Você sabia que exercer o cargo de Delegado da Polícia do Distrito Federal e seguir o caminho da docência não estavam inicialmente nos planos do professor Érico Palazzo?
De fato, quando ele iniciou a sua jornada de ingresso na carreira pública, aos 27 anos, o seu foco eram os concursos da carreira de Tribunais e ele sequer considerava se tornar policial.
No entanto, no ano de 2013, com a publicação do edital da PCDF, Érico Palazzo se interessou pela oportunidade de realizar as provas para o cargo de Agente e o resto é história: a partir dali, ele percebeu que a sua vocação estava na área de Segurança Pública.
Hoje, além de exercer o cargo dos sonhos na PCDF, o professor Érico Palazzo auxilia milhares de brasileiros e brasileiras a transformarem as suas realidades por meio da educação!
Neste conteúdo, conheça mais sobre a trajetória do professor Érico Palazzo e fique por dentro de mais detalhes sobre a sua jornada pessoal, acadêmica e profissional!
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Série “Conheça o Seu Professor” :
Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h! |
🚀 PANORAMA DOS CONCURSOS 2025
A programação mais completa para ficar por dentro dos maiores concursos e vagas previstas para você se preparar ainda em 2025.
Inscreva-se no formulário abaixo e saiba como mudar de vida 👇
Confira abaixo a entrevista completa com o professor Érico Palazzo
É sempre com muita didática, clareza e leveza que o professor Érico Palazzo conduz suas aulas teóricas e transmite recomendações e informações sobre as oportunidades no mundo dos concursos policiais!
Afinal, além de sua ampla experiência em conhecimentos jurídicos, ele já reúne 6 anos de experiência como docente e atua como servidor público na carreira de segurança pública, exercendo o cargo mais elevado da carreira policial: Delegado.
Somada a todos esses fatores, também há a experiência própria de Érico Palazzo como concurseiro, que passou por períodos de muita renúncia, conciliações e limitações financeiras até conquistar a aprovação!
O resultado dessa equação são aulas ricas, repletas de conhecimento prático e teórico, inestimáveis para concurseiros e profissionais que buscam a especialização!
Confira abaixo, na íntegra, a entrevista exclusiva que o professor Érico Palazzo prestou à equipe de Conteúdo & SEO!
Questões pessoais – Professor Érico Palazzo
O professor Érico Palazzo é muito fã da prática de esportes (inclusive alguns mais radicais), o que já resultou em mais de 20 torções/fraturas no passado!
Apesar de já estar há mais de 10 anos sem novos incidentes, ele segue sendo uma pessoa muito ativa, sempre disposto a aceitar convites para se exercitar!
Confira abaixo mais curiosidades sobre o professor!
1. Qual é a sua naturalidade?
Nasci em Brasília/DF. Por aqui vivi quase toda a minha vida, exceto por alguns anos que morei nos Estados Unidos e, depois, em São Paulo.
Amo Brasília e sempre me identifiquei com esta cidade. Gosto das ruas largas, prédios baixos, além da segurança e limpeza da cidade.
2. Quantos anos você tem?
Tenho 39 anos de idade! Comecei a estudar para concursos públicos aos 27 anos, consegui minha primeira aprovação aos 28 e somente me tornei Delegado de Polícia aos 31 anos.
Comecei a dar aulas de Penal e Processual Penal aos 32 anos. O Gran foi e continua sendo a minha casa, desde o momento em que decidi entrar para o magistério!
3. Quais são os seus passatempos favoritos?
Sou um amante dos esportes! Tênis, futebol, motocross, basquete: pode me chamar que eu vou querer jogar! Gosto de todos os estilos de música! Desde pagode e samba até rock. Não gosto de ler livros de literatura, leio apenas livros jurídicos. Meu sorvete favorito é flocos!
4. Sabe aquele fato sobre você que é inesperado ou que você sempre conta quando conhece alguém legal e quer fazer amizade? Conta aí a sua curiosidade aleatória!
Já sofri mais de 20 torções/fraturas, das mais diversas formas: caindo de cavalo, jogando futebol, fazendo motocross, skate, etc… Clavícula foram 2 vezes, nariz 2 vezes, pernas e braços algumas vezes, até mesmo já sofri traumatismo craniano, mas o médicos juram que eu estou recuperado; e já faz mais de 10 anos sem novos incidentes.
Questões sobre trabalho e estudos – Professor Érico Palazzo
Quando deu início à sua trajetória de estudos para concursos, o professor Érico Palazzo deixou o emprego que tinha na época, mudando-se de São Paulo para Brasília com a sua esposa.
Antes das aprovações que mudariam a sua vida, ele compartilhou como precisou lidar com reprovações, conciliações, renúncias e muitas restrições financeiras.
