Gabarito Petrobras: confira o gabarito extraoficial!

Gabarito Petrobras: confira também os comentários de nossos mestres sobre a prova da Petrobras! Aproveite esta oportunidade!

Avatar


22 de fevereiro31 min. de leitura

As provas do concurso Petrobras foram realizadas este domingo, 20 de fevereiro. O concurso Petróleo Brasileiro S.A ofertou 757 vagas imediatas e 3.780 vagas em Cadastro de Reserva para cargos de nível superior.

Confira aqui o gabarito Petrobras extraoficial do cargo de Profissional Petrobras de Nível Superior Júnior de Ênfase 1: administração!

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova Petrobras:

Gabarito Petrobras: gabarito extraoficial

O gabarito extraoficial do cargo de Profissional Petrobras de Nível Superior Júnior de Ênfase 1: administração do concurso Petrobras está em elaboração pelo time de especialistas do Gran Cursos Online.

Gabarito Petrobras: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial, comentado por nossos professores especialistas, das questões da prova para o cargo de Profissional Petrobras de Nível Superior Júnior de Ênfase 1: administração.

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Clique aqui para ver a prova utilizada para a correção.

Profissional Petrobras de Nível Superior Júnior de Ênfase 1: Administração

Gabarito Petrobras: Língua Portuguesa

Prof. Gustavo Francisco Martins Silva

QUESTÃO NÚMERO 1
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Resposta Errada, pois a conjunção ‘mas’ nesse contexto está caracterizada como uma conjunção com ideia de adição ‘mas também’. O conjunto ‘não só … mas também’ transforma o ‘mas’ em aditivo. No trecho: ‘A visão do Sol representa não só o alcance da Verdade e, portanto, do conhecimento em sua acepção mais completa, já que o Sol é “a causa de tudo”, mas também, como diz Sócrates na conclusão dessa passagem: “Nos últimos limites do mundo inteligível…).

QUESTÃO NÚMERO 2
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Resposta Certa, pois as ideias de Sócrates e Platão se agregam (convergem) a um mesmo ponto de vista. No primeiro parágrafo do texto, pode-se perceber isso: “ O texto mais célebre de A República é sem dúvida a Alegoria da Caverna, em que Platão, utilizando-se de linguagem alegórica, discute o processo pelo qual o ser humano pode passar da visão habitual que tem das coisas, ‘a visão das sombras’, unidirecional, condicionada pelos hábitos e preconceitos que adquire ao longo de sua vida, até a visão do Sol, que representa a possibilidade de alcançar o conhecimento da totalidade. A visão do Sol representa não só o alcance da Verdade e, portanto, do conhecimento em sua acepção mais completa, já que o Sol é “a causa de tudo”, mas também, como diz Sócrates na conclusão dessa passagem: “Nos últimos limites do mundo inteligível, aparece-me a ideia do Bem, que se percebe com dificuldade, mas que não se pode ver sem se concluir que ela é a causa de tudo o que há de reto e de belo.”

QUESTÃO NÚMERO 3
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Resposta Errada, pois o pronome demonstrativo ‘este’ apresenta algo referente a “Alegoria da Caverna” que não foi dito anteriormente. Assim, o termo ‘este’ foi utilizado no segundo parágrafo para iniciar uma ideia nova sobre o assunto acima mencionado. A termo ‘este’ se remete a “Alegoria”, ou seja, a primeira ideia do Platão.

QUESTÃO NÚMERO 4
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Resposta Certa, pois alegoria significa modo de expressão ou interpretação que consiste em representar pensamentos, ideias, qualidades sob forma figurada.

QUESTÃO NÚMERO 5
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Resposta Errada, pois o texto apesar de não remeter às redes sociais, ele pede na questão para concluir uma ideia (possibilidade), sendo assim  não estaria extrapolando as informações abordadas por Sócrates e Platão. Poderia sim surgir uma relação entre a vivência das pessoas pelas redes sociais.

QUESTÃO NÚMERO 6
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Resposta Errada, pois a conjunção ‘porque’ remete a ideia de explicação e o termo ‘pelo qual’ foi utilizado com ideia de indagação “pelo qual” poderia ser substituído por ‘por que’.

QUESTÃO NÚMERO 7
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Resposta errada, pois apesar de retirar-se a vírgula após o termo “Assim” não acarretar em incorreção gramatical e ocorrer mudar de sentido, neste contexto haveria problemas por causa do pronome oblíquo átono. O termo “Assim,” seguido de vírgula tem ideia de conclusão, já o termo “Assim” não seguido de vírgula tem ideia de advérbio.  Porém na frase “Assim, afasta-se das aparências, rompe com as cadeias de preconceitos e condicionamentos e adquire o verdadeiro conhecimento.” retirando-se a vírgula, haveria a necessidade de mudança do pronome oblíquo átono de lugar pelo fator de atração e ficaria: “Assim se afasta das aparências, rompe com as cadeias de preconceitos e condicionamentos e adquire o verdadeiro conhecimento.”

QUESTÃO NÚMERO 8
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Resposta Errada, pois o termo “Aquele” exerce sujeito da locução verbal “pode deixar de agir”. Na frase: “Aquele que conhece a justiça não pode deixar de agir de modo justo.” Na frase, há duas orações e a oração principal é: “Aquele não pode deixar de agir de modo justo.”

QUESTÃO NÚMERO 9
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Resposta Certa, pois o texto argumenta a opinião do autor, sendo assim trabalhando com o texto dissertativo-argumentativo. Apresentam-se os verbos na 3° pessoa do singular e há a exposição da opinião do autor como no trecho: “ Muito tem sido escrito e debatido sobre a afirmativa de que “Internet é terra de ninguém”. Tal afirmativa não é de hoje, mas ainda alimenta uma sensação de impunidade ou de falsa responsabilidade do que é postado ou compartilhado na Internet e pelas redes sociais. A expressão fakes news, em particular, representa um estrangeirismo que mascara diversos crimes cometidos contra a honra, como injúria, calúnia e difamação…”

QUESTÃO NÚMERO 10
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Resposta Errada, pois no texto o termo ‘compartilhei fake news de alguém’ e ‘cometi um crime contra honra’ são retratados de formas diversas. No trecho: “Sob um olhar semântico, dizer “compartilhei fake news de alguém” não carrega qualquer sentimento de culpa, ou se carrega, ela é mínima. Agora, dizer “cometi um crime contra honra” já traz outras implicações, não só de ordem jurídica, mas também de grande responsabilidade pessoal.” Sendo assim, não são ideias equivalentes, pois têm valores diferentes.

QUESTÃO NÚMERO 11
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Resposta Errada, pois o termo “Agora,” seguido de vírgula tem valor de conclusão, já o termo “Agora” sem vírgula tem valor de advérbio. 

QUESTÃO NÚMERO 12
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Resposta Certa, pois o termo fake news é um estrangeirismo que mascara crimes, porém existem outros que associam outras coisas que não sejam crimes. Na frase: “…um estrangeirismo que mascara diversos crimes…” o pronome relativo ‘que’ não vem precedido de vírgula, significa que temos uma oração subordinada adjetiva restritiva. Assim, está restrito a um tipo de estrangeirismo e dessa forma percebe-se que existem outros estrangeirismos. 

QUESTÃO NÚMERO 13
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Resposta Certa, pois “é postado” está na voz passiva. Verbo ser mais verbo no particípio. Assim, pode-se trocar para voz ativa escrevendo “posta”, “compartilha”.

QUESTÃO NÚMERO 14
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Resposta Errada, pois o particípio do verbo escrever é “escrito”.

QUESTÃO NÚMERO 15
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Resposta Certa, pois o ponto e vírgula organiza as ideias. Veja como ficaria o trecho: Sob um olhar semântico, dizer “compartilhei fake news de alguém” não carrega qualquer sentimento de culpa, ou se carrega, ela é mínima; agora, dizer “cometi um crime contra honra” já traz outras implicações, não só de ordem jurídica, mas também de grande responsabilidade pessoal.

QUESTÃO NÚMERO 16
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Resposta Certa, pois está no texto de forma explícita o trecho: “…acertar onde furar e encontrar petróleo exige conhecimento técnico de geólogos e geofísicos e bastante investimento, E mesmo com um time de experts do mais alto nível, achar petróleo não é certo.” 

QUESTÃO NÚMERO 17
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Resposta Certa, pois a frase inicial do parágrafo anuncia o que será desenvolvido no restante do parágrafo: “O caminho do petróleo do poço até virar combustível no carro das pessoas é longo e completo.” Segundo período do segundo parágrafo: “Começa na procura: acertar onde furar…” seguindo no terceiro parágrafo: “Transportar o petróleo do mar até as refinarias…”

QUESTÃO NÚMERO 18
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Resposta Errada, pois o verbo produzir deveria estar no plural “produzem”, já que “os combustíveis produzem-se no Brasil” ou “os combustíveis são produzidos no Brasil”.

QUESTÃO NÚMERO 19
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Resposta Errada, pois antes do pronome ‘que’ há uma vírgula, chamando-se de oração subordinada adjetiva explicativa. “…tratado em refinarias, que separam desse óleo as frações de gasolina, diesel e gás de cozinha entre outros derivados.”

QUESTÃO NÚMERO 20
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Resposta Errada, pois o sujeito do verbo exige é “acertar onde furar e encontrar petróleo”. “… acertar onde furar e encontrar petróleo exige conhecimento técnico de geólogos e geofísicos e bastante investimento.” Já o sujeito do verbo ‘é’ seria ‘achar petróleo’. “… achar petróleo não é certo.”

QUESTÃO NÚMERO 21
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Resposta Certa, pois como diz na primeira frase do primeiro parágrafo: “Alguns linguistas acreditam que Homo erectus, há mais ou menos 1 milhão e meio de anos, já tinha uma linguagem. …. Essa hipótese pode ser verdadeira, mas pode também estar bem longe do correto.” O autor contesta o que foi afirmado no primeiro período.

QUESTÃO NÚMERO 22
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Resposta Certa, pois como está apresentado no segundo parágrafo: “Chimpanzés usam galhos como ferramentas para caçar cupins, ou pedras para quebrar nozes… as ferramentas mais primitivas… são muito mais sofisticadas que qualquer coisa usada por chimpanzés, mas ainda assim não há uma razão convincente para crer que essas pedras não pudessem ter sido produzidas sem linguagem.” Na frase apresentada, há a utilização de ferramentas que enfraquecem o argumento de que se requer linguagem para usar ferramentas.

QUESTÃO NÚMERO 23
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Resposta Certa, pois a correção gramatical do texto seria mantida no trecho “ferramentas de pedra primitivas” por “ferramentas de pedra primitiva”. O complemento nominal “de pedra primitiva” completa ferramentas e pode estar tanto no plural como no singular. Embora o sentido e a relação sintática do trecho seja modificado.

QUESTÃO NÚMERO 24
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Resposta Certa, pois o advérbio “Obviamente” foi utilizado para realçar uma ideia já supostamente conhecida pelo leitor. “Obviamente, mesmo as ferramentas mais primitivas do Homo erectus (pedras lascadas) são muito mais sofisticadas que qualquer coisa usada por chimpanzés, mas mesmo assim não há uma razão convincente para crer…”

QUESTÃO NÚMERO 25
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Resposta Errada, pois a vírgula inserida antes da palavra ‘sem’ foi usada para realçar o que está sendo dito: “Além disso, a capacidade para a linguagem pode ter permanecido latente no cérebro por milhões de anos, sem ter sido de fato colocada em uso.”

QUESTÃO NÚMERO 26
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Resposta Errada, pois a expressão “Além disso” simplesmente reforça a ideia anterior dita no início do terceiro parágrafo. Sendo que todas as informações contidas no texto foram relevantes, não tendo essa mais importância.

QUESTÃO NÚMERO 27
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Resposta Errada, pois o texto apesar de informar, há narração e acima de tudo a opinião do autor, tornando o texto dissertativo argumentativo. Pode-se perceber isso no trecho: “Preservar textos antigos significava manter vivas artificialmente as línguas. Desde então, passou-se a estudar línguas mortas e alguns textos acabaram sendo declarados sagrados.” Na frase anterior, percebe-se a opinião argumentativa do autor.

QUESTÃO NÚMERO 28
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Resposta Certa, pois mudar o pronome oblíquo átono de lugar não acarretaria problema gramatical nem mudança de sentido. Não há fator atrativo para que não pudesse ser realizada a mudança de lugar. “Os sacerdotes indianos recusavam-se… Professores carismáticos … recusavam-se…”

QUESTÃO NÚMERO 29
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Resposta Errada, pois apesar de ocorrer o pretérito perfeito (fato passado e acabado), há o pretérito imperfeito (fato passado e contínuo), assunto que ainda é discutido no presente. Como percebe-se no trecho: “Os sacerdotes indianos se recusavam a escrever…” “As invenções relacionadas à escrita tinham muitas vezes efeitos…”

QUESTÃO NÚMERO 30
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Resposta Errada, pois no trecho “As invenções relacionadas à escrita…” pede uma preposição da palavra ‘relacionadas’ e um artigo da palavra ‘escrita’, porém “à escrito” é um complemento nominal. Não se remete a uma locução adverbial de modo.

Gabarito Petrobras: Língua Inglesa

Prof. Eldon Mello JR 

QUESTÃO NÚMERO 31
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: No início do terceiro parágrafo temos que “É uma das três falsas cidades de velho oeste na pequena vila de Tabernas e no deserto que cerca a província de Almería.” (“It’s one of three faux Old Western towns in the small village of Tabernas and the surrounding desert of the Amería province.”).

 

QUESTÃO NÚMERO 32
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A questão descreve de forma adequada a profissão de um dublê, “stuntman”. 


QUESTÃO NÚMERO 33
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A questão afirma que os atores da pequena comunidade evitam ser como seus herois dos filmes, mas no final do quarto parágrafo temos que “Imersos na era de ouro do faroeste, esses atores incorporam os valores de seus heróis do cinema: orgulho, ousadia, liberdade e uma relação de confiança com os cavalos.” (“Steeped in the golden era of Westerns, these actors embody the values ​​of their movie heroes: pride, bravado, freedom and a trusting relationship with horses.”)

 

QUESTÃO NÚMERO 34
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Embora o verbo modal “must” expresse obrigação assim como “has”, a mera substituição de uma palavra pela outra não é possível, pois não se deve usar a preposição “to” após “must”.

 

QUESTÃO NÚMERO 35
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O último parágrafo não diz que os atores de Almería já atuaram nesses estados norte-americanos, mas que a localidade serve para retratar as referidas localidades.

 

QUESTÃO NÚMERO 36
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:  “Abscond” significa “fugir”, “escapar”, portanto, não pode ser substituído por “keep”, “manter”, “guardar”, “ficar”.

 

QUESTÃO NÚMERO 37
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A paráfrase proposta pela questão altera a ordem dos eventos. O trecho original diz que Fernández começou sua carreira após, “after”, completar um curso de dublê, enquanto a nova redação diz que ele começou sua carreira e então, “then”, completou um curso de dublê.

 

QUESTÃO NÚMERO 38
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O último parágrafo deixa claro que Almería já recebeu mais de quinhentas produções, pois “Nossas paisagens são muito convenientes. Nós temos mar, deserto e montanhas nevadastudo dentro de uma pequena distância […]” (“Our landscapes are vey convenient. We have sea, desert, and snowy mountains all within a short distance […]”)

 

QUESTÃO NÚMERO 39
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O final do segundo parágrafo confirma o enunciado da questão, “Minha aspiração era ver um set de filmagem em primeira mão. Hoje eu possuo um dos mais famosos da história dos filmes de faroeste.” (“My aspiration was to see a film set firsthand. Today I own one of the most famous ones in the history of Western movies”). 

 

QUESTÃO NÚMERO 40
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O texto não fala em nenhum momento que há vilas na Espanha que foram cidades importantes durante o tempo do faroeste.

 

QUESTÃO NÚMERO 41
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A questão erra ao afirmar que o acesso a esses serviços essenciais é oferecido apenas para smartphones.

 

QUESTÃO NÚMERO 42
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:  Nesse contexto, “yet” expressa contraste assim como “however”.

 

QUESTÃO NÚMERO 43
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O enunciado distorceu o sentido original do texto. No décimo primeiro parágrafo temos que “He is instead only electronically contactable via emails to his home computer.” (“Em vez disso, ele só pode ser contatado eletronicamente por e-mails para seu computador doméstico.”). Ou seja, dizer que ele só pode ser contatado eletronicamente por emails não é a mesma coisa de dizer que ele só se conecta eletronicamente por emails em seu computador de casa.

 

QUESTÃO NÚMERO 44
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O texto trata de um grupo pequeno, porém crescente, de pessoas que estão preocupadas com o tempo gasto com smartphone e cita casos de duas pessoas que relatam que estavam desperdiçando muito tempo com seus aparelhos. 

 

QUESTÃO NÚMERO 45
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O texto não deixa claro quando ela tomou a decisão. Diz apenas que um dos momentos cruciais foi a  situação descrita no parque, com as crianças.

 

QUESTÃO NÚMERO 46
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O pronome “they” se refere à palavra “tools”, “ferramentas”, na linha anterior.

 

QUESTÃO NÚMERO 47
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: No antepenúltimo parágrafo temos que “para milhares de outras pessoas eles são uma dádiva.” (“[…] for millions of others they are a godsend”). No parágrafo seguinte temos a explicação de que isso se deve ao fato de o acesso a vários serviços essenciais como saúde, educação e até mesmo a familiares e amigos é digital.

 

QUESTÃO NÚMERO 48
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: “Prickly” significa “espinhoso”.

 

QUESTÃO NÚMERO 49
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O drama de rádio é uma ficção e o texto relata a existência de uma lenda urbana de que alguns ouvintes acreditaram estar ouvindo uma transmissão real de invasão marciana.

QUESTÃO NÚMERO 50
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O terceiro parágrafo diz que as primeiras observações dos “canais” marcianos levaram a tais especulações.

Gabarito Petrobras: Administração

QUESTÃO NÚMERO 51
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Cadeia de comando e coordenação vertical não são características da estrutura matricial. A organização matricial é um tipo específico de estrutura organizacional que procura reunir as vantagens das estruturas funcionais e das estruturas divisionalizadas (multidimensionalidade). Para isso, com a divisão da organização por projetos, grupos de clientes ou unidades de produção, são designados os chamados chefes de projeto. Para cada um dos projetos são também designados especialistas provenientes das diversas áreas funcionais, cada um deles coordenado pelo chefe de projeto em que está integrado e pelo responsável da área funcional a que pertence (existência de duas linhas de comando). Logo, estamos falando de uma estrutura mista, híbrida, em forma de dupla entrada: a organização funcional é verticalizada e a organização por projeto ou por produto ou serviço é horizontalizada, ambas se superpondo (multidimensionalidade).

QUESTÃO NÚMERO 52
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: As fusões e aquisições são operações em que ocorre a mudança na estrutura de controle nas organizações. Essa mudança de propriedade se dá pela formação de uma nova empresa (casos de fusão) ou pela compra de uma empresa por outra (caso das aquisições).   A verticalização (ou integração vertical) pode se referir à fusão (ou aquisição) de empresas que atuam na mesma indústria, porém, em diferentes etapas do processo produtivos ou de comercialização. As economias são geradas especialmente pela centralização do controle da gestão das diferentes empresas da cadeia sob um mesmo comando.

QUESTÃO NÚMERO 53
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Internacionalização de empresas é o processo no qual organizações começam a atuar em outros países, o que pode ocorrer de diferentes formas. Essa atuação pode ser a simples exportação de um produto para um país vizinho ou mesmo a produção e manufatura de um produto na área do país escolhido. Ao internacionalizar uma empresa, é possível expandir significativamente a área geográfica de atuação e conquistar novos clientes, até mesmo com perfis diferentes dos consumidores do país de origem.

QUESTÃO NÚMERO 54
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Diversificar produtos e expandir mercados é uma decisão de nível estratégico (e não tático), definida pela cúpula estratégica da organização. As decisões estratégicas são aquelas que determinam os objetivos da organização como um todo, seus propósitos e direção, sendo uma função exclusiva da alta administração. Essas políticas e metas não são muito específicas, porque precisam ser aplicadas em todos os níveis e departamentos. Em relação às decisões táticas (ou administrativas), elas são tomadas em um nível abaixo das decisões estratégicas. Normalmente são tomadas pela gerência intermediária, como gerentes de divisão ou de departamentos. Essas decisões envolvem o desenvolvimento de táticas para realizar as metas estratégicas definidas pela alta gerência. São exemplos de decisões nesse nível: decisões sobre compras, execução de uma política de redução de custos, definição do treinamento do pessoal, entre outras. Por último, as decisões operacionais, que são tomadas no nível mais baixo da estrutura organizacional, no campo da supervisão ou operacional de uma organização, e se referem ao curso de operações diárias. Essas decisões determinam a maneira como as operações devem ser conduzidas – operações desenhadas a partir de decisões táticas tomadas pela gerência intermediária. São exemplos de decisões nesse nível: o estabelecimento de um cronograma de melhoria dos equipamentos e a determinação do nível apropriado de estoque de matérias-primas.

QUESTÃO NÚMERO 55
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O market share nada mais é do que o percentual que uma empresa possui referente ao total de vendas daquele setor. A questão trata dos 4 tipos estratégicos propostos por Miles e Snow (1978)[1], isto é, estratégias defensiva, analítica, prospectora e reativa. 

