Edital verticalizado: o que é e como auxilia nos estudos?

O edital verticalizado é uma das maneiras de organizar ainda mais a sua preparação para concursos públicos. Saiba como utilizá-lo nos estudos!

Avatar


14 de fevereiro3 min. de leitura

O edital é o documento mais importante ao estudar para concursos públicos. Afinal, por meio dele você fica por dentro, não apenas das regras do certame, como também confere o detalhamento de assuntos e temas cobrados em prova. No entanto, uma queixa muito comum dos concurseiros é a dificuldade de visualizar as informações de maneira objetiva. Nesse contexto, o edital verticalizado é uma maneira de tomar ciência de todos os assuntos cobrados de maneira mais clara e também organizar a sua preparação. Acompanhe a leitura para descobrir como!

Edital verticalizado: afinal, o que é?

O edital verticalizado é uma maneira consideravelmente mais dinâmica e didática de visualizar as informações referentes aos conteúdos programáticos presentes no documento. Nele, o concurseiro pode visualizar a listagem de temas por matéria, reservando espaços para registrar o percentual de acertos, erros e também para a realização de revisões.

Dessa maneira, você tem certeza de abordar todos os assuntos, assim como compreender o seu desempenho em cada um dos temas. Resumidamente, o edital verticalizado pode ser descrito como uma planilha de acompanhamento de resultados. Também por essa razão, é muito comum que seja produzida no software Excel.

Edital verticalizado: como utilizar para otimizar os seus resultados?

O edital verticalizado pode ser introduzido em qualquer momento dos seus estudos. No entanto, quanto mais cedo isso acontecer, melhores serão os resultados. Caso você já tenha uma seleção em mente, por exemplo, mas o edital ainda não esteja publicado, você poderá utilizar os documentos de certames anteriormente realizados para a sua organização.

Analogamente, quando o novo edital for publicado, você apenas precisará atualizar as suas planilhas para incluir eventuais assuntos adicionados ou retirados do conteúdo programático.

Veja abaixo o detalhamento de como utilizar o edital verticalizado para otimizar os seus estudos.

Como utilizar o edital verticalizado para acompanhar o seu desempenho em cada matéria?

A maneira mais direta de acompanhar o seu desempenho em cada conteúdo é por meio da resolução de questões e registro de acertos e erros. Esse valor é facilmente obtido por uma simples equação: o número total de acertos dividido pelo número de questões resolvidas e multiplicado por 100.

Com esse valor em mãos, você poderá avaliar o seu aproveitamento em cada disciplina.  A regra geral é simples: quanto menor o percentual de acertos, mais investimento determinado assunto precisa. No entanto, existem outras maneiras mais objetivas de visualizar essas estatísticas.

Veja como otimizar seus estudos de acordo com o percentual de acertos!

Nesse contexto, ao registrar os seus percentuais de acertos ao longo do tempo (sempre acompanhado de datas) no seu edital verticalizado , você poderá compreender também poderá compreender a velocidade e constância do seu crescimento. Em momentos de desmotivação, esses dados também podem ajudá-lo a continuar se esforçando!

Como utilizar o edital verticalizado para programar revisões?

Você sabia que a tendência do cérebro é esquecer cerca de 50% de tudo que aprendemos? Isso faz parte do fenômeno estudado pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus chamado de Curva do Esquecimento. E, de acordo com estudos realizados sobre o tema, descobriu-se que a melhor maneira de não esquecer os conhecimentos adquiridos é por meio da realização de revisões periódicas. Afinal, cada vez que o cérebro se encontra diante da mesma informação (especialmente de maneira aplicada), mais rapidamente ele compreende que se trata de algo relevante, transformando o conhecimento aos poucos em uma memória de longo prazo.

Por meio do edital verticalizado, você também pode programar revisões de acordo com a relevância de cada matéria. Para matérias mais cobradas e extensas, por exemplo, revisões mais constantes podem ser mais proveitosas. Já para os assuntos menos cobrados, rever os assuntos de 15 em 15 dias pode ser o suficiente. O mais importante é seguir o planejamento realizado.

Edital verticalizado: onde encontrar?

O edital verticalizado pode ser confeccionado por você mesmo, a partir da criação de uma planilha de acompanhamento pelo Excel ou em folhas de papel, de maneira manual. No entanto, pensando em facilitar o processo, o Gran disponibiliza uma série de editais verticalizados já confeccionados para diversos projetos distintos.

Formulados como arquivos do Excel, os editais verticalizados possuem informações gerais sobre o projeto, uma lista de recursos que podem ajudar na sua preparação e listagem de temas por matéria, juntamente com os prazos recomendados para a realização de revisões. A melhor parte? Esses materiais são 100% gratuitos e direcionados!

Para fazer o download do seu edital verticalizado, é bem simples. Siga os passos abaixo:

  1. Acesse a página de materiais gratuitos do Gran;
  2. Utilize a barra de busca para encontrar o seu certame de escolha;
  3. Informe o seu e-mail e faça o download do arquivo;
  4. Pronto! Agora basta aplicar o arquivo com o software Excel e começar a estudar!

Garanta a preparação completa para concursos públicos!

Além dos editais verticalizados, aqui no Gran você também pode encontrar a preparação completa para concursos públicos e exames! Ao se tornar Assinante Ilimitado, você garante acesso a:

:caixa_de_entrada: Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs para estudar offline;
:anotações: Banco com mais de 2,7 milhões de questões de concurso;
:fones_de_ouvido:  Mais de 28.000 audiolivros;
:folhas_marcadas:  PDF Turbinado – o mais moderno e-book com anotações e audiobooks;
:calendário_espiral:  Cronograma de estudos automático, individual e personalizado;
:gráfico_tendência_subindo:  Simulado inédito com ranking;
:balança: Legislação em Destaque;
:robô_cabeça: Cursos recomendados por Inteligência Artificial;
:mapa_múndi: Guias da Aprovação e mapas mentais;
:página_enrolada: Programa de Estudos 100% focado no edital;
:avanço_rápido:  Acelerador de videoaulas;
:seta_esquerda_direita:Garantia de atualização pós-edital;
:computador:Método de ensino aliado à tecnologia;
:professor_neutro: Salas particulares;
:mulher_em_posição_de_lótus::tom-de-pele-2: Gran bem-estar
:círculo_vermelho_preenchido: Entre outros.

Por tempo limitado, você poderá garantir a sua com DESCONTOS IMPERDÍVEIS! Não deixe de aproveitar a oportunidade de tornar o seu sonho de aprovação uma realidade!

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 9.0 e garanta a sua!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


14 de fevereiro3 min. de leitura