Edital SEED PR Temporário lançado! Provas em outubro

Edital SEED PR Temporário oferta um total de 1.300 vagas para diversas áreas da educação. Saiba mais!

Yara Lima


31/08/2021 | 12:00 Atualizado há 4 dias

O Edital SEED PR Temporário foi lançado! Os cargos serão para professores das áreas de Pedagogia, Artes, Biologia, Ciências, Educação Especial, Educação Física, Filosofia, Física, Formação de Docentes, Geografia, História, Espanhol,  Inglês, Língua Portuguesa e Matemática.  Os profissionais que desejam atuar na Secretaria do Estado de Educação do Paraná  devem ficar atentos.

As inscrições iniciam no dia 04 e vão até o dia 23 de setembro de 2021. As provas serão aplicadas no dia 24 de outubro. O concurso SEED PR, está com 1.300 vagas autorizadas, e conta com um mínimo de 700 contratações!

Navegue pelo índice abaixo para saber mais informações do Edital SEED PR

Destaques:

Edital SEED PR Temporário: Situação Atual

23 de setembro – Encerramento das inscrições

As inscrições poderão ser feitas até hoje (23), no endereço eletrônico: www.institutoconsulplan.org.br. A taxa de inscrição poderá ser paga até o dia 24 de setembro.

30 de agosto – Edital Lançado

Edital SEED PR, foi lançado no dia 30 de agosto. As inscrições poderão ser feitas do dia 04 ao dia 23 de setembro, no site do Instituto Consulplan que é a banca organizadora. O cronograma está organizado da seguinte maneira:

  • 30/08 a 03/09 – Impugnação do Edital de abertura;
  • 04/09 a 23/09 – Período para solicitação de inscrição com upload da documentação obrigatória;
  • 04/09 – 07/09 – Período para solicitação de isenção de taxa com upload da documentação;
  • 14/09 – Consulta individual à situação provisória de isenção de taxa;
  • 15/09 – Interposição de recurso contra a situação provisória de isenção de taxa;
  • 22/09 – Consulta individual à situação final de isenção de taxa;
  • 24/09 – Data limite para pagamento da taxa;
  • 08/10 – Divulgação da relação provisória de inscrições;
  • 19/10 – Divulgação da consulta dos locais das provas objetivas;
  • 24/10 – Aplicação das provas objetivas;
  • 25/10 – Divulgação dos gabaritos oficiais preliminares;
  • 26/10 – 27/10 – Período para interposição de recurso contra o gabarito das provas objetivas;
  • 12/11 – Divulgação do resultado provisório da Prova Objetiva, Prova de Títulos e Tempo de Serviço;
  • 16/11 – 17/11 Período para interposição de recurso contra o resultado provisório da Prova;
  • 16/11 – 17/11 – Objetiva, Prova de Títulos e Tempo de Serviço;
  • 29/11 – Divulgação do Edital de resultado final do Processo Seletivo Simplificado.

Edital SEED PR Temporário: Remuneração e Benefícios

As remunerações são variáveis, a depender da carga horária semanal do aprovado, que poderá ser entre 20h e 40h e também será avaliado o nível de formação do candidato, confira:

  • Professores com nível superior: R$16,04 (dezesseis reais e quatro centavos) por hora aula;
  • Professores com Licenciatura curta: R$12,03 (doze reais e três centavos) por hora aula;
  • Professores acadêmicos (primeira graduação): R$11,23 (onze reais e vinte e três centavos) por hora aula;

Auxílios recebidos:

Auxílio-transporte por hora-aula para todos os vencimentos.

Edital SEED PR Temporário: Inscrições

Como mencionado, o edital já está lançado as inscrições devem ser feitas a partir do dia 04 de setembro até o dia 28 de setembro. Para concluir o processo, basta acessar o site da banca organizadora do certame, no seguinte endereço eletrônico www.institutoconsulplan.org.br.

Edital SEED PR Temporário: Cargos e Vagas

Ao todo, serão 1.300 vagas autorizadas, com um mínimo de 700 contratações confirmadas, a serem supridas ao longo do período
de vigência do processo seletivo, divididas entre os 32 Núcleos Regionais de Educação, com possibilidade de ampliação ou redução, de acordo com a necessidade de substituição na rede estadual de Educação.

