Acordem! A Nova Ortografia já é oficial (Parte 3)! Por: Elias Santana

Avatar


7 de Fevereiro de 2019

Olá, queridos amigos! Tudo bem com vocês?

Vamos continuar nossa empreitada? Desejamos dominar o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa! Hoje, vamos tratar do emprego de acentos! Acredito que essa é a alteração que mais vivenciamos em nosso dia a dia.

Foi suprimido o acento dos ditongos abertos EI e OI, quando estão na penúltima sílaba de uma palavra (tecnicamente, paroxítonas). É o que justifica a retirada do acento em ideia (i-dei-a) e joia (joi-a). Tal regramento não afeta palavras como pastéis (pas-téis) e destrói (des-trói), uma vez que os ditongos estão em posição oxítona.

Foi retirado aquele que marcava a ocorrência de hiato (vogais juntas que se separam na divisão silábica) com as vogais I ou U, em posição paroxítona, quando antecedido por ditongo. É o que se vê na palavra “feiura”. O acento da vogal U, nesse caso, deixou de existir, pois, ao separarmos as sílabas (fei-u-ra), é possível constatar que o hiato (entre as vogais I e U) ocorre em posição paroxítona e está antecedido pelo ditongo EI.

Vale a pena também falarmos acerca dos acentos diferenciais. Este emprego tem como base distinguir palavras diferentes, mas de escrita idêntica, por meio de um acento. Alguns foram retirados; outros, mantidos. No grupo dos acentos retirados, podemos citar os seguintes pares de palavras: “para” (preposição, sempre foi sem acento) e “para” (verbo, que era com acento); “pelo” (contração de preposição e artigo, sempre foi sem acento) e “pelo” (substantivo, que era com acento); “pela” (contração de preposição e artigo, sempre foi sem acento) e “pela” (verbo, que era com acento); “polo” (contração arcaica, sempre foi sem acento) e “polo” (substantivo, que era com acento); e “pera” (contração arcaica, sempre foi sem acento” e “pera” (fruta, que era com acento).

Já sobre os acentos diferenciais mantidos, temos: “tem” (verbo na 3ª pessoa do singular) e “têm” (verbo na terceira pessoa do plural); “vem” (verbo na terceira pessoa do singular) e “vêm” (verbo na terceira pessoa do plural); “pode” (verbo no presente do indicativo) e “pôde” (verbo no pretérito perfeito do indicativo); e “por” (preposição) e “pôr” (verbo). Obs: verbos derivados de “ter” e “vir” também mantiveram acentos diferenciais, como ocorre em “mantém/mantêm” e “intervém/intervêm”.

Por fim, houve a retirada dos acentos das palavras paroxítonas marcadas pela repetição de vogais. É o caso de “voo”, “enjoo”, “veem” e “creem”, por exemplo.

Na próxima semana, falaremos acerca do temido hífen! Um grande abraço!

 


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping

Avatar


7 de Fevereiro de 2019