Contratação temporária no serviço público: o que é?

A Contratação Temporária no serviço público está prevista na Constituição Federal de 1988. Mas como funciona? Descubra todos os detalhes aqui!

Avatar


13 de julho6 min. de leitura

Você sabia que o concurso para servidores efetivos não é a única maneira de atuar no serviço público? De fato, é possível prestar serviços à Administração Pública por meio de estágios, terceirização de serviços, cargos comissionados e também por meio da contratação temporária. Associada aos Processos Seletivos Simplificados, essa forma de ingresso será o foco do conteúdo de hoje. Acompanhe o artigo para descobrir quais são as bases legais da contratação temporária, como é a atuação do servidor público temporário e como funcionam os processos seletivos!

Ser aprovado é questão de treino: Administrativa com Aragonê Fernandes

Contratação Temporária: o que diz a lei?

As bases legais para a Contratação Temporária no serviço público estão dispostas no artigo 37 da Constituição Federal de 1988, onde é possível ler: “Art. 37, inciso IX . A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.”

Mas quando essa necessidade ocorre? E qual é o tempo máximo de duração desses contratos temporários? Existem posições que não podem ser preenchidas dessa forma? Essas perguntas podem ser respondidas por meio do segundo dispositivo legal responsável por regular a contratação temporária: a Lei 8.745 de 1993. 

Via de regra, a contratação temporária acontece quando existem cargos vagos que precisam ser urgentemente preenchidos, mas não existe tempo hábil para a realização de um concurso público. Afinal de contas, esse processo é naturalmente complexo, além de ser marcado por muitas etapas.

Então, cabe à Administração Pública fornecer um embasamento legal específico para iniciar o processo de contratação temporária, bem como elaborar uma justificativa que apresente esse tipo de contratação como a única solução viável para o problema.

Nesse ponto, vale lembrar que a União, Estados e Munícipios são regidos por leis distintas de contratação temporária que deverão ser obedecidas. Ainda assim, vale lembrar que todas elas observam os princípios básicos da Constituição e da Lei 8.745 de 1993.

Quais cargos podem ser ocupados pela contratação temporária?

Ainda de acordo com a Lei 8.745/1993, a contratação temporária pode acontecer para suprir vacâncias em cargos como agentes de saúde, professores, pesquisadores, profissionais envolvidos em obras, serviços de engenharia e ainda em casos de vigilância onde estejam envolvidas emergências ambientais.

Como a maior urgência costuma ser observada nos setores de educação e saúde, essas também são as principais carreiras associadas à contratação temporária. Um exemplo recente desse tipo de seleção foi o Concurso SEDF para professores temporários, realizado em 2021.

Analogamente, a contratação temporária não pode acontecer para cargos que apresentem funções meramente burocráticas. A proibição também se estende para cargos diretamente ligados ao exercício da  Segurança Pública (atividades policiais) e atividades fiscalizatórias do Estado.

Lei 8.745/1993 e o novo Concurso IBGE 2023

O novo Concurso IBGE 2023, ofertando 7.548 vagas de nível médio, é outro bom exemplo de contratação temporária. Com edital publicado no dia 4 de julho de 2023, cita a Lei 8.745/1993 no que diz respeito ao período de contratação. Veja:

“A previsão de duração do contrato é de até 1 (um) ano, podendo ser prorrogado, desde que o prazo total não exceda a 3 (três) anos, conforme inciso II do parágrafo único do art. 4º da Lei nº
8.745/1993″

Saiba TUDO sobre o Concurso IBGE 2023! 

Quanto tempo dura a contratação temporária?

Isso dependerá do órgão, motivo de contratação e âmbito do processo seletivo realizado. É possível que cada lei estabeleça faixas de tempo específicas para o exercício das atividades, mas o consenso está em não ultrapassar  24 meses (máximo de 2 anos) para a contratação temporária. Vale sempre lembrar que, para sem válidos, todos os períodos precisam ser embasados pelos dispositivos legais aplicáveis e por justificativa detalhada.

Na Lei 4.255/2008 do Distrito Federal para os critérios de contratação de servidor público temporário, por exemplo, lê-se o seguinte sobre o assunto:

Art. 4º As contratações previstas no art. 2º, caput, da presente Lei serão feitas por tempo determinado, observados os seguintes prazos máximos:
I – 6 (seis) meses, nos casos dos incisos I, II, III e IX;
II – 1 (um) ano, no caso do inciso IV;
III – 2 (dois) anos, no caso do inciso VI, c, e dos incisos VII e VIII;
IV – 2 (dois) anos, nos casos do inciso V e das demais alíneas do inciso VI

Contratação Temporária: como é a contratação e atuação do servidor público temporário?

O servidor público temporário não apresenta vínculo empregatício com o órgão ou entidade pública. O que acontece, caso o candidato seja aprovado no processo seletivo simplificado, é uma contratação em regime especial. Em suma, isso quer dizer que vale o que estiver escrito no contrato e estabelecido pelo edital de processo seletivo simplificado.

O servidor público temporário quase sempre atuará em situações emergenciais, como é o caso de pandemias, endemias, emergências de saúde, ambientais, grande número de aposentadorias em um mesmo período para servidores da área da educação ou eventos sazonais (como é o caso do Censo Demográfico realizado periodicamente pelo IBGE).

Quais são os direitos do servidor público temporário?

Como o servidor público temporário não se encaixa nem no regime estatutário e nem no regime celetista, os direitos e benefícios assegurados serão aqueles estabelecidos exclusivamente via contrato. Veja o que o Informativo 984 do STF relata sobre o assunto:

“Servidores temporários não fazem jus a décimo terceiro salário e férias remuneradas acrescidas do terço constitucional, salvo (I) expressa previsão legal e/ou contratual em sentido contrário, ou (II) comprovado desvirtuamento da contratação temporária pela Administração Pública, em razão de sucessivas e reiteradas renovações e/ou prorrogações.” 

A única exceção em relação a esse assunto diz respeito às servidores públicas temporárias grávidas, que poderão desfrutar da estabilidade provisória e licença-maternidade independente do contrato celebrado.

O que acontece se o servidor público temporário quiser deixar a função? Existe taxa de rescisão?

Não há taxa de rescisão caso o servidor público temporário decida encerrar o contrato de contratação temporária antes do tempo. Dito isso, ao realizar a rescisão por vontade própria, perderá o direito a quaisquer taxas indenizatórias previstas. Analogamente, caso seja uma decisão da Administração Pública, o pagamento de taxas indenizatórias deve ser devidamente realizado ao profissional.

É possível ter a contratação temporária prorrogada além do limite de tempo inicial?

Sim, é possível. No entanto, é permitida apenas uma vez e por período igual estabelecido no contrato anterior, de acordo com o entendimento do STF sobre o assunto. O tempo máximo para uma contratação temporária (incluindo prorrogações), de acordo com a Lei 8.745 de 1993, é de 6 anos. Porém, o mais comum em casos de prorrogação é estender as atividades do servidor público temporário para, no máximo, 4 anos.

Um servidor público temporário pode ser efetivado?

Não. Para ser efetivado como servidor público, o profissional precisará ser devidamente aprovado em concurso público. Isso vai de acordo com a Constituição Federal de 1988, onde se lê:

“Art. 37. II – a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”

Contratação Temporária: como são os processos seletivos simplificados?

Como o próprio nome já sugere, o objetivo de processos seletivos simplificados é realizar a contratação no menor tempo possível.  Essas avaliações costumam ser realizadas por meio de provas objetivas aliadas à Prova de Títulos. Nesse sentido, não se distinguem tanto de concursos públicos, especialmente considerando que também são organizados por bancas muito conhecidas.

A depender da demanda e urgência, a análise curricular também pode ser classificada como etapa única do processo. Apesar de poder fazer parte do processo seletivo, a entrevista não pode ser o único método de avaliação para processos seletivos simplificados.

Como diferenciar o concurso público do processo seletivo?

Ao consultar informações online sobre diferentes seleções, pode ser que alguns portais falhem em deixar claro se a seleção em questão se trata de um concurso público ou um processo seletivo simplificado. Eles, afinal, podem ser muito parecidos à primeira vista, com remunerações atraentes, editais de abertura e datas de provas objetivas.

Por isso, a maneira mais segura de não cair em mal entendidos é sempre checar o edital de abertura para toda seleção do seu interesse! Nas publicações do Gran, você acessa os editais de maneira simples e em PDF ao final da matéria. A indicação já se encontra logo no início do documento. Veja abaixo um exemplo do texto inicial para o edital SEDF 2021 temporários:

Contratação temporária no serviço público: o que é? Veja!

Edital SEDF 2021 para contratação temporária

Como se preparar para processos seletivos simplificados?

A preparação não é tão diferente daquela esperada para concursos públicos. Afinal, como mencionamos anteriormente, a elaboração das provas muitas vezes é realizada por bancas organizadoras conhecidas. Além disso, a concorrência também costuma ser grande. Outra maneira de se preparar para processos seletivos simplificados é incrementar o seu currículo e garantir títulos para aumentar sua pontuação total.

Com a Gran Pós-Graduação, por exemplo, você pode conquistar certificações reconhecidas pelo MEC em diversas áreas no período de 6 a 18 meses. Além de tornar sua possível contratação mais certeira, você também obterá conhecimentos essenciais para exercer sua profissão de maneira ainda mais otimizada. A especialização também poderá auxiliar você em oportunidades futuras, como obter uma vaga no setor privado ou pontuar em Avaliações de Títulos para concursos públicos.

Conheça mais sobre a Gran Pós-Graduação! 

Contratação temporária x Concurso Público

Ao longo do conteúdo você pôde conhecer mais detalhes sobre como funciona a contratação temporária. Apesar de ser uma forma de ingresso na Administração Pública, esse modelo de contratação não será capaz de oferecer a você, a longo prazo, todos os benefícios de ser um efetivo servidor público. Para desfrutar da estabilidade, remunerações e benefícios integralmente é preciso ser aprovado em concursos públicos.

Assinatura Ilimitada: a preparação completa para Concursos Públicos

No Gran você encontra a preparação mais completa, contando com PDFs, videoaulas, ferramentas tecnológicas, corpo pedagógico qualificado e muito mais! Veja tudo que te espera ao se tornar Assinante Ilimitado 8.0:

  • 12 inovações tecnológicas: Programa de Estudos 3.0, Recomendação de cursos 2.0, Legislação em Destaque, Dashboard de performance, Dá pra Conciliar 2.0, PDF turbinado, App Mobile 5.0, Acessibilidade, Termômetro de Relevância, Gran Bem Estar, Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem e Nova versão do Gerenciador de Estudos.
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 35 mil cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das videoaulas;
  • Mais de 2 milhões de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 8.0!


 Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


13 de julho6 min. de leitura