Bahia

Concurso Bahia: confira as próximas oportunidades da Bahia em 2019!

concurso bahia

Concursos Bahia: confira as oportunidades previstas para a Bahia em 2019!

O ano novo será um bom momento para os concurseiros aproveitarem as oportunidades no estado da Bahia. De acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual do estado, serão ofertados diversos concursos para cargos de todos os níveis. O grande destaque será o concurso para a Secretaria de Educação, que tem previsão de ofertar quase 3 mil vagas. BA)

Confira os concursos previstos para o ano de 2019 na Bahia:

Concursos Bahia 2019

ALBA – Assembleia Legislativa da Bahia

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado da BahiaAngelo Coronel, suspendeu a realização do concurso público da ALBA. A determinação da desembargadora Sílvia Zarif, de suspender o concurso foi mantida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. Por esse motivo, a ALBA decidiu por suspender o certame. Porém, o concurso pode ser retomado a qualquer momento a partir do ano que vem. Saiba mais.

Tribunal de Contas do Estado – TCE

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia planeja realizar um novo concurso público no ano de 2019. De acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual 2019 (PLOA), o TCE BA contratará 25 novos profissionais por meio do concurso.  Os cargos que serão contempladas, requisitos e demais detalhes ainda dependem de anúncio.

Em 2014 foi a última vez que o TCE BA abriu um concurso e, na ocasião, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi a banca organizadora. Foram oferecidas vagas para as funções de analista de controle externo e agente público, ambos com requisito de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial das carreiras poderia alcançar R$ 12 mil, devido à inclusão da parcela variável pelo exercício do controle externo. Os inscritos foram avaliados por meio de provas objetivas e exame discursivo. O concurso teve validade de um ano.

Ministério Público da Bahia – MP BA

O último concurso do MP BA para o provimento de cargos do Quadro de pessoal foi realizado em 2017. Na época, a seleção ofertava 61 vagas para níveis médio e superior, além da formação de cadastro de reserva. De acordo com a PLOA de 2019, há um planejamento para mais um certame do órgão, desta vez, com a oferta de mais 20 vagas.

Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA

Em 2018, a Defensoria Pública do Estado da Bahia lançou edital de processo seletivo simplificado para contratação temporária de pessoal. O certame foi organizado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e ofertou 33 vagas para nível médio, 3 vagas para nível técnico e 41 vagas para nível superior, totalizando 77 vagas. De acordo com a PLOA de 2019, a DPE/BA organizará mais um certame com previsões de 100 vagas efetivas para o órgão e para mais 50 cargos em Regime Especial de Direito Administrativo.

Procuradoria Geral do Estado – PGE

A Procuradoria-Geral do Estado da Bahia realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal em 2019. A confirmação vem da Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2019, que reserva recursos para contratação de novos servidores. Segundo o documento, será organizado um certame com previsão de 35 vagas efetivas para o órgão e mais 16 cargos em Regime Especial de Direito Administrativo.

Secretaria da Administração – SAEB

A Secretaria de Administração do estado da Bahia realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal em 2019. A confirmação vem da Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2019, que reserva recursos para contratação de novos servidores. Segundo o documento, será organizado um certame e consta a previsão de 280 vagas efetivas para o órgão e mais 558 cargos em Regime Especial de Direito Administrativo.

Secretaria de Educação – SEC-BA

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia realizou um concurso público, em 2018, em que foram admitidos 3.760 novos profissionais no órgão. Em 2019, de acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA), o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão de 1.500 vagas efetivas e mais 1.327 cargos em Regime Especial de Direito Administrativo.

Secretaria de Fazenda – SEFAZ BA

O concurso da Secretaria da Fazenda da Bahia, que está sendo organizado pela Fundação Carlos Chagas, pode ser publicado a qualquer momento. O contrato com a banca organizadora foi assinado e partir de agora o edital já pode ser publicado. A informação é da Secretaria da Administração do estado. A assessoria do órgão confirmou que os trâmites do concurso estão bem adiantados e a previsão é que o edital saia entre o fim deste ano e o início do próximo, não há uma data definida ainda. De acordo com a PLOA de 2019, são esperadas 80 vagas imediatas e mais 15 em Regime Especial de Direito Administrativo. Saiba mais.

Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS

A Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do estado da Bahia organizará concurso para o preenchimento de 15 vagas efetivas em 2019, segundo a Proposta de Lei Orçamentária Anual. Há também, no documento, a previsão de mais 33 cargos em Regime Especial de Direito Administrativo.

Secretaria da Saúde – SESAB

Está previsto na Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019 um novo concurso para a Secretaria da Saúde do estado da Bahia. No total, de acordo com o documento, serão 400 novas vagas efetivas sem a previsão de vagas em Regime Especial de Direito Administrativo.

Secretaria da Segurança Pública – SSP

No último concurso da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, foram admitidos 1.702 novos profissionais no órgão. Em 2019, de acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA), o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão para 265 vagas efetivas e mais 96 cargos em Regime Especial e Direito Administrativo.

Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização – SEAP

Está previsto, também na Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, um novo concurso para a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia. De acordo com o documento, serão 140 novas vagas efetivas mais 148 em Regime Especial e Direito Administrativo.

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI

Para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Proposta de Lei Orçamentária Anual prevê somente 49 vagas para admissões em Regime Especial e Direito Administrativo para o ano de 2019.

Secretaria de Cultura – SECULT

Já para a Secretaria de Cultura, a Proposta de Lei Orçamentária Anual prevê 11 vagas efetivas e mais 50 em Regime Especial e Direito Administrativo para o ano de 2019.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDUR

Para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019 prevê 18 vagas efetivas e mais 21 vagas em Regime Especial e Direito Administrativo.

Secretaria de Infraestrutura – SEINFRA

Para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019 prevê 45 vagas efetivas sem a previsão de vagas em Regime Especial e Direito Administrativo.

Secretaria de Relações Institucionais – SERIN

Para a Secretaria de Relações Institucionais, a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019 prevê somente 18 vagas em Regime Especial e Direito Administrativo.

Secretaria do Planejamento – SEPLAN

Para a Secretaria do Planejamento, a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019 prevê somente 20 vagas em Regime Especial e Direito Administrativo.

Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia prevê, na Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, a realização de concurso para o preenchimento de 40 vagas imediatas e mais 51 em Regime Especial e Direito Administrativo.

Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia – AGERBA

Segundo a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, para a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia, estão previstos recursos para a contratação de 50 funcionários por meio do Regime Especial e Direito Administrativo.

Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN

Segundo a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, para a Departamento Estadual de Trânsito, estão previstos recursos para a contratação de 98 funcionários por meio do Regime Especial e Direito Administrativo.

Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade – IBAMETRO

Também segundo a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, para o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade, estão previstos recursos para a contratação de 69 funcionários por meio do Regime Especial e Direito Administrativo.

Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia prevê, na Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, a realização de concurso para o preenchimento de 20 vagas imediatas e mais 157 em Regime Especial e Direito Administrativo.

Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Em 2019, de acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão para 130 vagas efetivas e mais 174 cargos em Regime Especial e Direito Administrativo.

Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

No último concurso da Universidade Estadual de Feira de Santana, foram admitidos 135 novos profissionais no órgão. Em 2019, de acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anua, o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão para 53 vagas efetivas e mais 48 cargos em Regime Especial e Direito Administrativo.

Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

No último concurso da Universidade Estadual de Santa Cruz, foram admitidos 69 novos profissionais no órgão. Em 2019, de acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual, o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão para 56 vagas efetivas em breve.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Em 2019, de acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão para 53 vagas efetivas e mais 19 cargos em Regime Especial e Direito Administrativo.

Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB

Em 2019, de acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual, o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão para 24 vagas efetivas.

Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia – FPC-AP

Em 2019, também de acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual, o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão para 15 vagas efetivas e mais 11 cargos em Regime Especial e Direito Administrativo.

Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB

De acordo com a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, o órgão realizará um novo concurso público para preencher vagas em seu quadro de pessoal. Segundo o documento, haverá um certame com previsão para 25 vagas efetivas e mais 84 cargos em Regime Especial e Direito Administrativo.

Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A – EMBASA

Segundo a Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2019, para a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A, estão previstos recursos para a contratação de 879 servidores efetivos.

Panorama dos concursos 2019

Quer ficar por dentro de todas as oportunidades de ingresso no serviço público no ano que se aproxima? Então, você precisa participar do Panorama dos Concursos 2019!

A partir das 10h do dia 02 de janeiro, os mestres do Gran Cursos Online estarão ao vivo em um seminário gratuito abordando todos os concursos previstos para o próximo ano por carreira.

A transmissão é totalmente gratuita, e para se inscrever, basta preencher o formulário abaixo. Conte com o Gran Cursos Online para mudar de vida em 2019!




CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Cheguei Lá

6 Comentários

6 Comentários

  1. Deborah

    18/12/2018 15:14 em 15:14

    E TRT 5 nada? Tenho esperanças que ele saia em 2019!

    • Lais

      10/01/2019 11:02 em 11:02

      Até onde fiquei sabendo esta suspenso. não será mais agora em 2019.

  2. Robson

    23/12/2018 18:40 em 18:40

    Oi. No tópico “educação”, o escrito abaixo é que a secretaria de saúde irá realizar concurso em 2019.

    • Simone

      28/12/2018 17:51 em 17:51

      Também notei, isso. E depois, vem anúncio da secretaria de Saúde em outro tópico. Afinal, qual é?

  3. MANOEL RAIMUNDO DA SILVA SANTOS

    04/01/2019 08:39 em 08:39

    Exelente iniciativa para nós manter informado

  4. Diogo souza

    17/01/2019 10:13 em 10:13

    Preciso de informações sobre concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo