Edital SEED PR Temporário: 4 mil vagas. Confira!!

Edital SEED PR oferta vagas de nível médio e superior para os cargos de Professor e Pedagogo. Veja os detalhes!

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25 de Agosto de 2022

O Edital SEED PR para o provimento temporário da Secretaria do Estado de Educação do Paraná foi publicado no dia 3 de junho, no Diário Oficial do Estado do Paraná. Essa é uma grande oportunidade para quem deseja ingressar no setor público, uma vez que o certame  oferta, no mínimo, 4 mil vagas para professores da educação básica e pedagogos.

Os candidatos puderam se inscrever no período de 10 de junho a 07 de julho de 2022.

Organizado pelo Instituto Consulplan, o edital oferta oportunidades para as áreas de Artes, Biologia, Ciências, Educação Especial. Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Espanhol, Inglês, Lingua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia, Programação.

Navegue pelo índice abaixo para saber mais informações do Edital SEED PR

Edital SEED PR Temporário: Situação Atual

  • 21/08/2022: aplicação das provas objetivas;
  • 10/06 a 07/07: período de inscrições;
  • 03/06/2022: edital publicado.

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Edital SEED PR Temporário: Remuneração e Benefícios

O salário será equivalente ao valor inicial da tabela de vencimentos e remuneração da carreira do Quadro Próprio do Magistério – QPM, confira:

Edital SEED PR Temporário: Remuneração

Edital SEED PR Temporário: Remuneração

Os vencimentos são variáveis, a depender da carga horária semanal do aprovado, que poderá ser entre 20h e 40h e avaliado o nível de formação do candidato, confira:

  • Professores com nível superior: R$ 21,68  por hora aula;
  • Professores com Licenciatura curta: R$ 16,26 por hora aula;
  • Professores acadêmicos com Ensino Médio: R$ 15,17 por hora aula;

Auxílios recebidos:

Auxílio-transporte por hora-aula para todos os vencimentos.

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Edital SEED PR Temporário: Inscrições

As inscrições puderam ser feitas no período entre 10 de junho a 07 de julho de 2022. O candidato, para concluir o processo, acessou o site da banca organizadora do certame, no endereço eletrônico: www.institutoconsulplan.org.br.

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Edital SEED PR Temporário: Cargos e Vagas

São ofertadas no mínimo de 4.000 vagas a serem supridas ao longo do período de vigência do processo seletivo.

As vagas estão divididas entre os 32 Núcleos Regionais de Educação, com possibilidade de ampliação ou redução, de acordo com a necessidade de substituição na rede estadual de Educação.

Jornada de trabalho

  • Professor: até 40 horas semanais;
  • Professor Pedagogo: 20 horas ou 40 horas semanais.

Reserva de vagas para pessoas com deficiência

5% das contratações serão destinadas aos candidatos com deficiência. É necessário observar que a contratação deverá ser compatível com a deficiência do candidato.

Reserva de vagas para pessoa negra

10% das contratações serão destinadas aos candidatos negros.

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Edital SEED PR Temporário: carreira

Requisitos

Para participar do processo seletivo, o candidato deve:

  • Estar em gozo dos direitos políticos e civis.
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
  • Estar quite com as obrigações eleitorais.
  • Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme descrito no Edital.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
  • Cumprir todas as determinações do Edital.