  •       A estratégia prospectora é caracterizada por elevada busca de mercados e inovação de produtos e processos.
  •       A estratégia defensiva é caracterizada por estreitos domínios de produtos/mercados e por ênfase muito grande em eficiência.
  •       A estratégia analítica pode ser vista como um híbrido das estratégias prospectora e defensiva, possuindo área de negócios central mais estável, e componente de negócios mais dinâmico, tratado de forma prospectora.
  •  A estratégia reativa caracteriza aquelas empresas que parecem não apresentar nenhuma relação coerente entre estratégia e estrutura, e têm uma não-estratégia, com reações impulsivas diante de eventos do ambiente. Assim, se a empresa quer manter o que já tem (defensiva) e conquistar outro mercado (prospectora), estamos falando de uma estratégia híbrida, ou seja, da estratégia analítica.

QUESTÃO NÚMERO 56
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Questão básica sobre o conceito de planejamento. O processo de planejamento é contínuo, nunca se encerra. Apesar de em certo períodos, a organização estar concentrada em outras funções, a ênfase é que muda, mas o processo continua acontecendo. Logo, não há início ou fim de planejamento. A organização está sempre se planejando! Lembre-se:

  •       O planejamento é um processo permanente e contínuo, pois é realizado continuamente dentro da empresa e não se esgota na simples montagem de um plano de ação.

QUESTÃO NÚMERO 57
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Segundo Dias (2010), o Lote Econômico de Compras (LEC) é o equilíbrio econômico entre o custo de posse (manutenção dos estoques) e o custo de aquisições (pedido).  O LEC é a quantidade de material a ser encomendada a cada compra a fim de se obter o menor custo total possível, levando-se em conta as despesas de armazenagem, juros do capital empatado e as despesas gerais de compras.

QUESTÃO NÚMERO 58
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Uma cadeia de suprimentos engloba todos os estágios (clientes, varejistas, distribuidores, fabricantes e fornecedores) envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido ao cliente. Logo, itens como estratégia de compras, localização de plantas industriais e de centros de distribuição, logística e níveis de serviços são alguns dos aspectos a serem considerados nesse modelo de gestão

QUESTÃO NÚMERO 59
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Uma cadeia de suprimentos tem como finalidade diminuir custos e atender com eficiência os seus clientes, para que esses se sintam satisfeitos com os resultados desse modelo de gestão. É relevante informar que a cadeia de suprimentos trata o fluxo de produtos ao longo dos processos das empresas, para produzir vantagem competitiva e lucratividade na cadeia de suprimentos e para o conjunto integrante dessa mesma cadeia. Coloca-se produto/serviço certo, no lugar certo, no momento certo, e nas condições desejadas.  E claro, a capilaridade é o diferencial competitivo desta empresa, incluindo em seu conceito, por exemplo, a distribuição física, a administração de Estoques, o modo e tempo de Transporte e o fluxo de informações.

QUESTÃO NÚMERO 60
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: É claro que o MRP II agrega valor ao conceito do MRP! Na quarta fase da evolução da logística, que se iniciou por volta da década de 60, surgiu o MRP I (Materials Requirements Planning) e, mais tarde, o MRP II. O MRP II (Manufacturing Resource Planning) é uma evolução do MRP I (Materials Requirements Planning), que foi aprimorado para atender à demanda de recursos das empresas, sobretudo, no que diz respeito à área industrial. Ele não substitui o MRP I e é um complemento para ampliação da área de atuação do sistema de informação gerencial.

QUESTÃO NÚMERO 61
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O sistema JIT não preconiza o uso do LEC. Apesar de serem ferramentas que sinalizam para uma gestão eficiente de estoques, ambas técnicas possuem aplicações diferentes. O Lote Econômico de Compras é uma ferramenta de redução de custos, em que a compra é efetuada no nível ideal, em busca do equilíbrio entre o número de pedidos de compras e o nível de estoque de insumos. Já o Just in Time é um método de produção por demanda e tem objetivo de combater o desperdício e coordenar precisamente o processo produtivo. Assim, a efetividade de cada ferramenta na redução dos custos depende do cenário em que é aplicada. O LEC, por exemplo, é indicado quando há uma demanda alta ou quando há uma variabilidade grande de produtos. O JIT, por sua vez, gera melhores resultados quando existe uma demanda variável ou que não possa ser planejada. 

QUESTÃO NÚMERO 62
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A série ISO 9000 contém temas que se relacionam com a qualificação de fornecedores. Por exemplo, a norma ABNT ISO 9001:2015 destaca que a organização deve determinar e aplicar critérios para a avaliação, seleção, monitoramento de desempenho e reavaliação de provedores externos, baseados na sua capacidade de prover processos ou produtos e serviços de acordo com requisitos. A expressão “em condições de mercados favoráveis” não invalida o item, já que estamos tratando de situações mercadológicas normais entre empresas e seus fornecedores. 

QUESTÃO NÚMERO 63
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Venda pessoal é uma coisa. Venda terceirizada é outra! A venda pessoal é compreendida como o processo pelo qual o vendedor identifica, aproxima, realiza a comercialização e satisfaz as necessidades e desejos do comprador, gerando benefícios recíprocos, idênticos e contínuos de vendedor e cliente. Já um exemplo de venda terceirizada ocorre com hotéis e companhias aéreas por meio das agências de viagens. De fato, a terceirização pode ser parcial ou total. Na terceirização total, a empresa não tem uma força comercial própria e contrata representantes. Na terceirização parcial, a empresa mantém uma força de vendas própria.

QUESTÃO NÚMERO 64
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Nada a ver! O conceito de laddering não é o apresentado pelo item. Laddering é uma técnica de pesquisa que foi desenvolvida exclusivamente para as finalidades de marketing e se destaca por permitir que a empresa compreenda as motivações de seus clientes por meio da identificação do seu mapa hierárquico de valor. Assim, o termo laddering remete à noção de “escada” ou de “escalada” e se refere ao processo de compreensão gradativa dos elementos que motivam os consumidores a escolher um determinado produto. Por sua vez, o mapa hierárquico de valor é uma representação gráfica, em formato de árvore, que ilustra os principais encadeamentos entre os atributos dos produtos, os benefícios esperados e os valores pessoais que motivam os clientes de uma empresa a optar por seus produtos.

QUESTÃO NÚMERO 65
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Estar atento, ouvir, respeitar, acatar e beneficiar são formas de atender bem seu público. Logo, relacionamento com cliente não significa imposição de alguma mudança de crença. Enfim, imposição nunca será o caminho para um bom relacionamento com o cliente, mas sim a cordialidade!

QUESTÃO NÚMERO 66
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente. O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, etc. –, e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações. Entretanto, a plataforma não é apenas uma lista de contatos elaborada: ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras. Assim, a falta de fidelização pode ser melhor observada se o cliente estiver inserido no CRM!

QUESTÃO NÚMERO 67
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Hoje os clientes deparam com um vasto universo de produtos, marcas, preços e fornecedores. Logo, os clientes comprarão da empresa que segundo a percepção deles oferecem o maior valor. O valor percebido pelo cliente é a diferença entre a avaliação que o cliente potencial faz de todos os benefícios e todos os custo de uma oferta e as alternativas percebidas. O valor total para o cliente é o valor monetário percebido de conjunto de benefícios econômicos funcionais e psicológicos que os consumidores esperam de uma determinada oferta de mercado. O custo total para o cliente é o conjunto de custo em que os consumidores esperam incorrer para avaliar, obter, utilizar e descartar uma determinada oferta de mercado.

QUESTÃO NÚMERO 68
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Data Mining é uma prática também conhecida como mineração de dados e consiste na procura de padrões relevantes e sólidos em um grande volume de dados. É um processo usado pelas empresas para encontrar informações úteis em meio a dados brutos. Dessa forma, por meio de ferramentas e softwares usados na procura de padrões em lotes, as empresas podem aprender mais sobre seus clientes. Com isso, é possível desenvolver estratégias de marketing assertivas, aumentar as vendas e diminuir os custos.

QUESTÃO NÚMERO 69
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A cultura organizacional é o conjunto de valores, hábitos e crenças em vigor numa organização, suas relações e sua hierarquia, definindo os padrões de comportamento e de atitudes que governam as ações e decisões mais importantes da administração. É dizer, portanto, que a cultura organizacional é o conjunto daquelas características peculiares da organização, com valores compartilhados por todos os seus membros.

QUESTÃO NÚMERO 70
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:  O item não deixa claro o tipo de mudança na alta administração. Se estiver falando apenas de mudança de membros, por exemplo, não há o que se valar em mudança da cultura. Sabemos que a alta cúpula tem papel primordial na manutenção ou alteração da cultura organizacional. Logo, mudanças em valores na alta cúpula acarretam mudanças na cultura organizacional. De maneira alguma mudar uma cultura será um processo rápido. Por exemplo, as práticas, comparadas aos valores, são mais fáceis de sofrer mudanças; nesse sentido, os valores, para se mudar, seguem uma dinâmica própria. Um processo possível de mudança cultural é a utilização do processo “de cima para baixo”, ou seja, partindo da alta administração da empresa. Esse processo é uma forma de encorajar as pessoas a agir de modo diferente. Mas, ainda assim, a mudança cultural é um processo participativo e despende tempo para que isso ocorra.

QUESTÃO NÚMERO 71
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: São três os pilares que compõem o núcleo organizacional: valores, padrões de comportamento e crenças. 

QUESTÃO NÚMERO 72
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A contracultura se refere a grupos que rejeitam a cultura vigente da organização. Inclui toda oposição direta e indireta aos valores dominantes. Por sua vez, símbolos são representações consagradas e que refletem o modo de existir de cada um dos mitos presentes na corporação, conhecidos como ícones que trazem em si os ritos presentes.

QUESTÃO NÚMERO 73
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Não há como afirmar se a rotatividade é um benefício se não identificarmos o tipo de cultura. O item não faz essa identificação. Logo, genericamente não temos como concluir que sempre será um benefício. Por exemplo, empresas que possuem culturas organizacionais fortes costumam ter baixos índices de rotatividade, uma vez que elas são catalisadoras de mudanças e criam ambientes propícios à diversidade.

QUESTÃO NÚMERO 79
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Assegurar a integridade dos dados e do sistema significa garantir que os dados sejam modificados de maneira específica e autorizada. O gestor de um SIG deve se preocupar com a implantação dos Sistemas de Informação, e claro que um grande esforço deve ser dedicado à segurança, principalmente, após a implantação do sistema.

QUESTÃO NÚMERO 80
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: SLA significa, em inglês, Service Level Agreement, significa Acordo de Nível de Serviço. Trata-se de um documento formal em que duas empresas definem o que uma deve fornecer e o que a outra pode exigir da primeira.  Logo, se uma empresa decide por firmar um contrato com uma empresa que vai gerenciar todo o seu sistema integrado de gestão, tópicos como tipo de hardware e software, bem como a identificação de recursos humanos nessa prestação de serviço são importantes e devem constar no SLA.

QUESTÃO NÚMERO 81
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A ideia da gestão por processos não é a individualidade, mas compreende uma visão mais ampla, posicionando os processos como a pedra angular da estruturação organizacional. Embora a estruturação funcional continue válida, a geração de valor passa a ser gerenciada horizontalmente, em uma visão notadamente interfuncional ponta a ponta. Nesse sentido, destaca-se que a gestão de processos considera a contribuição de múltiplas funções nas atividades e procedimentos, e não a responsabilização de forma independente em cada etapa do processo.

QUESTÃO NÚMERO 82
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O conceito de SPT (Sistema de Processamento de Transações) é uma categoria ou um formato de sistema que é utilizado atualmente na maioria das organizações e tem como objetivo coletar, armazenar, processar e distribuir dados das diversas transações realizadas dentro da empresa, servindo como base para a camada operacional. Sistema de Processamento de Transações são sistemas integrados que atendem o nível operacional, realizando transações rotineiras como folha de pagamento, pedidos etc., onde os recursos são predefinidos e estruturados. É através de desses sistemas que os gerentes monitoram operações internas e externas a empresa.

QUESTÃO NÚMERO 83
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Custeio baseado em atividades ou custeio ABC (Activity Based Costing) é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos.  Esse método auxilia gestores a entenderem e definirem valores exatos sobre o quanto é gasto com a fabricação e a distribuição de um produto, ou, em outros casos, a prestação de um serviço.

QUESTÃO NÚMERO 84
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Os Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) ou Decision Support Systems (DSS) são baseados em relatórios analíticos, normalmente utilizados por usuários de nível operacional. No entanto, os SAD são sistemas interativos sob controle do usuário e que oferecem dados e modelos para a solução de problemas semi-estruturados ou não-estruturados. Note que a questão fala em problemas e decisões estruturadas. Já o SIG (Sistema de Informação Gerencial) são utilizados para monitorar e controlar a empresa; utiliza ferramentas analíticas simples; esse sistema gera relatórios resumidos de rotina (problemas e decisões estruturadas).

QUESTÃO NÚMERO 91
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: É a ancoragem (e não o framing) onde o tomador de decisão utiliza uma âncora inicial (super valora a primeira informação recebida). Já o framing é a maneira na qual será apresentado o objeto da negociação. Seja através de palavras, imagens ou contexto, porém com o objetivo de influenciar a maneira como o outro vê o objeto. 

QUESTÃO NÚMERO 92
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Temos seis elementos clássicos na tomada de decisão:

  •       O tomador de decisão – é a pessoa que faz uma escolha ou opção entre várias alternativas de ação;
  •       Os objetivos – que o tomador de decisão pretende alcançar com suas ações;
  •       As preferências – critérios que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha;
  •       A estratégia – o curso da ação que o tomador de decisão escolhe para atingir os objetivos, dependendo dos recursos que venha a dispor;
  •       A situação – aspectos do ambiente que envolvem o tomador de decisão, muitos dos quais se encontram fora do seu controle, conhecimento ou compreensão e que afetam sua escolha; e
  •       O resultado – é a consequência ou resultante de uma dada estratégia de decisão.

Logo, as características pessoais do tomador de decisão influencia no processo de tomada de decisão, como por exemplo, as suas preferências.

QUESTÃO NÚMERO 93
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Como vimos, a análise dos recursos e da situação é um elemento componente da tomada de decisão, seja ela em seu curso normal ou urgente. A situação são aspectos do ambiente que envolvem o tomador de decisão, muitos dos quais se encontram fora do seu controle, conhecimento ou compreensão e que afetam sua escolha.

QUESTÃO NÚMERO 94
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Brainwriting é o nome da prática em grupo onde são realizados registros escritos de ideias com o propósito de se alcançar um objetivo específico. A metodologia envolve um grupo de participantes supervisionados por um moderador. Cada participante deve escrever ideias pertinentes à sua demanda. Ao longo do processo, os participantes são encorajados a elaborar as ideias dos demais e, a fim de estimular suas próprias, devem ler os registros de todos os outros. 

