Existe estágio para pós-graduação? Vale a pena fazer?

O estágio é uma importante etapa na vida estudantil e profissional, muito comum no ensino médio e graduação, mas será que existe estágio para pós-graduação também? Confira!

Avatar


04 de janeiro5 min. de leitura

O estágio é uma boa opção para conseguir experiência profissional e aprofundar conhecimentos práticos e teóricos, mas será que existe estágio para pós-graduação também? 

A seguir você entende melhor sobre as possibilidades. Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Existe estágio para pós-graduação?

Sim, existe estágio para pós-graduação e ele pode ser uma excelente opção para sua carreira. Esse tipo de vínculo não empregatício serve para auxiliar estudantes a aliarem conhecimento teórico e prático. 

Assim, é possível adquirir experiência profissional com supervisão de profissionais já formados, além de criar uma rede de contatos (o chamado networking), que pode te ajudar em inserções no mercado de trabalho futuramente. 

Para efetivar o estágio de pós-graduação, deve ser firmado o Termo de Compromisso de Estágio, assinado pela instituição de ensino, empresa contratante e estudante. 

Nesse documento, assim como em estágios de outros níveis, deve constar: detalhamento de horários, atividades e remuneração.

Além disso, a legislação quanto ao estágio para pós-graduação determina uma série de questões com relação ao termo de compromisso, carga horária, duração do vínculo e benefícios. Confira mais no tópico a seguir.

Lei do estágio: existe estágio para pós-graduação! 

Desde 25 de setembro de 2008, com a Lei 11.788 (também conhecida como Lei do Estágio), o estágio passou a ser regulamentado, estabelecendo diretrizes para estudantes, Instituições de Ensino e empresas.

A Lei autoriza a realização de estágio para estudantes de nível médio, técnico e superior. Sendo que a pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu) se enquadra nessa última categoria, junto com a graduação.

Como funciona o estágio na pós-graduação?

Entre as questões essenciais abordadas pela Lei do Estágio, que se aplicam ao estágio de pós-graduação, podemos listar:

  • Carga horária: que não pode ultrapassar 6 horas diárias e 30 horas por semana, no caso de um curso de nível superior como a pós-graduação. A exceção ocorre apenas para cursos que alternam teoria e prática, podendo compreender até 40 horas semanais de estágio, desde que esteja previsto no projeto pedagógico do curso e Instituição de Ensino;
  • Férias remuneradas: após 12 meses, o estagiário de pós-graduação terá direito a um recesso de 30 dias remunerados, de preferência no período de férias escolares;
  • Tempo de contrato: o vínculo de estágio pode variar entre 6 meses e 2 anos (exceto para Pessoas com Deficiência), podendo resultar na contratação efetiva como funcionário ou na finalização do contrato;
  • Seguro contra acidentes: a empresa deve oferecer seguro ao estudante contratado em casos de acidentes em ambiente de trabalho, morte ou invalidez;
  • Redução da jornada de trabalho em semana de provas: o estágio não pode comprometer o rendimento acadêmico do estudante, por isso, a empresa contratante deve ser informada previamente e oferecer uma redução de jornada de trabalho na semana de avaliações da Instituição de Ensino;
  • Benefícios: benefícios como vale-alimentação, plano de saúde, etc. não são obrigatórios pela lei, mas podem ser concedidos de acordo com a vontade e condições da empresa, sem gerar vínculo empregatício.

Existe estágio para pós-graduação, mas é obrigatório?

Na maioria dos cursos, o estágio para pós-graduação não é obrigatório!

A exceção está apenas no caso da pós-graduação Stricto Sensu – Doutorado, em que o estágio-docência faz parte da grade horária obrigatória para conclusão do curso. 

Essa modalidade de estágio não é remunerada e o pós-graduando acompanha um(a) professor(a) em sala de aula, durante um período de tempo, para absorver habilidades importantes para sua atuação no magistério ou área de pesquisa no âmbito universitário. 

No caso de Mestrado, o estágio costuma ser da mesma espécie e além de também não ser remunerado, geralmente é facultativo.

Para a pós-graduação lato sensu (especialização ou MBA) os estágios costumam ser opcionais e podem ou não ser remunerados. Depende da vaga e da Instituição de Ensino em que você estuda. 

Estágio para pós-graduação existe: por que fazer?

Quem faz pós-graduação pode fazer estágio remunerado ou não remunerado, mas será que vale a pena? Por que fazer? 

Enquanto o estágio é, segundo a Lei, “um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos”. 

A pós-graduação é um curso para o aprofundamento prático e teórico em uma área de atuação específica. Dessa forma, aproveitar que existe estágio para pós-graduação é uma boa opção para mesclar teoria e prática, potencializando seu conhecimento.

Além disso, não são poucos os casos de pessoas que iniciaram suas carreiras profissionais como estagiários e acabam efetivados antes do término do termo de compromisso do estágio.

Assim, podemos citar como benefícios do estágio para pós-graduação:

  • Formação de networking;
  • Capacidade de aliar teoria e prática;
  • Possibilidade de receber remuneração durante o estudo (especialmente para casos de pós-graduação lato sensu);
  • Mais oportunidades profissionais;
  • Identificar sua compatibilidade com a área de atuação do estágio; 
  • Obter novas proficiências e compreender o mercado de trabalho na nova área em que você pretende atuar.

Assim, se você vai começar (ou já está cursando sua pós), vale a pena considerar um estágio, caso sua rotina permita! 

Como conseguir um estágio na pós-graduação?

Muitos estudantes e até empresas não sabem que existe estágio para pós-graduação, o que dificulta a procura. 

No entanto, agora que você já sabe que é possível fazer estágio na pós-graduação, é mais fácil descobrir como conseguir um tanto no setor privado, quanto na esfera pública. 

Fique de olho em instituições públicas e privadas em que você tem interesse para ver se eles oferecem esse tipo de vaga e como funcionam os editais (requisitos, datas, remuneração, etc.). Assim, quando sair uma nova vaga, você já estará mais preparado(a) para se candidatar. 

Outra opção é acompanhar portais de vagas de estágio como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), filtrando por estágios de nível superior/pós-graduação. 

Algumas Instituições de Ensino possibilitam áreas especiais para o auxílio profissional do aluno, encaminhando-o a oportunidades de estágio. Aqui no blog do Gran costumamos postar editais e vagas de estágio para pós e graduação e vale a pena acompanhar as notícias. 

Quanto recebe um estagiário de pós-graduação?

Apesar de algumas vagas não remuneradas, há estágios de pós-graduação com valores de bolsa-auxílio entre R$1.100,00 a R$3.500,00. Mas algumas vagas possuem remunerações ainda mais altas, dependendo da área de atuação e instituição empregadora. 

Como esse valor se refere a uma carga horária de meio período, isso te permite tempo livre para um emprego de meio período ou para se dedicar em desenvolver ainda mais seu currículo. Seja para:

Há diversas possibilidades, tudo depende dos seus objetivos profissionais!

Existe estágio para pós-graduação e na Gran Faculdade você tem mais de 80 cursos para escolher! 

Neste artigo você descobriu que existe estágio para pós-graduação e ele pode ser uma boa opção para sua carreira. Afinal, você pode ter oportunidades profissionais adicionais, com a possibilidade de realização de estágio. 

Mas você sabia que a pós por si só já traz muitos outros benefícios para sua formação? Com uma pós-graduação lato sensu da Gran Faculdade, você pode:

  • Garantir melhores oportunidades profissionais;
  • Se destacar com Adicionais de Qualificação em cargos públicos;
  • Receber salários maiores;
  • Ter mais chances de ser promovido e contratado para cargos de gestão;
  • Pontuar em prova de títulos em concursos públicos;
  • Adquirir mais autoridade no seu campo de atuação;
  • Obter o título de especialista e atuar de maneira mais específica, diretamente com o que te interessa;
  • Conquistar recolocação profissional;
  • Adquirir novos contatos profissionais (networking);
  • Se atualizar e aperfeiçoar suas habilidades profissionais, etc.

Tudo isso, com mensalidades que cabem no seu bolso, estudando de onde estiver, sem abrir mão da qualidade do ensino? Com a Gran Faculdade é possível! 

Nossos cursos são 100% online e podem ser concluídos entre 6 e 18 meses, com certificados reconhecidos pelo Ministério da Educação

Seja para ganhar pontos na prova de títulos, conseguir adicional na sua remuneração ou se especializar em uma área específica, a pós-graduação do Gran é a pós número 1 para concurseiros! 

São mais de 80 cursos de pós-graduação nas áreas de Gestão, Educação, Engenharia, Tecnologia, Finanças, Saúde e Carreiras Policiais e Jurídicas. Escolha o seu, faça sua matrícula com descontos e comece hoje mesmo! 



Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


04 de janeiro5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Gran Cursos Pós-Graduação