Atribuições

Professor

  • Elaborar e implementar o Plano de Aula em consonância com os documentos curriculares orientadores vigentes a partir do Módulo Planejamento disponível no RCO +mais Aulas, durante a hora-atividade, em conjunto com a equipe pedagógica;
  • Replanejar aulas a partir das observações de sala de aula e dos feedbacks formativos realizados pela equipe pedagógica;
  • Analisar, em conjunto com a equipe pedagógica, os resultados de aprendizagem dos estudantes e elaborar propostas de intervenções de superação das dificuldades evidenciadas;
  • Acompanhar e apoiar a aprendizagem dos estudantes; utilizar metodologias ativas e tecnologias educacionais, com atividades mão na massa, para o desenvolvimento das habilidades e competências;
  • Ministrar aulas de forma síncrona e assíncrona, utilizando ferramentas de colaboração, comunicação e gerenciamento de salas virtuais; viabilizar estratégias de ensino que considerem as características do desenvolvimento e da idade dos estudantes, contribuindo para uma aprendizagem significativa;
  • Estruturar situações de aprendizagem desafiadoras, considerando o interesse dos estudantes e mobilizando-os para o desenvolvimento das competências gerais da educação básica;
  • Adotar uma postura reflexiva e crítica, orientando os estudantes a formular e expressar as suas compreensões sobre temas, conceitos e situações; expressar-se verbalmente de maneira objetiva e compreensível, com dicção clara;
  • Atuar profissionalmente no seu ambiente institucional observando, conhecendo e respeitando as normas vigentes; ministrar as aulas e cumprir as hora-atividade estabelecidas, com acompanhamento da equipe pedagógica e com foco no desenvolvimento das habilidades e competências, de acordo com o documento curricular orientador da etapa de ensino, devendo ocorrer o mesmo com o Coordenador de Curso, quando for o caso;
  • Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico – PPP e da Proposta Pedagógica Curricular – PPC da escola, considerando os documentos curriculares vigentes;
  • Cumprir os dias letivos previstos no calendário escolar bem como comparecer a todas as atividades quando convocado pela equipe diretiva e/ou quando determinado pela SEED; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
  • Colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade; realizar a avaliação da aprendizagem, por meio de instrumentos diversificados, contemplando diferentes linguagens, bem como redirecionar sua prática pedagógica; estabelecer e implementar estratégias de recuperação com a retomada dos conhecimentos e a reavaliação;
  • Preencher o Registro de Classe Online e/ou físico em consonância com a prática docente, observando as legislações vigentes; organizar os dados da aprendizagem para a participação nos Pré-Conselhos e Conselhos de Classe, realizando os registros necessários; acompanhar a frequência escolar dos estudantes, comunicando à equipe gestora os casos de infrequência;
  • Acompanhar o desenvolvimento das aulas síncronas mediadas por tecnologias ofertadas no estado do Paraná; mediar junto a instituição de ensino parceira contratada, quando necessário, no desenvolvimento das aulas na Educação Profissional; obedecer aos preceitos vigentes na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Legislação Estadual;
  • Intervir para que os estudantes possam superar as dificuldades de aprendizagem, independentemente do período avaliativo; promover a gestão de sala de aula, pautada no cuidado com as relações interpessoais, na organização do coletivo dos estudantes e na transposição didática dos conhecimentos e saberes para o desenvolvimento das competências específicas;
  • Promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social e de ampliação do compromisso ético-político com todas as categorias e classes sociais. Professor Bilíngue Libras-Língua Portuguesa, Professor de Atendimento Pedagógico Domiciliar do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar – SAREH e Professor Guia-Intérprete, além das atribuições descritas acima, deverão seguir orientação própria determinada pelo Departamento de Educação Especial – DEE/SEED. Ministrar aulas na sala de recursos multifuncional, no Serviço de Atendimento à Rede de Proteção de Escolarização Hospitalar – SAREH e demais programas da Educação Especial, seguindo o Projeto Político-Pedagógico da escola e demais legislações vigentes.

Professor Pedagogo

  • Analisar, em conjunto com o professor, os resultados de aprendizagem dos estudantes e apoiar na elaboração de propostas de intervenção de superação das dificuldades apontadas;
  • Analisar o plano de aula do professor para orientação, sugestão, escuta e consequente devolutiva formativa; acompanhar o professor na elaboração do Plano de Aula, a partir dos documentos curriculares orientadores vigentes e do Módulo Planejamento disponível no RCO +mais Aulas, em consonância com a PPC durante a hora-atividade;
  • Realizar observações de sala de aula, planejadas junto com o professor, elaborando de forma dialógica os feedbacks formativos; instigar e apoiar o professor na aplicação de metodologias ativas e tecnologias educacionais, visando ao desenvolvimento das habilidades e competências; instigar e apoiar o professor a ministrar aulas de forma síncrona e assíncrona, utilizando ferramentas de colaboração, comunicação e gerenciamento de salas virtuais;
  • Sugerir ao professor estratégias de ensino que considerem as características do desenvolvimento e da idade dos estudantes, propondo situações de aprendizagem desafiadoras, considerando o interesse dos estudantes e mobilizando-os para o desenvolvimento das competências gerais da educação básica, para que ocorra a aprendizagem significativa;
  • Organizar e aplicar os períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional, mediando os grupos de estudos e planejamento entre professores da escola, bem como grupos de estudos entre professores da instituição e professores de outra instituição de ensino, realizados nas horas-atividade; acompanhar a assiduidade dos estudantes, visando à melhoria dos índices de frequência;
  • Acompanhar e apoiar o processo de ensino-aprendizagem, articulando informações e decisões entre professores, estudantes e famílias; acompanhar o cumprimento das horas-atividade estabelecidas, apoiando o professor na organização e planejamento docente, de acordo com o documento curricular orientador;
  • Acompanhar a efetivação das aulas no cotidiano para cumprimento do calendário escolar; coordenar a elaboração coletiva do Projeto Político-pedagógico – PPP e da Proposta Pedagógica Curricular – PPC da escola, bem como acompanhar a sua efetivação, considerando os documentos curriculares vigentes;
  • Comparecer a todas as atividades quando convocado pela equipe diretiva e/ou por determinação da SEED; participar das reuniões das instâncias colegiadas e articular as reuniões de pais; participar de formação continuada e grupos de estudos; colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade;
  • Acompanhar o processo avaliativo, instigando o uso de instrumentos diversificados e que contemplem diferentes linguagens, apoiando o professor no replanejamento de sua prática pedagógica; orientar e acompanhar os professores no preenchimento do Registro de Classe Online e/ou físico e emitir parecer;
  • Organizar e conduzir os Pré-Conselhos, Conselhos de Classe e Pós-Conselho, realizando os registros e direcionamentos necessários; acompanhar, com os professores, a frequência escolar dos estudantes, informando os pais ou responsáveis nos casos de infrequência, tomando as medidas necessárias e registrando os casos no sistema SERP, bem como discutir o baixo rendimento escolar com base na execução da Proposta Pedagógica Curricular da escola;
  • Obedecer aos preceitos vigentes na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Legislação Estadual; apoiar e subsidiar os professores a intervirem nos processos de ensino para que os estudantes possam superar as dificuldades de aprendizagem, independentemente do período avaliativo;
  • Instigar a promoção da gestão de sala de aula, pautada no cuidado com as relações interpessoais, na organização do coletivo dos estudantes e na transposição didática dos conhecimentos e saberes para o desenvolvimento das habilidades e competências; promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social e de ampliação do compromisso ético-político com todas as categorias e classes sociais;
  • Analisar os dados qualitativos e quantitativos das avaliações internas e externas correlacionando-os ao planejamento de ensino; articular com o coletivo para a elaboração do calendário letivo; colaborar com as informações pedagógicas no processo de ensalamento das turmas;
  • Articular a definição e distribuição do horário semanal de aulas, disciplinas e horas-atividade, privilegiando os aspectos pedagógicos; identificar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes que recebem Atendimento Educacional Especializado – AEE;
  • Acompanhar e orientar os professores que atuam no AEE; articular a prática pedagógica entre os professores do Ensino Fundamental e Médio e os professores que atuam na sala de recursos multifuncionais e demais programas da Educação Especial ofertados na escola. Professor Pedagogo nas Escolas Especializadas e nos Centros de Atendimento Educacional Especializado, além das atribuições descritas acima, deverá seguir orientação própria determinada pelo Departamento de Educação Especial – DEE/SEED.

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Edital SEED PR Temporário: Etapas

Prova Objetiva

De caráter classificatório, a prova objetiva foi de múltipla escolha e com pontuação organizada da seguinte forma. Veja no quadro abaixo!

Disciplinas: N de questões Pontos por questão 
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa 2 1,25
Estatuto da Criança e do Adolescente 2 1,25
Conhecimentos Didáticos 4 1,25
Conhecimentos específicos  32 1,25
Pontuação máxima 50 PONTOS

Estrutura da prova

As questões da Prova Objetiva serão de múltipla escolha, com 4 opções (“A” a “D”) e uma única resposta correta.

Prova de Títulos

A prova de títulos é de caráter classificatório e valerá 10,0 pontos (pontuação máxima). Confira a seguir a organização dos pontos:

Títulos Valor de cada título Valor máximo
Curso de pós-graduação Stricto sensu, em nível de Doutorado, de acordo com as exigências legais específicas no período de realização do respectivo curso. (máximo de 1 (um) título) 4,00 4,00
) Curso de pós-graduação Stricto sensu, em nível de Mestrado, de acordo com as exigências legais específicas no período de realização do respectivo curso. (máximo de 1 (um) título) 3,00 3,00
Curso de pós-graduação Lato sensu, em nível de Especialização, de acordo com as exigências legais específicas no período de realização do respectivo curso, desde que não utilizado como requisito de escolaridade – ANEXO I. (máximo de 3  títulos) 1,00 3,00
PONTUAÇÃO MÁXIMA 10 PONTOS

Tempo de serviço

Os candidatos que comprovarem experiência na área de em magistério em qualquer nível ou modalidade de educação, em estabelecimento de ensino da rede particular ou pública, no período de 1.º de julho de 2017 a 30 de junho de 2022. A pontuação máxima para essa modalidade é 10,00 pontos.

 

Último edital SEED PR Temporário

O último Edital SEED PR Temporário foi publicado em 2021! Na ocasião, a seleção autorizou 1.300 vagas para o mínimo de 700 contratações!

Os cargos e as vagas ofertadas, foram para professores da educação básica e pedagogos.

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Resumo Edital SEED PR temporário

CONCURSO SEED PR TEMPORÁRIOS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Situação do concurso Edital publicado
Banca organizadora Instituto Consulplan
Cargos Professor e Pedagogo
Escolaridade Nível médio e superior
Carreiras Educação
Lotação Estado do Paraná
Número de vagas mínimo de 4 mil vagas
Remuneração  De R$1.658,91 a R$ 4.845,00
Inscrições De 10/06/22 a 07/07/2022
Taxa de inscrição R$ 40,00 a R$ 60,00
Data ou datas da prova objetiva 21/08/2022
Link do edital Clique aqui para fazer o download do edital!

 

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25 de Agosto de 2022

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