QUESTÃO NÚMERO 95
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Responsabilidade social é um conceito que engloba as ações voluntárias de empresas que atuam em benefício do seu público, tanto interno quanto externo. As organizações socialmente responsáveis são aquelas que repensam suas posturas, comportamentos e condutas atuais e, dessa forma, se estruturam para colocar em prática atitudes que promovam o bem-estar dos envolvidos. Logo, avaliar os custos dos programas sociais e o retorno dos investimentos em programas sociais são preocupações que caracterizam ações de uma organização socialmente responsável.

QUESTÃO NÚMERO 96
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A sensibilidade social é o ponto até o qual uma organização é sensível às obrigações sociais percebidas. A sensibilidade social é medida ao avaliar-se a eficácia e eficiência de uma organização em seus esforços em buscar ações que satisfaçam às obrigações sociais. Na abordagem de sensibilidade social, a ênfase é de que a empresa não tem apenas responsabilidades econômicas e sociais – ela também precisa se antecipar aos futuros problemas sociais e destinar recursos organizacionais para lidar com esses problemas.

QUESTÃO NÚMERO 97
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:  Agir de maneira sustentável implica por meio de uma mentalidade, atitude ou estratégia ecologicamente correta, e viável no âmbito econômico, social, educacional e cultural, definir limites às possibilidades de crescimento e delinear iniciativas apropriadas. Logo, para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso ou adequado.

QUESTÃO NÚMERO 98
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O Pacto Global não é um instrumento regulatório, um código de conduta obrigatório ou um fórum para policiar as políticas e práticas gerenciais. É uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. Logo, não existe essa ideia fechada de cumprir 3 dos objetivos! Esse pacto considera 17 objetivos como diretrizes que contribuem para que a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável seja efetiva.

QUESTÃO NÚMERO 99
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Nada de mudar, transformar e melhorar. Uma empresa culturalmente responsável é aquela que respeita os valores, o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os hábitos e os artefatos de uma comunidade enquanto grupo social, preservando – ou, ao menos, não prejudicando – seus elementos primordiais de identificação coletiva.

QUESTÃO NÚMERO 110
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O ciclo de vida do projeto é a série de fases pelas quais um projeto passa, do início à conclusão. Ele fornece a estrutura básica para o gerenciamento do projeto.

Definir o ciclo de vida do projeto é importante porque promove:

  •       a definição das atividades a serem executadas;
  •       a consistência entre os projetos de desenvolvimento da mesma organização;
  •       a introdução de pontos de verificação para controlar os recursos gastos e as atividades realizadas, permitindo que seja indicado o ponto exato em que o projeto se encontra e as correções necessárias;
  •       a identificação das mudanças inerentes à conclusão de cada fase; o gerenciamento do projeto, pois é possível identificar o que foi ou não feito e tomar decisões;
  •       a reutilização de experiências de outros projetos.

QUESTÃO NÚMERO 111
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Quanto mais próximo do final, os riscos e as incertezas diminuem! Logo, a incerteza relativa aos prazos e custos do projeto tendem a diminuir, e não aumentar.

QUESTÃO NÚMERO 112
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A Taxa Interna de Retorno é um dos principais indicadores para analisar a viabilidade de um investimento. Dependendo dos custos iniciais de investimento, um projeto pode ter uma TIR baixa. Logo, um projeto de baixo investimento tende a ostentar uma baixa taxa de retorno, e não alta, como afirma a questão. Já o Valor Presente Líquido de um fluxo de caixa é o valor monetário de todo o fluxo no tempo atual ou ao iniciar um investimento.

QUESTÃO NÚMERO 113
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O grupo de processos de monitoramento e controle alcança os processos exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes. Os processos de monitoramento e controle são realizados em todas as fases do projeto (INICIAÇÃO, PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, MONITORAMENTO E CONTROLE E ENCERRAMENTO). 

QUESTÃO NÚMERO 114
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A estrutura analítica de projeto (EAP) é uma representação visual da estrutura do projeto, na qual se apresentam, de forma hierárquica, todas as entregas, subdividindo-se os produtos e o trabalho em componentes, para facilitar o gerenciamento das atividades do projeto. Criar a EAP é o processo de decompor as entregas e o trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. O principal benefício desse processo é que ele fornece uma visão estruturada do que deve ser entregue.

QUESTÃO NÚMERO 115
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A modalidade de contratos por Administração engloba o pagamento para o vendedor de seus custos acrescidos de um percentual desse custo como forma de remuneração. Essa modalidade é a menos desejada pela equipe de projetos porque não incentiva que o contratado economize, uma vez que o seu lucro é uma função dos custos incorridos, ou seja, quanto mais elevados forem os cursos, mais o fornecedor ganha.

QUESTÃO NÚMERO 116
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O perfil controlador é aquela pessoa que foca nas metas e no resultado. Por isso, esse perfil de negociador toma decisões rapidamente, prioriza o tempo e redução de custos, é organizado, objetivo e vai sempre direto ao assunto, sem rodeios. Geralmente visto como insensível e inflexível. Sobre os demais tipos de negociador: O negociador com perfil analítico é aquele que precisa de grandes quantidades de informação para se sentir satisfeito. Por isso, costuma fazer muitas perguntas e está sempre atento a todos os detalhes. Os negociadores analíticos precisam sentir segurança na sua proposta e ter a garantir de que terão sucesso antes de tomar qualquer decisão. O negociador do tipo catalisador é muito sociável e expressivo. Possui perfil empreendedor e é muito persuasivo. Em geral, consegue usar suas habilidades sociais para fazer qualquer coisa, sempre atingindo seus objetivos.  O negociador apoiador está sempre preocupado em agradar os outros. Por isso, suas decisões tendem a ser lentas. Pessoas com esse perfil gostam de ser apreciadas e aceitas pelos outros e possuem dificuldade em dizer não ou expor pensamentos negativos.

QUESTÃO NÚMERO 117
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O item descreve a alternativa de uso do poder, e não barganha. Nesse tipo de negociação, as ideias associadas são: dominar, competir, polarizar, coagir, pressionar. Ocorre quando uma das partes, para atingir sua solução preferida, impõe-se sobre a outra. Essa forma de conduzir a negociação costuma gerar soluções ganhar/perder, em que a parte com mais poder ganha e a parte com menos poder perde. As partes mantêm uma situação polarizada e não há espaço para soluções inovadoras. No caso do tipo barganha, as ideias associadas são: compor, conceder, compartilhar, condicionar, trocar. Inicia-se no ponto em que as partes estão empenhadas em uma batalha ganhar/perder. Porém, por haver um relativo equilíbrio de poder elas, ajustam suas necessidades, permitem concessões e encontram acordos.

QUESTÃO NÚMERO 118
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Para adquirir habilidade de negociação, Wanderley (1998) destaca três etapas importantes.

  1. Consciência da necessidade: sem a consciência de que se precisa desenvolver constantemente novas habilidades, não há possibilidade de mudança.
  2. Etapa da mudança: identificação e prática dos comportamentos envolvidos na habilidade, recebimento de informações sobre como esse comportamento está desenvolvendo-se e as correções para se atingir o padrão desejado.
  3. Etapa da sedimentação: a transformação do novo comportamento numa segunda natureza, ou seja, a incorporação das novas habilidades ao repertório comportamental.

