Gabriel Granjeiro

PDCA para concurseiros

PDCA para concurseirosSe quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.” Provérbio chinês

Existe uma técnica poderosa que serve para melhorar continuamente qualquer tipo de processo. Conhecida como PDCA, essa ferramenta de gestão se propõe a controlar os processos por atividades planejadas e recorrentes. O ciclo tem como objetivo, entre outros, facilitar a tomada de decisões e o alcance de metas.

A sigla PDCA vem do inglês: Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Checar) e Act (Agir) ou Adjust (Ajustar). Trata-se de metodologia largamente empregada pelas organizações que desejam melhorar seu nível de gestão por meio do controle eficiente de processos e atividades internas e externas. O ciclo PDCA é um verdadeiro círculo virtuoso cujo objetivo é a melhoria contínua desses processos e atividades.

Para compreender melhor o método, confira esta breve explicação sobre cada uma das quatro etapas que o compõem:

Planejamento (Plan): Nesta etapa, a preocupação é com a dimensão mais ampla, macro do ciclo. É a fase de levantamento e análise das informações. Aqui, o plano é elaborado e metas e objetivos são definidos (confira AQUI um artigo sobre o tema), bem como os métodos a serem seguidos. Trata-se do momento mais importante do ciclo, pois o seu produto – o plano propriamente dito – é requisito para que todas as outras fases ocorram.

Execução (Do): É a fase de implementação do plano, de execução de tudo que foi cuidadosamente planejado, pensado, elaborado e descrito na etapa anterior. Em resumo, saímos do planejamento para o fazimento. O erro de muitos gestores é não avançar nesta fase. Planos maravilhosos podem nunca sair do papel ou da cabeça dos seus criadores.

Checagem (Check): Nesta fase, fazemos a verificação, o controle do que está sendo executado, comparando os resultados com o que havia sido planejado. É o momento de identificar os problemas que eventualmente tenham ocorrido durante o processo e de pensar em soluções para que eles não se repitam. Neste estágio do ciclo, localizamos as possíveis falhas do planejamento e tomamos as providências para que os ajustes e acertos necessários sejam efetivados na fase seguinte.

Ação (Action): É a etapa em que implementamos as ações necessárias para correção dos erros identificados na fase anterior. Aqui, aplicamos ações corretivas voltadas ao aperfeiçoamento contínuo do processo, plano ou projeto. Podemos dizer que esta fase é, ao mesmo tempo, o fim e o começo dos ciclos, já que, após minuciosa apuração do que tenha causado falhas em estágios anteriores, todo o ciclo PDCA é refeito com novas diretrizes e novos parâmetros. Tudo para que a melhoria seja, de fato, contínua como propõe esta metodologia.

Amigo leitor, como você já deve ter notado, o método PDCA é facilmente aplicável ao contexto de quem está se preparando para prestar concurso público. Como você bem sabe, é impossível se preparar adequadamente sem método, sem técnica, sem um planejamento bem feito. Portanto, o ciclo PDCA pode servir de inspiração ou de base para a elaboração e a execução de plano de estudos eficiente.

Explico. Antes de tudo, você deve decidir qual é o seu objetivo. Só então o planejamento deve ser iniciado. Reflita sobre como você conquistará a vitória, sobre qual é o melhor método para isso. A principal função de um planejamento bem feito é garantir coerência entre as atividades desempenhadas e os resultados esperados.

A maioria dos candidatos não se dedica à fase do planejamento como deve e, por isso, enfrenta seguidas reprovações. Só um planejamento meticuloso ajuda o concurseiro a vencer quase todas as dificuldades e impõe o alinhamento entre a sua vontade e a sua ação.

Então, elabore o seu plano e parta para a fase seguinte, que é a execução imediata do que você planejou. Nada de procrastinação! Vá cumprindo o plano com inteligência, sabedoria e convicção. Saiba que, antes de enfrentar o dia D, o planejamento é tudo que importa; mas, depois que toca o sinal marcando o início da prova, tudo que você tiver planejado perde a importância. A partir de então, serão só você e a banca examinadora. Que vença o melhor! Rs

Como já registramos em outro artigo (veja AQUI) é importante ter metas e objetivos claros para você e para todos que o acompanham em sua missão rumo ao serviço público. Além disso, é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingir cada uma dessas metas e desses objetivos. A fórmula para tanto é: sonhar + agir + planejar + executar + acreditar.

Mas você deve estar se perguntando como, em termos práticos, podemos aplicar o ciclo PDCA ao projeto de preparação para uma vaga no serviço público. Para responder a essa dúvida, idealizei um modelo, que compartilho com você:

Ciclo PDCA para concurseiros

Veja bem: você pode e deve fazer ajustes no seu ciclo PDCA de estudos. Faça dessa ferramenta de gestão um poderoso aliado em sua preparação para ser aprovado em certames futuros.

Infelizmente, não é possível esgotar o assunto em apenas uma mensagem. Apesar disso, acho que consegui despertar em você a consciência de que não há bons resultados sem um plano de ataque e de defesa eficiente, que mantenha o candidato prevenido contra dificuldades que certamente surgirão ao longo da sua caminhada.

Espero ter ajudado você, leitor amigo, com um pouco dos conhecimentos que adquiri ao longo da minha formação acadêmica e da minha experiência como empreendedor.

GRAN sucesso, e que venham as aprovações! Tenho certeza de que você estará preparado para elas.

Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento.” Thomas Edison

P.S.: Siga-me em minha página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e fundador do Gran Cursos Online e da GG Educacional. Sempre soube que a sua missão de vida era ser empreendedor. Por força do destino, ingressou no mercado de concursos muito novo, há mais de 10 anos. Acumulou experiências de grande valia ao acompanhar as atividades empresariais de seus pais, ambos ex-servidores com quase 3 décadas de experiência no mercado de concursos. Em 2013, decidiu que queria montar sua própria empresa e convidou o amigo Rodrigo Calado, também muito experiente na área, para ser o seu sócio. Nasceu ali a GG Educacional, uma organização totalmente dedicada à educação a distância, cujo lema é: “Ensino aliado à tecnologia”. Esse foco, em conjunto com o trabalho de colaboradores e professores dedicados e altamente especializados, resultou em crescimento exponencial ao longo dos últimos 2 anos. Atualmente, o Gran Cursos Online, principal marca da empresa, está entre as maiores do País e é referência em sua esfera de atuação.

É formado em Administração e Marketing pela New York University Stern School of Business, instituição de grande destaque no mundo corporativo. Nela, estudaram empreendedores de sucesso, como Jack Dorsey (fundador do Twitter) e John Paulson (fundador e presidente de um dos maiores fundos de investimento do mundo). Lá, participou de projetos desafiadores, interagindo com alunos do mundo inteiro e de visões muito diferentes da sua. Essa educação global e empreendedora hoje faz parte do DNA de Gabriel e da empresa que ele lidera, onde busca oferecer aos alunos o que há de melhor; tudo para ajudá-los a atingir os seus objetivos e a mudar de vida.

Cheguei Lá

19 Comentários

19 Comentários

  1. augusto

    04/07/2017 14:48 em 14:48

    Desde que passei a acompanhá-lo tenho evoluído muito. Estou estudando atualmente para tribunais, dessa vez estou estudando certinho rsrs (antes do edital, bastante horas por dia, fazendo questões)
    Minhas provas serão ano que vem, mas acredito que ,quando chegar o dia D, vou estar muito bem preparado!!!!

    • Nannyy Aguiar

      05/07/2017 11:28 em 11:28

      Parabéns pela dedicação, Augusto!

    • Gabriel Granjeiro

      19/07/2017 11:32 em 11:32

      Prezado Augusto,

      Fico feliz em saber que meus artigos têm auxiliado em sua preparação. Estamos juntos rumo à aprovação.

  2. Cláudia

    04/07/2017 15:44 em 15:44

    Boa tarde!
    Ótima dica!! Obrigada!

  3. Branizio

    05/07/2017 08:11 em 08:11

    Maravilha!!

  4. Thiago Paulini

    05/07/2017 14:03 em 14:03

    Ótima técnica!

    • Gabriel Granjeiro

      19/07/2017 11:33 em 11:33

      Prezado Thiago,

      Obrigado. Espero que o PDCA seja um diferencial na sua preparação.

      Sucesso em sua jornada!

  5. Joelina Ferreira Lima De Moura

    07/07/2017 15:10 em 15:10

    Muito obrigada pelo direcionamento e pela riqueza de conteúdos!!!

  6. Ann Elena

    08/07/2017 10:29 em 10:29

    Obrigado pela dicas!! Estou estudando para a secretaria de saúde, porémnão sei se vai sair concurso pra essa area até 2018.vcs tem alguma idéia que possa sair até la.

  7. Marineide

    08/07/2017 11:19 em 11:19

    Bom dia! Obrigada pelas reflexoes,sao de grande ajuda,e os textos incriveis!Estou estudando do MPU!

  8. GILSON CORREIA

    12/07/2017 17:16 em 17:16

    Sempre com boas dicas para o aluno. Parabéns!

  9. Sheila

    09/09/2017 16:44 em 16:44

    Obrigada Gabriel.

    Deus o abençoe.

  10. EVA ALICE FEITOSA LIMA

    18/09/2017 12:31 em 12:31

    Prezado prof. Gabriel,

    Muito obrigada pelo incentivo, você traz sempre bons incentivos para melhorar nossos estudos.

    Grande abraço,
    Eva Alice

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo