Recém-formado: veja as áreas jurídicas com mais demanda por novos profissionais

Avatar


03 de outubro2 min. de leitura

advogado-thumb-800Durante o bacharelado em Direito, você tem contato com diversas áreas para guiar a sua especialização. Contudo, além da afinidade, é preciso estar atento também às oportunidades que o mercado oferece: desta forma, é possível garantir uma maior probabilidade de conquistar o seu primeiro emprego após a prova da Ordem (OAB).
Para ajudá-lo nesta difícil decisão na vida de qualquer recém-formado, selecionamos as áreas jurídicas com mais demanda por novos profissionais no mercado atual. Com essas informações, você poderá ponderar os prós e contras de suas opções e, assim, conquistar mais rapidamente o sucesso na sua carreira. Confira!

Direito ambiental

O profissional que opta por se especializar e seguir carreira no Direito Ambiental tem um vasto campo de atuação, principalmente na Indústria, devido às rígidas leis que regem a área. Vale ressaltar, porém, que talvez a questão de afinidade com o tema não seja o ponto mais interessante para se levar em conta ao escolher esta especialização, visto que o papel deste especialista nem sempre será defender o que está previsto em lei. Isso porque o profissional defenderá o interesse da instituição para a qual presta serviço, independentemente da posição que esta empresa tenha perante a legislação. Além disso, a área Ambiental, por sua amplitude, demanda que o profissional também tenha gosto por outras áreas do Direito, como o Direito Administrativo, o Constitucional, o Penal, o Civil, o Processual e o Direito do Trabalho. Versatilidade, aqui, é palavra de ordem!

Direito da Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação (TI) evolui constante e rapidamente. Com a ascensão da Internet no mercado, novos crimes digitais surgem a cada dia e, por isso, cresce também a demanda por profissionais atuantes nesta área do Direito, também conhecida como Direito Digital ou Direito da Informática.
Apesar de a legislação neste campo ainda ser precária e o acompanhamento jurídico das evoluções tecnológicas ser lento, um amplo mercado surge para profissionais que preferem a agitação de um campo com mudanças constantes, que interferem em aspectos sociais, políticos e até mesmo econômicos.

Direito Imobiliário

Tendo suas raízes no Direito de Propriedade, o Direito Imobiliário tem uma crescente demanda de mercado devido ao desenvolvimento econômico e social do país. Nesta especialidade do ramo do Direito privado, o profissional se envolve com locação, compra e venda de imóveis, bem como as questões ligadas ao condomínio, financiamento de propriedades e usucapião.

Direito da Propriedade Intelectual

Apesar de antigo, o Direito de Propriedade Intelectual, que lida com direitos autorais, protegendo-os e defendendo-os, é um segmento bastante promissor no mercado de hoje. Devido às questões digitais, onde toda e qualquer pessoa pode inserir informações na rede mundial de computadores, é natural que esta área ganhe cada vez mais destaque. É importante acrescentar que a falta de profissionais especializados no ramo gera uma grande oportunidade de mercado para os recém-formados. Fique atento!

Direito Tributário

Área bastante tradicional, o Direito Tributário é sempre citado como um dos campos nos quais mais faltam profissionais especializados. Geralmente, além da especialização em si, é recomendado a estes profissionais que busquem entendimento específico e aprofundado também na área de contabilidade e, por isso, é muito importante que o aspirante ao segmento tenha afinidade com os números e também com as burocracias fiscais e tributárias específicas de cada mercado.
 
 
Fonte: http://www.amodireito.com.br
 

Coordenação Pedagógica – Projeto Exame de Ordem
Gran Cursos Online

 

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXI Exame de Ordem!

matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

XXI Exame de Ordem.fw

Avatar


03 de outubro2 min. de leitura