QUESTÃO NÚMERO 119
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: De fato, segundo o autor Wanderley (1998), a efetividade da comunicação está na resposta que ela provoca, e não na sua intenção. Por exemplo, se você quis elogiar uma pessoa e ela se sentiu ofendida, não importa qual era a sua intenção. Ela se sentiu ofendida, e pronto!

QUESTÃO NÚMERO 120
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: No estilo de acomodação, temos a não assertividade, mas o nível de cooperação é alto. Acontece quando uma parte cede totalmente aos interesses da outra parte, sem levar em conta os próprios interesses. O estilo de evitação ou abstenção é que é um conflito do tipo perder-perder, em que os envolvidos adotam uma postura que não é nem assertiva nem cooperativa.

Gabarito Petrobras: Estratégia Empresarial

Comentários em breve!

Gabarito Petrobras: Administração Financeira e Orçamentária

Prof. Manuel Regis Piñon

QUESTÃO NÚMERO 77
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO:

Considerando as vendas de maio e junho, e as vendas projetadas para julho, os recebimentos das vendas previstos para julho é de R$ 210.000,00 conforme abaixo:

ENTRADAS DE CAIXA
VENDAS MAIO JUNHO JULHO
MAIO 100.000,00 20.000,00 50.000,00 30.000,00
JUNHO 200.000,00 40.000,00 100.000,00
JULHO 400.000,00 80.000,00
210.000,00

Gabarito Petrobras: Administração de Sistemas de Informação

Comentários em breve!

Gabarito Petrobras: Contabilidade

Prof. Rodrigo Moreira Machado

QUESTÃO NÚMERO 85
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 

A margem líquida é um índice que compara o lucro líquido do exercício com as vendas líquidas ou, ainda, a lucratividade líquida em cada unidade de mercadoria vendida. A sua fórmula será: ML = Lucro Líquido/Vendas Líquidas.

Com a comercialização de 35.300 unidades o movimento financeiro será:

Receita Bruta de Vendas (35.300 x 5): 176.500

(-) Custo Variável Total (35.300 x 2,3): 81.190

(-) Custos e Despesas Fixas: 60.000
(=) Lucro líquido: 35.310

As vendas líquidas foram de 95.310, portanto teremos uma ML de 0,37 sendo maior que 19%

QUESTÃO NÚMERO 86
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

Também chamado de contábil, o Operacional é o ponto de equilíbrio em que são adotados somente os aspectos operacionais – custos fixos e despesas fixas -, não levando em consideração os aspectos financeiros e aqueles que não sejam operacionais.

Isso significa dizer que o ponto de equilíbrio operacional leva em consideração:

  • as receitas de vendas (ou receita de produção a preços de vendas dos produtos fabricados);
  • os custos variáveis dos produtos vendidos ou produzidos;
  • as despesas variáveis (representam as despesas administrativas e de vendas); e
  • os custos fixos (custos dos produtos vendidos ou produzidos), despesas (operacionais).

O ponto de equilíbrio operacional ou contábil será obtido quando o total de receitas for equivalente ao total de custos e despesas, portanto:

RT = CT

A receita total será encontrada quando multiplicarmos o preço de venda ($5) pela quantidade vendida.

O custo total será apurado após a soma dos custos variáveis e fixos. Como custo variável temos $2,30 a cada litro comercializado e o custo fixo é de $60.000. Essas informações constam no enunciado da questão. Utilizando a fórmula, teremos:

RT = CT

$5 x quantidade = $2,3 x quantidade + $60.000

5q = 2,3q + 60.000

2,7q = 60.000

q = 22.222,22

Portanto, é inferior a 22.225 informado pelo enunciado.


QUESTÃO NÚMERO 87
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O custo unitário é de $2,3 e uma variação favorável vai torná-lo menor. Caso essa variação seja de 46% ele passará a ser de $1,24.

A margem de contribuição representa um lucro variável, isso porque ela é a diferença entre o preço de venda unitário do produto ou do serviço e os custos e despesas variáveis por unidade de produto ou serviço. Logo:

Para responder essa questão devemos calcular a margem de contribuição nos dois momentos (antes e depois da redução de 46% nos custos variáveis).

  1. MC = Preço de Venda (-) Custos e despesas variáveis
    MC = $5 – $2,3
    MC = $2,7
  2. MC = Preço de Venda (-) Custos e despesas variáveis
    MC = $5 – $1,24
    MC = $3,76

Nesse caso, a margem de contribuição inicial é de $2,7 e no segundo momento, de $3,76. A variação é de 39%, o que torna o enunciado incorreto.

Prof. Feliphe Araújo 

QUESTÃO NÚMERO 88
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Consumo de MP = 10.000 + 12.000 – 3.000 = 19.000 Custo da Produção do Período = 19.000 + 8.000 + 13.000 = 40.000

Custo da Produção Acabada = 11.000 + 40.000 – 6.000 = 45.000
Custo dos Produtos Vendidos = 4.000 + 45.000 – 2.000 = 47.000

Receita de vendas 63.000 (-) CPV (47.000) = Lucro Bruto 16.000
Margem Bruta = 16.000 / 63.000 = 0,2540 = 25,40%

QUESTÃO NÚMERO 89
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O Custo de Transformação – também chamados de Custos de Conversão – representa todos os custos de produção, exceto os relativos à matéria-prima e outros eventuais itens adquiridos e empregados sem nenhuma modificação pela empresa, como embalagens ou componentes adquiridos prontos.
EFPE = EIPE + CPP – CPA
EIPE = Estoque Inicial de Produtos em Elaboração;
CPP = Custo de Produção do Período (entradas de custos);
EFPE = Estoque Final de Produtos em Elaboração;
CPA = Custo da Produção Acabada (saídas de custos).
Diante disso, subestimar o custo dos produtos em elaboração não necessariamente significa subestimar os custos de transformação, pois poderia ser, entre outros, por causa da matéria prima.

QUESTÃO NÚMERO 90
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O custo primário corresponde a soma da matéria prima com a mão de obra direta. Diante disso, se a mão de obra for reduzida em 5 mil, o custo primário também será reduzido em 5 mil. Por exemplo, vamos supor o seguinte:
Matéria prima = 10 mil
Mão de obra direta = 12 mil
Custo primário = 10 mil + 12 mil = 22 mil
Agora vamos reduzir a mão de obra direta em 5 mil.
Nova mão de obra direta = 12 mil – 5 mil = 7 mil
Matéria prima = 10 mil
Novo custo primário = 7 mil + 10 mil = 17 mil

Logo, concluímos que houve sim a redução de 5 mil.

Gabarito Petrobras: Processo Decisório

Comentários em breve!

Gabarito Petrobras: Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental

Comentários em breve!

Gabarito Petrobras: Matemática Financeira

QUESTÃO NÚMERO 74
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Item estranho. O VPL é uma grandeza medida em reais, enquanto a taxa interna de retorno é medida em percentual. Desse modo, são duas grandezas diferentes com unidades de medida diferentes. Portanto, elas nunca poderiam ser iguais.  Quando a taxa de desconto for igual a zero, não devemos aplicar nenhum desconto sobre o fluxo de caixa. Assim, teremos:  𝑉𝑃𝐿 = −1000 + 200 + 700 = −100. Portanto, o VPL é igual a –100.

