Sisu: Saiba tudo sobre o Sistema de Seleção Unificada!

Entenda o que é o Sisu e como conseguir vagas para o ensino superior em instituições públicas com a nota do Enem

Avatar


31 de Janeiro10 min. de leitura

Entre os programas do Governo Federal que facilitam o acesso ao ensino superior por meio da nota do Enem está o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), destinado a vagas em instituições públicas. Mas você sabe como funciona o Sisu e quem pode participar?

A seguir, vamos conferir tudo que você precisa saber para avaliar se esse é o caminho para começar sua graduação. Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

  1. O que significa Sisu?
  2. O que é Sisu?
  3. Como funciona o Sisu?
  4. Quantas faculdades pode colocar no Sisu?
  5. Quantas opções de curso posso escolher no Sisu?
  6. Para se inscrever no Sisu tem que ter feito Enem?
  7. Como se inscrever no Sisu?
  8. É possível usar a nota do Enem para entrar no Sisu?
  9. Como usar a nota do Enem no Sisu?
  10. Posso usar nota do Enem de anos anteriores no Sisu?
  11. Quem pode participar do Sisu?
  12. Nova Lei de cotas Sisu
  13. Como verificar o resultado do Sisu?
  14. Quando sai o resultado do Sisu?
  15. Quando acaba a segunda chamada do Sisu?
  16. Onde ver a nota de corte do Sisu?
  17. Nota de corte e média mínima no Sisu: como funciona?
  18. Lista de espera Sisu: como funciona e onde ver?
  19. Documentos Sisu: quais são?
  20. Quais são os cursos, modalidades e instituições participantes do Sisu?
  21. Posso fazer Prouni e Sisu ao mesmo tempo?
  22. Cronograma Sisu 2024
  23. Quando abre o Sisu 2024? 
  24. Qual o site do Sisu?
  25. Quando sai Inscrição Sisu 2024?
  26. Não passei no Sisu, e agora?
  27. Conheça a Gran Faculdade e comece sua graduação em 2024! 

Tem dúvidas sobre como começar uma faculdade? Baixe gratuitamente o nosso Guia da Graduação!

Enfrentar novos desafios por vezes vem acompanhado de muitas dúvidas, e é por isso que a equipe da Gran Faculdade preparou um material completo e gratuito que vai te ajudar a compreender melhor como funciona uma Graduação.

No e-book que criamos para você, respondemos perguntas como:

  • O que é Graduação?
  • Quais os tipos de Graduação?
  • Como escolher meu curso de Graduação?
  • Como começar uma Graduação?

Além de te dar estas respostas, também te explicamos de forma simplificada outras questões relacionadas ao universo acadêmico. Não deixe de conferir!

Para receber o material gratuitamente, basta preencher o formulário abaixo:

O que significa Sisu?

Antes de mais nada, vale a pena se familiarizar com o termo: Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. A seguir vamos entender melhor tudo sobre o Sisu, como funciona, quem pode participar e muito mais. Então, vamos lá. 

O que é Sisu?

Como o próprio nome sugere, Sisu é um sistema que unifica a seleção de candidatos, para vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil. 

Dessa forma, Universidades e Institutos públicos (nas esferas Federal, Estadual e Municipal) aderentes ao Sisu destinam uma quantidade de vagas para essa forma de ingresso. 

Algumas delas, inclusive, não possuem mais vestibular próprio ou outras formas de ingresso. Por isso, dependendo da instituição em que você deseja estudar, o Sisu pode ser a única opção de ingresso. 

De acordo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são classificados os candidatos até o preenchimento das vagas em cada curso, turno e instituição. Mas a seguir vamos entender melhor como funciona o Sisu para não sobrar dúvidas. 

Como funciona o Sisu?

De acordo com o edital Sisu 2024, versão atual, o Sisu será anual. Portanto, durante o período de inscrições abertas os candidatos poderão se inscrever para vagas com início no primeiro e segundo semestre de 2024. 

Na plataforma do Sistema de Seleção Unificada, é possível fazer sua Sisu inscrição, totalmente gratuita e online. Para isso, você precisa ter feito a edição mais recente do Enem e não ter zerado a redação. 

Ainda no site do Sisu, é possível acompanhar o andamento do processo, a nota de corte e tentar outras vagas enquanto as inscrições estiverem abertas. 

Pessoas que não foram selecionadas em nenhuma das duas opções de curso ao fim do período de inscrições, podem manifestar interesse na lista de espera, no prazo adequado, da mesma forma que acontece com outros programas.

O sistema resgata automaticamente as notas do Enem de cada candidato, por isso, para se inscrever no Sisu é preciso ter feito o Enem atual solicitado no edital, sem ter zerado a redação. 

Agora que você entendeu o que é e como funciona o Sisu, vamos conferir mais respostas para as principais dúvidas sobre o Sistema de Seleção Unificada. 

Quantas faculdades pode colocar no Sisu?

Durante o período de inscrições Sisu, você pode selecionar uma duas opções de instituição de ensino. 

Além disso, como você vai acompanhar os valores da nota de corte, é possível ir ajustando para outras instituições. No entanto, após o fechamento do período de inscrição não é possível alterar mais os dados de curso e instituição. 

Portanto, caso queira manifestar interesse na lista de espera, deve ter selecionado a instituição e curso que deseja ainda nesse período. 

Quantas opções de curso posso escolher no Sisu?

Na inscrição Sisu é possível escolher duas opções de curso, que podem ser alteradas ao longo do período de inscrições abertas.  

Para se inscrever no Sisu tem que ter feito Enem?

Sim, o Sistema de Seleção Unificada utiliza a nota do Enem (edição mais recente) para classificar estudantes para as vagas disponíveis. 

Como se inscrever no Sisu?

Para se inscrever no Sisu, é preciso fazer login com CPF e senha no acesso.gov.br (mesmo portal utilizado para os outros programas do Governo Federal), preencher seus dados e escolher suas duas opções de curso. 

No entanto, esse processo só pode ser realizado durante o período de inscrições abertas (que costuma durar 3 dias!).

É possível usar a nota do Enem para entrar no Sisu?

Sim, o sistema do Sisu classifica os estudantes de acordo com a nota do Enem. Mas cada edital aceita a nota de uma edição específica do Enem, geralmente é a mais recente. Para o edital Sisu 2024 é válida a nota do Enem 2023, por exemplo. 

Como usar a nota do Enem no Sisu?

Tanto para o Enem, quanto para o Sisu, o(a) estudante deve usar o cadastro único do Governo Federal, por isso, ao fazer o login com seu CPF e senha, já é possível resgatar a nota do Enem para o Sisu, sem precisar inserir dados manualmente. 

No Portal de Acesso Único ao Ensino Superior é possível obter informações sobre cada um dos programas, mas a página ainda não foi atualizada com os dados recentes do Edital Sisu 2024. 

Posso usar nota do Enem de anos anteriores no Sisu?

Não, para o Sisu, geralmente é possível utilizar apenas a nota da última edição do Enem. Por exemplo, para o Sisu 2024 (do primeiro e do segundo semestre), será aceita a nota do Enem 2023

Quem pode participar do Sisu?

Pessoas que fizeram a edição do Enem (exceto treineiros) exigida no edital de cada Sisu podem se inscrever e participar do programa. Desde que não tenham zerado a redação. 

Além disso, vale lembrar que para se matricular em uma instituição de ensino superior, seja pelo Sisu ou por outras formas de ingresso, é preciso apresentar o certificado de conclusão do ensino médio (ou declaração de previsão de conclusão para estudantes concluintes). 

Nova Lei de cotas Sisu

Desde 2012, com a Lei nº 12.711 (também chamada de nova Lei de Cotas), todas as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação devem garantir que 50% das suas vagas sejam preenchidas por estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.

Sendo que, dessas vagas, ao menos metade deve ser destinada a pessoas com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa. 

Outro ponto importante da nova Lei de Cotas Sisu (que se aplica a todas instituições federais), as vagas serão preenchidas, por curso e turno, levando também em consideração critérios de:

  • Raça/cor para autodeclarados pretos, pardos e indígenas;
  • Pessoas com Deficiência. 

Para essas vagas, é considerada, no mínimo, proporção igual ao percentual de pretos, pardos, indígenas e de pessoas com deficiência na população da unidade da federação onde está instalada a instituição, de acordo com o último censo do IBGE. Assim, cada instituição possui um número específico de vagas para o sistema de cotas. 

Todas as informações para a participação por meio da Lei de Cotas exigem documentos comprobatórios que devem ser apresentados no ato da matrícula na instituição de ensino. 

De acordo com o Ministério da Educação, “o estudante que não comprovar o atendimento aos requisitos, de acordo com os critérios da instituição para a qual for selecionado, perderá o direito à vaga”.

Como verificar o resultado do Sisu? 

Durante o período de inscrições, o sistema vai classificando candidatos de acordo com a nota do Enem e o sistema de cotas. Assim, você pode ir acompanhando se está se classificando ou não com sua nota. 

Caso, durante o período de inscrições Sisu, identifique que não será selecionado(a) para aquela opção, é possível alterar para outras quantas vezes quiser e achar necessário. 

No entanto, depois de encerrado o prazo da Sisu inscrição, não é possível alterar e pessoas que não são selecionadas, podem manifestar interesse na lista de espera Sisu.

