MPS.BR 2021 – Outro ???

Avatar


28 de Janeiro de 2022

Olá Pessoal!

Para nossa surpresa saiu uma nova versão do modelo MPS.BR, agora na versão 2021. Essa versão na verdade aparenta ser a correção de algumas incongruências no modelo MPS.BR 2020, então fica ligado que na verdade não existe mais a versão 2020. A versão 2021 substitui a 2020, veja que se cair no seu edital a versão 2021 você deve ignorar totalmente o que viu na versão 2020.

 

Se atente ao que está escrito no guia no tópico vigência e transição:

“VIGÊNCIA E TRANSIÇÃO: O Guia Geral MPS para Software:2021 entra em vigor em 1º. de janeiro de 2021. Assim, a partir desta data podem ser realizadas avaliações MPS usando o Modelo de Referência MPS para Software MR-MPSSW:2021. O período de transição é até 30 de junho de 2021 e até esta data ainda podem ser realizadas avaliações usando o MR-MPS-SW:2016. A partir de 1º. de julho de 2021 todas as avaliações devem ser realizadas usando o MR-MPS-SW:2021.”

O MPS continua com os modelos de referências anteriores, é interessante o concurseiro se atentar que normalmente quando se fala em MPS.BR para os concursos de T.I as questões abordam basicamente o MR-MPS-SW, Modelo de Referência MPS para Software, e é nele que vamos dar atenção nesse artigo.

Além disso os Processos agora são divididos em dois conjuntos Processos de Projeto e Processos Organizacionais, conforme Figura 1.

 

 

E a evolução dos processos agora passar por 7 níveis de maturidade, do G ao A. Se atente que os nomes mudaram, o nível D antes chamado Largamente Definido agora se chama Definido e o nível C chamando Definido agora se chama Totalmente Definido. Essa mudança já tinha sido feita na versão 2020, mas veja que não cabe mais comparação entre 2020 x 2021, pois a versão 2021 revogou tudo que tinha na 2020, para todos os casos é como se a versão 2020 nunca tivesse existido. Veremos na Figura 2, como os processos estão distribuídos conforme os níveis.

 

Além disso os níveis de capacidade mudaram, mas de forma mais suave,

Vejamos a Figura 4 e Tabela 1.

Assim com todas essas mudanças será necessário que o aluno estude essa nova verão a partir do momento que as bancas começarem a cobrar, pois será necessário detalhar todos os processos e seus atributos, conforme os conjuntos que surgiram (Projeto e Organizacionais) e aprofundar nos níveis de maturidade e seus processos.

Após essa visão geral do Guia nos vemos nas aulas, pois já temos conteúdo gravado explicando com detalhes todas as mudanças, que normalmente são a fonte para questões das mais diversas bancas.

Até mais !

 

Professor MSC, Washington Almeida

Doutorando e Mestre em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R. Atualmente é Analista Judiciário na Justiça Federal (TRF1) e Professor no Gran Cursos Online.

 

Referências 

[1] GUIA GERAL MPS DE SOFTWARE (2021) https://softex.br/download/guia-geral-de-software-2021/

Avatar


28 de Janeiro de 2022