Edital de concurso publicado: o que significa para os estudos?

A publicação do edital de concurso é o momento mais esperado (e temido!) pela maioria dos concurseiros. Saiba como enfrentar essa etapa e o que ela significa para os seus estudos!

Avatar


02/06/2022 | 20:00 Atualizado há 74 dias

Depois de passar pelo orçamento, autorização, formação de comissão e definição da banca, chega o momento mais esperado pela maioria dos concurseiros: a etapa de edital de concurso publicado. Além de tornar tudo mais oficial, com aquela sensação na boca do estômago de “vai acontecer mesmo”, o edital ainda traz um cronograma de realização. Ou seja: agora os seus estudos têm uma data limite.

Então, em meio a tantas emoções, como organizar a cabeça e focar nos pontos mais importantes da sua preparação no momento de edital publicado? Vamos ajudar com isso!

Navegue pelo índice abaixo para encontrar mais facilmente cada ponto do conteúdo:

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Edital de concurso publicado: o que fazer primeiro?

A primeira coisa que você deve fazer depois de receber a notícia de que o edital de concurso da seleção que você estava de olho foi publicado é buscar pelo documento. A publicação de editais sempre acontece em Diários Oficiais, sejam eles da União, estaduais ou municipais. Caso você esteja na dúvida de qual é o âmbito do concurso público, os documentos também costumam ser publicados no site das bancas organizadoras.

E se a busca estiver difícil mesmo, ou se você quiser otimizar o seu tempo, aqui no Blog Gran Cursos Online, publicamos conteúdos com todas as informações essenciais da seleção logo que o edital é publicado! Basta utilizar a ferramenta de busca (localizada na parte superior da página do Blog) para filtrar as publicações de acordo com o seu interesse! Além de conferir os principais pontos de maneira direta e organizada, você também poderá acessar o link do edital de concurso mais facilmente por meio do quadro resumo no final do conteúdo!

Depois de acessar o edital de concurso, você deve reservar um tempo para lê-lo integralmente. Afinal, esse é o manual de instruções para ser aprovado no seu cargo dos sonhos e é preciso se inteirar de todos os detalhes, diretamente da fonte. Isso também diminui a chance de qualquer mal entendido e ruídos na comunicação! Depois ou durante o processo de leitura do edital, é possível acompanhar lives de análise de edital (realizadas gratuitamente no canal de Youtube do Gran) ou utilizar os conteúdos do Blog, como mencionamos anteriormente.

Realizar marcações ao longo do documento (trazendo mais atenção aos detalhes essenciais, como datas), também ajudará para que você não precise ler o edital de concurso integralmente mais de uma vez!

Volte ao topo

Edital de concurso publicado: onde estão as principais informações?

Se é a sua primeira vez acessando um edital de concurso, pode ser que você fique um pouco perdido na estruturação de informações. Em meio a tantos termos técnicos, anexos e diferentes sessões, pode ser difícil encontrar o que você busca de maneira mais objetiva. Por isso, neste tópico vamos indicar para você o caminho mais curto para os principais dados! Mas lembre-se: não vale limitar sua leitura apenas aos pontos específicos, está bem? Quando tiver mais tempo, leia o edital completo! 

Nosso grande aliado nessa busca dinâmica será a ferramenta “Control + F” para a busca de termos no desktop! No celular, também é possível realizar a busca pela ferramenta de lupa logo após realizar o download do documento.

Edital de concurso publicado: onde ficam as informação sobre vagas do edital de concurso?

O detalhamento dessa informação costuma estar contido em “cargos e vagas”. Apesar de cada banca organizadora estruturar o edital de maneira distinta, essa seção costuma ser apresentada em formato de tabela e acompanhada também de texto. Além de descobrir se as vagas são imediatas ou de cadastro reserva, nessa parte também é possível encontrar as especializações de cada função e também as condições para as vagas reservadas.

  • Palavras-chave para encontrar a seção: cargos, vagas

Veja abaixo um exemplo de tabela de cargos e vagas para o Concurso Senado 2022: 

Edital de concurso publicado: o que significa para os estudos?

Edital publicado: tabela de cargos e vagas

Em alguns casos, também é possível encontrar os requisitos nessa seção. Caso isso não aconteça, eles poderão estar listado na área de anexos do edital de concurso. Ou seja, bem no final! Para encontrá-los mais rapidamente, você pode realizar a busca utilizando a palavra-chave “requisitos”.

Edital de concurso publicado: onde ficam as informação sobre inscrições?

Para que você possa participar do concurso público, é necessário que você se inscreva na seleção. Como consiste no primeiro passo que o concurseiro deve tomar, essa informação costuma ser disponibilizada logo no início do documento.