QUESTÃO NÚMERO 75
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Item estranho. O VPL é uma grandeza medida em reais, enquanto a taxa interna de retorno é medida em percentual. Desse modo, são duas grandezas diferentes com unidades de medida diferentes. Portanto, elas nunca poderiam ser iguais. Quando a taxa de desconto for igual a zero, não devemos aplicar nenhum desconto sobre o fluxo de caixa. Assim, teremos:  𝑉𝑃𝐿 = −1000 + 200 + 700 = −100.  Portanto, o VPL é igual a –100. 

QUESTÃO NÚMERO 76
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Observe que o payback do projeto I vem antes do ano 2, porque a soma dos rendimentos dos dois primeiros anos é igual a R$66 mil, o que já supera o desembolso inicial.  Por outro lado, o payback do projeto II vem entre o ano 2 e o ano 3. Até o ano 2, os recebimentos chegam em R$ 28 mil. E, até o ano 3, somam R$82 mil.  Portanto, pelo método do payback, o projeto I seria o escolhido por oferecer retorno mais rápido.

QUESTÃO NÚMERO 78
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Vamos calcular quanto o investidor tinha em dólares no início da sua aplicação. Em seguida, ele investiu na aplicação a juros simples por 1 ano. Assim, o valor total acumulado será:  𝑀 = 𝐶 ⋅ (1 + 𝑖𝑡) = 1000 ⋅ (1 + 0,10) = 1000 ⋅ 1,10 = 1100.  Portanto, o investidor terá US$1.100. Porém, a taxa de câmbio teria sido alterada. Então, o valor em reais será: 𝑀 = 1100 ⋅ 8 = 𝑅$ 8800. Desse modo, o rendimento que o investidor auferiu será a diferença entre o montante final e o montante inicial. 𝐽 = 8800 − 5000 = 3800.

Gabarito Petrobras: Matemática

QUESTÃO NÚMERO 100
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Vamos calcular a quantidade de novos clientes da empresa, observando que essa quantidade e igual à diferença entre o número de clientes no mês atual e o número de clientes no mês anterior. Perceba que a quantidade de novos clientes dobra a cada mês. Assim, a empresa terá 32 novos clientes em Maio e 64 novos clientes em Junho. Então, o número total de clientes será: 𝑁 = 60 + 32 + 64 = 156. 

QUESTÃO NÚMERO 101
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A empresa tem 30 clientes que entraram antes de 2021. Então, ela precisaria selecionar: 2 clientes de antes de 2021 e 1 clientes de 2021; ou 3 clientes de antes de 2021. Portanto, o custo em abril foi 40% menor.

QUESTÃO NÚMERO 102
GABARITO PRELIMINAR: 
COMENTÁRIO: Em Abril, a empresa tinha 60 clientes. Portanto, o custo em abril foi 40% menor.

QUESTÃO NÚMERO 103
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Item bastante estranho e confuso. Pela definição, o lucro é: 𝐿 = 𝑅 − 𝐷  Com o aumento de 10 clientes, o lucro passará a ser: 𝐿 = 1,01. 𝑅 − 0,99.𝐷 Portanto, desconsiderando o crescimento das despesas, o lucro aumenta 1% em relação às receitas anteriores, acrescido de 1% das despesas anteriores. O erro da afirmação está em falar que o lucro cresce 1% em relação ao anterior, quando deveria ser só em relação às receitas anteriores. 

Gabarito Petrobras: Estatística

QUESTÃO NÚMERO 104
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A variância de uma variável binomial é: 𝜎 2 = 𝑁. 𝑝. (1 − 𝑝) = 10 ⋅ 0,1 ⋅ 9 = 9. Então, o desvio padrão pode ser obtido como a raiz quadrada da variância: 𝜎 = √9 = 3. Portanto, o desvio padrão realmente é superior a 0,9. 

QUESTÃO NÚMERO 105
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A variável binomial só pode assumir dois valores: 0 ou 1. Então P (X > 0) é equivalente a P (X = 1). E essa probabilidade é exatamente igual ao valor p definido como parâmetro

QUESTÃO NÚMERO 106
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O valor esperado de uma variável binomial é: 𝐸[𝑋] = 𝑛𝑝 = 10 ⋅ 0,1 = 1.

QUESTÃO NÚMERO 107
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Observe que existe pelo menos uma observação maior que 13 e uma observação menor que 7. Então, a amplitude, que corresponde à diferença entre a maior e a menor observação da amostra, é  𝐴𝑚𝑝 > 13 − 7 = 6. Portanto, a amplitude é maior que 6.

QUESTÃO NÚMERO 108
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Abaixo da caixa do box plot, encontram-se 25% dos dados. Portanto, na região citada, encontram-se 25% dos dados menos os 4 outliers.

QUESTÃO NÚMERO 109
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O terceiro quartil é o limite superior da caixa, que realmente se encontra entre 10 e 11.

Gabarito Petrobras: Gerenciamento de Projetos

Comentários em breve!

Gabarito Petrobras: Conflitos e Negociação

Comentários em breve!

Volte ao topo

Gabarito Petrobras: gabarito preliminar

O gabarito preliminar do concurso Petrobras será informado a partir das 19 horas do dia 22 de fevereiro de 2022, no site da banca organizadora do certame (www.cebraspe.org.br/concursos/petrobras_21_ns).

Os resultados sairão na data prevista de 16 de março de 2022, no mesmo endereço eletrônico.

Volte ao topo

Gabarito Petrobras: recursos

A interposição de recursos quanto ao gabarito oficial preliminar das provas objetivas do concurso Petrobras ocorrerá entre os dias 23 e 24 de fevereiro de 2022, das 10 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia.

Para recorrer o candidato deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/petrobras_21_ns.

Entre os dias 23 e 24 de fevereiro de 2022 o candidato poderá apresentar razões para a manutenção do gabarito, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível no site http://www.cebraspe.org.br/concursos/evento.

Todos os recursos serão analisados e as justificativas das alterações/anulações de gabarito serão divulgadas no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/petrobras_21_ns.

Volte ao topo

Gabarito Petrobras: próximas etapas

  • 20 de fevereiro de 2022: aplicação das provas e gabarito extraoficial do Gran Cursos Online
  • 22 de fevereiro de 2022 a partir das 19 horas: divulgação do gabarito Petrobras oficial preliminar
  • 23 e 24 de fevereiro 2022: interposição de recursos
  • 16 de março de 2022: divulgação do gabarito Petrobras oficial definitivo

Volte ao topo

Prova Petrobras: análise

Fez a prova da Petrobras neste domingo, 20 de fevereiro de 2022? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Volte ao topo

Resumo do concurso Petrobras

Concurso Petrobras Petróleo Brasileiro S.A
Situação atual Edital publicado
Banca organizadora Cebraspe
Cargos diversos
Escolaridade nível superior
Carreiras diversas
Lotação Rio de Janeiro
Número de vagas 757 vagas imediatas e 3.780 vagas em Cadastro de Reserva
Remuneração de R$ 11.716,82.
Inscrições de 17/12/2021 a 5/1/2022
Taxa de inscrição de R$ 79,83
Data da prova objetiva 20/2/2022
Clique aqui para ver o edital concurso Petrobras

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


22 de fevereiro31 min. de leitura