Prouni: Saiba tudo sobre o Programa Universidade para Todos!

Se você quer concorrer a uma bolsa de estudos para graduação em instituições particulares, entenda como funcionam as bolsas parciais e integrais do Prouni!

Avatar


7 de Março11 min. de leitura

Criado em 2004, pelo Ministério da Educação, o Programa Universidade para Todos (Prouni) tem o objetivo de disponibilizar bolsas de estudo para pessoas que querem cursar sua primeira graduação em universidades privadas. 

Essa iniciativa ajuda a aumentar o acesso de pessoas com baixa renda familiar ao ensino superior. Por isso, se você quer saber como o Prouni funciona e se você pode concorrer a uma bolsa de estudos parcial (50%) ou integral (100%), leia o texto a seguir!

Este material é completo e mais extenso, então, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

  1. O que é Prouni? 
  2. Como funciona o Prouni?
  3. Quem criou o Prouni?
  4. Quem pode participar do Prouni?
  5. Como funciona o Prouni para professor da rede pública?
  6. Tem que pagar para se inscrever no Prouni?
  7. Prouni Inscrição: quem pode se inscrever no Prouni?
  8. Prouni requisitos: Quais os requisitos para se inscrever no Prouni?
  9. Como calcular renda familiar Prouni?
  10. Como comprovar que não tenho renda no Prouni?
  11. Como se inscrever no Prouni?
  12. Passo a passo inscrição Prouni
  13. Quem não tem direito ao Prouni?
  14. Quais são as opções de universidades e cursos?
  15. Nota de corte Prouni 
  16. Por que o Prouni tem 1ª chamada, 2ª chamada e lista de espera?
  17. Como funciona a lista de espera do Prouni?
  18. Documentação Prouni: Quais são os documentos necessários para o Prouni?
  19. Como conseguir uma bolsa de 100% no Prouni?
  20. Consegui bolsa de 50% pelo Prouni, posso tentar 100%?
  21. O que faz perder a bolsa do Prouni?
  22. Quanto tempo dura a bolsa do Prouni?
  23. Prouni Resultado: quando sai o resultado do Prouni?
  24. Como ver o resultado do Prouni?
  25. Inscrição Prouni 2024
  26. Prouni datas: quais as datas do Prouni 2024?
  27. Quando abre as inscrições do Prouni 2024?
  28. Que dia é a inscrição do Prouni 2024 para o segundo semestre?
  29. Qual o site do Prouni?
  30. Posso usar nota do Enem de anos anteriores no Prouni?
  31. Diferença entre Sisu e Prouni
  32. Tem como fazer Sisu e Prouni ao mesmo tempo?
  33. Diferença entre Prouni e Fies
  34. Pode fazer Prouni e Fies ao mesmo tempo?
  35. Gran Faculdade aceita Prouni?

Tem dúvidas sobre como funciona o Prouni?

Preparamos um Guia básico sobre o Prouni com as respostas para as principais dúvidas sobre o programa.

Neste e-book, nós falamos sobre como o Prouni surgiu, como funcionam as bolsas, o cálculo de renda per capita e muito mais!

Faça o download gratuito do e-book Guia Básico sobre o Prouni preenchendo o formulário abaixo:

O que é Prouni?

Prouni é a sigla do Programa Universidade para Todos, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar estudantes e preencher vagas em instituições de ensino superior particulares em todo país. 

Quem criou o Prouni?

O Prouni foi criado em 2004 pelo Governo Federal, na gestão do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com Fernando Haddad no Ministério da Educação.

Como funciona o Prouni?

O Prouni é um programa para estudantes que querem cursar uma graduação em instituição de ensino superior privadas, com bolsa de estudos, e possuem renda familiar bruta inferior a três salários-mínimos por pessoa.  

Para concorrer às bolsas de 50% ou 100% do valor da mensalidade, a pessoa precisa ter participado de uma das duas edições do Enem mais recentes, conseguindo alcançar a nota mínima exigida:

  • No mínimo 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame;
  • Nota maior que zero na prova de redação do Enem;
  • Não ter participado do exame na condição de treineiro.

Mas qual o critério para participar do Prouni com relação à renda familiar? Vamos entender os outros requisitos do Prouni em relação à renda e formação, a seguir.

Quem pode participar do Prouni?

prouni

Há três principais critérios para participar do Prouni: realização e nota mínima do Enem, renda familiar bruta e a forma que cursou o ensino médio. Mas a seguir vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas:

Enem

Como já vimos, é preciso ter realizado ao menos uma das duas edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio, obtendo a nota mínima de 450 pontos na média das 5 áreas avaliadas, além de não ter zerado a redação. 

Renda familiar bruta

  • Bolsa integral (100%): pessoas com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário-mínimo;
  • Bolsa parcial (50%): renda familiar bruta per capita de até 3 salários-mínimos.

Mas como calcular isso? Primeiro, é preciso somar toda a renda familiar bruta (sem descontos de impostos) e dividir pela quantidade de pessoas da família (incluindo adultos e crianças que moram na mesma casa). 

Esse resultado deve ser dividido pelo valor do salário-mínimo vigente no ano de inscrição Prouni. Caso essa divisão fique em até 1,5 a pessoa pode concorrer à bolsa integral e caso fique entre 1,5 e 3: uma bolsa parcial. 

Outras condições

Se você atende aos requisitos acima, a última etapa aborda a forma como você cursou seu ensino médio. Podem participar do Prouni pessoas que tenham feito o ensino médio:

  • Na rede pública;
  • Como bolsista 100% na rede privada;
  • Como bolsista parcial na rede privada de ensino ou, ainda, sem a condição de bolsista.

Além disso, pessoas com deficiência também são eletivas ao Prouni, independentemente da forma como cursaram o ensino médio.

Como funciona o Prouni para professor da rede pública?

Cursos de licenciatura e pedagogia possuem uma condição especial no Prouni. Para professores da rede pública de ensino, não há requisitos de renda nesse segmento, desde que comprovado o exercício efetivo do magistério da educação básica.

Tem que pagar para se inscrever no Prouni?

Não, a inscrição no Prouni é 100% gratuita e online. Mesmo nos casos em que a universidade exija que o bolsista realize prova para entrar de fato no curso em que teve a vaga aprovada pelo Prouni, essa prova não pode ter nenhum custo cobrado ao estudante. Cabendo denúncia ao Ministério da Educação. 

Prouni Inscrição: quem pode se inscrever no Prouni?

Podem se inscrever no Prouni pessoas com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos por pessoa, que tenham feito uma das duas edições mais recentes do Enem e se enquadrem nos critérios do Programa. 

Prouni requisitos: quais os requisitos para se inscrever no Prouni?

Os requisitos da inscrição do Prouni são:

  • Ter participado de uma das duas últimas edições do Enem: com nota mínima de 450 pontos, sem ter feito o exame como treineiro e sem ter zerado a redação;
  • Ter concluído o ensino médio (com preferência para estudantes da rede pública);
  • Se enquadrar nos requisitos de renda familiar de até 3 salários-mínimos por pessoa.

Como calcular renda familiar Prouni?

Para calcular a renda familiar do Prouni e ver para qual tipo de bolsa você pode concorrer é preciso levantar a renda bruta de todas as pessoas que moram na mesma residência que o(a) estudante. 

Ao somar a renda bruta de todas as pessoas e dividir pelo valor total de pessoas que residem na mesma casa, você deve dividir esse valor pelo salário-mínimo vigente.

Por exemplo, João mora com dois irmãos menores de idade, que não trabalham, a mãe e o pai, para calcular faríamos a seguinte conta:

Renda bruta da mãe + renda bruta do pai/5 (total de pessoas na residência) = X e X/1.412 (salário-mínimo atualizado em 2024).

Caso o resultado seja de até 1,5, João seria elegível à bolsa integral Prouni (100%) e, caso fique entre 1,5 e 3,0, à bolsa parcial de 50% Prouni.

Informação extra: O sistema Prouni está com instabilidade e considerando o salário mínimo vigente antes de janeiro de 2024, mas a expectativa é que o Inep e o MEC resolvam essa divergência o quanto antes.

Como comprovar que não tenho renda no Prouni?

No tópico anterior, vimos que a renda no Prouni é referente à renda familiar bruta por pessoa. Portanto, é preciso somar a renda de todos os integrantes do núcleo familiar. 

A comprovação de renda conta com diversos documentos Prouni para cada categoria de trabalho:

  • Assalariados;
  • Trabalhadores de Atividade Rural;
  • Aposentados e pensionistas;
  • Autônomos;
  • Profissionais liberais;
  • Sócios e dirigentes de empresas;
  • Rendimentos de aluguel ou arrendamento de bens.

Se nenhuma pessoa que mora na casa possui renda por trabalho nas categorias acima, é preciso comprovar como a família se sustenta também por meio de documentos Prouni. 

Por exemplo, se o(a) estudante mora apenas com a mãe e ambos não trabalham, mas recebem pensão alimentícia para sobreviver, a renda paterna entrar como núcleo familiar do(a) estudante e os documentos dele devem ser inseridos no Prouni. 

