Plano de vida semanal: mais que um plano de estudos

Avatar


25 de Setembro de 2020

O objetivo deste artigo é tratar de forma objetiva sobre um dos alicerces para o sucesso na vida do concurseiro, a organização dos estudos, e demonstrar por que você deve ter mais do que um plano de estudos, e sim, o que pode se chamar de plano de vida semanal – ou seja, o planejamento de toda a semana, tudo o que você fará todos os dias desde a hora de acordar até o momento de dormir.

Isso será essencial para a organização prática do seu dia a dia, não só da rotina de estudos, mas da rotina de trabalho, das atividades com a família e até da programação de lazer. Com a devida organização, percebe-se que o tempo que você acreditava não ter, na verdade, está aí.

Além disso, com organização, evita-se a tão temida procrastinação, pois, sabendo a hora de cumprir as suas tarefas, elas não ficam para depois – até porque, logo em seguida, outra atividade já está programada. Evidentemente que, para isso ocorrer, é fundamental o comprometimento do aluno na busca de seus objetivos.

Mas antes de iniciar nosso planejamento, vale uma observação: coloque tudo no papel ou em alguma agenda digital. É fundamental que as informações estejam escritas e sejam de fácil acesso[1]. Em hipótese alguma faça cronogramas mentais, pois será bem mais difícil de segui-los.

Vamos então para a elaboração do nosso plano de vida semanal:

Passo 1: Organizando a sua semana.

Para saber quantas horas de estudo estarão disponíveis na sua semana, é preciso inicialmente verificar quais são seus compromissos fixos.

É necessário criar uma rotina de horários, anotando o tempo dedicado às suas diversas obrigações, como o trabalho, o tempo com a alimentação, a atividade física e os momentos de acordar e de dormir.

É fundamental elencar todas as atividades que tomam seu tempo durante a semana, sempre avaliando quais delas se pode evitar, já que esse é o momento de repensar as suas prioridades.

Nesse passo, é possível ganhar algum tempo, evitando ir para a cama mais tarde que o necessário, ou passando mais tempo dormindo do que você realmente precisa (lembrando que o sono é essencial para o nosso aprendizado). Também é possível reduzir tempos de refeições e utilizar o tempo de deslocamentos para estudo[2].

Pronto, colocando todas essas informações no seu quadro horário, você saberá quantas horas tem disponíveis para se dedicar aos estudos. Entretanto:

1) nem todas as horas disponíveis serão necessariamente de estudos, no entanto, essa organização é fundamental para você ter um desempenho melhor na jornada;

2) as horas de estudo não precisam ser iguais todos os dias. Tudo bem você estudar quatro horas na segunda, duas na terça e cinco na quarta, tentando chegar numa média de quatro horas diárias, e cerca de 24 horas por semana.

Lembre-se de que no fim de semana a sua rotina muda um pouco, mas organize o seu dia da mesma forma (nesse caso, você pode escolher inicialmente as horas que deixará disponíveis para os estudos, já que não existem as obrigações da semana, como a faculdade ou o trabalho). Lembre-se ainda de que o lazer e o descanso são essenciais para o seu aprendizado: reserve um tempo para fazer o que gosta e, com organização, perceberá que esse tempo efetivamente existe. Isso ajuda no aprendizado e mantém o aluno motivado.

Nos estudos pré-edital, recomenda-se separar um dia de folga de sua escolha, preferencialmente no fim de semana; já nos estudos pós-edital, com prova marcada, todo dia é dia de estudar, nem que, para isso acontecer, você vá aumentando gradualmente as horas estudadas no dia que antes era livre.

Vale lembrar que o ideal é chegar no dia da prova numa crescente, ou seja, não adianta começar num ritmo de 10 horas de estudos por dia e, perto do certame, estudar somente durante cerca de duas horas. Faça programações razoáveis e possíveis, sempre pensando em médio/longo prazo.

Passo 2: Monte seu plano de estudos nos horários livres (horas de estudo).

Feito o primeiro passo, é possível verificar quantas horas diárias você tem efetivamente disponíveis. Agora, nas horas livres, comece a organizar disciplinas e formas de estudo, intercalando diariamente de duas a quatro disciplinas, sempre mesclando o material (fonte) de estudo (“lei seca”, questões etc.). Lembre-se de deixar um tempo para os intervalos[3] (50 minutos de estudos e 10 minutos de intervalo).

Duas dicas práticas são importantes aqui. A primeira é: faça inicialmente uma análise de desempenho, ou seja, uma breve avaliação de como você está nas disciplinas cobradas em seu edital caso ele já tenha sido publicado, ou tendo em vista o último edital para o cargo almejado.

Você pode fazer duas provas de concursos anteriores do seu cargo almejado ou de certame semelhante[4], lembrando que o Gran Cursos Online tem simulados de praticamente todos os cargos ou concursos previstos, e estes podem (e devem) ser utilizados para sua análise de desempenho inicial.

Feito isso, você já sabe em quais matérias tem maior dificuldade; juntando essa informação com a quantidade de questões que caem na prova de cada disciplina e com o peso de cada uma, é possível avaliar quanto tempo será dedicado para cada item constante no edital[5].

