Roteiro de estudos OAB: veja como montar o seu!

A organização é essencial para garantir a aprovação no Exame de Ordem. Conheça os principais pontos de atenção na hora de montar o seu roteiro de estudos OAB!

Avatar


01 de setembro3 min. de leitura

Todo bacharel em Direito precisa ser aprovado no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para poder atuar como advogado. E, como se trata de uma prova de avaliação geral de conhecimentos, o volume de conteúdo é considerável. Por isso, é muito importante se planejar e ter um roteiro de estudos para OAB, a fim de conseguir revisar as disciplinas e obter sucesso na prova.

Pensando em contribuir com seu roteiro de estudos para o Exame de Ordem, separamos dicas valiosas, que vão fazer toda a diferença na sua rotina e na hora da prova também.

Navegue pelo índice e confira:

Gran Questões agora é ilimitado e gratuito! Mais de 2,6 milhões de questões de concursos sem limitações. Estude agora gratuitamente!

Super lançamento: nova Assinatura Ilimitada OAB para você chegar ao topo

Atenção, examinandos! Acompanhe o novo lançamento do Gran para a Prova OAB.

Conheça a única Assinatura Ilimitada para o Exame de Ordem do mercado. Isso mesmo, agora será possível estudar para a avaliação e para concursos públicos em uma única plataforma e com um preço super acessível.

🗓️ Participe da live que será realizada no dia 04 de setembro de 2023, às 9h, ao vivo no YouTube, com descontos exclusivos de lançamento + BÔNUS SECRETO 🤑.

📢 ATENÇÃO!! As condições especiais estarão disponíveis apenas para os participantes da live.

Clique no link abaixo, e se inscreva:

👉 Quero conhecer a nova Assinatura Ilimitada OAB!

7 dicas valiosas para montar o seu roteiro de estudos OAB

  1. Todos os 17 conteúdos precisam ser estudados, mas não com a mesma intensidade: para a primeira fase do seu roteiro de estudos da OAB, invista seu tempo naquelas que têm mais peso (ou seja, mais questões na prova). Mas não deixe de revisar todo o conteúdo!
  2. Tenha a segunda fase em mente: assim, você poderá fazer uma seleção ainda mais assertiva dos conteúdos a que precisa se dedicar com maior profundidade.
  3. Faça anotações durante os estudos: resumos sempre ajudam a fixar as matérias, e os esquemas montados por você formam um material muito rico na hora da revisão.
  4. Use o tempo a seu favor: é essencial manter o foco durante esse período e seguir à risca um cronograma de estudos. Aprender a direcionar o seu tempo corretamente irá fazer toda a diferença!
  5. Monte um cronograma: você pode estruturar seu calendário a partir das disciplinas, dedicando dias ou semanas a cada uma delas (dependendo do tempo que você tem disponível até a prova). É muito importante segui-lo e manter a concentração durante o período dedicado aos estudos. Inclua pausas rápidas, para se alongar e arejar um pouco, mas não disperse: com disciplina e dedicação, ficará mais fácil concluir os estudos a tempo de prestar o exame da OAB.
  6. Resolva exercícios: busque resolver provas anteriores e simulados. Além de tomar contato com a estrutura da prova, o que pode trazer uma certa tranquilidade no dia do exame, você tem a chance de fazer os testes de tempo de resolução (resolver as questões dentro do tempo oficial estipulado para aplicação da prova) – também é uma ótima maneira de revisar os conteúdos.
  7. Leia a doutrina, mas também leia a lei: as duas são igualmente importantes no exame da OAB. Você pode buscar resumos e autores que sintetizam as leis, mas não deve deixar de lado a leitura delas próprias da maneira como foram publicadas originalmente.

Como encontrar questões, simulados e provas passadas para o seu plano de estudos OAB?

Para ser aprovado na primeira fase do Exame Ordem é necessário obter 50% de aproveitamento, isto é, acertar 40 das 80 questões. Nessa etapa, a resolução de questões, simulados e provas passadas é essencial para praticar a aplicação de conhecimentos e também para dominar o perfil da banca avaliadora FGV (Fundação Getúlio Vargas), atualmente responsável pelo Exame de Ordem.

No Gran Questões você encontra todos os recursos necessários para praticar, podendo encontrar milhares de questões gratuitas e comentadas por professores e especialistas. Além disso, a plataforma também permite a criação de cadernos de questões, simulados e análise de desempenho por matéria, período de tempo ou avaliação.

Comece a resolver questões OAB gratuitamente! 

Como montar seu roteiro de estudos OAB com o Gran

Organizar um bom plano de estudos OAB pode ser desafiador, especialmente se é a sua primeira vez na rota da aprovação. Sempre há uma série de dúvidas no processo, como: quanto tempo dedicar à cada matéria? Quais são as matérias mais importantes? Como encontrar materiais de qualidade?

O Gran possui algumas ferramentas para ajudar a responder todas essas perguntas e ajudar na formulação de um roteiro de estudos OAB eficiente. Veja quais são!

Cronograma de estudos e Gerenciador de Estudos

Se você precisa de ajuda para organizar os seus horários, essas duas ferramentas podem ajudá-lo! Elas podem ser encontradas na área do aluno, depois de realizar o cadastro na plataforma Gran.

Depois de adquirir o seu curso OAB preparatório, basta acessá-lo por meio da área do aluno e depois pela ferramenta Cronograma de Estudos.  Ao inserir seus horários livres por dia, uma grade horária será construída para você, encaixando cada uma das aula da melhor maneira, buscando otimizar a sua preparação.

Saiba mais sobre a ferramenta cronograma de estudos 

Para quem é fã do ciclo de estudos, o gerenciador é a melhor opção, sendo porém um benefício exclusivo dos assinantes ilimitados. A ferramenta separa toda a sua rotina de preparação em pequenas fatias de tempo e ajuda você a cronometrar o tempo, além de relembrar sempre onde você parou.

Saiba mais sobre o gerenciador de estudos 

Confira dicas de como iniciar os estudos para o XXXIX Exame de Ordem

Aprofunde-se em como formular o seu roteiro de estudos OAB e outras dicas para o edital mais recente do Exame de Ordem com o professor Rodrigo Lima.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


01 de setembro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

gran cursos oab