Questões comentadas: porque estudar com elas e onde encontrar?

Você sabia que questões comentadas podem aumentar a eficiência do seus estudos? Saiba como e acesse gratuitamente!


02/12/2021 | 17:13 Atualizado há 53 dias

Estudar por questões é essencial para garantir a aprovação em concursos públicos. Afinal, você terá uma prova objetiva para vencer e resolver exercícios é a maneira mais direta de se preparar. As questões comentadas complementam esse processo, otimizando sua preparação e transformando cada erro em uma nova oportunidade de aprendizado.

Pensando na importância desse recurso no estudo para concursos públicos, a plataforma Gran Cursos Questões está em constante atualização, incluindo um número cada vez maior de questões comentadas de fácil acesso.

Navegue pelo índice abaixo para descobrir todos os benefícios das questões comentadas, como tirar o maior proveito delas e onde encontrá-las de maneira gratuita e rápida!

Destaques:

Questões comentadas: o que são?

Questões comentadas são exercícios que contém uma explicação contextualizada, geralmente elaborada por um professor ou especialista que analisou e respondeu o item. Elas são especialmente úteis para provas de concursos, OAB, Residências e outros exames, já que as bancas organizadoras apenas liberam o gabarito, sem explicações individuais sobre cada um dos itens.

Por meio das questões comentadas o aluno consegue compreender um elemento essencial do aprendizado: o porquê de não ter acertado  e qual é o raciocínio para obter a resposta correta.

Volte ao topo

Questões comentadas: quais são os benefícios de estudar com elas?

Confira abaixo os principais benefícios de se estudar com questões comentadas:

1. Aprender com seus erros

A máxima “É errando que se aprende”, possui alguma verdade. Afinal, quando percebemos que erramos, nosso cérebro tende a apresentar uma parcela maior de atenção nos instantes que se seguem. Esse é um mecanismo natural para que o erro não aconteça novamente.

Ao estudar com as questões comentadas, você pode utilizar essa configuração biológica ao seu favor. Afinal, a tendência é checar a justificativa assim que percebemos o equívoco. Assim, as chances de se lembrar dessa explicação a longo prazo são bem maiores!

2. Maior autonomia nos estudos

Grande parte dos concurseiros (especialmente em 2020 e 2021) precisou aprender a estudar de maneira cada vez mais autônoma, sem o auxílio direto de aulas de cursinho presencial. Antes disso, muitos já realizavam esse movimento simplesmente por não terem interesse em participar de aulas de cursinho ou por não conseguirem encaixar o compromisso em suas agendas.

A grande questão em casos assim, costuma ser: para quem pedir explicações se você errar um exercício para concursos? Nesse sentido, as questões comentadas são de grande ajuda! Afinal, as explicações do Gran Cursos Questões são pensadas para serem o mais didáticas possível elaboradas por professores e membros da equipe pedagógica.

Se ainda restarem dúvidas, você ainda pode deixar um comentário no item requisitando uma explicação mais detalhada!

3. Ajuda na formulação de materiais de revisão

Um dos segredos para otimizar seu tempo no estudo para concursos públicos é evitar estudar uma matéria estudada do zero novamente. As revisões, contudo, são essenciais para que o conteúdo possa ser retido e assimilado por mais tempo. Então, o que fazer?

A resposta está na confecção de materiais de revisão, como os resumos para concurso, por exemplo. Nessa lista também se enquadram flashcards, mapas mentais e esquemas mnemônicos.

Como costumam apresentar explicações concisas e diretas, as questões comentadas podem integrar os seus resumos para concursos, esclarecendo pontos sobre determinado assunto que você tenha mais dificuldade!

4. Otimiza a qualidade do seus cadernos de questões

No bom estudo por questões, os itens que você errou ou que ficou em dúvida não devem ser deixados de lado. Ao invés disso, devem ser separados em um caderno de questões, para que possam ser consultados e resolvidos novamente na melhor oportunidade.

Com as questões comentadas, esse material é ainda mais eficiente, já que traz consigo as explicações para cada item, caso você volte a errar ou precise de alguma complementação (como a indicação de um ponto de atenção, por exemplo).

5. Economiza tempo

Quando não se estuda por questões comentadas e se erra um item, é comum que duas situações ocorram:

  • Ou você deixa a busca pela explicação para depois;
  • Ou pode ser que o processo de busca pela resposta correta demore mais do que o esperado, prejudicando o tempo reservado para assimilar novos conteúdos.

É claro que se você tem um bom material de revisão, a consulta poderá ser bem mais rápida. Mas ainda assim, o dinamismo proporcionado pelas questões comentadas  é praticamente único. Basta pensar que a opção de acessar o comentário está logo ali, embutida no item, a um clique de distância.