Além de consultar o resultado no boletim do candidato, disponível no site, é possível entrar em contato também com a Central de Atendimento do Ministério da Educação e Cultura pelo 0800-616161.

Quando sai o resultado do Sisu?

O resultado do Sisu 2024 foi divulgado no dia 31 de janeiro e já pode ser consultado em sisu.mec.gov.br/#/selecionados.

Quando acaba a segunda chamada do Sisu?

A edição do Sisu 2024 não terá segunda chamada como nos anos anteriores. De acordo com o edital, o resultado da chamada única estava previsto para 30 de janeiro e estudantes não selecionados podem manifestar interesse na lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro. 

Com o atraso na divulgação do resultado, o MEC ainda não informou se vai estender também os demais prazos do cronograma. Portanto, até nova informação, a manifestação de interesse na lista de espera deve ir até 7 de fevereiro.

Onde ver a nota de corte do Sisu?

Durante toda a classificação para algum processo seletivo que usa notas, há uma nota de corte que varia de acordo com os participantes de cada edição. 

Esse valor é atualizado diariamente, mas não em tempo real. Por isso, nem sempre a nota de corte disponível no último dia de inscrição será equivalente ao resultado Sisu. 

Ao longo do período de inscrições abertas, a nota de corte pode variar e ser um bom indicador de se vale a pena trocar de opção de curso/instituição ou aguardar para a lista de espera. 

Nota de corte e média mínima no Sisu: como funciona?

Além disso, no Sisu, é possível que sua nota seja diferente para cada curso, modalidade ou instituição. Isso porque as instituições de ensino podem ter critérios de notas mínimas ou médias mínimas para inscrição em seus cursos, além de dar diferentes pesos para uma ou outra área. 

Por exemplo, dando peso maior à área do conhecimento mais específica de determinado curso. No momento do cadastro, o(a) participante receberá mensagem se sua média mínima não for suficiente para concorrer àquele curso naquela instituição. 

A partir disso, pode mudar de opção enquanto está aberta a inscrição Sisu ou pode aguardar para se candidatar à lista de espera. 

Lista de espera Sisu: como funciona

Quem não foi selecionado na chamada regular nem para a primeira e nem para a segunda opção do cadastro, no prazo específico, pode manifestar interesse na lista de espera Sisu para sua primeira ou segunda opção de curso/turno/instituição.  

A partir da lista, conforme as matrículas de candidatos pré-selecionados não são feitas ou validadas, as vagas são remanejadas para os próximos na ordem de classificação. 

É recomendado acompanhar diariamente o site do Sisu para ver o resultado Sisu, mas vale destacar que a convocação de candidatos na lista de espera Sisu acontece diretamente pela instituição de ensino superior selecionada. 

Portanto, os candidatos devem seguir acompanhando as convocações da lista de espera do Sisu na instituição de ensino para a qual se candidataram.  

Agora que você entendeu também como funciona a lista de espera do Sisu, pode começar a se organizar com a documentação necessária para não correr o risco de perder prazos por falta de documentos. Então, vamos lá!

Documentos Sisu: quais são?

Para se inscrever no Sisu, não é preciso apresentar nenhum documento. Mas se você for pré-selecionado(a) para uma vaga por meio do Sisu, é preciso identificar quais são os documentos que a instituição de ensino superior exige para realizar sua matrícula dentro do prazo previsto. 

A documentação básica na maioria das instituições inclui:

  • Documento de identificação com foto: RG, CNH, Carteira de Trabalho, entre outras;
  • Comprovante de residência: conta de luz ou água;
  • Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio;
  • Comprovante de renda (de acordo com cada instituição e programa, pode variar);
  • No caso de cotas (racial, social ou para pessoa com deficiência), é preciso também comprovar que se enquadra no que diz a Lei nº 12.711/ 2012 e na Portaria Normativa Nº 9, de 5 de maio de 2017.

Por isso, vale a pena se preparar para quando sua vaga sair, você ter tudo separado e pronto para sua matrícula! 

Quais são os cursos, modalidades e instituições participantes do Sisu? 

As vagas do Sisu são destinadas a instituições públicas de ensino superior. São universidades federais, estaduais e municipais, institutos e centros tecnológicos em todo o país. Desde 2020, o Sisu também disponibiliza vagas na modalidade à distância (EAD).

Há uma grande diversidade de cursos com vagas disponíveis por meio do programa. Portanto, vale a pena se cadastrar e buscar qual o curso e instituição desejados. Assim, você consulta suas possibilidades e avalia se essa seleção faz sentido para você.

O Sistema de Seleção Unificada é um dos programas do Governo Federal que buscam democratizar o acesso ao ensino superior, assim como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Siga acompanhando nosso blog e confira conteúdos sobre esses programas, graduação, pós-graduação e muito mais! 

Posso fazer Prouni e Sisu ao mesmo tempo?

Não! O estudante que realizou a última edição do Enem pode se inscrever para Prouni e Sisu, desde que atenda aos requisitos dos programas. Dessa forma, é possível ter mais possibilidades de acesso ao ensino superior público e privado. 

Entretanto, caso seja aprovado(a) ao mesmo tempo para Prouni e Sisu, deverá escolher qual curso/instituição e programa usará para sua graduação. 

É vedado ao estudante usar simultaneamente bolsa do Prouni e estar matriculado em instituição de ensino superior pública (pelo Sisu ou outras formas de ingresso). 

A bolsa Prouni só é efetivada após a assinatura do Termo de concessão de bolsa Prouni, portanto, caso esteja cursando ensino superior na rede pública e queira usufruir do Prouni, aguarde até a assinatura do termo para solicitar o cancelamento de matrícula na instituição pública. 

Avalie qual programa e instituição faz mais sentido para aquilo que você deseja para sua formação e carreira. 

Cronograma Sisu 2024

Confira o cronograma Sisu 2024:

  • Sisu inscrição 2024: de 22 de janeiro a 25 de janeiro de 2024;
  • Resultado da lista única: 30 de janeiro de 2024 (adiado para 31 de janeiro)
  • Período para manifestar interesse na lista de espera: de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024;
  • Matrícula dos selecionados: de 1º de fevereiro a 07 de fevereiro de 2024. 

A lista de espera pode ser utilizada ao longo de todo o ano e as chamadas são feitas pelas instituições de ensino, por isso, fique sempre atento(a) ao Sistema. 

Quando abre o Sisu 2024?

O Sisu 2024 abre inscrições hoje, no dia 22 de janeiro. Após a divulgação do resultado do Enem, esse é o primeiro programa a abrir vagas, seguido pelo Prouni e Fies, respectivamente. 

Para saber sobre Sisu inscrição 2024, é possível consultar o edital atual com as datas e critérios do programa para este ano. 

Pela primeira vez, o Sisu não será semestral e o período de inscrição do Sisu 2024 será válido para o primeiro e segundo semestre de 2024.

Após o Sisu, é a vez do Prouni abrir inscrições para selecionar estudantes por meio da nota do Enem e dos critérios de renda do programa para destinar bolsas de estudos de 50% e 100% a quem deseja garantir uma vaga em instituições particulares. 

Na sequência, o calendário do Fies abre inscrição para garantir que estudantes possam financiar sua graduação em instituições particulares. 

Mas ainda não foram divulgados os editais do Prouni 2024 e do Fies 2024. 

Qual o site do Sisu?

O site do Sisu para informações oficiais é o Portal do Acesso Único, plataforma disponível no gov.br que reúne informações oficiais sobre todos os programas federais vigentes. 

Portanto, para fazer login e acompanhar sua inscrição e resultado, é preciso acessar o site acesso.gov.br

Quando sai Inscrição Sisu 2024?

A inscrição Sisu 2024 acontece nos dias 22, 23, 24 e 25 de janeiro, por meio do site Sisu, de forma online e gratuita.

Depois do cadastro validado, é possível escolher uma ou duas opções de curso, turno e instituição disponíveis na plataforma. Todo o processo pode ser acompanhado na página do Sisu. 

Não passei no Sisu, e agora?

O Sisu é o primeiro programa do Governo Federal a abrir inscrições após a divulgação do resultado do Enem. Caso não tenha conseguido se classificar no Sisu, é possível:

  • Manifestar interesse na lista de espera e aguardar ser chamado(a) ao longo do ano;
  • Se candidatar no Prouni e/ou Fies para cursar sua graduação em uma instituição particular;
  • Fazer vestibular em uma instituição específica para começar a faculdade ainda neste primeiro semestre de 2024;
  • Acompanhar o calendário do Enem 2024 para se preparar para a próxima edição do Enem e do Sisu (2025). 

Conheça a Gran Faculdade e comece sua graduação em 2024! 

A Gran Faculdade é uma instituição reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece cursos de graduação EAD com mensalidades que cabem no seu bolso. 

Nosso propósito é democratizar o acesso ao ensino superior de qualidade, que se adapta à sua realidade. Estude de onde estiver, de acordo com a sua rotina. 

Caso você não ingresse na universidade por meio do Sisu, é possível utilizar a sua nota do Enem para entrar na Gran Faculdade.

Ainda não conhece a Gran Faculdade? Veja e aproveite as vantagens de ser Gran:

  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

Encontre o curso que mais tem a ver com seu perfil, faça sua matrícula e comece hoje mesmo a conquistar seu diploma de nível superior! 



Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


31 de Janeiro10 min. de leitura