunicando ao órgão competente para sua renovação; recolher o veículo sob sua responsabilidade ao local pré-determinado, conforme normas internas e orientação superior;
  • zelar para que o veículo seja utilizado exclusivamente para atender aos serviços da Assembleia Legislativa ou, excepcionalmente, para atender necessidade pública diversa, a qual deverá ser devidamente justificada, não o utilizando em benefício próprio ou de terceiros;
  • não permitir que o veículo seja conduzido por terceiros, ressalvados os casos, devidamente justificados, de urgência ou emergência; entre outras afins.

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Concurso ALAP: etapas

O concurso ALAP será composto de três etapas:

  1. Prova objetiva,
  2. Prova discursiva,
  3. Avaliação de Títulos (somente para Analista Legislativo e Advogado Legislativo).

Concurso ALAP: prova objetiva

As avaliações objetivas do concurso tiveram caráter habilitatório e classificatório e foram constituídas de 50 questões versando sobre as seguintes disciplinas:

  • Português,
  • Raciocínio Lógico-Matemático,
  • Geografia e História do Amapá e
  • Conhecimentos Específicos.

As disciplinas acima listadas foram aplicadas para todas as funções ofertadas.

A prova objetiva foi aplicada no dia 02 de fevereiro de 2020.

No período da manhã para as categorias de:

  • Auxiliar Legislativo e Analista Legislativo

No período da tarde para as funções de:

  • Advogado Legislativo – Especialidade: Promotor e Assistente Legislativo.

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Concurso ALAP prova discursiva

Para o cargo de Auxiliar Legislativo, foi aplicada prova de redação no mesmo dia da aplicação da prova objetiva.

Segunda fase:

As provas discursivas foram aplicadas do seguinte modo:

Advogado Legislativo – Área – Atividade Serviços Jurídicos – Especialidade Procurador

  • Prova: Estudo de Caso e Peça Processual ou Parecer

Analista Legislativo e Assistente Legislativo

  • Prova: Estudo de Caso

As provas discursivas para os cargos supracitados foram aplicadas no dia 15 de agosto de 2021.

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Concurso ALAP avaliação de títulos

A prova de títulos foi aplicada somente para os cargos de Advogado Legislativo – Especialidade: Procurador e para as funções de Analista Legislativo.

Para Advogado Legislativo, os critérios de pontuação foram:

Quadro de atribuição de pontos para a avaliação de Títulos para categoria de Advogado Legislativo – especialidade procurador
Alínea Título Valor Unitário Valor máximo
A Diploma, devidamente registrado, ou certificado/declaração de conclusão de curso de Pós-Graduação “stricto sensu”, em nível de Doutorado em Direito, acompanhado do Histórico Escolar. 0,75 0,75
B Diploma, devidamente registrado, ou certificado/declaração de conclusão de curso de Pós-Graduação “stricto sensu”, em nível de Mestrado em Direito, acompanhado do Histórico Escolar. 0,50 0,50
C Certificado de conclusão de curso de Pós-Graduação “lato sensu”, em nível de especialização na área jurídica, com carga horária mínima de 360 horas, acompanhado do Histórico Escolar onde constem disciplinas cursadas e respectiva carga horária. 0,25 0,25
Total máximo de pontos 1,50

 

Quadro de atribuição de pontos para a avaliação de títulos para categoria de Analista Legislativo todas as áreas/especialidades
Alínea Título Valor Unitário Valor máximo
A Diploma, devidamente registrado, ou certificado/declaração de conclusão de curso de PósGraduação “stricto sensu”, em nível de Doutorado, acompanhado do Histórico Escolar. Reconhecido pelo Ministério da Educação. 0,75 0,75
B Diploma, devidamente registrado, ou certificado/declaração de conclusão de curso de PósGraduação “stricto sensu”, em nível de Mestrado, acompanhado do Histórico Escolar. Reconhecido pelo Ministério da Educação. 0,50 0,50
C Certificado de conclusão de curso de Pós-Graduação “lato sensu”, em nível de especialização na área de conhecimento relativa ao cargo para o qual está concorrendo, com carga horária mínima de 360 horas, acompanhado do Histórico Escolar onde constem disciplinas cursadas e respectiva carga horária. 0,25 0,25
Total máximo de pontos 1,50

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Concurso ALAP: conteúdo programático

Confira os conteúdos programáticos de conhecimentos gerais para todos os cargos:

Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Ortografia e acentuação. Articulação do texto: coesão e coerência. Classes de palavras. Sintaxe. Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação. Discurso direto e indireto. Tempos, modos e vozes verbais. Flexão nominal e verbal. Concordância nominal e  verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência da Crase. Pontuação. Equivalência e transformação de estruturas. Redação.

Raciocínio Lógico-Matemático: Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

História e Geografia do Amapá

História: Colonização da região do Amapá e grupos étnicos. Disputas territoriais e conflitos estrangeiros no Amapá. História econômica da região do Amapá: do século XIX ao XXI. História politica do Amapá: século XX. A Cabanagem no Amapá. A Criação do Território Federal do Amapá. A criação do Estado do Amapá. Manifestações populares e sincretismo cultural no Amapá. História da Região Norte. O patrimônio histórico do Amapá.

Geografia: O espaço natural do Amapá (noções de relevo, clima, vegetação e hidrografia do estado). O meio ambiente. A população do Amapá: crescimento, distribuição, estrutura e movimentos. A população indígena. O espaço econômico: atividades agropecuárias, extrativistas e industriais e de serviços. O desenvolvimento econômico do Amapá. O estado do Amapá no contexto brasileiro.

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Concurso ALAP: materiais gratuitos

No nosso canal do YouTube você encontra diversas aulas para auxiliar o seu estudo.

Concurso ALAP: Gran alunos aprovados

Com o resultado preliminar das provas objetivas publicado, o Gran Cursos Online teve o orgulho de constatar que nossos Gran alunos obtiveram um ótimo resultado no concurso ALAP.

Ao todo, 40 alunos do Gran Cursos Online foram aprovados na prova objetiva e discursiva do certame. Sendo 16 aprovações em primeiro lugar.

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Concurso ALAP: curso gratuito

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Resumo do concurso ALAP

concurso ALAP Assembleia Legislativa do Amapá
Situação Atual edital publicado
Banca organizadora Fundação Carlos Chagas – FCC
Cargos Advogado Legislativo, Analista Legislativo, Assistente Legislativo e Auxiliar Legislativo
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreira Legislativa
Lotação Estado do Amapá
Número de vagas 129 vagas
Remuneração de R$ 3.798,34 até R$ 11.395,01
Inscrições de 23/09/2019 a 12/11/2019
Taxa de inscrição de R$ 80,00 a R$ 140,00
Data da prova objetiva 02/02/2020
Clique aqui para ver o edital ALAP (Assembleia Amapá) 2020

 


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