A importância de elaborar uma boa redação em concursos públicos

Avatar


15 de abril2 min. de leitura

redação

Estudar e, acima de tudo, praticar é fundamental para ter um desempenho satisfatório e aumentar as chances de ser aprovado nas provas dos concursos públicos, mas existem competências adicionais que fazem toda a diferença na hora de participar deste tipo de processo seletivo. 

A redação é uma delas, já que demonstra a capacidade do candidato de expressar as suas ideias, defender seu ponto de vista de maneira incisiva ou, mesmo, de esclarecer conteúdos específicos do edital de maneira satisfatória – respeitando a tipologia textual exigida no edital.

A produção de um texto envolve tanto a capacidade de escrita e argumentação quanto o repertório pessoal do candidato. Esse conjunto de conhecimentos vai além dos conteúdos teóricos estudados e da memorização de dados, já que é importante dar exemplos pertinentes ou adicionar elementos externos que enriqueçam o tema.

“Compreender qual o tipo de texto e que estrutura utilizar; saber articular as ideias com coerência e fornecer informações pertinentes é fundamental para o sucesso na prova de redação. O candidato deve, sobretudo, evidenciar a sua capacidade de associar conhecimento técnico às situações práticas propostas nos certames”, afirma Gabriel Granjeiro, diretor do Gran Cursos Online.

Para ajudar os candidatos a se preparar para a prova de redação, é possível encontrar diversos cursos que ensinam técnicas e abrem espaço para o treinamento dos alunos. 

O Gran Cursos Online é uma escola preparatória para concursos de ensino a distância, que oferece a modalidade online do curso Oficina de Redação, no qual os alunos assistem a videoaulas para compreender as especificidades da produção de textos para concursos, bem como as formas de estruturação e adequação do conteúdo à modalidade exigida em cada certame.

“Nos principais certames, são cobrados, hoje, na modalidade Redação Discursiva, quatro tipos de textos: a dissertação expositiva, a dissertação argumentativa, o estudo de caso e as questões discursivas. Para cada tipo, dependendo da banca examinadora, há uma maneira diferente de estruturar. Neste caso, é imprescindível conhecer a dinâmica da banca e da prova que exige aquela modalidade. Ou seja, é necessário desvendar as especificidades de cada modalidade no sentido de adequar o texto à prova em que ele é exigido. Por exemplo: a Banca CESPE tem por hábito cobrar a dissertação expositiva – com uma estrutura absolutamente flexível (que não exige abertura de parágrafo específico para a introdução e dispensa a conclusão); as Bancas IADES e FUNIVERSA cobram a dissertação argumentativa, sob a uma estrutura tradicional (introdução, desenvolvimento, conclusão). Assim, é crucial buscar a ajuda de um profissional que conhece as bancas examinadoras e as suas particularidades no que tange à cobrança de redação nos concursos”. É o que esclarece Vânia Araújo, professora da Oficina de Redação.

Ao buscar o apoio dos profissionais especializados, o aluno consegue ter uma aplicação prática dos elementos fundamentais de uma redação e passa a entender a maneira mais adequada de produzir o texto na prova.

O Gran Cursos Online também oferece a possibilidade de os alunos terem suas redações corrigidas pela equipe de professores. Na área restrita para os alunos, é possível fazer o download de um formulário específico – no tamanho padrão das laudas oferecidas em concursos – para a produção dos textos nos mesmos moldes das bancas.

Depois, basta digitalizar a folha e enviar aos professores, no espaço determinado na área do aluno. Em até sete dias, o aluno receberá de volta a redação corrigida, com a consequente nota atribuída e as anotações sobre o que deverá melhorar em seu texto. Dessa maneira, ele entenderá quais são os pontos fortes de seu texto e poderá, ainda, identificar os que precisam ser melhorados.

Além da prova de redação em si, a produção do texto deve ser trabalhada nas questões abertas. O candidato precisa responder adequadamente o que lhe é pedido para que seja interpretado de maneira clara, além de demonstrar domínio do tema cobrado e da escrita pertinente à área em que atua.

Por isso, o Gran Cursos Online criou a Oficina de Redação Online, um curso específico com orientações teóricas em vídeo, dicas para pontuar melhor em sua prova e correção individual de redações por especialistas. Há planos a partir de R$99,90. Aproveite!

matricule-se 3

sambatech
Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:
CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


15 de abril2 min. de leitura