Nesse caso, tanto a mãe, quanto o(a) estudante devem preencher uma declaração de ausência de renda Prouni, além de apresentar extrato das contas bancárias e outros documentos solicitados pela instituição de ensino. 

Como se inscrever no Prouni?

Após sair o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), duas vezes por ano, o Prouni abre seu período de inscrições. Em suma, a etapa única consiste no preenchimento dos dados do estudante no site oficial do programa. A inscrição  Prouni é gratuita e totalmente online

Tudo que é preenchido na ficha de Prouni inscrição deve ser comprovado por meio de documentos específicos na hora de fazer a matrícula na instituição de ensino. Caso haja inconsistência, a pessoa é “desclassificada” da pré-seleção e a vaga é remanejada para a próxima na ordem de classificação.  

Pessoas que não fizeram o Enem entre as duas últimas edições, alcançando a nota mínima exigida, não podem se inscrever no Prouni.

Passo a passo inscrição Prouni

A inscrição Prouni é gratuita e deve ser feita, dentro do prazo, pelo site do Prouni. Confira o passo a passo:

  • Acesse o site do Prouni (acessounico.mec.gov.br), faça login por meio do CPF e senha do seu cadastro GOV.BR (caso ainda não tenha, preencha seus dados e cadastre-se);
  • Efetue sua inscrição Prouni no local sinalizado;
  • Escolha suas duas opções, em ordem de preferência (1º e 2º lugar), de instituição, curso e turno entre as opções disponíveis de acordo com seu perfil;
  • Durante os dias de inscrição aberta, você poderá consultar como está sua classificação, a nota de corte e alterar suas escolhas quantas vezes desejar. Será válida a última inscrição antes do encerramento das inscrições Prouni 2024.

Quem não tem direito ao Prouni? 

Pessoas que não se enquadrem nos requisitos do programa, não têm direito às bolsas do Prouni. Nesse caso, é possível buscar outros programas do governo ou bolsas de estudos em outros formatos como nos marketplaces educacionais ou nas próprias instituições de ensino. 

Quais são as opções de universidades e cursos? 

Durante a Prouni inscrição, o(a) candidato(a) pode selecionar duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis. Após o encerramento das inscrições, o sistema classifica os estudantes de acordo com as notas e as opções selecionadas. 

Nota de corte Prouni

A nota de corte nada mais é do que a nota da última pessoa classificada na seleção, por isso ela varia a cada ano e de curso para curso/de instituição para instituição. 

Cada instituição de ensino superior disponibiliza determinada quantidade de vagas para bolsas Prouni em cada curso/modalidade/turno. Conforme os estudantes vão se inscrevendo e preenchendo essas vagas, fica estabelecida uma nota de corte. 

Por que o Prouni tem 1ª chamada, 2ª chamada e lista de espera?

Cada curso, turno e instituição possui uma quantidade pré-definida de vagas para cada forma de ingresso. No entanto, após os períodos de matrícula, há desistências ou pessoas que não comprovem os requisitos exigidos em cada processo seletivo. Assim, as vagas são liberadas para as próximas pessoas na ordem de classificação. 

Por isso, se você está na 2ª chamada, já é uma forma de se adiantar com relação à documentação Prouni que será necessária para sua matrícula dentro do prazo indicado. 

Além disso, caso não tenha sido classificado em nenhuma chamada, é possível se inscrever na lista de espera, que costuma ser chamada para preencher as demais vagas remanescentes. Isso se aplica mais aos cursos com menor concorrência, mas não há um padrão. 

Uma boa dica é já levantar toda a documentação necessária ao se inscrever em cada programa ou processo seletivo (no geral, o padrão é similar com pequenas variações), garantindo, assim, que você não vai perder a vaga por não cumprir o prazo solicitado. 

Resultado Prouni segunda chamada

Assim como na primeira chamada, o(a) estudante aprovado(a) no resultado Prouni segunda chamada deve seguir com o envio da documentação para a instituição de ensino, dentro do prazo previsto no edital. 

Após a finalização desse período, os estudantes têm ainda a chance de se inscreverem na lista de espera Prouni, que preenche vagas remanescentes ao longo do início das aulas.

Como funciona a lista de espera Prouni?

A lista de espera Prouni é utilizada pelas instituições de ensino para preencher vagas remanescentes ao longo do semestre. Por isso, é importante que os estudantes que estão participando da lista de espera fiquem atentos às chamadas da instituição e já mantenham a documentação organizada caso sejam convocados. 