A segunda dica é sobre a importância de consultar múltiplas fontes de estudo, sendo:

a) Material de doutrina (videoaulas, livros ou PDFs);
b) Resolução de questões;
c) Leitura da “Lei seca ”;
d) Jurisprudência ;
e) Revisões.

Aqui são necessárias duas observações:

1ª – A leitura da “lei seca” (legislação sem comentários) é essencial para a sua aprovação, pois grande parte de sua prova será composta por questões baseadas na lei, ou seja, quem sabe a letra da lei sabe a resposta da questão.

2ª – Para os meus alunos, recomendo ou a utilização das videoaulas ou a leitura dos PDFs do Gran Cursos Online (um ou outro), visando otimizar o tempo, pois os dois materiais tratam da doutrina. O objetivo é vencer o edital mais de uma vez, utilizando formas de estudo intercaladas, vendo e revendo a matéria, sempre fazendo revisões, de modo que a linha de esquecimento fique com a menor incidência possível.

Lembrando que, ao acelerar a videoaula para a velocidade 1,5, você consegue assistir a duas videoaulas e resolver de cinco a 10 questões da disciplina num bloco de 50 minutos.

Passo 3: Plano de estudos semanal na prática.

Com as explicações iniciais, vamos efetivamente colocar nosso plano de vida semanal no papel. Com um exemplo, fica mais fácil perceber como fazer.

Se você vai estudar Direito Penal, Língua Portuguesa e Direito Constitucional hoje, selecione como será feito esse estudo, colocando o passo a passo adotado em seu quadro semanal. Apesar de gastar alguns minutos no primeiro planejamento, você perceberá que, nas próximas semanas, isso será feito rapidamente, sem perda de tempo.

 

 

[1] Eu gostava de deixar meu plano de estudos semanal afixado junto com o mural dos sonhos, num local bem à vista no meu quarto, com o objetivo de não deixar de cumprir meus compromissos diários.

[2] Segue link de artigo que escrevi: Como conseguir mais horas de estudo por dia – https://blog.grancursosonline.com.br/como-conseguir-mais-horas-de-estudo-por-dia/

[3] Os intervalos são fundamentais para você manter um estudo de alto rendimento.

[4] Nada de fazer testes muito desatualizados (ou seja, usando provas realizadas há mais de um ano e meio).

[5] Aqui uma referência sobre a importância da leitura de seu edital. É nesse documento que informações sobre quantidade de questões por disciplina ou peso de cada matéria ou bloco de matérias estarão postadas.

[6] A “Lei Seca” compreende qualquer texto normativo que contenha apenas os dispositivos legais, ou seja, a lei sem qualquer tipo de comentário, como o Código Penal ou a Constituição Federal. O melhor local para a consulta é o site oficial do Planalto (http://www.planalto.gov.br).

[7] O estudo da jurisprudência é mais relevante nos concursos para carreiras jurídicas.

Lembre-se de separar algum tempo extra para os imprevistos, pois estes realmente acontecem. Se ocorrerem problemas na hora do estudo, realoque o estudo para a hora planejada de imprevistos.

Uma vez elaborado o nosso planeamento, é possível perceber que ainda existem alguns momentos vagos e que nossa carga horária diária de quatro horas de estudos foi cumprida com tranquilidade. Claro que para pessoas com mais tempo de trabalho ou com mais compromissos, o tempo fica mais curto, mas mesmo não atingindo a marca recomendada, não deixe de estudar enquanto for possível.

Para os estudos, o ideal é começar com matérias de que você gosta menos e com as fontes de estudo que acredita ser mais cansativas, como a “lei seca”. Se possível, estude no período matutino, pois nosso nível de concentração tende a ser maior logo depois de acordarmos – se sua rotina permitir, é interessante deixar para fazer seus estudos diários na parte da manhã.

Por outro lado, faça cronogramas razoáveis e atingíveis para não desanimar e acabar desistindo das suas metas. Se você só consegue ter duas horas de estudo por dia nesse momento, use-as para estudar! Quando você atinge seus objetivos dia após dia, isso te dá ânimo e motivação, mas, caso em um dia ou outro não consiga chegar na meta pré-estabelecida, nada te impede de recolocar a hora faltante no dia seguinte ou no fim de semana.

Uma última observação importante: se você deseja realmente ser um concurseiro, então os estudos devem ser a sua prioridade. Dessa forma, avalie bem se o tempo que você deixou para as outras atividades é realmente necessário, priorizando deixar mais horas livres para o estudo.

Pronto, agora você tem mais que um plano de estudos montado, e sim um Plano de Vida Semanal, já que está organizada a sua programação diária desde a hora de acordar até a hora de dormir, incluindo o tempo necessário para suas refeições, atividade física, trabalho e até lazer.

Com essa organização, é possível encontrar hiatos diários antes não imaginados, mantendo uma rotina de estudos de maior dedicação sem se furtar às obrigações do dia a dia.

Ah, agora imprima esse plano e coloque-o no seu local de estudos, de preferência, ao lado do mural dos sonhos, para que sempre visualize sua meta e seu plano de vida, até porque eles realmente caminham juntos.

 

 

Valter Parr Corrêa

GranXpert

Delegado de Polícia do Distrito Federal

Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela FDUL

Coach Criacional

Avatar


25 de Setembro de 2020