Como se Preparar para o Concurso SERPRO com foco em Git, GitLab e CI/CD

O Git é um sistema de controle de versão distribuído gratuito e de código aberto, projetado para lidar com tudo, desde projetos pequenos a muito grandes, com velocidade e eficiência. Veja tudo no artigo de hoje!

Avatar


17 de Julho de 2023

Olá Pessoal, mas um artigo visando a preparação para o concurso do SERPRO, mas que também servirá para outros concursos, normalmente quando o edital define o Git sempre temos questões na prova. Uma das áreas de conhecimento a ser abordada neste concurso é o versionamento, com foco em Git e GitLab, além do Continuous Integration/Continuous Deployment (CI/CD) utilizando o GitLab CI. O concurso SERPRO, organizado pelo CEBRASPE, tem atraído muitos candidatos ansiosos para trabalhar em um dos maiores órgãos de informática do governo federal.

O Git é um sistema de controle de versão distribuído gratuito e de código aberto, projetado para lidar com tudo, desde projetos pequenos a muito grandes, com velocidade e eficiência. O GitLab, por outro lado, é uma plataforma completa de DevOps, entregue como uma única aplicação, para todo o ciclo de vida do software.

Primeiro, precisamos entender os comandos básicos do Git. Um dos comandos mais comuns é git clone, que é usado para obter uma cópia de um repositório Git existente. Por exemplo, git clone https://github.com/user/repo.git clonaria o repositório especificado para sua máquina local.

Outro comando fundamental é git add, que é usado para adicionar arquivos ao índice do Git para inclusão no próximo commit. Para adicionar todos os arquivos modificados, você usaria git add.

O comando git commit é usado para salvar suas alterações no repositório local. Por exemplo, git commit -m “minha primeira alteração” faria um commit das alterações com uma mensagem explicando o que foi feito.

Uma vez que você tenha feito suas alterações e commitado elas localmente, você pode usar o comando git push para enviar essas alterações para o repositório remoto. Por exemplo, git push origin master empurraria as alterações para a branch master do repositório remoto.

Agora, vamos para o GitLab. Além de fornecer controle de versão, o GitLab também fornece recursos para CI/CD por meio do GitLab CI. O CI/CD permite que os desenvolvedores integrem o trabalho de desenvolvimento com frequência, permitindo a detecção e prevenção precoce de problemas.

O GitLab CI é configurado através de um arquivo chamado .gitlab-ci.yml, que define um pipeline. Um pipeline é uma sequência de estágios onde tarefas específicas são executadas. Por exemplo, um pipeline pode consistir em estágios de build, test e deploy.

 

Cada estágio em um pipeline tem um ou mais jobs. Jobs são as tarefas que são executadas, como compilar código, rodar testes, ou fazer deploy de aplicativos. Cada job é executado em um runner, que é uma máquina virtual ou física que o GitLab CI usa para executar jobs.

 

Aqui está um exemplo simples de um arquivo .gitlab-ci.yml:

Figura 1 – Exemplo arquivoo yml

Este arquivo define um pipeline com dois estágios. O primeiro estágio é build, que tem um job chamado build_job. O segundo estágio é test, que tem um job chamado test_job.

Vamos ver algumas questões sobre esse assunto:

1 . Ano: 2020 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Ministério da Economia Prova: CESPE / CEBRASPE – 2020 – Ministério da Economia – Tecnologia da Informação – Desenvolvimento de Software

Com relação a ferramentas de controle de versão SVN e GIT, julgue o próximo item.

 

No GIT, o comando git pull é usado para enviar ao repositório a alteração que foi efetivada no computador local.

 

Alternativas

Certo

Errado

 

  1. Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SERPRO Prova: CESPE / CEBRASPE – 2021 – SERPRO – Analista – Especialização: Desenvolvimento de Sistemas

Quanto ao uso de Git para versionamento, julgue o item subsequente.

A execução do comando git stash sem argumentos por padrão é similar à execução do comando git stash show, na medida em que ambas mostram as alterações armazenadas por este comando.

 

Alternativas

Certo

Errado

 

  1. Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SERPRO Prova: CESPE / CEBRASPE – 2021 – SERPRO – Analista – Especialização: Desenvolvimento de Sistemas

Quanto ao uso de Git para versionamento, julgue o item subsequente.

 

 

 

O comando git checkout é capaz de copiar completamente um repositório para um diretório local.

 

Alternativas

Certo

Errado

 

  1. Ano: 2020 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Ministério da Economia Prova: CESPE / CEBRASPE – 2020 – Ministério da Economia – Tecnologia da Informação – Desenvolvimento de Software

Com relação a ferramentas de controle de versão SVN e GIT, julgue o próximo item.

 

O comando git clone permite baixar o repositório do GitHub para o computador do usuário.

 

Alternativas

Certo

Errado

 

Gabarito no final do artigo !!

 

A preparação para estas questões exigirá uma mistura de leitura teórica e prática hands-on. Lembre-se, a prática leva à perfeição. Então, comece a usar o Git e o GitLab hoje para estar pronto para o concurso SERPRO.

 

Gabarito

  1. ERRADO. O comando git pull é usado para atualizar o repositório local com as últimas alterações do repositório remoto. Ele não é usado para enviar alterações para o repositório remoto. Para enviar as alterações locais para o repositório remoto, usamos o comando git push.
  2. ERRADO. A execução do comando git stash sem argumentos salva as alterações não commitadas (tanto no índice quanto no diretório de trabalho) para uso posterior e, em seguida, reverte essas alterações. Portanto, não mostra as alterações armazenadas. Por outro lado, o comando git stash show exibe as alterações entre o estado do stash e seu commit original. Se nenhum argumento é dado, o último stash criado é usado (stash@{0}). Portanto, os comandos git stash e git stash show têm funções distintas.
  3. ERRADO. O comando git checkout é usado principalmente para alternar entre diferentes branches ou para restaurar arquivos do diretório de trabalho e do índice. Ele não é usado para copiar completamente um repositório para um diretório local. Para clonar um repositório inteiro para o seu diretório local, você usaria o comando git clone. Por exemplo, git clone https://github.com/user/repo.git clonaria o repositório especificado para o seu diretório local.
  4. CERTO. O comando git clone é usado para criar uma cópia local de um repositório remoto. Ele baixa todo o histórico do repositório, incluindo todas as versões de cada arquivo e diretório para o seu computador. Portanto, se você tem um repositório no GitHub, você pode usar git clone para baixá-lo para o seu computador.

 

Professor Washington Almeida


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


17 de Julho de 2023