Concurso TJ SP: como estudar Língua Portuguesa? VEJA!

A Língua Portuguesa é uma das matérias mais cobradas no Concurso TJ SP! Saiba como estudar, quais são os assuntos mais cobrados e o passo a passo para resolver questões com o professor e especialista Bruno Pilastre!

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9 min. de leitura

Se você está estudando para o Concurso TJ SP, deve saber que a Língua Portuguesa é um dos assuntos mais cobrados no certame. De fato, a disciplina é tão importante que recebe um bloco exclusivo com 24 questões. Com isso em mente, o tempo dedicado aos assuntos desta matéria deve ser maior no seu cronograma de estudos, possibilitando uma preparação mais otimizada e eficiente.

Mas você sabe como estudar Língua Portuguesa para o Concurso TJ SP? O professor e Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília Bruno Pilastre da equipe Gran elaborou um manual objetivo para orientar a sua preparação na matéria.

Navegue pelo índice abaixo e acompanhe o artigo para ficar por dentro de todos os pontos essenciais da disciplina, dicas e resolução de questões de Língua Portuguesa para o Concurso TJ SP.

Saiba TUDO sobre o Concurso TJ SP 

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Concurso TJ SP: quais são os assuntos mais cobrados em Língua Portuguesa?

Prof. Bruno Pilastre: A pergunta mais importante (e recorrente) feita por candidato(a)s quando um edital está publicado é: quais conteúdos merecem mais atenção? E essa pergunta faz muito sentido, porque os recursos (tempo, energia, dinheiro) devem ser utilizados com máxima eficiência.

Como saber quais conteúdos de Língua Portuguesa merecem mais atenção? É simples: basta analisar as provas anteriores. Quando utilizamos a excelente plataforma Gran Questões, aplicando os filtros:

  • Banca VUNESP;
  • Língua Portuguesa;
  • Anos de 2017 a 2022; e
  • Cargo de Escrevente Técnico Judiciário;

Obtemos os seguintes resultados:

concurso-tj-sp-lingua-portuguesa

Concurso TJ SP: Assuntos mais cobrados em Língua Portuguesa

Gostou do filtro? Acesse-o diretamente na plataforma Gran Questões! 

Pronto, temos o resultado dos conteúdos mais recorrentes nas provas de Língua Portuguesa aplicadas pela banca VUNESP nos últimos anos! A pergunta que se coloca agora é a seguinte: como estudar esses conteúdos de maneira mais eficiente?

Bom, não há segredo: siga o a teoria-prática. Como você já sabe que o conteúdo de crase é avaliado com frequência, estude o conteúdo (principais regras do emprego do sinal indicativo de crase) e, na sequência, pratique resolvendo questões.

Veremos mais à frente um exemplo de questão da banca VUNESP em que o conteúdo de crase é avaliado. Se você repetir essa prática por diversas vezes, a sua mente vai gravando de forma muito eficaz esse conteúdo (isto é, você vai aprendendo de maneira muito sólida).

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Concurso TJ SP: qual o perfil de cobrança da banca VUNESP para Língua Portuguesa?

E especificamente sobre o perfil da banca VUNESP em provas de Língua Portuguesa, o que você deve saber? Bom, vamos direto ao ponto.

Língua Portuguesa para o Concurso TJ SP: morfologia

Prof. Bruno Pilastre: Em relação ao conteúdo de morfologia, solicita-se com muita frequência a identificação (nomenclatura) das classes de palavras (em especial, pronomes e conjunções). Um outro padrão da banca é pedir que você “preencha a coluna com a palavra/expressão adequada”. Essa palavra pode ser uma preposição, uma conjunção etc. Nesse preenchimento, é preciso considerar, principalmente, a semântica correta do tipo de palavra selecionada.

Veja esta questão de uma prova de 2019:

(VUNESP/SOLDADO 2ª CLASSE/PM-SP/2019)

Coube ____ Domenico De Masi ____ criação do conceito de ócio criativo, referindo-se ____ desconexão necessária com a labuta como caminho para se chegar ____ experiências criativas do ser humano. 

Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, correta e respectiva – mente, com:

  1. a) à … à … à … as 
  2. b) a … a … à … às 
  3. c) a … à … a … a 
  4. d) à … a … à … às 
  5. e) à … a … a … à

Comentário: o gabarito é a alternativa (B).

Para saber preencher corretamente as colunas, podemos seguir um critério: não pode haver crase diante de nomes masculinos (como “Domenico De Masi), e por isso a primeira coluna é preenchida apenas como o “a”. Eliminamos, assim, as alternativas (A), (D) e (E). Diante da palavra “criação”, só pode haver um artigo simples, porque não há termo regente que exija a preposição “a”. Assim, eliminamos a alternativa (C). Eis a resposta: alternativa (B) é a única que “sobra” (e, claro, que preenche corretamente as lacunas).  

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Língua Portuguesa para o Concurso TJ SP: classes gramaticais e pontuação

Prof. Bruno Pilastre: Nas questões relacionadas às classes gramaticais, a banca VUNESP faz uso de quadrinhos e textos mais curtos, esforçando-se para trabalhar os valores semânticos/textuais do emprego das classes. Nem sempre a banca tem sucesso nessa tentativa, e aí as questões ficam descontextualizadas. Mas fique atento(a): observe sempre contexto em que as frases analisadas ocorrem. 

Sobre pontuação, a banca faz um procedimento recorrente: uma frase é pontuada de diversas formas, uma em cada alternativa. Você precisa identificar a pontuação adequada, ativando em sua memória as principais regras (como “não se separa o sujeito de seu predicado”, ou “o vocativo é isolado por vírgulas”). Observe a questão a seguir, de 2019:

(VUNESP/SOLDADO 2ª CLASSE/PM-SP/2019)

De acordo com a norma-padrão, o título do texto está corretamente reescrito e pontuado em: 

  1. a) No Brasil uso de inteligência artificial pode aumentar desemprego diz FGV. 
  2. b) Diz FGV, uso de inteligência artificial no Brasil pode aumentar desemprego. 
  3. c) “No Brasil, uso de inteligência artificial pode aumentar desemprego”, diz FGV. 
  4. d) “FGV diz” – uso no Brasil de inteligência artificial pode aumentar desemprego. 
  5. e) FGV diz que, uso de inteligência artificial pode aumentar desemprego no Brasil.

Comentário: o gabarito é a alternativa (C). Na alternativa (A), falta uma vírgula antes de “diz FGV” (porque a ordem dos termos foi alterada). Na alternativa (B), a vírgula deveria ser substituída por dois-pontos. Na alternativa (C), a correta, temos a pontuação isolando adjunto e o termo “diz FGV”, como eu havia falado há pouco. Além disso, há uso das aspas para indicar “fala externa” (uma citação). Em (D), faz-se uso inadequado das aspas e do travessão. Por fim, na alternativa (E) o erro está em separar o termo seguinte à conjunção integrante “que” (além, é claro, de não haver uso de aspas). 

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Língua Portuguesa para o Concurso TJ SP: interpretação de texto

Bruno Pilastre: O padrão geral de abordagem da banca em relação ao conteúdo de Interpretação é este: há grande destaque para o conteúdo de COMPREENSÃO (aferição de informações explícitas do texto) e de COESÃO (sequencial e referencial). Veja, a seguir, uma questão representativa da banca:

(VUNESP/SOLDADO/PM-SP/2017)

“Efeito Google” muda uso da memória humana

 Pense rápido: qual o número de telefone da casa em que morou quando era criança? E o celular das pessoas com quem tem trocado mensagens recentemente? Por certo, foi mais fácil responder à primeira pergunta do que à segunda – mas você não está sozinho. Estudos científicos chamam esse fenômeno de “efeito Google” ou “amnésia digital”, um sintoma de um comportamento cada vez mais comum: o de confiar o armazenamento de dados importantes aos nossos dispositivos eletrônicos e à internet em vez de guardá-los na cabeça. 

Na internet, basta um clique para vasculhar um sem-número de informações. Segundo Adrian F. Ward, da Universidade de Austin, nos Estados Unidos, o acesso rápido e a quantidade de textos fazem com que o cérebro humano não considere útil gravar esses dados, uma vez que é fácil encontrá-los de novo rapidamente. “É como quando consultamos o telefone de uma loja: após discar e fazer a ligação, não precisamos mais dele”, explica Paulo Bertolucci, da Unifesp.

É o que mostra também uma pesquisa recente conduzida pela empresa de segurança digital Kaspersky, realizada com 6 mil pessoas em países da União Europeia. Ao receberem uma questão, 57% dos entrevistados tentam sugerir uma resposta sozinhos, mas 36% usam a internet para elaborar sua resposta. Além disso, 24% de todos os entrevistados admitiram esquecer a informação logo após utilizá-la para responder à pergunta – o que gerou a expressão “amnésia digital”. Para Bertolucci, no entanto, o conceito é incorreto. “Amnésia significa esquecer-se de algo; na ‘amnésia digital’, a pessoa não chega nem a aprender e, portanto, não consegue esquecer algo que escolheu nem lembrar.”

Bruno Capelas. O Estado de S.Paulo, 06.06.2016. Adaptado

A pesquisa da Kaspersky revelou que

  1. a) uma parte significativa dos entrevistados consultou a internet para responder à pergunta.
  2. b) uma parte irrelevante dos entrevistados foi capaz de responder à questão sem recorrer à internet. 
  3. c) os entrevistados demonstraram distúrbios de atenção e de aprendizado após serem expostos à internet.
  4. d) cerca de um quarto dos entrevistados que acessaram a internet desconhecia o propósito da pesquisa.
  5. e) a maior parte dos entrevistados foi incapaz de responder à pergunta sem o auxílio da internet.

Comentário: o gabarito é a alternativa (A). Como você pode ver, para responder a questão, basta recorrer ao terceiro parágrafo do texto (isto é, basta voltar ao terceiro parágrafo e checar a informação). O que se exige é a sua capacidade de traduzir verbalmente os significados dos dados estatísticos apresentados neste parágrafo (porcentagens). 

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Concurso TJ SP: passo a passo para resolver uma questão de Língua Portuguesa da VUNESP

Prof. Bruno Pilastre: Até aqui, tudo certo, não é? Já sabemos um pouco mais o que estudar com mais atenção, conhecemos melhor o perfil da banca e o modo como o conteúdo é avaliado (ilustrado por algumas questões).

Para tornar a sua aprendizagem ainda mais eficiente, vamos resolver mais uma questão de Língua Portuguesa da banca VUNESP. Escolhi uma questão bem recente, aplicada em maio de 2021, no concurso para o Tribunal de Justiça Militar do estado de São Paulo (Nível Médio). Dessa vez, comentarei cada um dos detalhes mais importantes da questão, ok? Vamos lá!

(VUNESP/TÉCNICO DESENVOLVEDOR/TJM-SP/2021)

Assinale a alternativa redigida segundo a norma-padrão de concordância e emprego do sinal de crase:

(A) Exposto às pessoas presentes, a proposta do plano de seguridade, que não as favorecem, foi rejeitada.
(B) Foi feito, à partir das sugestões dos funcionários, alterações substanciais nos horários de trabalho.
(C) Os dados foram devidamente analisados para que, enviado às chefias, não houvesse reparos à fazer.
(D) Frente à frente com novas tecnologias, uma pessoa pelo menos ficou meia hesitante em adotá-las.
(E) Os envolvidos obedeceram à ordem de dar continuidade apenas ao projeto que não os deixará sujeitos a prejuízo.

Resolução detalhada e comentada da questão

Primeiramente, vejamos o comando da questão: você deve selecionar a alternativa que está redigida de acordo com a norma-padrão de concordância e emprego do sinal indicativo de crase. Em outras palavras: qual é a frase redigida SEM erro de concordância ou de crase? Para escolher a alternativa correta, é necessário ler cada uma das orações e realizar uma verificação sobre quais alternativas contêm erros. A alternativa que não contiver erro será a correta. (Sim, estou sendo bem repetitivo, mas é proposital). 

Na alternativa (A), o emprego do sinal indicativo de crase está correto, pois há termo regente (expor algo a alguém) e artigo definido feminino (as pessoas). O problema está na flexão do termo “Exposto”, que deve concordar com “a proposta do plano de seguridade”, com núcleo feminino. Então o adequado seria “a proposta exposta às pessoas”. Além disso, a oração subordinada adjetiva restritiva “que não as favorecem” contém outro erro de concordância, já que o pronome relativo “que” tem como referente um termo no singular (a proposta). Por isso, o verbo deveria flexionar na terceira pessoa do singular: “que não as favorece”. Eu fiz a análise completa, mas na prova é mais eficiente proceder assim: se você encontrou ao menos um erro na frase da alternativa, ela já pode ser descartada (ou seja, não faz diferença alguma encontrar 1 erro ou 5 erros em uma alternativa, porque ela estará errada da mesma forma). 