Os cargos e as vagas ofertadas, são para professores da educação básica e pedagogos. Confira a seguir, o detalhamento dos profissionais conforme indicado no edital:

  • Área de Ensino: Artes
    Detalhamento: artes visuais, teatro, expressões culturais e artísticas, música, dança e arte-surdez;
  • Área de Ensino: Biologia
    Detalhamento: ciências da natureza, ciências da natureza e suas tecnologias e biologia-surdez;
  • Área de Ensino: Ciências
    Detalhamento: Ciências da natureza e ciências – surdez;
  • Área de Ensino: Educação Especial
    Detalhamento: PAC, PAEE, Altas Habilidades/Superdotação, DI/DFN/TGD/TFE, Professor de Libras, Professor regente anos iniciais/surdez, Pedagogo Surdez, Professor Surdo, CAE/Surdocegueira, Professor Guia-intérprete, SRM/Surdez, Sala de recursos área visual, Arte/Educação Especial, Educação Física/Educação Especial, Pedagogo/Educação Especial e Professor regente/Educação Especial;
  • Área de Ensino: Educação Física
    Detalhamento: Cultura corporal, Esportes, Jogos, Lutas e Educação Física – Surdez;
  • Área de Ensino: Filosofia
    Detalhamento: Filosofia e Filosofia-surdez;
  • Área de Ensino: Física
    Detalhamento: Física e Física-surdez;
  • Área de Ensino: Formação de docentes
    Detalhamento: Formação de docentes
  • Área de Ensino: Geografia
    Detalhamento: Geografia e geografia-surdez;
  • Área de Ensino: História
    Detalhamento: História, Ciências Humanas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e História-surdez;
  • Área de Ensino: Espanhol
    Detalhamento: Espanhol e Espanhol-Surdez;
  • Área de Ensino: Inglês
    Detalhamento: Inglês e Inglês-Surdez;
  • Área de Ensino: Língua Portuguesa 
    Detalhamento: Linguagens, Área Geral – disciplinas dos anos iniciais ensinos fundamental e médio, Linguagens e suas Tecnologias e Língua Portuguesa-surdez;
  • Área de Ensino: Matemática
    Detalhamento: Ciências Exatas, Ciências da Natureza, Ciências da Natureza e Matemática, Matemática e suas Tecnologias e Matemática-surdez;
  • Área de Ensino: Pedagogia
    Detalhamento: Professor pedagogo, Professor Pedagogo-Ed. Campo;
  • Área de Ensino: Programação
    Detalhamento: programação;
  • Área de Ensino: Química
    Detalhamento: Química e Química-surdez;
  • Área de Ensino: Séries Iniciais
    Detalhamento: professor anos iniciais;
  • Área de Ensino: Sociologia 
    Detalhamento: Sociologia, Ciências Humanas e Sociologia-Surdez.

Jornada de trabalho

  • Professor: até 40 (quarenta) horas semanais;
  • Professor Pedagogo: 20 (vinte) horas ou 40 (quarenta) horas semanais.

Reserva de vagas para pessoas com deficiência

5% das contratações serão destinadas aos candidatos com deficiência. É necessário observar que a contratação deverá ser compatível com a deficiência do candidato.

Reserva de vagas para pessoa negra

10% das contratações serão destinadas aos candidatos negros. O edital faz a seguinte pontuação: “O candidato que optar por inscrever-se como pessoa negra (PN) não poderá se inscrever concomitantemente como pessoa com deficiência (PcD)”.

Edital SEED PR Temporário: carreira

Requisitos

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ser:

  • Estar em gozo dos direitos políticos e civis.
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
  • Estar quite com as obrigações eleitorais.
  • Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme descrito no Edital.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
  • Cumprir todas as determinações do Edital.

