Você utiliza a palavra “LIMPE” para lembrar mais facilmente dos princípios fundamentais do Direito Administrativo? Se a resposta for sim, então você já conhece um pouco sobre os princípios do Estudo Mnemônico!
Apesar do nome complicado, este conceito está relacionado à criação palavras, frases, esquemas, símbolos ou gráficos simples que auxiliam na assimilação e memorização de conceitos mais complexos. Ao desdobrarmos o famoso LIMPE, por exemplo, ficamos diante de conceitos essenciais como “Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.”
A presença de cada uma das letras do mnemônico funciona como um gatilho para a sua memória, diminuindo as suas chances de esquecer o conteúdo. Afinal, você já tem uma dica da inicial e de quantos são os conceitos que você deve listar, de acordo com o número de letras na palavra.
Acompanhe o artigo para descobrir mais detalhes sobre o Estudo Mnemônico e como ele pode auxiliar suas rotinas de preparação e memorização!
Destaques: |
Estudo Mnemônico: como surgiu?
O Estudo Mnemônico é mais antigo do que se imagina! Sua primeira evidência escrita data de cerca de 55 a.c, por meio do método Ioci, relatado na obra De Oratore, de Cícero.
Contudo, estima-se que essa técnica possa ser ainda mais antiga. Afinal, antes que o alfabeto fosse inventado, a capacidade de memorização era um atributo essencial para a preservação de histórias dos antigos povos. Assim, era comum que se fizessem associações com diferentes recursos: desenhos, locais, frases ou cantos.
Estudo Mnemônico: como funciona?
Nosso cérebro possui uma capacidade limitada de retenção de informação, constantemente selecionando aquilo que julga ser mais importante para que não acabemos sobrecarregados. Por isso, esquecemos quase 70% de tudo que aprendemos em 24 horas.
Esse número é muito intimidador, especialmente para quem se dedica aos estudos todos os dias. Por sorte, conhecemos já conhecemos bem essa configuração biológica e podemos aplicar técnicas para minimizá-las. Uma delas, sem dúvida, é o estudo mnemônico.
Afinal, qual é o critério do cérebro para reter aquele 30% de informação? Esse percentual é basicamente reservado para informações mais importantes: ou seja, dados que foram reforçados, destacados ou associados à fatores pessoais.
Nesse quesito, está a importância das revisões, do estudo ativo e das técnicas de memorização/ associação, entre as quais está incluído o estudo mnemônico. Quando criamos uma sigla ou frase para nos lembrarmos de um conceito, estamos ativando tanto o estudo ativo quanto a habilidade de associação.
Assim, é como se aquela informação recebesse uma “bandeira de atenção” pelo cérebro. Não significa que não precisará ser revisada, mas já tem um destaque especial.
Estudo Mnemônico: como incluí-los na sua rotina de estudos?
Para ser efetivo, o estudo mnemônico deve ser uma das técnicas de estudo aplicada às suas rotinas de preparação. Assim, não deve excluir nenhum momento fundamental como o teórico (PDF + videoaulas), prático (resolução de questões) e revisões. Confira algumas maneiras de utilizá-lo ao seu favor!
1. Avalie os esquemas mnemônicos já existentes
Assim como acontece com o LIMPE, existem outros esquemas, palavras e frases mnemônicos já utilizados pelos concurseiros. É costume que sejam aplicados especialmente aos conteúdos legislativos, especialmente considerando que o maior índice de cobrança para esse assunto é a literalidade da lei. Assim, existem esquemas como:
- CAPACETE de PM: trata sobre a competência jurídica da união, prevista no art. 22 da CRFB. Assim como acontece no LIMPE, cada palavra indica um termo específico. Veja:
C= direito comercial
A= agrário
P= penal
A= aeronáutico
C= civil
E= eleitoral
T= trabalho
E= espacial
P= processual
M= marítimo
Preparamos um artigo específico com mnemônicos muito conhecidos! Confira aqui!
2. Faça seus próprios mnemônicos
O estudo mnemônico é muito eficiente quando faz sentido para você especificamente. Por isso, sempre que estiver diante de um conteúdo que precisa ser memorizado (como leis, deveres, disposições) é possível criar seus próprios mnemônicos.
Para fazer isso, você pode utilizar a primeira letra de cada termo e fazer uma nova palavra. Como o resultado nem sempre é uma palavra que faz sentido (como é o caso de MESSTAL PPP, para os direitos sociais assegurados pelo artigo 7° da Constituição Federal), algumas pessoas preferem estruturar frases. Para o exemplo utilizado, poderíamos criar:
“MEu Sapato Surrado Tem Alguns Laços: Preto, Prata e Púrpura.”
Lembre-se sempre se escrever seu mnemônico dando destaque às letras que denominam termo específicos. A dica pode parecer simples, mas acredite: faz toda a diferença na hora da prova! Afinal, é muito mais fácil lembrar de uma frase simples que funciona como um gatilho mental, do que de todos os conceitos.
3. Utilize os mnemônicos durante as revisões
Não adianta criar diversos mnemônicos se você não os revisar. De fato, os estudo para concursos no geral não será tão eficiente se você não tiver o costume de revisar. Por isso, sempre que criar um novo esquema no seu estudo mnemônico, crie uma legenda e inclua a informação nos seus resumos. Você perceberá que ao revisar pelos seus mnemônicos você fortalece a capacidade de associação e também revisa o conteúdo, fortalecendo o estudo ativo.
4. Coloque seus mnemônicos na prática
O objetivo da criação de mnemônicos é auxiliar seu processo de recordação, especialmente na hora da “crise”. Ou seja, a famosa hora em que acontece um branco na hora de realizar sua avaliação. Por isso, uma maneira de testar se o estudo mnemônico está funcionando é utilizá-los quando estiver estudando de maneira prática (na resolução de questões e simulados).
Ao identificar o assunto, busque se lembrar do acrônimo ou frase e escreva-o próximo ao enunciado. Perceba se a identificação dos termos é mais simples ou não. Caso os mnemônicos funcionem na hora de resolver questões e simulados, muito provavelmente também virão “ao seu resgate” na hora de fazer a sua prova de concurso.
Estudo Mnemônico: como encontrar questões grátis para praticar?
Para colocar os seus mnemônicos na prática e avaliar a sua eficiência, utilize a plataforma Gran Cursos Questões para encontrar questões, provas e simulados. Já são milhares de itens já comentados! E a melhor parte? O cadastro é 100% gratuito!
Revolucione seus estudos com o Gran Cursos Questões!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022
Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa