O poder da fé para os concurseiros

Avatar


25 de setembro4 min. de leitura

“Não deixe que ninguém tire a sua esperança.” Papa Francisco

Ao contrário do que você possa ter imaginado ao ler o título deste artigo, o tema que escolhi hoje não é de cunho religioso. Sou, de fato, cristão – católico devoto –, mas respeito todos que pensam diferente de mim, seja quem segue outras crenças, seja quem não acredita em ser divino nenhum. No entanto, tenho absoluta convicção de que, independentemente da crença ou da ausência dela, é necessário, sim, ter fé. Digo fé no sentido mais amplo da palavra, como explicarei a seguir.

A palavra “fé” tem significados em quantidade e força diametralmente opostas à extensão da pequena palavra. E é milenar a história por trás de conceitos por ela abrangidos. Um dos seus possíveis significados é confiança, a confiança que temos naquilo que consideramos verdadeiro ou digno de crédito. Outro é adesão, adesão absoluta a certas ideias e princípios que julgamos importantes e valorosos. Em síntese, fé é o sentimento de crença em algo ou em alguém, independentemente de esse algo ou alguém ter natureza divina ou não. Acreditar é ter a certeza de que acontecerá tudo que se espera, desde que se aja de acordo com determinadas virtudes e valores.

Agir com fé é carregar no coração e na mente a certeza de que um desejo se realizará, de que algo muito aguardado chegará, de que o que se busca será alcançado. É mais do que crer; é ter fortes motivos para saber que, cedo ou tarde, os sonhos se realizarão.

“A pessoa arrebatada pela fé tem uma imensa vantagem sobre as demais: ela consegue nutrir a coragem e a força muito mais do que os medos.”

Onde há fé, há boas obras sendo executadas, porque onde há fé há o forte desejo de fazer o bem. Por outro lado, quem não tem fé pensa pequeno. Uma pessoa fervorosa pensa grande porque sabe que a sua crença é maior do que tudo: maior do que qualquer obstáculo, maior do que qualquer pensamento ou sentimento ruim. A pessoa arrebatada pela fé tem uma imensa vantagem sobre as demais: ela consegue nutrir a coragem e a força muito mais do que os medos.

Pense nisso, concurseiro, e pare de impor limites ao seu sonho de conquistar um cargo público. Passe a depositar fé nesse projeto, e nenhum obstáculo será grande o bastante para impedir você de alcançar seu objetivo. Se a sua vontade de vencer e de se tornar uma autoridade pública for maior e você tiver mais fé em si mesmo, conseguirá chegar lá.

“Tenha a fé como aliada – a mais poderosa que você pode conquistar – e use-a para fomentar a sua determinação.”

Amigo leitor, uma preparação adequada, com ações concretas e combinadas com muita fé, é arma poderosa para ajudar você a conquistar a carreira pública e o que mais estiver em seus planos. Acredito de verdade que, enquanto a fé estiver presente em seu coração, todos os seus mais íntimos sonhos estarão ao alcance das mãos, a um passo de se tornarem realidade. Tenha a fé como aliada – a mais poderosa que você pode conquistar – e use-a para fomentar a sua determinação. Acredite: uma combinação assim vence qualquer desafio, seja ele uma banca examinadora mais rígida ou uma concorrência de mais alto nível. Com fé e determinação, nada é impossível.

Há outra verdade que você deve assimilar: quem tem fé nunca está sozinho e nunca se desespera. Pode até sofrer e passar por uma dificuldade ou outra e por algumas decepções, como todos que arriscam algo na vida. A diferença é que passará por tudo isso com a consciência de que algo muito bom – como a desejada aprovação com classificação no concurso dos sonhos – só se torna realidade depois de uma boa dose de sacrifício, dor, choro e privação. A pessoa com fé sabe que terá de investir – recursos financeiros e emocionais –, além de ser bastante paciente para aguardar o tempo necessário antes de conquistar o senso de merecimento e, na sequência, a vitória.

“A nossa fé é testada a todo instante. Por isso, há que lutar dia após dia para nutri-la continuamente, a fim de que supere cada uma das provações e se mantenha viva.”

A nossa fé é testada a todo instante. Por isso, há que lutar dia após dia para nutri-la continuamente, a fim de que supere cada uma das provações e se mantenha viva. Quem não tem fé em nada tampouco conquista o que quer. Como nunca acredita na possibilidade de as coisas darem certo, deixa de agir e perde as oportunidades que surgem. Vive uma vida pequena e sem propósito, enfim.

Então, se você me permitir, caro amigo, quero recomendar que você confie em suas crenças. Não importa se você crê em Deus, no poder das orações, em mantras, em amuletos, em santos, nos seus próprios talentos, em histórias de superação ou apenas em você mesmo. Simplesmente confie, com todo o vigor que puder.

Entre as pessoas que conheci ao longo da vida, as que tiveram o mais brilhante futuro e alcançaram as maiores conquistas foram aquelas que carregavam – na alma e na mente – muita fé, aquelas que a exalavam por todos os poros. Porque essas pessoas não tinham incertezas, não tinham tempo para dúvidas, muito menos para medos. Elas tinham FÉ. Responda à pergunta: você conhece alguém bem-sucedido que não tinha fé em que os seus projetos dariam certo?

Para concluir a nossa conversa de hoje, gostaria que você anotasse bem esta última reflexão: “Fé e medo não se dão bem. Onde um estiver o outro não estará”.

Então, com muita fé, sigamos juntos em busca da conquista da vaga. Combinado?

Se acredita nesta mensagem, registre nos comentários “Caminharei sempre com fé!”.

“A fé não é algo para se entender, é um estado para se transformar.” Mahatma Gandhi

Gabriel Granjeiro

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


Avatar


25 de setembro4 min. de leitura