A comissão especial da Câmara dos Deputados, aprovou nesta quinta-feira (23/09), por 28 votos favoráveis a 18 contrários, o texto-base da PEC 32/2020, que trata sobre a reforma administrativa. O texto faz parte do parecer do relator Arthur Maia (DEM-BA), favorável à proposta.
Em maio, a proposta da PEC foi votada na CCJ, onde analisaram somente se o texto estava de acordo com a Constituição. E na comissão especial, discutiram a competência.
Novas mudanças foram incluídas no parecer, que gerou críticas por parte da oposição. De acordo com o portal g1, dentre elas estão:
- Retomada de um dispositivo, que prevê acordo de cooperação da União, estados e municípios com empresas privadas para execução de serviços públicos, inclusive o compartilhamento de estrutura física e de recursos humanos;
- O prazo máximo para a contratação de servidores temporários na administração pública volta a ser de 10 anos. Na versão de quarta-feira a noite, seria reduzido para seis anos;
- Inclusão de oficiais de justiça como carreira exclusiva de Estado.
Ainda serão analisados pelo colegiado os destaques, que são sugestões pontuais de alteração no texto principal. Em seguida, a proposta será encaminhada ao plenário da Casa, onde será preciso receber ao menos 308 votos em dois turnos antes de seguir para o Senado.
Nesta quarta-feira (22/09), a sessão tinha sido derrubada por falta de consenso na proposta, com pontos apresentados em cima da hora pelo relator.
Saiba mais informações sobre a reforma administrativa
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa