Concurso SEDF Temporários: o que estudar? VEJA!

Dentre as seleções aguardadas para a Secretaria de Educação do Distrito Federal, o Concurso SEDF Temporários já está com seu edital publicado. Saiba como se preparar para as provas!

Avatar


28 de setembro6 min. de leitura

No dia 22 de setembro de 2021, foi publicado o edital para o Concurso SEDF Temporários. A nova seleção da Secretária de Educação do Distrito Federal oferta vagas para formação de cadastro reserva em diversas áreas do nível superior para o cargo de Professor Substituto Temporário.

As provas do Concurso SEDF Temporários estão marcadas para o dia 19 de dezembro de 2021 e o melhor momento para começar os seus estudos é agora! Acompanhe o artigo para saber como se preparar para o certame, as matérias cobradas, como acessar questões gratuitas e dicas para otimizar a sua preparação e ser aprovado!

Importante: o período de inscrição para o Concurso SEDF Temporários ainda será aberto! Candidatos interessados poderão realizar sua candidatura no prazo de 18 de outubro a 10 de novembro de 2021.

Saiba TUDO sobre o certame! 

Navegue pelo índice abaixo para encontrar as seções do conteúdo com mais facilidade:

Concurso SEDF Temporários: o que cai na prova?

De acordo com o edital para o Concurso SEDF Temporários, a avaliação objetiva acontecerá por meio de 100 questões formuladas no modelo Certo/Errado da Banca Quadrix. Veja o quadro abaixo com o quantitativo de questões por matéria:

Bloco Disciplina N° de questões
Conhecimentos
Básicos
Língua Portuguesa 30
Legislação
Atualidades
Tecnologias Educacionais
Conhecimentos
Complementares
Bases Legais e Temas da Educação Nacional e Distrital 30
Temas Educacionais e Pedagógicos
Conhecimentos Específicos A depender do componente curricular 40

A estrutura do novo edital do Concurso SEDF Temporários se assemelha muito com as antigas, contando, contudo, com algumas modificações importantes que precisam ser reconhecidas para a formulação de um bom plano de estudo.

Concurso SEDF: quais são as novidades do novo edital?

O Coordenador das Carreiras de Educação do Gran Cursos Online Carlinhos Costa, trouxe atenção para três grandes modificações no Concurso SEDF Temporários desde o último certame. Veja os pontos essenciais que também poderão ser assunto de questões na nova seleção:

  • Lei Brasileira da Inclusão (13.146/2015): Apenas o Capítulo da Educação  – Art. 27 ao 30;
  • Tecnologias da Educação: Usabilidade e recursos das ferramentas Google Classroom e Google Meets;
  • Base Nacional Comum Curricular

Volte ao topo

 

Concurso SEDF Temporários: o que estudar?

Apesar de apresentar 40 questões de conhecimentos específicos (que vão depender muito de cada área de atuação), somando os blocos de Conhecimentos Básicos e Complementares temos o equivalente a 60% da sua prova. Por isso, é importante garantir um bom desempenho nestes segmentos para ser aprovado.

Veja abaixo algumas dicas sobre como estudar cada uma das disciplinas básicas e complementares do Concurso SEDF Temporários:

Concurso SEDF Temporários: Língua Portuguesa

Considerando o perfil da Banca Quadrix, organizadora do certame, é possível ressaltar a importância da Interpretação de Texto nas Avaliações. Contando com textos longos e geralmente relacionados com atualidades é importante praticar com simulados para concurso e resolver provas passadas para garantir um bom domínio de tempo.

Além disso, a cobrança para o Concurso SEDF Temporários também se aprofunda em outros temas comuns ao estudo de concursos públicos:  pontuação, crase, sintaxe tipologia textual, regras de ortografia,  classe de palavras, concordância nominal e verbal e pronomes.

Concurso SEDF Temporários: Legislação

No quesito de legislação geral para o Concurso SEDF Temporários, são cobradas:

  • Lei Orgânica do Distrito Federal;
  • Lei Complementar n. 840, de 23 de Dezembro de 2011;
  • Lei n° 8069, de 13 de julho de 1990;
  • Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015.

Para estudar cada um destes conteúdos é essencial exercitar primeiramente a leitura da lei seca, destacando os pontos mais importantes de cada dispositivo legal. Como essa seleção nem sempre é intuitiva, o Gran Cursos Online preparou para você uma série de videoaulas gratuitas com previsões e direcionamentos sobre as disciplinas cobradas no Concurso SEDF Temporários.

Veja abaixo a análise da disciplina ECA (Lei n° 8069/90) com a professora Patrícia Dreyer:

Concurso SEDF Temporários: Atualidades

De acordo com o edital mais recente para o Concurso SEDF Temporários, os conhecimentos cobrados nesta área de atualidades englobarão: “Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).

Cobranças sobre o RIDE são recorrentes em provas do Concurso SEDF Temporários e, por isso, você deve dominar os principais conhecimentos! A professora Rebecca Guimarães do Gran Cursos Online preparou uma aula gratuita e completa sobre atualidades para o Concurso SEDF Temporários! Clique aqui para acessar o vídeo! 

Concurso SEDF Temporários: Tecnologias Educacionais

Uma das inovações no Concurso SEDF Temporários citadas pelo professor Carlinhos Costa, as tecnologias educacionais levam em conta especialmente o gerenciamento e organização das ferramentas Google Classroom e Google Meets, alternativas para o ensino remoto durante a pandemia.

Concurso SEDF Temporários: como estudar as tecnologias educacionais?

Se você já estava trabalhando com as ferramentas há algum tempo, é um excelente começo! Contudo o conhecimento teórico para todas as matérias também é importante! Por se tratar de uma inovação, não há tantos exemplos de questões de provas para Tecnologias Educacionais do Concurso SEDF Temporários.

Pensando nisso, o Gran Cursos Questões formulou uma série de questões e simulados inéditos para te ajudar a selecionar os pontos mais importantes da matéria para o Concurso SEDF Temporários.

Resolva questões comentadas sobre Tecnologias Educacionais! 

OBS: para conseguir visualizar Questões e Simulados Inéditos para o Concurso SEDF Temporários, é preciso estar cadastrado e com login ativo no momento da consulta.

Concurso SEDF Temporários: Bases Legais e Temas da Educação Nacional e Distrital

Compreendidos dentro deste tema para o Concurso SEDF Temporários, estão uma série de dispositivos legais. Veja o detalhamento atualizado:

  • Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, parte de Educação
  • Lei n° 9.394 (LDB) de 20 de Dezembro de 1996
  • Resolução n° 1/2012-CEDF
  • Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014
  • Lei n° 5.499, de 14 de julho de 2015
  • Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica
  • Currículo em Movimento da Educação Básica

Para te auxiliar no estudo, tanto destes dispositivos legais, como aqueles descritos na seção de legislação, o Gran Cursos Online formulou um Gran Vade Mecum para o Concurso SEDF Temporários.

Preencha o formulário abaixo para garantir seu compilado atualizado de dispositivos legais para o Concurso SEDF Temporários 



Concurso SEDF Temporários: Temas Educacionais e Pedagógicos

Nesta seção estão previstas noções gerais sobre a  aprendizagem (de crianças e adultos) , planejamento escolar, avaliações, Fundamentos da Educação Inclusiva, noções sobre o Aprendizado a Distância. Algumas dessas noções se interligam com o tópico de Bases Legais.

Saiba quais são as previsões dos nossos Gran Mestres para os Temas Educacionais e Pedagógicos do Concurso SEDF Temporários

Volte ao topo

 

Concurso SEDF Temporários: dicas importantes

A margem de tempo de preparação para o Concurso SEDF Temporários é muito boa e deve ser aproveitada. Para garantir que você tenha o melhor desempenho possível, não deixe de seguir as dicas abaixo:

Concurso SEDF Temporários: tenha um plano de estudos

Se você é concurseiro há algum tempo, já deve estar cansado de ouvir que o plano de estudos é essencial. Contudo, é preciso sempre ressaltar: ele funcionará como um roteiro da sua aprovação e, por isso, tem uma enorme preparação para o Concurso SEDF Temporários!

Organize seus horários, compreenda quantas horas livres você tem por dia, quais são as matérias mais cobradas e as que você tem mais dificuldade e formule um cronograma ou ciclo de estudos adequado para a sua realidade e para a nova seleção do Concurso SEDF Temporários.

Precisa de ajuda para fazer o seu plano de estudos? Clique aqui e confira o passo a passo! 

Concurso SEDF Temporários: aposte na tríade da aprovação

Uma boa rotina de estudos para tem, essencialmente 3 momentos: absorção de conhecimentos teóricos, aplicação prática e revisões. Veja um pouco mais sobre eles e otimize sua preparação para o Concurso SEDF Temporários:

  • Primeira parte: Materiais em PDF e videoaulas.
    • É importante fazer anotações e marcar as partes mais importantes de cada conteúdo: afinal, essa será a base de produção para o seu material de revisão.
    • Quando fazer: para conteúdos novos e/ou matérias mais complicadas para você.
  • Segunda Parte: resolução de provas passadas, questões e simulados.
    • Será o momento de aplicar todos os conhecimentos obtidos para o Concurso SEDF Temporários em práticas. A partir destes recursos, você pode não só ter um espelho do seu desempenho, como fixar a matéria e ir compreendendo o perfil de avaliações e estruturação de itens.
    • Quando fazer: depende da sua rotina. Porém, a resolução de questões de concurso diária apresenta uma série de benefícios para seu processo de assimilação de conteúdos. Para simulados, costuma-se recomendar a frequência de 1 vez por semana.
    • Você pode resolver questões, provas passadas e simulados grátis na plataforma Gran Cursos Questões. Acesse aqui! 
  • Terceira Parte: revisão
    • Não estude a mesma matéria do 0 duas vezes! Este é o momento de consultar os materiais produzidos durante a sua rotina de estudos. Assim, você pode otimizar a sua preparação e o seu tempo.
    • Quando fazer: depois de “zerar” um conteúdo ou assunto. Você também pode empregar técnicas de revisão semanais para fortalecer o conteúdo estudado e ainda em curso. Saiba com que frequência fazer revisão para concursos. 

Concurso SEDF Temporários: conheça a Banca

O Instituto Quadrix é considerada uma banca organizadora de nível médio, fortemente inspirada na Banca Cespe/Cebraspe. Um ponto característico das provas e que deve ser observado no Concurso SEDF Temporários é os textos são longos, podendo cansar os candidatos despreparados com mais rapidez. É importante ficar atento à este ponto na hora da sua preparação.

Sobre a Banca Quadrix também é importante ressaltar: cuidado com o chute! Uma alternativa errada representa a penalização de 0,5 ponto na sua prova. Assim, duas questões incorretas anulam uma certa. 

Saiba mais detalhes dobre o perfil da Banca Quadrix! 

Concurso SEDF Temporários: estude com questões de concurso gratuitas

Durante o artigo você pôde perceber como a resolução de questões é importante na sua preparação para o Concurso SEDF: afinal, faz parte da tríade da aprovação.

No Gran Cursos Questões você encontra milhares de itens comentados por professores e especialistas, além de um banco de provas passadas, ferramentas de filtragem avançada e simulados inéditos elaborados pelo Gran!

Acesse a página do Concurso SEDF no Gran Cursos Questões e comece a resolver questões! 

Volte ao topo

 

Concurso SEDF Temporários: resumo

Concurso SEDF Temporários Secretária de Educação do Distrito Federal
Situação atual Edital publicado
Banca organizadora Quadrix
Cargos Professor Temporário
Escolaridade Nível Superior
Carreiras Educação
Lotação Brasília
Número de vagas Cadastro de Reserva
Remuneração de R$ 1.929,43 e R$ 3.858,87
Inscrições de 18/10/2021 a 10/11/2021
Taxa de inscrição de R$ 20,40 e R$ 49,50
Data da prova objetiva 19/12/2021
Clique aqui para ver o edital SEDF Temporários

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


28 de setembro6 min. de leitura