Como estudar Matemática para Concurso Nível Médio?

Matemática para concurso de nível médio é uma preocupação para você? Confira nossas dicas inéditas de como dominar a matéria e não ter mais medo!

Avatar


13/08/2021 | 00:00 Atualizado há 283 dias

Dentre as disciplinas mais cobradas em concursos públicos do nível médio, a matemática sem dúvida é uma das mais prevalentes, não raro figurando com maior número de questões de concurso ou maior peso. Por isso, se você pretende estudar para algum certame deste nível é essencial que você não deixe de conferir as dicas  que separamos para você neste artigo!

Saiba mais sobre as oportunidades em concursos de nível médio!

O que estudar em matemática para concurso nível médio: noções e conteúdos

De modo geral, os conteúdos cobrados para certames de nível médio em concursos públicos giram em torno de uma lista de assuntos fixa que aprendemos desde o ensino fundamental até o ensino médio. Muitos desses conceitos são bastante simples, mas muitas pessoas podem tê-los deixado para trás devido ao medo que a matemática traz.

Contudo, você não precisa ter medo! Talvez na época aprender aqueles conteúdos tenha sido difícil e desafiador. Contudo, agora que você já tem mais maturidade e um objetivo em mente, tudo com certeza se tornará mais fácil.

Confira abaixo alguns dos conteúdos mais cobrados em provas de matemática para concurso nível médio:

  • Geometria Básica (Áreas e Perímetros) e Analítica;
  • Porcentagem;
  • Progressão Geométrica e Aritmética (PG e PA);
  • Frações;
  • Números Inteiros;
  • Regra de 3 simples;
  • Equação de primeiro grau;
  • Mediana e mediatriz;
  • MMC e MDC;
  • Números decimais .

Apenas passando os olhos rapidamente pela lista , você com certeza deve ter identificado diversos conteúdos que já estudou em algum momento de sua vida escolar. Daí vem a boa notícia de estudar matemática para concurso nível médio: boa parte do seu processo será de revisão; isto é, relembrar conceitos. Assim, será mais rápido e fácil do que aprender um conhecimento completamente do zero.

Além dos conteúdos listados na lista, uma matéria que não pode ficar de fora da sua rotina de estudos é o raciocínio lógico. Apesar de ser um conteúdo cobrado com autonomia na maioria dos concursos públicos, esta matéria se relaciona muito diretamente com a matemática, utilizando-se de suas noções e de interpretação de texto para formular questões.

Saiba mais sobre questões de raciocínio lógico para concursos 

Como estudar matemática para concurso nível médio: 5 principais dicas

1. Não tenha medo da matéria

Não é segredo que muitas pessoas tem muito medo de matemática. De modo geral, a matemática foi classificada como um grande gargalo da educação fundamental brasileira, mas com o passar dos anos essa situação tem sido revertida aos poucos.

Para não ter medo da matemática para concurso basta pensar que é uma ciência exata, que contêm fórmulas e operações que, se memorizadas e aplicadas corretamente, levam aos resultados corretos. Isso não quer dizer que não existem problemas mais complexos e que a dificuldade esteja completamente ausente da disciplina.

Todavia, ser bom em matemática, assim como ser bom em fazer provas de concurso, é questão de treino! Leve em consideração que você está mais maduro e tem um objetivo pontual em mente para enfrentar o estudo da matemática. Aliando essa nova noção a um bom curso preparatório, professores com boa didática e a resolução de questões de concurso a chance de sucesso é garantida! 

Se matemática sempre foi uma grande dificuldade para você, lembre-se também que você não precisa ser um especialista na matéria para garantir uma boa pontuação no seu certame. Basta que você saiba aplicar os conhecimentos cobrados no formato de questões de concurso!

2. Inclua um pouco da matéria sempre na sua rotina de estudos

Esta dica é um pouco interligado à dica anterior: afinal, para que você pare ter medo de algo, é preciso que você se acostume. Ao incluir a matemática (mesmo que por pouco tempo) em diversos momentos da sua rotina de estudo, logo a  matéria deixará de ser tão assustadora. Se você optar pelo modelo ciclo de estudos, por exemplo, coloque a matemática em um local de destaque ou separe um tempo para resolver questões variadas sobre as matérias mais cobradas em concursos de nível médio todos os dias.

O mais importante neste processo é não postergar o estudo da matéria. Muitas pessoas acreditam que é possível compensar uma matéria que você não domina tanto se garantindo nas outras, mas com o mundo de concursos cada vez mais competitivo essa estratégia se torna cada vez menos efetiva. Além disso, como mencionamos, a matemática é geralmente cobrada com mais peso e número de questões em diversos certames. Por isso, quanto mais cedo você enfrentá-la, melhor! 

3. Revise os conceitos

Mesmo que uma matéria possa parecer simples e te fazer pensar: “Mas todo mundo sabe fazer regra de três, então não preciso estudar a fundo, não é?”, por exemplo, é uma boa ideia rever os conceitos principais de cada uma das disciplinas principais, mesmo que seja rapidamente, em formato de revisão. Muitas vezes podemos confundir conceitos e ideias simples que causam grande dificuldades e suscitam erros na hora de resolver as questões.

Anotar fórmulas em post-its ou criar um sistema de cards pode te ajudar a revisar o conteúdo com ainda mais rapidez depois que estiver em passos mais avançados do estudo de matemática para concursos de nível médio!

4. Fique de olho no edital e provas passadas

Uma maneira ainda mais certeira de determinar quais conteúdos de matemática para concurso precisam de atenção é consultando o edital do seu certame de escolha, na área de conteúdos programáticos que geralmente fica ao final do documento, na área de anexos. Lá você terá acesso a todos os conteúdos que podem estar contemplados em questões da prova.

Uma maneira de filtrar a sua busca para descobrir assuntos mais cobrados é por meio da avaliação de provas passadas para o seu certame de escolha. Se você pretende prestar concurso para se tornar cadete da EspCEx, por exemplo, a porcentagem de assuntos para a matéria de matemática em anos anteriores de acordo com a ferramenta “assuntos frequentes” gratuita do Gran Cursos Questões, é :

Matemática para concursos nível médio: Concurso EsPCEx

Matemática para concursos nível médio: relação de matérias para a prova EsPCEx

Saiba tudo sobre o Concurso EsPCEx! 

Com essas estatísticas em mãos torna-se mais fácil escolher quais assuntos priorizar dentro do conteúdo programático e na hora de estruturar o seu cronograma de estudos. Contudo, fique ligado! Não vale estudar apenas os conteúdos mais cobrados! Na medida do possível, englobe todos os conteúdos previstos na sua rotina de estudos.

5. Estude com questões de concurso!

Uma outra maneira de dominar matemática para concurso de nível médio é por meio da resolução de questões de concurso. Afinal, por meio desta técnica você coloca o conhecimento em prática e testa a eficiência das suas rotinas de estudo.

Além disso, se você está estudando com questões com gabarito comentado, os benefícios são ainda maiores, especialmente se você não tem tanta facilidade com matemática. Afinal, em cada item você conta com uma pequena explicação e resumo da questões, ajudando na compreensão do ocasional erro e como não cometê-lo novamente.

Veja o exemplo abaixo:

2020. FUNPAR NC UFPR, Câmara de Curitiba. Prova para Técnico Administrativo

Um escâner foi programado para, a cada cópia, reduzir 20% do tamanho original de um documento. Uma cópia foi feita nessas condições. Em seguida, essa cópia passou pelo mesmo processo mais uma vez. Como consequência disso, uma nova redução de 20% foi aplicada, e assim sucessivamente outras vezes. Qual é o número mínimo de reproduções para que a cópia fique menor que 40% do documento original?

(A). 2
(B). 4
(C). 5
(D). 6
(E). 7

Resposta comentada 

Gabarito: Letra C.

Como a prova não apresentou os dados necessários para que se resolvesse utilizando logaritmo, deve-se fazer a progressão dos valores “na mão”. Como a cada cópia há uma redução de 20%, a imagem será multiplicada por 0,8 (100%-20%=80%), e sabe-se que, no final, o tamanho (T) deve ser menor que 0,4 (40%). Assim:

n=1, T=0,8¹=0,8=80%
n=2, T=0,8²=0,64=64%
n=3, T=0,8³=0,512=51,2%
n=4, T=0,84=0,4096=40,96%
n=5, T=0,85=0,32768=32,768%

Ou seja, apenas na 5ª cópia o tamanho será menor que 40%.

*Resposta pelo professor Carlos Guilherme Faro Graterol da equipe Gran Cursos Questões.

Viu como fica mais fácil estudar matemática para concurso de nível médio com questões comentadas? E os benefícios não param por aí! Estudar por questões também pode te ajudar a conhecer o perfil da banca avaliadora, evitar cair em pegadinhas, controlar seu tempo,  nervosismo, direcionar seus estudos e muito mais!

Como estudar matemática para concurso nível médio: estude com o Gran Cursos Questões!

Já contamos para você o quão importante a resolução de questões de concurso é para sua rotina de estudos. Mas você sabia que no Gran Cursos Questões você não encontra apenas questões comentadas? Na plataforma você ainda tem acesso a:

  • Acervo com provas passadas: Encontre e baixe facilmente as provas de seu interesse, podendo resolvê-las online com contagem de tempo e comentário de professores em cada item.
  • Filtro de assuntos frequentes: Consulte a proporção de questões e assuntos cobrados em cada matéria para certames anteriores e receba estatísticas claras e fáceis de mensurar.
  • Plano de estudos: Formule um cronograma de estudos voltado para a resoluções de questões para a vaga que você pretende conquistar.
  • Dashboard de desempenho: Visualize seu progresso por disciplina ou geral por meio de um dashboard interativo que indica quantas e quais questões você acertou ou errou em períodos de tempo.
  • Questões com gabarito comentado: nosso acervo já conta com milhares de questões comentadas. Todos os dias os professores do Gran adicionam ainda mais resumos comentados aos itens!
  • Ache questões com facilidade: por meio dos filtros avançados na aba de questões do Gran Cursos Questões! Você por filtrar por ano, órgão, matéria, cargo e muito mais!

No mês do trabalhador, você pode desfrutar de tudo isso com descontos inéditos! Apenas até o dia 16/05/2021 você desfruta de 30% de desconto em todos os planos da plataforma! 

Clique aqui para garantir seu desconto no Gran Cursos Questões! 

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAMA

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
2

0


Tudo que sabemos sobre:

gran cursos questões


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.