Como fazer um bom currículo? Conheça 7 dicas incríveis!

Não sabe como fazer um bom currículo? Confira todas as dicas e revolucione a maneira como as empresas e clientes enxergam você!

Avatar


24 de Abril de 2023

É preciso domínio de como fazer um bom currículo, afinal, ele é o seu primeiro contato com empresas e clientes. Deve conter toda trajetória relevante para mostrar em poucos instantes que você é a melhor opção para preencher determinada vaga.

Mas é mais fácil falar do que fazer, não é mesmo? A verdade é que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como fazer um bom currículo e isso é completamente normal!

Quais informações inserir primeiro? Deve ter apenas uma página? Como se destacar diante dos outros concorrentes? A pós-graduação realmente é um diferencial?

Pensando em responder todas essas perguntas, elaboramos este artigo com as principais dicas para fazer um bom currículo! Se preferir, navegue pelo indice:

  1. Seja objetivo
  2. Seja organizado
  3. Escolha um formato adequado
  4. De olho na ortografia!
  5. Atualize seu currículo online
  6. Não desanime por ter “pouca experiência”
  7. Incluir ou não a foto no currículo?

Importante: quer receber conteúdos da pós-graduação diretamente no seu celular? Clique aqui e venha fazer parte do canal de notícias no Telegram! 

1. Seja objetivo

Se você já pesquisou como fazer um bom currículo, já ouviu falar que não deve ter mais de uma página. Mas existe uma explicação!

A razão para essa crença baseia-se justamente no princípio verdadeiro de que os recrutadores esperam encontrar nas primeiras linhas a razão pela qual deveriam contratar você. Afinal, processos seletivos são muito extensos e é preciso aceitar que na maioria dos casos, os recrutadores não estarão dispostos a ler mais de uma página.

Por isso, a seleção de informações é importante, mesmo que você tenha um currículo extenso e muito valioso. É preciso escolher as informações certas e mais relevantes.

Uma boa maneira de fazer essa seleção é analisar a vaga para a qual você pretende aplicar e inserir as informações mais relevantes para a posição. Essa é a primeira dica valiosa de como fazer um bom currículo.

Por exemplo, se você tem duas graduações, uma em psicologia e uma em comunicação, mas está aplicando na área de psicologia clínica, coloque a graduação em psicologia em destaque, mesmo que tenha sido realizada depois.

2. Seja organizado

Outra dica importante sobre como fazer um bom currículo é a organização. Por isso, é preciso ser coerente com a ordem das informações. Os modelos mais tradicionais seguem a seguinte estrutura:

Dados pessoais

Seu nome, contato e local de residência; ou seja, como aquele empregador poderá entrar em contato com você. Não há necessidade de informar CPF ou endereço residencial em um primeiro momento. Estas informações são sensíveis e compartilhá-las com muitas pessoas pode não ser uma boa ideia.

Objetivo ou Perfil

Resuma em poucas palavras o que você pretende conquistar profissionalmente e fale sobre suas características de trabalho. Essa é mais uma chance de mostrar ao seu recrutador que a vaga é para você. Mas cuidado: nada de fazer um texto longo demais! 5 linhas é um limite plausível.

Formação acadêmica

Neste campo você deverá inserir sua formação acadêmica, levando em consideração alguns pontos. Caso você tenha ensino superior, por exemplo, não é necessário indicar onde realizou o ensino fundamental e médio.

Para manter as coisas mais sucintas e objetivas, liste apenas a sua formação acadêmica mais elevada. Se for relevante para a vaga, também é uma excelente oportunidade para informar o recrutador sobre pós-graduações realizadas.

Experiência profissional

A recomendação aqui é apresentar sua experiência de trabalho da mais recente até a mais antiga. Novamente, caso sua experiência de trabalho relevante para o cargo seja mais antiga, por exemplo, não tem problema trazê-la mais para cima e trazer evidência.

Informe o período em que você foi empregado e um pequeno sumário das atividades e atribuições desenvolvidas. Por último, exponha os cursos livres, idiomas e qualificações. Todas essas informações, apesar de complementares, poderão influenciar na decisão do seu recrutador.

3. Escolha um formato adequado

Foi-se o tempo em que os currículos precisavam ser folhas corridas, sem qualquer tipo de formatação. Cada vez mais, diferentes tipos de currículos surgem, trazendo mais diversidade e adicionando mais um elemento para avaliação do candidato.

A escolha do modelo correto vai depender da sua pesquisa sobre a empresa, seu campo de atuação e seu perfil profissional.

Se você estiver na dúvida, busque sempre algo mais compatível com o perfil da empresa. É uma empresa mais tradicional? Mais criativa? Ao casar isso com suas preferências e características pessoais, você possui ainda mais possibilidades de se destacar.

Só tome cuidado para não buscar um currículo muito fora do padrão e acabar sendo desclassificado por isso. Na hora de buscar como fazer um bom currículo, opte sempre pelos modelos mais claros e objetivos.

4. De olho na ortografia!

O currículo é, como dissemos anteriormente, a sua carta de apresentação e primeiro contato com empresas e clientes. Por isso é importante que ele esteja bem escrito, claro e sem erros de ortografia. Se você não estiver confiante da sua revisão, peça ajuda de uma pessoa de confiança. Afinal, pode ser mais difícil perceber erros em textos que elaboramos.

5. Atualize seu currículo online

A influência de redes sociais profissionais tem apenas aumentado nos últimos anos e se tornou um grande espaço de conexão e diálogo entre candidatos e empresas. Ainda que você tenha um currículo salvo em PDF no seu computador, também é importante tirar um tempo para criar (se você não tiver) ou atualizar sua página de currículo online. Dessa forma, você aumenta as chances de ser percebido e contratado!

6. Não desanime por ter “pouca experiência”

O medo de submeter um currículo muito curto ou com grandes lacunas é comum. Especialmente para quem precisou parar de trabalhar por um período ou acabou de se formar.

Primeiro é importante ressaltar: não tenha vergonha do seu currículo! Cada um tem sua própria jornada e experiências.

O segundo ponto para contornar essa preocupação é colocar o foco em outras atividades, cursos, workshops, projetos e afins. Realizar uma pós-graduação também é uma excelente maneira de mostrar aos seus recrutadores que, apesar das lacunas, você buscou se manter atualizado e continuou se desenvolvendo acadêmica e profissionalmente.

7. Incluir ou não a foto no currículo?

Na dúvida, é melhor não incluir!

Antigamente era bem mais comum que fotos fossem incluídas em currículos. Hoje, com exceção das redes sociais profissionais, a inclusão de fotos já não é tão comum e tornou-se opcional.

Porém, se você optar pela inserção da foto, busque uma foto mais profissional, nada de incluir fotos casuais demais! Isso é importante se você não sabe como fazer um bom currículo.

Conquiste mais destaque no seu currículo com a Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


24 de Abril de 2023