A lista de documentos Prouni é fundamental para que o(a) estudante consiga efetivamente obter a bolsa de estudos e ingressar no curso.

Documentação Prouni: Quais são os documentos necessários para o Prouni?

Se você quer concorrer a uma bolsa de estudos do Prouni, precisa identificar se atende aos requisitos do programa e já levantar a documentação necessária, caso seja pré-selecionado(a). 

Vale ressaltar que é preciso levantar a documentação de todas as pessoas que moram na mesma casa que o candidato e isso pode levar um tempo maior. Entre os documentos necessários, estão:

  • Documentos Prouni de identificação do candidato e de todos os membros do grupo familiar;
  • Comprovante de residência aceitos na lista de documentos Prouni;
  • Comprovantes de renda (como vimos anteriormente, há diversas opções para trabalhadores formais e informais, aposentados e outros grupos profissionais);
  • Para pessoas de vagas afirmativas, é preciso ainda documentos comprobatórios, como autodeclaração para pessoas pretas, pardas e indígenas, e laudo médico para Pessoas com Deficiência.

Além disso, para a matrícula nas instituições de ensino são necessários documentos que comprovem a conclusão do ensino médio, como declaração de conclusão de curso e histórico escolar. 

Como conseguir uma bolsa de 100% no Prouni?

o que é prouni

Para conseguir uma bolsa de 100% no Prouni é preciso ter renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salários mínimos. Vale lembrar que para a matrícula na instituição será preciso comprovar essa renda. 

Além disso, vale a pena conferir se o curso/instituição que você deseja cursar disponibiliza vagas de bolsa 100% e monitorar a nota de corte. 

Durante o período de inscrições abertas Prouni é possível ajustar e trocar suas opções de curso. 

O que é bolsa integral Prouni?

A bolsa integral Prouni significa que o estudante não paga nada durante o curso da sua graduação, desde que atenda aos requisitos acadêmicos estabelecidos e seja aprovado no processo seletivo.

Consegui bolsa de 50% pelo Prouni, posso tentar 100%?

Não, os critérios para bolsa parcial ou integral são diferentes e não há como alterar a bolsa. No entanto, estudantes com bolsa de 50% podem se inscrever no Financiamento Estudantil (Fies) para cobrir a outra parte da mensalidade. Assim, você pode pagar os valores após concluir sua graduação.

O que faz perder a bolsa do Prouni?

Algumas das coisas que fazem perder a bolsa do Prouni é:

  • Não atingir o rendimento acadêmico mínimo;
  • Falta de renovação do contrato com o Prouni;
  • Falsificação de documentos na matrícula, entre outros.

Quanto tempo dura a bolsa do Prouni?

A bolsa do Prouni tem duração ao longo de todo o curso, desde que o estudante esteja em dia com as obrigações acadêmicas e documentais com relação ao programa e renovação da sua bolsa.

Prouni Resultado: quando sai o resultado do Prouni?

Muita gente já quer saber quando sai o Prouni resultado. Segundo anúncio do Ministério da Educação, a previsão da primeira chamada do Prouni resultado é dia 06 de Fevereiro de 2024.

Como ver o resultado do Prouni?

No mesmo site em que é feita a inscrição do Prouni, é possível acompanhar o resultado e ver os próximos passos, caso seja pré-selecionado(a). 

Inscrição Prouni 2024

O edital Prouni 2024 do primeiro semestre foi divulgado em janeiro, mas está na fase final do programa. Agora, a próxima data para inscrição Prouni 2024 deve acontecer no segundo semestre, em julho ou agosto.

Prouni datas: quais as datas do Prouni 2024?

O calendário Prouni 2024 foi divulgado pelo MEC e as principais datas para o primeiro semestre (ajustadas após atraso na segunda chamada) são:

  • Inscrições Prouni 2024: 29 de janeiro a 2 de fevereiro;
  • Resultado Prouni 2024 1ª chamada: 6 de fevereiro;
  • Período de matrícula da primeira chamada Prouni: de 6 a 20 de fevereiro;
  • Resultado Prouni segunda chamada: 2 de março;
  • Período de matrícula da segunda chamada: até 12 de março;
  • Prazo para manifestar interesse na lista de espera: 18 e 19 de março;
  • Resultado da lista de espera: 22 de março;
  • Matrícula da lista de espera: 23 de março a 4 de abril.

Para o segundo semestre, ainda não há datas ou edital publicado.

Quando abre as inscrições do Prouni 2024?

As inscrições do Prouni 2024 aconteceram entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

Que dia é a inscrição do Prouni 2024 para o segundo semestre?

Apesar da primeira edição de 2024 do Prouni já estar com inscrição encerrada, ainda deve ser publicado um novo edital no segundo semestre. Assim, há uma nova data de inscrição do Prouni 2024 que deve acontecer entre julho e agosto.

Qual o site do Prouni?

O site do Prouni prouniportal.mec.gov.br agora faz parte do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior juntamente com os sites do Sisu e do Fies. Dessa forma, você pode consultar informações sobre os três programas em uma mesma plataforma. 

Posso usar nota do Enem de anos anteriores no Prouni?

Segundo o edital Prouni 2024, para o Prouni 2024.1 são aceitas as edições Enem 2023 e Enem 2022. O mesmo deve se repetir para o Prouni 2024.2 no segundo semestre.  

Diferença entre Sisu e Prouni

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é outro programa do Governo Federal que busca ampliar o acesso ao ensino superior utilizando a nota do Enem para classificar os estudantes e preencher vagas em todo o país. Assim como o Prouni. 

No entanto, a diferença entre Sisu e Prouni é que o Sisu é para instituições públicas (universidades e institutos federais, estaduais e municipais) e o Prouni fornece bolsas para instituições particulares. 

Além disso, o Prouni possui requisitos específicos de renda familiar, que não são consideradas no Sisu. 

Tem como fazer Sisu e Prouni ao mesmo tempo?

Não! É possível se inscrever em ambos os programas, mas um dos critérios de manutenção da bolsa do Prouni é que a pessoa não esteja matriculada em nenhuma instituição de ensino superior da rede pública. 

Portanto, a pessoa deve optar por um só programa. Justamente, por isso, a inscrição para o Prouni acontece após a divulgação de resultados do Sisu

Diferença entre Prouni e Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outro programa do Governo Federal que visa garantir o acesso ao ensino superior. Nesse caso, os estudantes podem financiar os valores da mensalidade e pagar após a conclusão do curso com condições diferenciadas, como juros zero.  

Para participar do Fies, é preciso ter feito uma edição do Enem (a partir de 2010), tendo obtido média acima de 450 pontos nas provas e nota maior que zero na redação. 

Além disso, é preciso possuir renda familiar bruta per capita (por pessoa) entre 1 e 3 salários mínimos. Ou seja, somando toda a renda bruta das pessoas que moram na mesma casa que o(a) candidato(a) e dividindo pelo número de pessoas (adultos e crianças), o resultado deve ser maior que 1 e menor que 3.

O edital Fies 2024 ainda não foi divulgado e a expectativa é de que haja mudanças para o programa a partir deste ano. 

Pode fazer Prouni e Fies ao mesmo tempo?

Sim, bolsistas Prouni 50% podem utilizar o Fies para financiar o valor da mensalidade. 

Gran Faculdade aceita Prouni?

A Gran Faculdade aceita o Prouni para seus cursos de graduação EAD e presencial. Assim, nossos alunos que se enquadram nos critérios do programa podem se inscrever e fazer sua faculdade com bolsas parciais ou integrais. Aproveite vantagens como:

  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

Outra opção é aproveitar os cupons de desconto para fazer sua graduação mesmo sem a nota do Enem. Confira os valores, escolha seu curso e comece a conquistar seu diploma hoje mesmo! 

Cupons de desconto Graduação EAD

Confira os descontos abaixo e selecione a opção que melhor se encaixa para você (cupons válidos até o preenchimento das vagas disponíveis):

CategoriaValor mensalCupom
Graduação SocialR$ 94,90GRADSOCIALGRAN
Graduação Social MulherR$ 89,90GRADSOCIALGRANMULHER
Graduação Alunos e Ex-alunos GranR$ 94,90GRADALUNOGRAN
Graduação Alunas e Ex-alunas Gran (Mulher)R$ 89,90GRADALUNOGRANMULHER
Novos AlunosR$ 114,90NOVOGRADGRAN
Novas Alunas (Mulher)R$ 109,90NOVOGRADGRANMULHER

Além disso, você pode obter 10% de desconto fazendo o pagamento à vista. Ou, se não tiver limite do valor semestral no cartão de crédito, se matricular com pagamento recorrente (o valor da mensalidade é descontado a cada mês, sem comprometer o limite).

30 dias para testar! Aqui, confiamos no serviço que prestamos e no nosso propósito de mudar vidas por meio da educação da tecnologia. Então, se você não estiver satisfeito(a) em 30 dias, pode receber seu dinheiro de volta!

Garanta sua matrícula com desconto!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


7 de Março11 min. de leitura