Entenda o COBOL: Um guia para o concurso da Dataprev

Vamos falar nesse artigo sobre COBOL, sigla para Common Business Oriented Language, é uma linguagem de programação desenvolvida na década de 1950, focada principalmente em aplicações empresariais.

Avatar


31 de Agosto de 2023

Fala, galera! Vamos falar nesse artigo sobre COBOL, sigla para Common Business Oriented Language, é uma linguagem de programação desenvolvida na década de 1950, focada principalmente em aplicações empresariais. Ainda que muitos considerem o COBOL como uma linguagem “antiga”, sua relevância e aplicação permanecem até hoje, especialmente em grandes instituições como a Dataprev. Se você está se preparando para o concurso dessa instituição, este artigo irá ajudá-lo a se familiarizar com os conceitos básicos do COBOL e oferecer algumas dicas cruciais.

 

História e Importância do COBOL

O COBOL foi desenvolvido pela primeira vez no período entre 1959 e 1961. Desde então, ele se tornou a espinha dorsal de muitos sistemas empresariais, principalmente em setores financeiros e governamentais. A sua longevidade se deve à sua robustez e capacidade de processar grandes volumes de dados.

 

Estrutura Básica

Uma característica distintiva do COBOL é sua estrutura dividida em divisões. As mais relevantes são: IDENTIFICATION DIVISION (onde o programa é identificado), ENVIRONMENT DIVISION (define o ambiente do computador onde o programa será executado), DATA DIVISION (onde as variáveis são definidas) e PROCEDURE DIVISION (onde as instruções de programação são escritas).

 

Tipos de Dados

Familiarize-se com os tipos de dados em COBOL, como PIC X (caractere alfanumérico), PIC 9 (numérico) e PIC S9 (numérico com sinal). Eles são essenciais para a definição correta de variáveis.

 

Sequência de Comandos

A sequência de execução em COBOL começa de cima para baixo, a menos que seja redirecionada por instruções como IF, PERFORM, entre outras.

 

Trabalhando com Arquivos

COBOL é amplamente utilizado para processamento de arquivos. Comandos como OPEN, READ, WRITE e CLOSE são cruciais para manipular arquivos.

 

Instruções Condicionais e de Loop

As instruções IF, ELSE, END-IF, PERFORM e END-PERFORM são essenciais em COBOL. Elas controlam o fluxo do programa e permitem a repetição de blocos de código.

 

Subprogramas e Tabelas

Em COBOL, é possível criar subprogramas para funções específicas. Além disso, você pode trabalhar com tabelas (arrays) usando a estrutura OCCURS.

 

Manipulação de Strings

Comandos como STRING, UNSTRING, INSPECT e MOVE são vitais para manipular strings em COBOL.

 

Manipulação Aritmética

Para operações matemáticas, comandos como ADD, SUBTRACT, MULTIPLY, DIVIDE e COMPUTE são usados.

 

Dicas de Estudo

Familiarize-se com a sintaxe específica do COBOL.

Pratique a escrita de pequenos programas para entender melhor as operações e instruções.

Procure exemplos de programas em COBOL, analise-os e tente reescrevê-los para consolidar seu aprendizado.

Relevância no Concurso da Dataprev O COBOL continua a ser uma linguagem fundamental para a Dataprev devido à sua robustez e confiabilidade. Portanto, um entendimento sólido dessa linguagem é essencial para quem deseja ser bem-sucedido no concurso.

Vamos ver então algumas questões sobre COBOL e como a banca CEBRASPE poderia cobrar:

 

Ano: 2008 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SERPRO Prova: CESPE – 2008 – SERPRO – Analista – Desenvolvimento de Sistemas

Com relação às linguagens, julgue os itens a seguir.

As linguagens procedurais, como Cobol, Algol e C, têm como característica serem modulares e permitirem a reutilização de um mesmo código repetidamente em outras partes do programa, sem, necessariamente, copiá-lo.

Alternativas

Certo

Errado

 

Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CGM de João Pessoa – PB Prova: CESPE – 2018 – CGM de João Pessoa – PB – Auditor Municipal de Controle Interno – Desenvolvimento de Sistemas

Julgue o seguinte item, relativo aos servidores de aplicação e às linguagens de implementação de regras de negócio.

Na codificação de um programa em COBOL, a ser compilado por um compilador rígido com as regras de codificação da linguagem, todos os nomes de divisão, de seção e de parágrafos precisam começar na Area B, e todas as demais sentenças, na Area A.

Alternativas

Certo

Errado

Obs: Respostas no final do Artigo.

 

Conclusão

O COBOL pode parecer desafiador inicialmente, mas com dedicação e prática, torna-se mais compreensível. Mantenha o foco, pratique e boa sorte no concurso da Dataprev! Este guia é apenas uma introdução aos conceitos básicos do COBOL. Para se preparar adequadamente para o concurso da Dataprev, é recomendado consultar materiais mais detalhados e realizar muitos exercícios práticos. Boa preparação!

 

Gabarito

Questão 1 : Certo, pode ser usada a famosa cláusula GOTO.

Questão 2: Errado, Na codificação de um programa em COBOL, a ser compilado por um compilador rígido com as regras de codificação da linguagem, todos os nomes de divisão, de seção e de parágrafos precisam começar na Area A, e todas as demais sentenças, na Area B.

 

Professor Washington Almeida

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


31 de Agosto de 2023