Pesquisa de Mercado: o que é, como fazer, tipos e cursos

Entenda tudo sobre pesquisa de mercado e como trabalhar com isso!

Avatar


18 de Março4 min. de leitura

Fazer pesquisa de mercado é uma prática muito comum no meio corporativo e empresarial. Mas você entende o que de fato significa pesquisa de mercado, qual a sua importância e como fazer uma? 

No artigo a seguir, confira as principais informações que você precisa para estudar, fazer ou trabalhar com pesquisa de mercado. Então, vamos lá!

Se preferir, navegue pelo índice abaixo ou siga para a leitura:

Tem dúvidas sobre como começar uma faculdade? Baixe gratuitamente o nosso Guia da Graduação!

Enfrentar novos desafios por vezes vem acompanhado de muitas dúvidas, e é por isso que a equipe da Gran Faculdade preparou um material completo e gratuito que vai te ajudar a compreender melhor como funciona uma Graduação.

No e-book que criamos para você, respondemos perguntas como:

  • O que é Graduação?
  • Quais os tipos de Graduação?
  • Como escolher meu curso de Graduação?
  • Como começar uma Graduação?

Além de te dar estas respostas, também te explicamos de forma simplificada outras questões relacionadas ao universo acadêmico. Não deixe de conferir!

Para receber o material gratuitamente, basta preencher o formulário abaixo:

O que é Pesquisa de Mercado?

Pesquisa de Mercado é um levantamento de dados e informações sobre consumidores, demanda, concorrentes e contextos para uma empresa. 

Para isso, é necessária a coleta de dados, organização e análise das informações para gerar insights e embasar tomadas de decisões gerenciais. 

Assim, é possível saber se há demanda para um novo produto/serviço, entender qual o público-alvo da sua empresa, como é a fidelização de clientes com concorrentes, etc. 

Vamos exemplificar, você quer abrir uma padaria no bairro X, mas não mora tão perto. Você precisará fazer uma pesquisa de mercado para:

  • Conhecer hábitos, características como faixa etária, gênero, perfil dos moradores da região: são mais tradicionais? Mais sérios? Mais falantes? 
  • Descobrir quais outros comércios do bairro já oferecem o mesmo produto que o seu, como são os preços? Como é o atendimento? E o espaço? 

Ainda nessa linha, deu certo, sua padaria é um sucesso, a pesquisa de mercado ainda pode ser atualizada regularmente para se manter ampliando suas forças e minimizando riscos externos. 

Além disso, você pode querer inovar e lançar um pão doce com uma receita diferente. Um exemplo de pesquisa de mercado seria aplicar um questionário com seus atuais clientes, avaliar se faz sentido, se terá aderência e ir ajustando a ideia. 

Deu para entender como as pesquisas de mercado são essenciais no meio corporativo? Então, vamos ler mais no tópico a seguir.  

Qual a importância da Pesquisa de Mercado?

Toda instituição ou marca pode se beneficiar do uso de pesquisas de mercado, entre os principais pontos importantes do uso deste levantamento, podemos listar:

  • Entender as necessidades, preferências e comportamentos dos consumidores;
  • Identificar oportunidades de mercado;
  • Entender ameaças da concorrência;
  • Definir estratégias de marketing, desenvolvimento de produtos e posicionamento de marca;
  • Minimizar riscos e aumentar as chances de sucesso de uma empresa ou produto no mercado.

Como fazer Pesquisa de Mercado?

Não existe uma fórmula pronta para pesquisa de mercado que se encaixe em contextos específicos. Mas seguir algumas etapas gerais identificando o que faz mais sentido para seu caso é uma boa opção. 

Por isso, o primeiro passo é definir o objetivo da pesquisa: testar a aceitação de um novo produto ou serviço? Avaliar a percepção da marca junto ao público? Analisar a concorrência? Verificar se há conexão com o público-alvo desejado? 

Depois disso, é preciso escolher o método de pesquisa mais adequado (quantitativo, qualitativo ou misto), a amostragem, como fará a coleta de dados e outros detalhes. 

O terceiro passo é a aplicação da pesquisa da forma como você planejou: entrevista, questionário, grupo de estudo, etc. 

Com os dados coletados é importante seguir diretrizes e normas adequadas para a proteção e segurança dessas informações, além de iniciar a análise dos resultados. 

Para finalizar, você pode fazer relatórios e apresentações com insights a partir das respostas e informações da pesquisa.

Como fazer Pesquisa de Mercado Online

Para fazer uma pesquisa de mercado online, é possível seguir o mesmo passo a passo do tópico anterior, mas pensando em ferramentas de pesquisa online, como questionários digitais, enquetes e análise de dados de forma virtual.

Esse formato facilita a logística de aplicação e torna a execução da pesquisa de mercado mais barata. Portanto, explore as redes sociais, os fóruns online e grupos de discussão para coletar informações sobre opiniões e comportamentos dos consumidores.

Tipos de Pesquisa de Mercado

Basicamente, há 3 tipos de pesquisa de mercado, mas em uma mesma pesquisa é possível usar mais de uma, dependendo do objetivo. 

  • Quantitativa: baseada em dados numéricos e estatísticos, com o objetivo de quantificar aspectos do mercado e comportamento do consumidor;
  • Qualitativa: foca em compreender profundamente as motivações, percepções e opiniões dos consumidores por meio de métodos como entrevistas, grupos focais e observações.
  • Experimental: envolve a realização de experimentos controlados para testar hipóteses sobre o comportamento do consumidor e avaliar o impacto de determinadas variáveis.
  • Mista: reunindo dois ou até três tipos de pesquisa, em diferentes etapas ou em um mesmo momento com os participantes. 

Quem é o profissional que faz Pesquisa de Mercado?

Pesquisa de Mercado é uma função muito importante no meio corporativo e pode ser feita especialmente por cargos de analista de pesquisa de mercado, gerente de pesquisa de mercado, analista de inteligência de mercado ou consultor de pesquisa de mercado.

Confira a seguir como começar a se desenvolver e quais cursos podem qualificar você para trabalhar nessa área. 

Como começar a trabalhar com Pesquisa de Mercado?

Para começar a trabalhar com Pesquisa de Mercado, é válido que você busque uma formação profissional, que pode ser em áreas como:

Você também precisará desenvolver habilidades comportamentais como perfil analítico, comunicação, gestão de conflitos e negociação. 

Para começar a se destacar na carreira, vale a pena buscar por estágios, oportunidades de emprego ou trabalhos voluntários em empresas ou agências de pesquisa de mercado.

Invista em um bom networking, construindo uma rede de contatos profissionais por meio de participação em eventos, grupos profissionais e redes sociais.

Curso de Pesquisa de Mercado: qual o melhor?

O melhor curso de Pesquisa de Mercado vai depender do que você deseja de acordo com orçamento, preferências de aprendizado e objetivos de carreira.

Existem muitas opções de palestras, treinamentos, cursos livres e superiores relacionados à Pesquisa de Mercado. 

Confira algumas opções de graduação para quem quer trabalhar nessa área:

  • Marketing : com duração de 2 anos, o tecnólogo em Marketing oferece uma compreensão abrangente dos princípios fundamentais de marketing, comportamento do consumidor, análise de mercado e estratégias de pesquisa;
  • Administração: essa formação mais robusta e generalista possui duração de 4 anos, na modalidade bacharelado, fornece uma base sólida em gestão, finanças, estratégia empresarial e análise de dados, todos os aspectos importantes para trabalhar em pesquisa de mercado;
  • Estatística: oferece habilidades fundamentais em análise quantitativa, interpretação de dados e técnicas estatísticas avançadas, que são cruciais para a análise de dados de pesquisa de mercado;
  • Ciências Sociais: áreas como Sociologia, Psicologia e Antropologia fornecem uma compreensão profunda do comportamento humano, percepções culturais e dinâmicas sociais, que são relevantes para a pesquisa de mercado;
  • Comunicação Social: o curso em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade, Jornalismo ou Relações Públicas, pode oferecer insights valiosos sobre comunicação eficaz, mídia e estratégias de engajamento do consumidor;
  • Economia: promove uma compreensão dos princípios econômicos fundamentais, análise de mercado e tendências macroeconômicas que podem ser aplicadas na pesquisa de mercado;
  • Análise de Dados: Análise de Dados, Data Science ou Business Intelligence são formações que fornecem habilidades avançadas em análise de dados, modelagem estatística e visualização de dados, essenciais para interpretar grandes conjuntos de dados de pesquisa de mercado.

Além disso, programas de pós-graduação, como especialização, mestrado e doutorado em Marketing ou Pesquisa de Mercado, também podem ser considerados para aqueles que buscam uma especialização mais avançada na área.

Aproveite as vantagens da Gran Faculdade! 

A Gran Faculdade conta com cursos de graduação EAD que te preparam para se destacar na carreira. Aqui, você aproveita:

  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

Escolha seu curso, faça sua matrícula e comece hoje mesmo a conquistar seu diploma para trabalhar com pesquisa de mercado.

Cupons de desconto Graduação EAD

Confira os descontos abaixo e selecione a opção que melhor se encaixa para você (cupons válidos até o preenchimento das vagas disponíveis):

CategoriaValor mensalCupom
Graduação SocialR$ 94,90GRADSOCIALGRAN
Graduação Social MulherR$ 89,90GRADSOCIALGRANMULHER
Graduação Alunos e Ex-alunos GranR$ 94,90GRADALUNOGRAN
Graduação Alunas e Ex-alunas Gran (Mulher)R$ 89,90GRADALUNOGRANMULHER
Novos AlunosR$ 114,90NOVOGRADGRAN
Novas Alunas (Mulher)R$ 109,90NOVOGRADGRANMULHER

Além disso, você pode obter 10% de desconto fazendo o pagamento à vista. Ou, se não tiver limite do valor semestral no cartão de crédito, se matricular com pagamento recorrente (o valor da mensalidade é descontado a cada mês, sem comprometer o limite).

30 dias para testar! Aqui, confiamos no serviço que prestamos e no nosso propósito de mudar vidas por meio da educação da tecnologia. Então, se você não estiver satisfeito(a) em 30 dias, pode receber seu dinheiro de volta!

Garanta sua matrícula com desconto!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


18 de Março4 min. de leitura