Volte ao topo

Questões comentadas: como introduzi-las na sua rotina de estudos?

Agora que você já conhece os benefícios das questões comentadas, confira maneiras práticas de utilizá-las ao seu favor no dia a dia de preparação:

  • Para assimilar um novo assunto: resolver questões comentadas logo após um novo conteúdo pode ajudar a cobrir os pontos onde existiram dúvidas!
  • Para revisar: as questões comentadas permitem revisar assuntos de maneira mais objetiva, já que os comentários são objetivos e abordam apenas os principais pontos. Rotinas de revisão podem ser semanais ou quinzenais, de acordo com a sua programação.
  • Para testar seus conhecimentos: quando for resolver o seu simulado semanal, as questões comentadas podem ajudar a checar cada um dos itens e otimizar o aprendizado.
  • Para treinar diariamente: o estudo por questões é ainda muito proveitoso quando é feito diariamente! Você pode separar algumas questões de cada matéria estudada para resolver ao final do dia ou após o final de cada rotina.

Questões comentadas: confira um exemplo!

Confira abaixo como uma questão comentada pode ser esclarecedora nos seus estudos:

2021.IADES – SES SP – Residência em Biologia – Área: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Considere um paciente que fumou por anos e que, no momento, apresenta dificuldade respiratória e foi diagnosticado com enfisema pulmonar. No que se refere a essa doença, assinale a alternativa correta.

(A). Há destruição das paredes alveolares, que diminui a área de superfície para as trocas gasosas através da membrana respiratória, resultando em redução do nível de O2 no sangue.
(B). Os danos às paredes alveolares aumentam a elasticidade, que dificulta a respiração e pode resultar em acúmulo de O2.
(C). A nicotina contrai os bronquíolos terminais, aumentando o influxo e o efluxo de ar dos pulmões.
(D). Há a ligação do monóxido de carbono à hemoglobina, aumentando a respectiva capacidade de transportar o O2.
(E), A retração elástica pulmonar não é alterada no enfisema pulmonar.

Resposta comentada 

Descrição: O enfisema pulmonar é uma doença obstrutiva crônica, resultante de importantes alterações de toda a estrutura distal do bronquíolo terminal, seja por dilatação dos espaços aéreos, seja por destruição da parede alveolar, ocasionando a perda da superfície respiratória, diminuição do recolhimento elástico e hiperinsuflação pulmonar. Geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar.

Causa: Fumar cigarro é a causa principal. Acredita-se também que a exposição à poluição atmosférica e inalação de fumaça de cigarro e detritos no trabalho sejam fatores que contribuem para enfisema pulmonar.

Prevenção: Não fumar.

Sintomas: O principal sintoma de enfisema é a falta de fôlego ou a sensação de não estar inalando ar suficiente. A pessoa pode visitar o médico inicialmente porque sentiu falta de ar durante uma atividade, mas à medida que a doença progride esse sintoma pode ficar presente todo o tempo. Tosse, respiração difícil, e produção crônica de muco são outros sintomas comuns.

Tratamento: Há várias opções de tratamento que podem ajudar pacientes com enfisema, porém o passo mais importante é parar de fumar. Ao parar de fumar quando as obstruções de fluxo de ar ainda são leves ou moderadas retarda-se o desenvolvimento da falta de ar incapacitante. Porém, parar de fumar em qualquer ponto da doença é benéfico. Pessoas com enfisema pulmonar também devem evitar exposição a outros poluentes no ar. As opções de tratamento do enfisema pulmonar incluem: remédios broncodilatadores, anti-inflamatórios corticosteróides, terapia com oxigênio (suplemento de oxigênio complementar), cirurgia de redução dos pulmões, transplante de pulmão (devido aos riscos é viável apenas para um pequeno grupo de pacientes) e programa de exercícios físicos.

Portanto, o gabarito desta questão está na LETRA A.

FONTES:

https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7609-enfisema-pulmonar

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1679-45082010000200248&script=sci_arttext&tlng=pt

*Resposta pelo professor Victor Hugo Sales da equipe Gran.

Volte ao topo

 

Questões comentadas: como acessar?

No Gran Cursos Questões, você pode acessar milhares de questões comentadas para concursos, residências, OAB e CFC. O acesso é gratuito e pode ser feito com poucos cliques! Além de questões avulsas, você também poderá acessar simulados e provas passadas, tanto realizadas quanto inéditas.

Para acessar os comentários, basta localizar a seção “professor” logo abaixo da questão! Quando existir um comentário, será sinalizado com um círculo vermelho (caso o comentário não esteja disponível, você poderá requisitá-lo).Para ler, você deverá estar logado na plataforma! Mas não se preocupe, o cadastro é gratuito!

Revolucione seus estudos com o Gran Cursos Questões! 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Equipe do Gran Cursos Online
2

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *