Concursos EBSERH na área de Enfermagem

Avatar


26 de agosto4 min. de leitura

EBSERHOs concursos da Ebserh trouxeram melhorias aos hospitais universitários, além de serem uma ótima oportunidade de emprego para nossa profissão de enfermagem, já que essa empresa apresenta boas condições de trabalho e remuneração acima da média do mercado privado.

A Ebserh é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Educação, que tem a finalidade descrita na lei n. 12.550/2011 (lei que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares):

  1. Prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade;
  2. Prestação às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres de serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública.

A finalidade da Ebserh é prestar assistência de saúde à comunidade e participar da formação profissional dos estudantes da saúde.

Vários hospitais universitários já aderiram à gestão da EBSERH e outros hospitais estão em processo de contratação. Ou seja, muitas vagas serão ofertadas e uma delas pode ser sua!

O regime de contratação de pessoal permanente da EBSERH é o da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou seja, o trabalhador terá direito ao FGTS e a todos os outros direitos trabalhistas assegurados por outras empresas como Correios e Banco do Brasil.

Se esse é seu foco de realização profissional, acompanhe comigo esse artigo no qual vou traçar algumas dicas de aprovação e análise do seu edital.

A maioria dos concursos da EBSERH está sendo realizado pela banca AOCP, dessa forma você pode se preparar com antecedência, criando intimidade com essa banca.

O conteúdo programático vem se repetindo, assim você já pode planejar seus estudos para as próximas provas.

Você deve se dedicar às seguintes disciplinas: Português, Raciocínio Lógico, Legislação da EBSERH e do SUS, além da área específica de enfermagem. Os concursos também podem ter provas de títulos.

É muito importante que você conheça a Empresa para a qual irá trabalhar, bem como a lei que a criou, a sua estrutura interna, dentre outras coisas importantes da lei, decretos e regimento interno da EBSERH. Dessa forma, inicie seu estudo pela legislação, faça resumos esquematizados, questões e revisões dentro dessa temática.

Siga o estudo aprofundando na disciplina de Português, os principais assuntos são crase, concordância, conjunções e regência. Pode ser necessário rever a base com relação às classes gramaticais. Organize seu estudo, item por item, seguindo resumo, questões e revisões. Percorra todo o conteúdo para não ter surpresas na prova.

Raciocínio Lógico é uma matéria muito extensa, por isso sugiro que você estude por meio de questões comentadas e videoaulas direcionadas, além de praticar com resolução de questões.

Por fim, para estudar enfermagem para concurso, subdivida os assuntos em partes e acompanhe seguindo uma lógica de raciocínio. Vamos segmentar o seu edital em grupos de disciplina. Lembre-se de que é fundamental vencer todo o conteúdo com todas as etapas de estudo: resumo, questões e revisão.

É importante estudar com material direcionado e atualizado, como o nosso, para que seu estudo seja potencializado. Além disso você terá acompanhamento de dúvidas no nosso fórum.

Primeiro grupo: 1. Fundamentos do Exercício da Enfermagem; 2. Lei do Exercício Profissional (Lei n. 7.498/1986 – Regulamentada pelo Decreto n. 94.406/1987). Código de Ética e Deontologia de Enfermagem – análise crítica; 3. Bioética.

Nessa temática temos excelentes videoaulas com dicas de memorização, mas também considero importante a leitura da legislação e resumo esquematizado.

Segundo grupo: 4. Sistema Único de Saúde e Processo Social de Mudança.

Nesse grupo você terá que aprofundar bastante o assunto, pois além de estar na parte básica, está também na parte específica, sendo bastante cobrado pela AOCP.  Eu gostava de ler e resumir a lei seca, assistir a vídeos sobre essa temática e, por fim, fazia questões.

Nesse grupo também incluo o tema 9. Política Nacional de Atenção às Urgências.

Nessa temática temos a rede de atenção e classificação de risco.

Terceiro grupo: 5. Políticas e Programas Nacionais do SUS (englobam programa nacional de imunizações, programas da mulher, da criança, do adolescente, do idoso, para DST e AIDS, para hanseníase, para pneumologia sanitária, para hipertensão e diabético, Política nacional de humanização e acolhimento com classificação de risco).

Nessa temática é importante estudar pelas nossas aulas que trazem um resumo direcionado dos manuais do Ministério da Saúde, pois esses manuais são a base para a formulação de questões. Um detalhe importante é o tema Imunização, que sempre é atualizado, e as bancas focam justamente nessas atualizações. A última mudança ocorreu com a edição da Nota Técnica 149/2015.

Quarto grupo: 6. Gestão e Organização dos Serviços de Saúde e Enfermagem. 7. Processo de Trabalho em Enfermagem. 8. Concepções Teórico-Práticas da Assistência de Enfermagem. Nessa temática estão inclusos todos os temas de administração em enfermagem, inclusive qualidade em saúde e a sistematização da assistência de enfermagem (SAE). No estudo das teorias de enfermagem, é importante entender cada palavra chave e sua respectiva teorista. Administração de enfermagem é um tema importante e extenso, portanto, assista as nossas aulas para obter direcionamento e depois reforce com questões.

Quinto grupo: 10. Política Nacional de Segurança do Paciente. 11. Enfermagem em Clínica Médica. 12. Enfermagem em Clínica Cirúrgica. 13. Enfermagem em Urgências e Emergências. 14. Educação em Saúde. 15. Assistência de enfermagem em nível ambulatorial.

Nessa parte do seu edital, encontramos a assistência de enfermagem hospitalar. É importante estudar todos os sistemas com relação à anatomia e fisiologia para ter base de entendimento e raciocínio clínico nas urgências e clínica médica, ou seja, o estudo de todas as doenças e intercorrências. É importante detalhar, no conteúdo relacionado à clínica cirúrgica, os cuidados de enfermagem no pré, trans e pós-operatório. Por fim, o conteúdo de segurança do paciente é um tema que tem surgido muito nas provas de enfermagem e o material de referência tem sido o manual do COREN-SP (os dez passos para a segurança do paciente).

Finalizamos a análise do seu edital e esquematizamos o seu planejamento, agora é com VOCÊ!! Mãos à obra rumo à realização do seu projeto. Estabeleça um cronograma de estudo e seja determinado na concretização do seu sonho. Estamos à disposição para caminharmos junto com você.

_____________________________________________________________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

__________________________________________________________

Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia de qualidade

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


26 de agosto4 min. de leitura