Enquanto o Concurso INSS ainda não tem edital publicado, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, elogiou as conquistas do Instituto Nacional do Seguro Social em 2023 e expressou a intenção de nomear também aqueles que figuram no cadastro de reserva. Lupi lembrou que houve, ao longo deste ano, a nomeação de 1.250 servidores aprovados no último concurso. Além disso, destacou que o INSS planeja realizar um concurso em 2024 para o cargo de perito, e há solicitação de 7.655 vagas para os cargos de Analista e Técnico do Seguro Social.
Lupi expressou seu desejo de humanizar o atendimento e destacou que a qualidade do serviço deve melhorar sem substituir as interações pessoais. Ressaltou a importância de funcionários presentes para garantir uma abordagem calorosa, respeitosa e inclusiva.
Destaques:
- Concurso Diplomata: remuneração de R$ 20.926,98. Saiba mais
- Concursos 2023: vagas abertas ou previstas nas esferas federal, estadual e municipal.
- Concursos abertos: lista atualizada com inscrições abertas em todo país.
- Concurso IBGE: oportunidades por todo o país!
- Concurso MAPA: oferta 520 vagas para nível médio, técnico e superior
O ministro também reconheceu os esforços do INSS na melhoria das entregas e na redução significativa das filas. Elogiou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e os servidores pelo empenho em beneficiar cerca de 39,3 milhões de pessoas que dependem dos serviços previdenciários.
Stefanutto, por sua vez, analisou os desafios enfrentados ao assumir a Previdência “desconstruída” e destacou resultados positivos, como o menor tempo médio de concessão dos últimos cinco anos.
A cerimônia incluiu a entrega da medalha do mérito previdenciário Eloy Chaves e do livro dos 100 anos a gestores destacados no serviço público. No encerramento, Stefanutto foi honrado com a Medalha comemorativa da Aclamação de Dom João VI pela Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência Social (Anasps).
Confira o trecho na íntegra:
Além do tempo médio para 30 dias, quero humanizar o atendimento. A máquina tem que melhorar a qualidade do serviço, mas não substituir pessoas. Não existe humanização sem funcionário presente. Essa é a Previdência Social dos meus sonhos: eficiente, com um prazo mínimo de tempo de espera para as pessoas, com calor humano, atendimento, respeito, com salas sensoriais e que avance nos direitos de todos para fazer justiça social”
Carlos Lupi
Ministro da Previdência Social
Confira tudo sobre o Concurso INSS
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Participe da conversa