Na alternativa (B), o erro está no registro do sinal indicativo de crase diante de uma forma verbal (partir), o que viola a norma-padrão. A ideia por trás dessa regra de crase é a seguinte: formas verbais não aceitam artigo (ninguém diria “a comprar roupas no shopping é legal”). Além desse erro, há o desvio na flexão da forma verbal passiva “foi feito”, que deveria estar no plural (com particípio no feminino): “alterações substanciais nos horários de trabalho foram feitas”. Note que em (A) e (B) a concordância ocorre em relação ao termpo posposto (e a banca VUNESP avalia com certa frequência esse tipo de estrutura sintática).

Na alternativa (C), há dois erros: a flexão da forma participial “enviado”, que deveria estar no plural por concordar com “os dados” (os dados enviados); a ocorrência de crase diante de forma verbal (o correto é “a fazer”). 

Em (D), o adequado é “frente a frente”, pois não se emprega o sinal indicativo de crase entre palavras repetidas (cara a cara, lado a lado). Na sequência, há o desvio na flexão do advérbio “meio”, que deve permanecer invariável (“meio hesitante”).

Se as alternativas (A), (B), (C) e (D) contêm erros, é de se supor que a alternativa (E) esteja correta. Bom, é isso mesmo: não há desvios de concordância ou de emprego do sinal indicativo de crase na frase em (E). 

À medida que você for resolvendo as questões, perceberá que a banca é muito repetitiva na abordagem dos conteúdos. Isso é bom, porque temos como saber mais ou menos como será o formato da prova para o TJ/SP.

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Concurso TJ SP: quantas questões resolver por dia?

Prof. Bruno Pilastre: Agora, aquela pergunta final (mas não menos importante): professor, quantas questões eu devo resolver por dia? Entre questões anteriores e simulados, eu sugiro a média de 3 a 5 questões por dia (ou entre 20 e 30 questões por semana). Como sabemos, o importante é a regularidade, pois isso é o que garantirá a fixação do conteúdo, deixando-o “fresco” em sua mente. 

É isso. Termino aqui a minha contribuição em sua preparação. Corre lá para o site do GRAN Questões e resolva muitas questões de Língua Portuguesa da banca VUNESP! Bons estudos e até a próxima!

Comece a resolver questões de Língua Portuguesa para o Concurso TJ SP! 

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Concurso TJ SP: simulados e questões grátis para o Concurso TJ SP

Durante o conteúdo você pôde perceber a importância de estudar por meio da resolução de provas anteriores e questões de concurso para dominar a Língua Portuguesa cobrada pela banca VUNESP.

Para conferir questões gratuitas e comentadas por professores especialistas, conte com o GRAN Questões! A plataforma já possui milhares de itens comentados e é atualizada com frequência, oferecendo o melhor da preparação que mais aprova em concursos públicos!

Para se cadastrar na plataforma, você não paga nada! Basta informar o seu e-mail, escolher uma senha e você poderá desfrutar de uma série de recursos além da resolução comentada de itens. Conte com a formulação de simulados, análise de desempenho e filtros especializados de assuntos mais cobrados.

Acesse a página de provas e questões do Concurso TJ SP 

Concurso TJ SP Escrevente: recursos para a aprovação

Agora que você já conhece todos os benefícios de ser aprovado no Concurso TJ SP, faça sua inscrição e comece a estudar com o GRAN! Pensando na sua aprovação, disponibilizamos uma série de recursos voltados para a preparação TJSP. Confira!

Concurso TJ SP Escrevente (Comarca da Capital) : resumo

Concurso TJ SP Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Situação Atual Edital publicado
Banca organizadora Fundação para o Vestibular da UNESP – VUNESP
Cargos Escrevente Técnico Judiciário
Escolaridade Nível médio
Carreiras Tribunais
Lotação Estado de São Paulo
Número de vagas 400 vagas
Remuneração R$ 5.480,54
Inscrições de 17 de fevereiro a 28 de março de 2023
Taxa de inscrição R$ 81,00
Data da prova objetiva 28 de maio de 2023
Clique aqui para ver o edital do concurso TJ SP

Concurso TJ SP (1ª Região Administrativa Judiciária): resumo 

Concurso TJ SP Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – TJ SP
Situação Atual Edital publicado
Banca organizadora Fundação para o Vestibular da UNESP – VUNESP
Cargos Escrevente Técnico Judiciário
Escolaridade Nível médio
Carreiras Tribunais
Lotação Estado de São Paulo
Número de vagas 60 vagas
Remuneração R$ 5.480,54
Inscrições 27 de março de 2023 a 05 de maio de 2023
Taxa de inscrição R$ 81,00
Data da prova objetiva 02 de julho de 2023
Clique aqui para ver o edital do concurso TJ SP 

 


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