Engenharia de Segurança do Trabalho EAD: conheça a pós!

Com o curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Gran Faculdade, profissionais de Engenharia e Arquitetura podem atuar em uma nova área! Confira tudo sobre o assunto

Avatar


28 de Março5 min. de leitura

A pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho EAD é uma especialização que abre um vasto campo de atuação profissional para engenheiros e arquitetos.

Aqui na Gran Faculdade, o curso te coloca como protagonista da sua carreira, é 100% EAD e pode ser concluído entre 12 e 18 meses. Além disso, é ideal para concurseiros que querem conciliar seus estudos preparatórios com uma especialização online.

Por isso, a seguir, vamos entender mais sobre o curso, para quem ele é indicado e como aproveitar descontos especiais com mensalidades que cabem no seu orçamento.

Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

  1. O que é Engenharia de Segurança do Trabalho?
  2. O que faz um engenheiro em segurança do trabalho?
  3. Engenharia de Segurança do Trabalho quantos anos?
  4. Quanto tempo dura o curso de Engenheiro de Segurança do Trabalho?
  5. Como é a pós em Engenharia de Segurança do Trabalho?
  6. Corpo docente e disciplinas da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho 
  7. Engenharia de Segurança do Trabalho grade curricular
  8. Mercado de trabalho em Engenharia de Segurança do Trabalho
  9. Quem pode fazer a pós-graduação em Engenharia e Segurança do trabalho
  10. Qual é o salário de um Engenheiro de Segurança do Trabalho?
  11. Como a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pode ajudar na sua carreira?

O que é Engenharia de Segurança do Trabalho?

A Engenharia de Segurança do Trabalho é, basicamente, uma área específica para atuar na detecção de riscos, realização de ações preventivas e elaboração de planos para garantir a saúde e segurança durante a atividade laboral.

Dentro da área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), além da figura do engenheiro(a) de segurança do trabalho, encontra-se também o técnico em segurança do trabalho (profissão de nível médio técnico) e outras especializações específicas da área da Saúde (médicos, enfermeiros, etc.).

Isso porque, ter um ambiente seguro e saudável para trabalhar é um direito de todo trabalhador e a legislação possui uma série de normas que garantem a aplicação prática de boas práticas de SST.

O que faz um engenheiro em segurança do trabalho?

O Engenheiro em Segurança do Trabalho é responsável por avaliar questões de saúde, segurança e salubridade de funcionários em cada ambiente. Assim, entre as atividades de um engenheiro em Segurança do Trabalho é possível listar:

  • Identificar riscos de acidentes de trabalho e criar estratégias e diretrizes para reduzi-los/evitá-los;
  • Desenvolver documentos técnicos, como laudos e relatórios;
  • Gerenciar atividades e equipes relacionadas à SST;
  • Implementar ações corretivas;
  • Atuar no controle de perdas e danos relacionadas a produtos e serviços;
  • Ajustar/parametrizar processos eficazes e seguros;
  • Realizar auditorias e supervisões técnicas, etc.

Engenharia de Segurança do Trabalho: quantos anos?

O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho tem duração mínima de 1 ano e pode ser feito exclusivamente para pessoas já formadas em Engenharia ou Arquitetura (que possuem duração de 5 anos).

É possível encontrar cursos para Segurança do Trabalho com menor duração, mas essas formações não possibilitam a atuação como engenheiro(a) na área, somente em outros cargos de nível técnico ou superior.

Quanto tempo dura o curso de Engenheiro de Segurança do Trabalho?

No total, a pós em Engenharia de Segurança do Trabalho conta com 605h de disciplinas e 40h de trabalho de conclusão de curso, divididos em 2 módulos principais. A previsão de conclusão varia entre 12 e 18 meses, de acordo com a disponibilidade e rotina de cada aluno.

Essa carga horária, maior que a média habitual de 360h, se deve à possibilidade do aluno desenvolver uma nova atividade profissional. Por isso, a pós-graduação é um pouco mais extensa do que as outras especializações no mercado.

Além disso, como somos conhecidos por ser a pós pensada para concurseiros, vale lembrar que nossa plataforma possui ferramentas que auxiliam a otimizar seu estudo e garantir sua especialização sem desistir da sua aprovação.

Aqui você pode ser concursado e pós-graduado ao mesmo tempo! Portanto, aproveite e confira também: Concursos 2023: mais de 55 mil vagas e 120 editais!

