Já TENTEI de TUDO!

Avatar


18 de Setembro de 2023

Imagine a conversa a seguir, que, com as devidas adaptações, acontece todos os dias no mundo dos concursos:

– Candidato 1: Não consigo passar, e olhe que faz algum tempo que estou na fila da aprovação. Fiz tudo que me aconselharam, empreguei todas as técnicas e táticas, e nada. Já tentei de TUDO!

– Candidato 2, mais experiente e sábio: Tentou tudo mesmo? Procurou mudar os maus hábitos? Afastou-se das redes sociais e deixou o celular longe enquanto se concentrava no tópico em estudo, focando em assimilar o conteúdo a ponto de se sentir capaz de dar uma boa aula aos colegas? Montou para si uma espécie de quartel-general, um lugar onde você pudesse se preparar devidamente a fim de lutar com precisão cirúrgica no dia das provas? Seguiu o plano de estudo personalizado que o Gran elaborou para você? Vem mantendo uma rotina de operário, com horários rígidos para os estudos, as refeições e o descanso? À noite, antes de dormir, tem se dedicado a fazer uma recapitulação mental dos pontos já vistos e a elaborar o plano de ação do dia seguinte?

– Candidato 1, atordoado diante de tantas perguntas inteligentes e oportunas: É, acho que não fiz quase nada disso…

Pois é, caro leitor. Talvez, só talvez, você tenha se identificado com o candidato 1, certo? Então… Afirmar que já tentou de tudo, mas não ser capaz de sobreviver nem mesmo às primeiras perguntas sobre como foi a preparação até aqui sinaliza apenas que você tampouco está preparado para enfrentar a maior inimiga de todos os concurseiros, a tal da banca examinadora.

A verdade é que não basta cumprir uma ou outra rotina que se espera do concurseiro. O candidato que almeja mesmo ser aprovado tem de fazer absolutamente tudo que estiver a seu alcance, e até mesmo o que pareça inatingível. Simples assim. O concorrente que faz isso segue para a prova com a confiança dos vencedores e a mentalidade do guerreiro para quem o futuro não reserva nada menos que o melhor.

De verdade, entendo a sua frustração em relação às tentativas anteriores de ser aprovado, porém preciso ser franco com você. O sucesso, quando se fala em concurso público, é 90% suor, estudo, treino, preparação adequada, método e 10% escolha da tática certa para o dia D. Isso significa que, para alcançar o êxito, é crucial trabalhar tanto no seu modelo mental como nas escolhas práticas do dia a dia.

Assim, primeiro é fundamental cultivar uma representação de mundo na qual você se veja crescendo continuamente, passando por pequenas evoluções diárias e se superando sempre. Em vez de se concentrar no sentimento ruim fruto das derrotas, melhor é enxergá-las como fonte de aprendizado. É pensar que todas e cada uma das tentativas anteriores de ser aprovado lhe legaram valiosas lições. Seu maior trabalho, então, será analisar tudo com frieza e objetividade, no intuito de identificar o que deu errado e, a partir daí, ajustar a abordagem para a batalha seguinte.

Depois, faça uma autoanálise e descubra sua verdadeira vocação. Pergunte-se qual é o concurso em que você deseja mesmo passar. Na sequência, veja quais são os requisitos específicos dele e, se você notar que ainda não os possui, foque em adquiri-los enquanto está na fila da aprovação. Isso ajudará a direcionar os esforços. Agora adote um bom plano de estudos que lhe permita alcançar resultados cada vez melhores até a conquista da vaga.

Não menos importante: cuide da saúde. Mantenha uma dieta saudável e uma rotina de exercícios físicos regulares, mesmo que feitos em seu “quartel-general” ou restritos a pequenas caminhadas ao nascer do sol. E nada de deixar a saúde mental em segundo plano! Dormir o suficiente, por exemplo, é parte fundamental numa preparação adequada. Apenas um cérebro descansado tem energia para reter os conteúdos mais importantes.

Por fim, mantenha-se motivado e apaixonado pela missão que se propôs cumprir. Quando se trata de concurso público, o êxito, em regra, vem depois de sucessivos fracassos, desafios e perrengues. Ora, não é diferente nas demais áreas em que tentamos nos destacar, é? A chave, portanto, é continuar acreditando em si mesmo, não importa quantas sejam as desilusões. Para quem crê e faz o possível e o impossível, a vitória é questão de tempo.

Em síntese, eu diria que o esforço para passar em concurso público equivale ao de se preparar para uma prova de corrida de longo percurso. Você há de convir que maratonas exigem bem mais do atleta que provas de cem metros, por exemplo… Ainda assim, ele estará no caminho certo se tiver clareza de propósito, resiliência, assertividade e humildade para aceitar orientação quando necessário.

Sua jornada, concurseiro, é, sim, desafiadora. Porém, as ferramentas adequadas podem perfeitamente torná-lo capaz de superar qualquer obstáculo e de alcançar a tão sonhada estabilidade. De nossa parte, pode ter certeza de que estaremos ao seu lado nessa empreitada, fazendo de tudo para superar as suas expectativas. Até porque somos verdadeiramente obcecados pelo sucesso dos nossos alunos.

Força, que vai dar tudo certo! Pode confiar.

“Pense por conta própria, mas se esforce para aprender com os outros.” – Confúcio (552 a.C. a 489 a.C.), pensador e filósofo chinês

Participe do Canal do Imparável (https://t.me/imparavelgg) no Telegram e tenha acesso em primeira mão ao artigo da semana e ao áudio do artigo com a voz do autor, além de muitos outros conteúdos para inspirar você, mesmo em dias difíceis!

 

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram . Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Quando dizem que é impossível…
  2. Deserto não é moradia, é passagem
  3. Você tem um propósito
  4. A importância do ambiente
  5. Vencendo a inconstância
  6. Talento vale, mas esforço conta em dobro
  7. Dê um reset na sua vida
  8. Sucesso no (aparente) fracasso
  9. Você tem de tomar uma decisão!
  10. Em busca da realização
  11. Amor como propósito
  12. Sempre tem um jeito
  13. Faz parte…
  14. Tempo, o concurso da vida
  15. A conquista sendo conquistada
  16. O Iceberg da Aprovação
  17. Porta fechada, portão aberto
  18. Conselhos do meu EU futuro
  19. Fé nos momentos difíceis
  20. Há um tempo certo para todas as coisas

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

CONCURSOS 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


18 de Setembro de 2023