  • Palavras-chave para encontrar a seção: inscrições, isenção da taxa de inscrição, taxa de inscrição, isenção, candidatura

Dentre as informações mais vitais sobre as inscrições, estão:

  • Período e local de inscrições: a grande maioria dos processos de inscrições para concursos acontece atualmente pelo site da banca organizadora, ou seja, online. Em alguns casos, é possível que sejam disponibilizadas máquinas para que o candidato vá até as dependências da banca ou órgão e faça a inscrição por lá. No período de inscrições, fique atento não apenas às datas como também aos horários: nem todas as seleções iniciam as inscrições 0h e terminam 0h do último dia. Em alguns casos também há indicação “Horário de Brasília”. Considere isso também para não ser pego de surpresa!
  • Período, condições e documentação para a taxa de isenção de inscrição: é comum que candidatos inscritos no CadÚnico, desempregados ou doares de sangue/medula se classifiquem para a isenção da taxa de inscrição. No edital de concurso, você encontrará um detalhamento para cada situação, bem como a documentação e o prazo para envio. Fique atento: muitos concursos públicos instituem janelas bem pequenas para essa etapa, compreendendo apenas os primeiros dias de inscrições. Por isso é importante checar assim que o edital for publicado!
  • Data limite para o pagamento da taxa de inscrição: caso você não solicite ou se qualifique para a isenção de taxa, é preciso ficar atento para a data limite de pagamento do boleto. Considere também os horários de funcionamento dos bancos para que você não acabe sendo desqualificado por isso e não deixe para o último dia (mesmo se for pagar online)!

Edital de concurso publicado: onde ficam as informação sobre provas e quantitativo de questões?

Quando falamos de planejamento de estudos para concurso, conhecer o quantitativo de questões para cada disciplina ou bloco é essencial para definir os índices de prioridade nesse novo momento de preparação pós-edital. Além disso, também é importante confirmar quais serão as etapas de avaliação da nova seleção.

  • Palavras-chave para encontrar a seção: etapas, provas, prova objetiva, avaliação

É comum que o edital reserve uma seção diferente para cada etapa. Afinal de contas, elas conterão detalhes específicos de data, duração, termos de avaliação, desempate e classificação. As informações costumam ser apresentadas tanto em formato de texto, como também por meio de tabela.

Veja abaixo um exemplo da tabela de conhecimentos da prova objetiva para o Concurso SEDU ES 2022:

Edital de concurso publicado: o que significa para os estudos?

Edital de concurso: tabela de conteúdos (provas objetivas)

Vale lembrar que informações específicas (como o endereço do local onde você irá realizar as provas, por exemplo), não são disponibilizadas com a publicação do documento. A liberação dos locais de prova acontecerá posteriormente e é muito comum que seja acessível apenas pela sua página de candidato (por onde você realizou a inscrição). Em alguns casos, isso também se aplica para o turno e horário de aplicação das avaliações.

Edital de concurso publicado: onde fica o conteúdo programático e o cronograma do concurso?

Informações mais detalhadas (bem como o modelo de documentos para solicitações), costumam estar contidas nos anexos do edital. Você pode encontrar essas sessões indo até o final do documento e checando a titulação para cada anexo.

  • Palavras-chave para encontrar a seção: anexo (I,II,III), cronograma, conteúdo, requisitos, documentação

Lá, você poderá encontrar:

  • O conteúdo programático: é o detalhamento de todas as disciplinas que poderão ser cobradas na sua avaliação. Para navegar com mais tranquilidade por essa seção, você pode contar com os editais verticalizados gratuitos do Gran! 
  • Cronograma: reúne todas as datas mais importantes em formato de tabela. Uma boa tática é imprimir essa página ou passar todas as datas a limpo para não se perder na sua programação de preparação.

Pode ser que os requisitos específicos para cada cargo também estejam listados nos anexos. Analogamente, a lista de documentações para solicitações necessárias durante o processo também costuma estar por lá.

Volte ao topo

Edital de concurso publicado: como isso afeta os seus estudos?

Depois de ler o edital e filtrar as informações mais importantes, é hora de colocar a mão na massa! Um edital de concurso publicado afeta a sua rotina de maneiras diferentes, dependendo de como  estava se preparando anteriormente: você já estava estudando ou vai começar agora? Vamos detalhar um curso de ação para cada um dessas situações. Acompanhe!

Edital de concurso publicado: como afeta os estudos de quem já estava estudando?

Se você já estava estudando quando o edital de concurso chegou, então você precisará fazer ajustes finos à sua rotina. Veja alguns deles:

  • Considerar aumentar o tempo de dedicação: o estudo pré-edital é naturalmente mais tranquilo e não demanda tantas horas de dedicação. Afinal, não há limite de tempo para tudo que você precisa aprender. Com a publicação do edital de concurso, é comum ter de “apertar” um pouco as rotinas. De acordo com o GranXpert Fernando Mesquita, rotinas de preparação pós-edital devem ficar, idealmente, entre 4 e 6 horas diárias. Mas caso você não consiga cumprir essa expectativa, não se desespere! Organize suas rotinas e busque fazer o máximo com o que é possível.
  • Avaliar a prioridade das matérias: com a publicação do edital de concurso às vezes é possível perceber diferenças de quantidade e peso para algumas matérias específicas. Caso você identifique uma matéria de maior foco, é interessante repensar o seu ciclo de estudos para ela esteja presente de maneira mais frequente.
  • Foco nas matérias específicas: durante o período pré-edital, você teve bastante tempo para aprofundar seus conhecimentos nas matérias básicas. Não estamos dizendo para tirá-las da sua rotina de estudos completamente, mas é importante dar mais destaque para as matérias específicas neste momento, já que elas costumam estar associadas às maiores pontuações!
  • Resolver muitas questões e simulados: a prática é ainda mais importante na etapa pós-edital. Quanto mais questões e simulados você resolve, mais você se prepara de maneira direta para o dia da sua avaliação. Essas práticas também auxiliam nas rotinas de revisão, que passarão a ser bem mais frequentes.
  • Não estude o mesmo conteúdo duas vezes: no momento pós-edital de concurso, o foco está em otimizar o seu tempo ao máximo possível. Por isso, se você já estudou uma matéria, não volte nela do zero. Confie nos seus materiais de resumo e resolva questões para compreender os pontos de dúvida e siga em frente!
  • Respire fundo: não é porque o edital foi publicado que você precisa ficar sem comer e sem dormir. E na verdade, por favor, não faça isso! É preciso que você tenha saúde para que os seus estudos possam render da maneira esperada. Respire fundo e busque fazer o seu melhor sem sacrificar suas necessidades básicas e momentos de descanso!

Edital de concurso publicado: como afeta os estudos de quem vai começar a estudar?

Se a sua motivação para estudar surgiu apenas depois da publicação do edital de concurso, saiba que isso acontece com muitas pessoas; especialmente quando se trata do primeiro concurso público. Infelizmente, você não poderá contar com a rotina mais tranquila dos estudos pré-edital, mas nem por isso é preciso desanimar! Veja o que você pode fazer para aproveitar o seu tempo ao máximo:

  • Tenha um planejamento de estudos pós-edital: não importa em qual estágio esteja o seu concurso público, você sempre precisará de um plano de estudos para garantir que o seu tempo será utilizado da melhor maneira possível. No canal de Youtube do Gran, você pode encontrar planejamentos pós-edital específicos para cada seleção! Você ainda pode conferir mais dicas por aqui!
  • Utilize o estudo reverso ao seu favor: se, ao olhar o edital, você identificar matérias que tem alguma noção ou já estudou em algum momento, considere iniciar os seus estudos por meio do estudo reverso. Nessa técnica, você estuda primariamente por questões e se aprofunda apenas nos pontos que levaram ao erro. Ou seja, onde estão as dúvidas. Saiba mais sobre como aplicar essa técnica! 
  • Faça uso das horas coringa: as horas coringa são momentos que você não programou com antecedência para o estudo, mas que podem ser aproveitados. O trajeto de volta para casa no ônibus ou ter de esperar numa fila, por exemplo, podem ser momentos preenchidos com pequenos pedaços de conteúdo. Aí você pode incluir audiobooks, videoaulas, resolução de questões ou então a leitura de materiais de revisão formulados por você! Saiba mais sobre as horas coringa! 
  • Resolva muitas questões e simulados: além de trazer mais dinamismo para as rotinas, as questões e simulados irão orientar os seus estudos para os pontos mais importantes de cada matéria.
  • Foque nos assuntos mais cobrados: concentre seus esforços em dominar especialmente as matérias específicas e de maior peso. Também é importante não protelar o estudo das disciplinas que você tem mais dificuldade.
  • Respire fundo: assim como nos casos de quem estava estudando com antecedência, não deixe que a correria dos estudos cobre um preço caro na sua saúde! Adie os compromissos que podem ser adiados por hora, mas não sacrifique suas necessidades básicas de descanso e alimentação! Você precisa estar 100% saudável para conseguir os resultados esperados!

Volte ao topo

Concurso com edital publicado: estude com o Gran Cursos Online em todas as etapas!

O Gran Cursos Online oferece recursos para ajudá-lo a garantir a aprovação em qualquer momento da sua caminhada de preparação para concursos públicos! Na plataforma você pode encontrar tanto recursos pagos quanto gratuitos. Veja uma lista de funcionalidades que podem ajudá-lo a garantir a aprovação:

Série Concurseiro Iniciante: tire todas as suas dúvidas sobre concursos públicos!

Agora você já sabe como encarar a publicação do seu edital de concurso dos sonhos com mais tranquilidade! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos o conteúdo cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nos próximos conteúdos!

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0


Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.