A Matriz SWOT dos concurseiros

Avatar


10 de Julho de 2017

A Matriz SWOT dos concurseiros. Por: Gabriel GranjeiroSob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.” Sócrates

Dando sequência às dicas que podem ajudar os concurseiros a elaborar o seu plano de batalha para a conquista de uma vaga no serviço público, no artigo desta semana vamos sugerir mais uma ferramenta de gestão que, acreditamos, será útil àqueles que ainda não sabem como começar a preparação. No artigo da última semana, apresentamos o ciclo PDCA dos concurseiros (link). Neste, apresentaremos a Matriz SWOT ou, em português, FOFA.

A análise SWOT é um método de que as organizações se valem na formulação de ações para enfrentar a concorrência, conquistar novos clientes e ampliar sua atuação no mercado. Em resumo, trata-se de uma análise do cenário em que a corporação está inserida, com o intuito de identificar os pontos positivos da empresa, chamados de Forças (Strenghts) e Oportunidades (Oportunities), e os seus pontos fracos, que são suas Fraquezas (Weaknesses) e Ameaças (Threats) – daí o acrônimo SWOT/FOFA. As Forças e Fraquezas constituem fatores internos à corporação, ao passo que as Oportunidades e as Ameaças são fatores externos a ela. Os fatores positivos são aqueles que ajudam a empresa, que a fazem crescer, e os negativos são os que a atrapalham, são obstáculos que devem ser por ela superados.

“O concurseiro precisa refletir bastante antes de indicar em cada quadrante o que colabora para a sua preparação e o que a atrapalha. Quanto mais completo for esse levantamento, mais precisa será a análise e melhores serão as chances de desenvolver um plano eficaz, com soluções eficientes para a aprovação em qualquer concurso público.”

A técnica pode ser facilmente empregada por quem está estudando para concurso. Basta que o candidato liste, na sua Matriz SWOT, o maior número possível de itens que, de um lado, maximizam ou, de outro, diminuem suas chances de classificação. O concurseiro precisa refletir bastante antes de indicar em cada quadrante o que colabora para a sua preparação e o que a atrapalha. Quanto mais completo for esse levantamento, mais precisa será a análise e melhores serão as chances de desenvolver um plano eficaz, com soluções eficientes para a aprovação em qualquer concurso público.

O ideal é usar a ferramenta antes de elaborar o plano de estudos propriamente dito, já que o primeiro objetivo do emprego da Matriz SWOT é ter uma visão clara das limitações e das potencialidades do candidato. Você deve avaliar qual é o tempo de que dispõe para o estudo, qual é a sua reserva de recursos financeiros, se gosta de estudar, se tem desenvolvido uma boa rotina de estudos, se conta com a ajuda dos familiares, se se identifica com os conteúdos exigidos no último edital, se lhe falta controle emocional no dia da prova. Deve, ainda, mensurar os conhecimentos acumulados ao longo dos anos de educação formal na escola e na faculdade e analisar como é o ambiente que você reservou e o material que adquiriu para os estudos. E não se esqueça de levar em conta as atribuições do cargo e os requisitos para investidura nele, entre outras informações que podem ajudá-lo a perceber qual é o seu cenário real.

Faça esse exercício mental e liste tudo aquilo que você tem, entre forças e fraquezas, entre o que o ajuda e o que o atrapalha, entre o que serve de incentivo e o que pode ser uma ameaça, levando você a desistir ou a enfrentar sucessivas reprovações.

Feito isso, o passo seguinte é reavaliar suas posturas e planejar ações para resolver ou minimizar os riscos e problemas identificados. A ideia, aqui, é aumentar o poder dos pontos fortes e diminuir ou zerar os efeitos dos pontos fracos.

“Todo indivíduo deveria saber o que o ajuda e o que o atrapalha a obter sucesso na vida, a realizar sonhos.”

Todo indivíduo deveria saber o que o ajuda e o que o atrapalha a obter sucesso na vida, a realizar sonhos. Entretanto, muitas pessoas nunca se preocuparam em identificar os próprios fatores positivos e negativos, em criar uma vacina para curar as doenças que acabam com o seu ânimo para lutar e alcançar novas conquistas. O fato é que todos temos algum talento – uma força, uma potencialidade – que pode e deve ser potencializado com a ingestão de um “suplemento” qualquer. É esse “suplemento” que devemos encontrar.

Uma recomendação importante: ao fazer esse levantamento de forças e fraquezas, você deve ser absolutamente honesto. As informações colhidas têm de ser verdadeiras. Logo, nada de ser nem muito condescendente consigo mesmo, nem muito autocrítico. Não se preocupe: todos nós temos vícios e virtudes; o importante é identificá-los para, um a um, minimizá-los ou turbiná-los.

Amigo leitor, ainda que você identifique em si mesmo menos forças do que fraquezas, faça daquelas o seu mais sólido porto seguro. Tenha fé em si próprio. É sabido que pessoas fracas acreditam quase que exclusivamente na sorte. Já pessoas fortes acreditam na relação causa/efeito e dão o devido crédito às consequências dos seus atos e das suas escolhas.

“…crie as oportunidades e não apenas espere que elas surjam do nada. Seu desafio será aproveitá-las com criatividade e sabedoria. Só vai mais longe na conquista dos seus objetivos quem se conhece bem, que tem a coragem de arriscar e de ousar, quem sabe aproveitar o momento e as circunstâncias.” 

Portanto, crie as oportunidades e não apenas espere que elas surjam do nada. Seu desafio será aproveitá-las com criatividade e sabedoria. Só vai mais longe na conquista dos seus objetivos quem se conhece bem, que tem a coragem de arriscar e de ousar, quem sabe aproveitar o momento e as circunstâncias. Quem está empenhado em resolver as dificuldades consegue se antecipar a elas e resolvê-las antes mesmo que elas se tornem um obstáculo de fato. Pessoas que agem proativamente colhem os frutos de ser assim.

Para concluir nossa conversa de hoje, lembre-se de que o concurseiro que não tem constância e paciência gasta mais depressa suas forças e logo desiste do sonho de conquistar a estabilidade financeira. Para evitar se tornar mais um desses que ficam pelo caminho, trate de conhecer a si mesmo. A Matriz SWOT pode ajudá-lo a fazer isso.

Nosso desejo é que você reforce os seus aspectos positivos e neutralize os fatores negativos que o atrapalham em sua jornada rumo ao sucesso pessoal e profissional. Estamos de olho e prontos para ajudá-lo no que for preciso!

O futuro tem muitos nomes. Para os fracos é o inalcançável. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes é a oportunidade.” Victor Hugo

P.S.: Siga-me em minha página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e fundador do Gran Cursos Online e da GG Educacional. Sempre soube que a sua missão de vida era ser empreendedor. Por força do destino, ingressou no mercado de concursos muito novo, há mais de 10 anos. Acumulou experiências de grande valia ao acompanhar as atividades empresariais de seus pais, ambos ex-servidores com quase 3 décadas de experiência no mercado de concursos. Em 2013, decidiu que queria montar sua própria empresa e convidou o amigo Rodrigo Calado, também muito experiente na área, para ser o seu sócio. Nasceu ali a GG Educacional, uma organização totalmente dedicada à educação a distância, cujo lema é: “Ensino aliado à tecnologia”. Esse foco, em conjunto com o trabalho de colaboradores e professores dedicados e altamente especializados, resultou em crescimento exponencial ao longo dos últimos 2 anos. Atualmente, o Gran Cursos Online, principal marca da empresa, está entre as maiores do País e é referência em sua esfera de atuação.

É formado em Administração e Marketing pela New York University Stern School of Business, instituição de grande destaque no mundo corporativo. Nela, estudaram empreendedores de sucesso, como Jack Dorsey (fundador do Twitter) e John Paulson (fundador e presidente de um dos maiores fundos de investimento do mundo). Lá, participou de projetos desafiadores, interagindo com alunos do mundo inteiro e de visões muito diferentes da sua. Essa educação global e empreendedora hoje faz parte do DNA de Gabriel e da empresa que ele lidera, onde busca oferecer aos alunos o que há de melhor; tudo para ajudá-los a atingir os seus objetivos e a mudar de vida.

Avatar


10 de Julho de 2017

Tudo que sabemos sobre:

estudo para concurso