No entanto, mantendo-se firme no seu objetivo, Érico Palazzo transformou completamente a sua realidade e a de sua família, hoje sendo completamente realizado profissionalmente e pessoalmente.
Conheça abaixo mais detalhes sobre a trajetória acadêmica e profissional!
1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?
Sou Delegado de Polícia, função que tenho muito orgulho em desempenhar.
Atualmente, sou Delegado de plantão, o que significa lidar com todos os tipos de crime e passar algumas noites acordado.
Trabalho em escala de 12x24x12x72. Os períodos de 12h são de trabalho presencial na delegacia. Os demais períodos são os de descanso.
2. O que te motivou a escolher essa profissão?
Quando comecei a estudar para concursos, eu foquei em Tribunais. Entretanto, surgiu o concurso de Agente da PCDF e decidi fazer. Fui aprovado e acabei me apaixonando pelas carreiras policiais.
Daquele momento em diante, decidi estudar para o cargo de Delegado de Polícia. Fui aprovado no primeiro concurso de Delegado para o qual estudei e bem na localidade que eu mais queria atuar, que era no DF.
3. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?
Sou formado em Direito pelo UniCeub e fiz pós-graduação em Direito Administrativo pela FGV.
4. Quais foram os principais desafios na sua carreira?
Antes de estudar para concursos públicos, atuei como advogado tributarista em São Paulo. Trabalhava dia e noite.
Em determinado momento, me foi prometida uma promoção que aumentaria muito o meu salário. Todavia, posteriormente, voltaram atrás e não me concederam a promoção que haviam prometido.
Naquele momento, decidi que não queria mais ficar na iniciativa privada e foi quando decidi estudar para concurso público. Eu tinha 27 anos de idade.
5. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?
Sim, trabalho no cargo dos meus sonhos. Quero continuar atuando como Delegado de Polícia até a minha aposentadoria (que ainda está bem distante, haha). Até hoje, ao colocar o uniforme da polícia, eu tenho um sentimento de realização que não tem explicação.
Foi muito difícil alcançar este cargo e me lembro de estudar para o concurso achando que eu era incapaz de ser aprovado. Não me sentia no mesmo nível dos demais candidatos. Ainda bem que eu estava enganado.
6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?
Sempre foquei muito em material de revisão. Desde o primeiro dia dos meus estudos, eu desenvolvi materiais de revisão que foram fundamentais ao longo de toda a minha trajetória de estudos para concurso.
7. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?
Sempre fui bem em RLM e nas matérias de Direito (exceto empresarial).
8. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?
Informática e Direito Empresarial.
9. Você tem alguma mania durante os estudos?
Não.
10. Como você se tornou professor(a)?
Da mesma forma que nunca imaginei ser Delegado, também nunca imaginei ser professor. Em 2018, fui convidado pelo Gran para comentar a publicação da autorização do concurso de escrivão da PCDF. Fiz uma live com o professor Aragonê Fernandes.
Quando estava saindo do prédio do Gran, a coordenadora Andréa me chamou e perguntou se eu tinha interesse em dar aulas.
Mesmo sem nunca ter pensado no assunto, respondi que sim e, na semana seguinte, estava em sala de aula. Nunca mais saí! Descobri uma vocação e hoje não consigo viver sem dar aulas!
11. Há quanto tempo você dá aulas?
Comecei em 2018, logo, faz pouco mais de 6 anos.
12. O que você mais gosta em ser professor?
Compartilhar conhecimento é uma dádiva e eu amo fazer isso! Quando se trata de concurso público então, o compartilhar conhecimento gera mudança de vida em milhares de alunos! Nada paga isso! Receber o carinho dos alunos é consequência do trabalho que desempenhamos, mas é um combustível fundamental no dia a dia.
13. Quais são as matérias que você leciona no Gran?
Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Extravagante Penal.
14. O que faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?
Lembro-me do propósito! Por que eu estudo? Por que eu dou aula? Quando você se lembra do propósito, entende o porquê precisa fazer aquilo que ninguém pode fazer por você.
15. Por fim, que dica você daria para si mesmo quando começou?
Jamais desista! Jamais sinta-se incapaz!
Está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!
Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.
Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?
Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1) é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.
Faça o download gratuito do material!
Estude com o professor Érico Palazzo
Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais o professor Érico Palazzo participou diretamente!
- Cursos preparatórios para concursos
- Cursos de pós-graduação (especialização)
- Aulas gratuitas para concursos
Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com este incrível profissional!
Entrevista em vídeo com o professor Érico Palazzo
Quer conhecer ainda mais sobre a trajetória do professor Érico Palazzo? Confira abaixo a entrevista realizada para o canal do Gran!
O que é a Série “Conheça o seu Professor”?
Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives!
Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa