Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens do Gran

Avatar


26 de Março4 min. de leitura

Conforme determina a Lei nº 14.611, estamos realizando a divulgação do nosso Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens.

Os dados foram tratados estatisticamente e extraídos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, fonte e-Social, Rais ano calendário de 2022 e Portal Emprega Brasil mar.2024, sendo estratificados com base na Classificação Brasileira de Ocupação – CBO.

A abordagem utilizada para adquirir esses dados baseia-se na análise dos vencimentos dos colaboradores conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), normatizada pela portaria ministerial nº 397 de 2002, que classifica as ocupações profissionais no contexto brasileiro. Ao adotar os Grandes Grupos da CBO como fundamento, a comparação salarial é efetuada entre indivíduos ocupantes de diferentes cargos e patamares de experiência dentro de uma mesma organização. Assim, a metodologia pode sugerir disparidades salariais ao não identificar a presença de profissionais que ocupam posições e graus de senioridade distintos dentro da empresa.

Clique aqui e acesse o relatório do Gran Centro Universitário em .PDF

Clique aqui e acesse o relatório do Gran Tecnologia e Educação em PDF

O Gran está comprometido com o movimento Elas Lideram e com o Pacto Global da ONU

O Gran faz parte do movimento Elas Lideram da agenda 2030 do Pacto Global da ONU. A iniciativa estipula a meta de 50% de mulheres em posições de alta liderança até 2030 – ou seja, cargos de Gerência, Diretoria e ao nível de Conselho – e busca alcançar a paridade de gênero e que as empresas signatárias assumam o compromisso com os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), promovidos pela ONU Mulheres.

Até 2025, o movimento propõe que 30% dos cargos de alta liderança sejam ocupados por mulheres. Em 2022 já atingimos essa meta! Mais informações do Pacto Global aqui.

Ações do Gran em compromisso ao movimento Elas Lideram

Time de Atração e Seleção:

  • Atração de mulheres para cargos na Tecnologia: lançamento de uma campanha visando incentivar a contratação de mulheres na área de Tecnologia.

Divulgação de histórias inspiradoras de mulheres que já fazem parte da Diretoria de Tecnologia da empresa com o intuito de despertar o interesse de mais mulheres para ingressarem nessa área. 

  • Parcerias estratégicas: estabelecimento de parcerias com empresas renomadas, como a Geek Hunter e a Revelo. A parceria tem o propósito específico de ampliar a rede de contatos e se conectar com profissionais mulheres da área de desenvolvimento.
  • Vagas Exclusivas para Mulheres: criação de vagas exclusivas para mulheres em áreas como tecnologia e em outras posições consideradas de alta relevância.
  • Treinamento de atração e seleção de grupos subrepresentados: ação síncrona onde disponibilizamos material de sustentação online com trilhas sobre contratação de pessoas de grupos subrepresentados. 
  • Materiais educativos “Do’s and Don’ts” e aceitação das diferenças: a atenção dada às expressões de discriminação no cotidiano, como em processos de seleção, e a disponibilização de materiais educativos como “do’s and don’ts”
  • Iniciativas de marca empregadora: posicionamento formal em nossas redes sociais e plataformas de marca empregadorae, reforçando que o Gran é um lugar que reforça equidade de gênero; 

Iniciativas de pertencimento, equidade e inclusão:

  • Grupo de afinidade: Esse grupo serve como um espaço seguro e de apoio, onde as colaboradoras podem se conectar, compartilhar experiências e oferecer insights valiosos sobre como melhorar ainda mais nossa cultura inclusiva. 
  • Também desenvolvemos um calendário anual que abrange todas as datas relevantes tomando como referência as datas que falam da luta feminina. Além disso, implementamos estratégias de comunicação interna para reforçar tanto a importância dessa pauta quanto a nossa política de Diversidade e Inclusão (D&I).
  • Trilha de acolhimento para mães de retorno de licença maternidade: Trilha “de mãe para mãe” com objetivo de oferecer muito acolhimento, já que essa é uma jornada de muitos desafios e adaptações.
  • Política de Diversidade e Inclusão: Foi criada a política de Diversidade e Inclusão (D&I), divulgada para todos os colaboradores para que todos pudessem saber quais são as diretrizes que norteiam as condutas de D&I na empresa e que não sobrem dúvidas quanto ao posicionamento do Gran em relação à pauta.
  • Canal de denúncias: principal forma das colaboradoras relatarem atitudes que infrinjam as Diretrizes do Código de Ética Gran e as leis da sociedade. Para garantir total imparcialidade e confidencialidade das informações relatadas, contratamos uma empresa especializada e independente para lidar ceom essa demanda, e essa organização funciona 24h, sete dias por semana. As denúncias são feitas de maneira confidencial, o que lhes possibilita serem anônimas. Um ponto importante é a diversidade de canais: telefone, WhatsApp e um portal Web.
  • Ações Decisivas: A demissão de um gestor após uma denúncia feita por meio do canal da empresa demonstra que a liderança está disposta a tomar medidas concretas quando enfrenta alegações de assédio, evidenciando responsabilidade e transparência.

Treinamento e desenvolvimento:

  • Universidade Corporativa: temos trilhas de desenvolvimento na Gran Academy que abordam essa temática e podem ser vistas de forma assíncrona nos momentos oportunos para cada colaborador. No mês da mulher, lançamos também uma trilha sobre mulheres e carreira.
  • Desenvolvimento liderança: Trilha de Combate ao Assédio: A implementação de uma trilha de treinamento obrigatório para todos os líderes sobre o combate ao assédio e promoção de um local de trabalho seguro e respeitoso para as mulheres;
  • Palestra sobre os vieses inconscientes de gênero; Realizamos também uma palestra sobre vieses inconscientes de gênero, e abordamos os mais variados temas para trazer exemplos práticos. 
  • Rodas de conversa: conduzida pelo grupo de afinidades de gênero, com os mais variados temas. Algumas delas são restritas para as integrantes do grupo e outras são abertas para todas as pessoas da empresa que queiram participar.
  • Comunicação e Conscientização: Utilizamos comunicações internas para conscientizar os funcionários sobre a importância da diversidade e inclusão. Isso envolve compartilhar informações sobre diferentes tópicos, como vieses inconscientes, capacitismo, assédio e celebração do mês do orgulho LGBTQIAPN+, dentre outros.
  • Promoção de D&I em Eventos Corporativos: Integramos o tema de Diversidade e Inclusão em eventos importantes da empresa, como palestras e programas de desenvolvimento de líderes. Isso ajuda a disseminar informações importantes e a fomentar discussões significativas.

Monitoramento do progresso:

  • Painel de indicadores: análise constante de indicadores para avaliar o impacto das iniciativas de diversidade de gênero para ajuste de estratégias.
  • COP: A cada ano, preenchemos a COP, o relatório de progresso da ONU, para acompanhar nossas metas. Contamos com o Pacto Global para nos apoiar, fornecendo benchmarks com empresas que compartilham objetivos semelhantes aos nossos.
  • Relatório de transparência: Recentemente, submetemos o relatório de transparência empresarial em conformidade com a lei de equidade salarial e estamos acompanhando os próximos passos.
  • Preenchimento do questionário de Monitoramento de indicadores: questionário indica ao Pacto Global da ONU no Brasil a avaliação e aprimoramento das práticas do Movimento.   ​
  • O questionário foi elaborado com base na carta compromisso do Movimento Elas Lideram 2030.

Nossos números:

  • Premiada a 35ª melhor empresa de médio porte para mulheres trabalharem no Brasil.
  • Em 2022, realizamos 13 novas contratações de mulheres na área de tecnologia. Já em 2023, das 9 contratações feitas para essa área, 5 foram de mulheres.

Dados do Gran de fev/2024:

  • 55% do quadro de colaboradores do Gran é composto por mulheres;
  • 50% da liderança do Gran é composta por mulheres (supervisoras, coordenadoras, gerentes, diretoras, conselho de administração) 
  • 36% da alta liderança do Gran é composta por mulheres (gerentes, diretoras, conselho de administração).
Avatar


26 de Março4 min. de leitura