Atribuições

Professor

  • Elaborar e implementar o Plano de Aula em consonância com os documentos curriculares vigentes, durante a hora-atividade, em conjunto com a equipe pedagógica;
  • replanejar aulas a partir das observações de sala de aula e dos feedbacks formativos realizados pela equipe pedagógica;
  • analisar, em conjunto com a equipe pedagógica, os resultados de aprendizagem dos estudantes e elaborar propostas de intervenções de superação das dificuldades evidenciadas;
  • acompanhar e apoiar a aprendizagem dos estudantes;
  • utilizar metodologias ativas e tecnologias educacionais para o desenvolvimento das habilidades e competências;
  • ministrar aulas de forma síncrona e assíncrona, utilizando ferramentas de colaboração, comunicação e gerenciamento de salas virtuais;
  • viabilizar estratégias de ensino que considerem as características do desenvolvimento e da idade dos estudantes, contribuindo para uma aprendizagem significativa;
  • estruturar situações de aprendizagem desafiadoras, considerando o interesse dos estudantes e mobilizando-os para o desenvolvimento das competências gerais da educação básica;
  • adotar uma postura reflexiva e crítica, orientando os estudantes a formular e expressar as suas compreensões sobre temas, conceitos e situações;
  • expressar-se verbalmente de maneira objetiva e compreensível, com dicção clara; atuar profissionalmente no seu ambiente institucional observando, conhecendo e respeitando as normas vigentes;
  • ministrar as aulas e cumprir as horas-atividade estabelecidas, com acompanhamento da equipe pedagógica e com foco no desenvolvimento das habilidades e competências, de acordo com o documento curricular orientador da etapa de ensino, devendo ocorrer o mesmo com o Coordenador de Curso, quando for o caso;
  • participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico – PPP e da Proposta Pedagógica Curricular – PPC da escola, considerando
    os documentos curriculares vigentes;
  • cumprir os dias letivos previstos no calendário escolar bem como comparecer a todas as atividades quando convocado pela equipe diretiva e/ou quando determinado pela SEED;
  • participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
  • colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade;
  • realizar a avaliação da aprendizagem, por meio de instrumentos diversificados, contemplando diferentes linguagens, bem como redirecionar sua prática pedagógica;
  • estabelecer e implementar estratégias de recuperação com a retomada dos conhecimentos e a reavaliação;
  • preencher o Registro de Classe Online e/ou Físico em consonância com a prática docente, observando as legislações vigentes;
  • organizar os dados da aprendizagem para a participação nos Pré-Conselhos e Conselhos de Classe, realizando os registros necessários;
  • acompanhar a frequência escolar dos estudantes, comunicando à equipe gestora os casos de infrequência;
  • obedecer aos preceitos vigentes na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Legislação Estadual;
  • intervir para que os estudantes possam superar as dificuldades de aprendizagem, independentemente do período avaliativo;
  • promover a gestão de sala de aula, pautada no cuidado com as relações interpessoais, na organização do coletivo dos estudantes e na transposição didática dos conhecimentos e saberes para o desenvolvimento das competências específicas;
  • promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social e de ampliação do compromisso ético-político com todas as categorias e classes sociais;
  • Professor Bilíngue Libras-Língua Portuguesa, Professor de Atendimento Pedagógico Domiciliar do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar – SAREH e Professor Guia-Intérprete, além das atribuições descritas acima, deverão seguir orientação própria determinada pelo Departamento de Educação Especial – DEE/SEED;
  • Ministrar aulas na sala de recursos multifuncional, no Serviço de Atendimento à Rede de Proteção de Escolarização Hospitalar – SAREH e demais programas da Educação Especial, seguindo o Projeto Político-Pedagógico da escola e demais legislações vigentes.

Professor Pedagogo

  • Analisar, em conjunto com o professor, os resultados de aprendizagem dos estudantes e apoiar na elaboração de propostas de intervenção de superação das dificuldades apontadas;
  • analisar o plano de aula do professor para orientação, sugestão, escuta e consequente devolutiva formativa;
  • acompanhar o professor na elaboração do Plano de Aula em consonância com a PPC durante a hora-atividade;
  • realizar observações de sala de aula, planejadas junto com o professor, elaborando de forma dialógica os
    feedbacks formativos;
  • instigar e apoiar o professor na aplicação de metodologias ativas e tecnologias educacionais, visando ao desenvolvimento das habilidades e competências;
  • instigar e apoiar o professor a ministrar aulas de forma síncrona e assíncrona, utilizando ferramentas de colaboração, comunicação e
    gerenciamento de salas virtuais;
  • sugerir ao professor estratégias de ensino que considerem as características do desenvolvimento e da idade dos estudantes, propondo situações de aprendizagem desafiadoras, considerando o interesse dos estudantes e mobilizando-os para o desenvolvimento das
    competências gerais da educação básica, para que ocorra a aprendizagem significativa;
  • organizar e aplicar os períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional, mediando os grupos de estudos e planejamento entre professores da escola, bem como grupos de estudos entre professores da instituição e professores de outra instituição de ensino, realizados nas horas-atividade;
  • acompanhar a assiduidade dos estudantes, visando à melhoria dos índices de frequência;
  • acompanhar e apoiar o processo de ensino-aprendizagem, articulando informações e decisões entre professores,
    estudantes e famílias;
  • acompanhar o cumprimento das horas-atividade estabelecidas, apoiando o professor na organização e planejamento docente, de acordo com o documento curricular orientador;
  • acompanhar a efetivação das aulas no cotidiano para cumprimento do calendário escolar;
  • coordenar a elaboração coletiva do Projeto Político-Pedagógico – PPP e da Proposta Pedagógica Curricular – PPC da escola, bem como acompanhar a sua efetivação, considerando os documentos curriculares vigentes;
  • comparecer a todas as atividades quando convocado pela equipe diretiva e/ou determinação da SEED;
  • participar das reuniões das instâncias colegiadas e articular as reuniões de pais;
  • participar de formação continuada e grupos de estudos;
  • colaborar com as atividades de articulação com as famílias e a comunidade;
  • acompanhar o processo avaliativo, instigando o uso de instrumentos diversificados e que contemplem diferentes linguagens, apoiando o professor no replanejamento de sua prática pedagógica;
  • orientar e acompanhar os professores no preenchimento do Registro de Classe Online e/ou Físico e emitir parecer;
  • organizar e conduzir os Pré-Conselhos, Conselhos de Classe e Pós-Conselho, realizando os registros e direcionamentos necessários;
  • acompanhar, com os professores, a frequência escolar dos estudantes, informando os pais ou responsáveis nos casos de infrequência, tomando as medidas necessárias e registrando os casos no sistema SERP, bem como discutir o baixo rendimento escolar com base na execução da Proposta Pedagógica Curricular da escola;
  • obedecer aos preceitos vigentes na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Legislação Estadual;
  • apoiar e subsidiar os professores a intervirem nos processos de ensino para que os estudantes possam superar as dificuldades de aprendizagem, independentemente do período avaliativo;
  • instigar a promoção da gestão de sala de aula, pautada no cuidado com as relações interpessoais, na organização do coletivo dos estudantes e na transposição didática dos conhecimentos e saberes para o desenvolvimento das habilidades e competências;
  • promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social e de
    ampliação do compromisso ético-político com todas as categorias e classes sociais;
  • analisar os dados qualitativos e quantitativos das avaliações internas e externas correlacionando-os ao planejamento de ensino;
  • articular o coletivo para a elaboração do calendário letivo;
  • colaborar com as informações pedagógicas no processo de ensalamento das turmas;
  • articular a definição e distribuição do horário semanal de aulas, disciplinas e horas-atividade, privilegiando os aspectos pedagógicos;
  • identificar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes que recebem Atendimento Educacional Especializado – AEE;
  • acompanhar e orientar os professores que atuam no AEE durante a hora-atividade;
  • articular a prática pedagógica entre os professores do Ensino Fundamental e Médio e os professores que atuam na sala de recursos multifuncionais e demais programas da Educação Especial ofertados na escola. Professor Pedagogo nas Escolas Especializadas e nos Centros de Atendimento Educacional Especializado, além das atribuições descritas acima, deverá seguir orientação própria determinada pelo Departamento de Educação Especial – DEE/SEED.

Edital SEED PR Temporário: Etapas

Prova Objetiva

A prova objetiva é de caráter eliminatório e classificatório e contará com questões de múltipla escolha. A pontuação será organizada da seguinte maneira:

Disciplinas: Número de questões Pontos por questão 
Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa) 04 3,0
Conhecimentos Básicos (Estatuto da Criança e do Adolescente) 02 3,0
Conhecimentos Básicos (Conhecimentos Didáticos) 02 3,0
Conhecimentos específicos  32 3,0
Pontuação máxima 120 PONTOS

Estrutura da prova

As questões da Prova Objetiva serão de múltipla escolha, com 4 (quatro) opções (A à D) e uma única resposta correta.

Prova de Títulos

A prova de títulos é de caráter classificatório e valerá 10,0 pontos (pontuação máxima). Confira a seguir a organização dos pontos:

Títulos

Valor de cada título

Valor máximo

Curso de pós-graduação Stricto sensu, em nível de Doutorado, de acordo com as exigências legais específicas no período de realização do respectivo curso. (máximo de 1 (um) título) 4,00 4,00
Curso de pós-graduação Stricto sensu, em nível de Mestrado, de acordo com as exigências legais específicas no período de realização do respectivo curso. (máximo de 1 (um) título) 3,00 3,00
Curso de pós-graduação Lato sensu, em nível de Especialização, de acordo com as exigências legais específicas no período de realização do respectivo curso, desde que não utilizado como requisito de escolaridade – Anexos I e V. (máximo de 3 (três) títulos)  1,00 3,00
PONTUAÇÃO MÁXIMA 10 PONTOS

Tempo de serviço

Os candidatos que comprovarem experiência na área de atuação, entre o período de 1.º de julho de 2016 a 30 de junho de 2021, poderão somar mais 2,00 pontos por ano. A pontuação máxima para essa modalidade é 10,00 pontos.

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Edital SEED PR temporário: resumo

CONCURSO SEED PR TEMPORÁRIOS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Situação do concurso Edital lançado!
Banca organizadora Instituto Consulplan
Cargos Professor
Escolaridade Nível superior
Carreiras Educação
Lotação Estado do Paraná
Número de vagas 1.300 vagas autorizadas, mínimo de 700 contratações
Remuneração De R$ 898,40 a R$ 2.566,40
Inscrições De 04 a 23 de setembro de 2021
Taxa de inscrição R$ 60 a R$ 120
Data ou datas da prova objetiva 24 de outubro de 2021
Link do edital Clique AQUI e baixe o Edital 2021! 

 


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Yara Lima

Equipe do Gran Cursos Online
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