Como é a pós em Engenharia de Segurança do Trabalho?

De forma resumida, a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho tem como objetivo qualificar profissionais de Engenharia e Arquitetura para atuar na área de SST em instituições públicas e privadas.

Entre as atividades que podem ser exercidas pelo(a) especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, podemos listar, por exemplo:

  • Interpretar e aplicar conteúdos da Segurança e Saúde no Trabalho (SST);
  • Atuar no planejamento e execução de medidas de prevenção e segurança do trabalho;
  • Despertar e motivar soluções inovadoras em saúde e segurança, bem como, dominar tecnologias e métodos aplicáveis;
  • Operar técnicas de análise e diagnóstico de possíveis riscos;
  • Realizar inspeção, planejamento e emissão de laudos técnicos e relatórios;
  • Trazer uma visão sistêmica de processos e boas práticas no dia a dia operacional do trabalho;
  • Ministrar treinamentos sobre cuidados e uso de equipamentos de segurança, entre outros.

Corpo docente e disciplinas da pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

Na Gran Faculdade, a pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho EAD é coordenada pelo professor Raylton de Carvalho Gomes, que, entre outras formações, é mestre em Geociências Aplicadas (UnB), Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho.

Além dele, todo o corpo docente foi especialmente selecionado para te preparar e alavancar sua carreira.

Engenharia de Segurança do Trabalho grade curricular:

A grade curricular da pós em Engenharia de Segurança do Trabalho inclui disciplinas como:

  • Prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações;
  • Legislação aplicada à engenharia de segurança do trabalho;
  • Administração aplicada à engenharia de segurança;
  • Proteção contra incêndios e explosões;
  • Higiene do trabalho;
  • Gerência de riscos;
  • Psicologia da engenharia de segurança do trabalho;
  • Ergonomia, entre outras.

Quem pode fazer a pós-graduação em Engenharia e Segurança do trabalho

De acordo com a Lei n° 7.410 de 27 novembro de 1985 e o Decreto n° 92.530 de 6 de abril de 1986, somente profissionais de Engenharia e Arquitetura podem desenvolver a função de engenheiro de segurança do trabalho.

Portanto, para cursar essa especialização, é preciso ser graduado em Engenharia (todas as formações) ou Arquitetura e registrado em um dos Conselhos profissionais de Engenharia e Agronomia ou Arquitetura e Urbanismo (CREA ou CAU).

Mercado de trabalho em Engenharia de Segurança do Trabalho

O ambiente profissional de qualquer trabalho está suscetível a condições adversas que podem ocasionar acidentes, doenças ocupacionais e até a morte. Por isso, questões que envolvem saúde e segurança do trabalho são fundamentais e devem estar presentes em toda instituição, independentemente do porte ou segmento.

Ou seja, se toda empresa, por lei, deve ter um planejamento que envolva projetos na área, há muito espaço para profissionais da segurança do trabalho!

Em empresas, consultorias, além de editais específicos que são publicados regularmente por instituições como Senado, Prefeituras, Banco do Brasil, Correios, Petrobrás, etc.

Com um mercado de trabalho bastante amplo e diverso, profissionais especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho podem conquistar boas colocações.

Qual é o salário de um Engenheiro de Segurança do Trabalho?

Atualmente, o piso inicial da categoria varia bastante de acordo com a região do país, características do município e da instituição, mas em média, o salário inicial gira em torno de R$9 mil.

Por isso, vale a pena investir na sua formação e se qualificar para alavancar sua carreira.

Como a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pode ajudar na sua carreira?

Como vimos ao longo do texto, para exercer a profissão de engenheiro de segurança do trabalho é preciso ter uma graduação em Engenharia ou Arquitetura e concluir a pós-graduação específica da área. Caso contrário, a pessoa não pode atuar profissionalmente com essa nomenclatura, piso salarial e regulamentações.

Sendo de uma dessas áreas, a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pode te abrir todo um campo profissional novo para você atuar e se desenvolver em consultorias, empresas e instituições públicas ou privadas.

Além disso, no caso de concursos públicos, a pós-graduação conta pontos em provas de títulos, o que pode te destacar durante o processo seletivo. E tem mais, após a aprovação, a remuneração pode começar já com um valor mais elevado graças a essa titulação. Legal, né?

Então, aproveite para se matricular na melhor pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho EAD: venha ser aluno Gran agora mesmo!

Vem ser Gran!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online!

Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


28 de Março5 min. de leitura