Reforma da Previdência: Novidades sobre a Previdência!

Avatar


18 de Abril de 2019

A reforma da Previdência vem levantando muitas dúvidas entre os brasileiros. Hoje, você vai entender tudo sobre esse assunto, fique ligado! Com o governo do presidente Jair Bolsonaro, foi iniciado o processo de reforma da Previdência, que consiste em corrigir um déficit já existente.

O plano antigo da Previdência era feito para quando as pessoas tinham uma expectativa de vida menor e passavam menos tempo recebendo o benefício. Mas agora, com o desenvolvimento do Brasil (principalmente pelo aumento de políticas públicas da área de abrangência e efetividade das medidas, tanto do SUS quanto da saúde particular), as pessoas têm uma expectativa de vida muito maior, e isso faz com que recebam o benefício por muito mais tempo, causando o déficit previdenciário mencionado anteriormente.

Aposentadoria

Depois de anos trabalhando e contribuindo para a Previdência, a pessoa tem o direito à aposentadoria. Isso significa que agora ela não precisa mais trabalhar, e irá receber um salário proporcional ao tanto que contribuiu durante seus anos de ocupação em determinado cargo. A aposentadoria pode ocorrer por motivos como:

  • – Invalidez (quando a pessoa não consegue mais trabalhar por conta de algum acidente ou doença, situação em que o valor recebido pode chegar a até 100%);
  • – Por idade (oferecido para todas as pessoas, para a mulher aos 60 anos de idade e homem aos 65);
  • – Por tempo de contribuição (quando a mulher trabalha e contribui por 30 anos e o homem, por 35);
  • – Especial (para pessoas que trabalham em ambientes de risco como exposição a elementos químicos, por exemplo, e é aplicada também para deficientes físicos).

Previdência Social

A Previdência Social é uma instituição pública que possui um seguro para os cidadãos brasileiros, exigindo que todos colaborem. Para participar, basta pagar um determinado valor durante os meses no seu período de trabalho. Quando é chegada a hora da aposentadoria, seja por idade ou invalidez, por exemplo, a pessoa que contribuiu passa a receber do governo um salário proporcional ao tanto que contribuiu.

O que é a reforma da Previdência?

A reforma da Previdência é uma tentativa do governo de corrigir o déficit já existente na Previdência. A reforma consiste, basicamente, em aumentar o tempo de contribuição do trabalhador e diminuir o teto da aposentadoria, fazendo com que as coisas fiquem equilibradas. Ela leva em conta que antes a expectativa de vida no Brasil era menor, gerando agora uma dificuldade no pagamento, já que mais pessoas estavam recebendo do que contribuindo.

Reforma da Previdência: entenda a proposta

Algumas informações muito importantes entraram na reforma da Previdência. Segue abaixo uma lista que pode ajudar você a entender um pouco melhor:

  • – Mudança na idade mínima para aposentadoria (62 anos para mulheres e 65 para homens, no caso de trabalhadores urbanos);
  • – O tempo mínimo de contribuição para servidores (55 anos para mulheres e 60 para homens);
  • – Tempo mínimo de contribuição (15 anos para quem paga o INSS e 25 para funcionários públicos);
  • – E para receber aposentadoria integral, é necessário que homens e mulheres contribuam durante 40 anos.

Fique por dentro das novidades sobre a reforma da Previdência no Gran Cursos Online

Com o Gran Cursos Online, você tem acesso a todas as novidades sobre a reforma da Previdência. Além disso, para aqueles que pretendem se inscrever em um concurso 2019, é importante que estejam atentos a todas as notícias, já que isso os envolverá diretamente no futuro. E também para quem deseja se preparar para os concursos previstos, o Gran Cursos Online é a plataforma perfeita para auxiliar você! Fique atento também aos editais e não perca nenhum detalhe sobre os concursos abertos.

Avatar


18 de Abril de 2019