Como estão seus estudos das disciplinas de Direito para o Concurso TJ SP Escrevente? Você sabia que elas correspondem ao maior quantitativo de questões previsto no edital e possuem um bloco exclusivo? Isso mesmo! Ao todo são 40 questões e o Direito Constitucional TJSP faz parte delas!
Pensando na importância dessa matéria, o Gran chamou o professor Aragonê Fernandes para falar um pouco mais sobre a matéria de Direito Constitucional no Concurso TJ SP Escrevente! Confira dicas de estudo, perfil da banca VUNESP e os principais pontos para prestar atenção na hora de responder uma questão de Direito Constitucional TJSP! Vamos lá?
Lembre-se: O concurso TJ SP Escrevente 2023 está com dois editais publicados, ofertando um total de 460 vagas de nível médio para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário.
Saiba TUDO sobre o Concurso TJ SP!
Destaques: |
Concurso TJ SP Escrevente: quais assuntos merecem mais atenção em Direito Constitucional TJSP?
Prof. Aragonê Fernandes: O conteúdo de direito constitucional é enxuto, quando comparado a outros editais de tribunais. Nesse cenário, é importante dar atenção aos remédios constitucionais, às regras para servidor em exercício de mandato eletivo (artigo 38) e às situações de perda do cargo público por servidores estáveis (artigo 41). Ler com atenção o artigo 37 é fundamental, pois ele é extenso e esconde algumas armadilhas.
Só para relembrar, o conteúdo previsto em edital para Direito Constitucional no Concurso TJ SP, é:
- Constituição Federal
- Título II – Capítulos I, II e III;
- Título III – Capítulo VII com Seções I e II;
- Artigo 92.
Concurso TJ SP Escrevente: como estudar a matéria de maneira mais eficiente?
Prof. Aragonê Fernandes: A base para estudos mais eficientes para Direito Constitucional TJSP está em dois pilares principais: leitura do texto constitucional e resolução exaustiva de questões da VUNESP.
IMPORTANTE: não buscar questões de nível mais elevado, como juiz ou promotor, porque o aluno não se preparará adequadamente. É como se fossem duas Bancas distintas. Procure questões de nível semelhante ao que enfrentará.
Concurso TJ SP Escrevente: Como a VUNESP costuma cobrar Direito Constitucional?
Prof. Aragonê Fernandes: Predominam dois formatos de questão: no primeiro, a pergunta vem direta, explorando os dispositivos do texto constitucional, trocando-se uma palavra ou expressão; no segundo, mais trabalhoso, é apresentada uma situação-problema e o candidato precisa interpretá-la para chegar à resposta esperada. O terceiro formato, mais voltado à jurisprudência, é o menos usado nesse nível de prova, mas o candidato não pode descartar.
Concurso TJ SP Escrevente: Quantas questões de Direito Constitucional TJSP resolver por dia?
Prof. Aragonê Fernandes: Isso depende da disponibilidade de tempo do aluno e da bagagem que possui. É necessário um equilíbrio entre a leitura da legislação (o candidato pode usar ferramentas, como o Gran Audiobooks para otimizar a preparação), a absorção de teoria por meio das videoaulas ou PDFs e, por último, a resolução de questões. Os três elementos precisam andar juntos.
Concurso TJ SP Escrevente: como resolver uma questão de Direito Constitucional TJSP?
Prof. Aragonê Fernandes: Nas questões de contextualização, estar atento ao comando proposto pelo examinador, como forma de identificar as informações essenciais. Nas questões que vão direto ao ponto, ficar de olho se o que está pedindo é a alternativa correta ou a incorreta. Parece um detalhe bobo, mas pode fazer uma grande diferença. Indo para as alternativas, excluir as mais absurdas, como forma de diminuir a chance de erro.
Concurso TJ SP Escrevente: veja a resolução comentada de uma questão de Direito Constitucional TJSP
A melhor maneira de compreender o perfil da banca VUNESP para a matéria de Direito Constitucional TJSP é por meio da resolução de questões comentadas. Veja um exemplo abaixo:
2017. VUNESP – TJ SP – Tribunal de Justiça de São Paulo – Escrevente Técnico Judiciário
Participe da conversa