Desenvolvedor Full Stack: o que faz, salário e como ser um?

Você sabe o que faz um Desenvolvedor Full Stack e qual curso fazer para ser um?

Avatar


20 de Dezembro de 2023

A carreira de desenvolvedor Full Stack é uma das principais formações da área tecnológica. Dessa forma, vale a pena conhecer essa formação promissora e em expansão no mercado de trabalho e encontrar uma carreira tech para chamar de sua.

Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que é Desenvolvedor Full Stack?

A tradução do termo Full Stack (pilha completa) não é muito literal, por isso acaba sendo utilizada em inglês mesmo.

Basicamente, o Desenvolvedor Full Stack (Programador Full Stack ou Dev Full Stack) é um profissional completo, capaz de desenvolver uma aplicação do início ao fim. Portanto, é uma pessoa estratégica em todos os times de suporte e Tecnologia da Informação.

Mas os estudos para construir a carreira na área podem ser um desafio, já que o Desenvolvedor Full Stack precisa dominar assuntos tanto de Front-End quanto de Back-End, base de dados, experiência do usuário, etc.

O que é necessário para ser um Desenvolvedor Full Stack?

Para se tornar um Desenvolvedor Full Stack, é preciso estudar as diferentes linguagens, ferramentas, técnicas e especificidades dentro do universo de desenvolvimento de softwares e sistemas.

O que aprender para ser um Dev Full Stack?

Como comentamos acima, essa carreira exige conhecimentos em diferentes áreas da tecnologia como um todo. Algumas habilidades técnicas e comportamentais são importantes para quem quer seguir nessa carreira, incluindo entender de:

  • Banco de Dados;
  • HTML;
  • CSS;
  • JavaScript;
  • PHP;
  • Ruby on Rails;
  • Node.js;
  • Web Design;
  • UX/UI;
  • SEO;
  • Comunicação;
  • Gestão de Projetos e Processos;
  • Negociação e gerenciamento de conflitos; etc.

Além disso, buscar o domínio do inglês nessa área agrega mais valor ainda e pode garantir melhores oportunidades profissionais.

Qual o salário de um Desenvolvedor Full Stack?

Saber quanto ganha um desenvolvedor Full Stack é um pouco complexo, pois os valores variam de acordo com a instituição (segmento, porte, região) e a qualificação profissional De forma geral, a média salarial para o cargo de Desenvolvedor Full Stack varia entre R$5 mil e R$15 mil e condições atrativas para o trabalho, incluindo a possibilidade de trabalho remoto e bons benefícios. 

Um Desenvolvedor Full Stack encontra espaço tanto em grandes empresas, quanto em empresas menores com equipes mais reduzidas. Além disso, é possível atuar de forma autônoma prestando serviços ou consultorias. Ou ainda buscar um cargo no serviço público, por meio de concursos.

Outra opção para quem se aprofunda em outros idiomas é buscar vagas internacionais, com possibilidade de atuar de maneira remota. Em média, o salário para um Desenvolvedor Full Stack nos Estados Unidos é de U$9 mil (dólares) por mês.

Quanto tempo leva para se tornar um Full Stack?

Em média, o curso pode ser concluído em 2 anos. Mas vale entender que é possível encontrar cursos de graduação, pós-graduação ou cursos livres que auxiliam no desenvolvimento das habilidades necessárias para iniciar a carreira como Desenvolvedor Full Stack.

Cada formação é para um público específico. Enquanto a pós-graduação é uma boa opção para quem já possui um curso superior na área de tecnologia, o curso tecnólogo é ideal para quem quer conquistar um diploma orientado para a prática profissional e em curto período de tempo.

Faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Um dos principais cursos escolhidos para quem quer se tornar Desenvolvedor Full Stack é o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com cursos complementares de acordo com a formação.

Mas, para otimizar seu tempo e estudo, na Gran Faculdade já é possível escolher a ênfase em Full Stack e sair preparado para o mercado de trabalho nessa área.

A ênfase promove a formação completa para que nosso(a) aluno(a) atue nas mais diversas atividades relacionadas ao desenvolvimento tanto do Front-End como do Back-End. É um profissional muito valorizado no mercado com conhecimento em diferentes linguagens e tecnologias

Outra ênfase que pode ser escolhida no curso é a de Mobile Developer, que promove conhecimento e domínio necessário para se tornar um desenvolvedor de aplicações e sistemas para dispositivos móveis. Outro mercado em grande expansão.

Gostou de entender melhor sobre a carreira de Desenvolvedor Full Stack e quer se tornar um(a)? Então, aproveite as vantagens da Gran Faculdade e faça sua matrícula hoje mesmo!



Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


20 de Dezembro de 2023