A série “Conheça o seu Professor” traz hoje a história de Adriano Barbosa

Por
3 min. de leitura

AdrianoA primeira história do “Conheça o seu Professor”- a nova série do Gran Cursos Online – é do professor Adriano Barbosa. Ele é Delegado de Polícia Federal, Professor de Direito Penal e Direito Processual Penal para Cursos Preparatórios para Concursos Públicos, além de Professor convidado do Núcleo de Estudos sobre Violência (NEVIS) da Universidade de Brasília (UnB) no Curso de Pós-graduação em Gestão da Segurança Pública para a Disciplina Inteligência Policial.

Além de ministrar aulas na Universidade de Brasília e no Gran Cursos Online, Adriano Barbosa atua na Polícia Federal. “Há 13 anos sou Delegado de Polícia Federal. Iniciei a minha carreira em 2003 na Superintendência Regional da Polícia Federal em Mato Grosso, na capital Cuiabá. Depois trabalhei em Brasília e hoje sou lotado em São Paulo exercendo a função de Corregedor Regional de Polícia na Superintendência Regional do Estado de São Paulo”.

O que levou Adriano Barbosa a escolher a carreira foi mais que a vocação. “Costumo dizer que sou Delegado de Polícia por vocação e convicção. A carreira Policial sempre foi um sonho. Sempre gostei de atividades mais dinâmicas e isso se consolidou depois que servi o Exército Brasileiro, cursei o Núcleo de Preparatório de Oficiais da reserva (NPOR) e atuei como Oficial da R2 da Arma de Infantaria. E depois da graduação em Direito transformei o sonho em objetivo de vida profissional”, relembra o professor.

E foi ainda na faculdade que Adriano decidiu que iria seguir carreira no serviço público. “A vontade de ser servidor público surgiu ainda na faculdade de Direito quando descobri as carreiras jurídicas públicas. E como tinha um pendão operacional, desde a minha experiência militar, naturalmente me encaminhei para a carreira de delegado de Polícia”, explica.

Mas muito se engana quem pensa que foi fácil conseguir o tão sonhado cargo de Delegado de Polícia. “Diria que houve uma “principal” dificuldade, que era lidar com a ansiedade. Como já tinha meu foco definido desde a faculdade, que era a carreira de Delegado de Polícia, notadamente Federal, o que me atrapalhava era a ansiedade que nascia da minha auto cobrança. Sempre exige muito de mim e foi difícil lidar com as reprovações que tive no início dos estudos para concurso. Ao todo fui reprovado em 4 concursos públicos. Mas, persisti, mantive o foco e depois de 1 ano e meio de formado, no ano de 2000, com estudo contínuo, já estava aprovado nos primeiros concursos públicos. Assim, fui aprovado em 4º lugar para a carreira Jurídica do Exército Brasileiro (Quadro Complementar de Oficiais), 4º lugar para Delegado de Polícia em Sergipe, 1º lugar para Delegado na Bahia”, relembra.

Adriano Barbosa conta que a estratégia para conseguir tão bons resultados em pouco tempo de estudo foi o foco, a disciplina e a persistência. “A minha estratégia foi construída sobre 3 pilares de sustentação: FOCO, DISCIPLINA E PERSISTÊNCIA. FOCO para não desviar do meu objetivo de conquistar a carreira de Delegado de Polícia. Nada me demoveu do meu foco. DISCIPLINA para estudar todos os dias de forma sistemática. PERSISTÊNCIA para não desistir do meu sonho, mesmo diante das “derrotas” das batalhas das provas de concurso”.

Mas o cargo dos sonhos ainda estava por vir. Adriano ainda estudou muito até conseguir o cargo dos sonhos: Delegado de Polícia Federal. “Meu maior desafio foi Direito Tributário e Direito Previdenciário. Como sempre fui Penalista, sempre tive muita facilidade e gosto pelo estudo do Direito Penal e do Direito Processual Penal. Contudo, para o concurso de delegado de Polícia Federal Tributário e Previdenciário tem muito peso. Assim, tive que me dedicar mais a estas matérias para superar a dificuldade inicial e ter um conhecimento sobre elas em alto nível”.

Hoje, 13 anos depois de conquistar o cargo que sempre desejou, Adriano comemora a atual situação da vida profissional. “Graças ao bom DEUS, faço o que gosto e gosto muito do que faço. A sensação é de muita satisfação e realização. Todos os dias quando pego a minha carteira funcional para ir ao trabalho, vou com aquele sentimento de que estou fazendo o que sempre quis fazer. Quero isso para todo mundo, principalmente para os meus alunos do Gran Cursos Online”.

Nos horários que não está na polícia e nem nas salas de aula, o professor Adriano gosta de liberar o estresse lutando. “Um dos meus passatempos favoritos é o karatê. Sou Faixa preta 2º Dan de Karatê-Do Shotokan. Assim, vestir meu Karatê Gi e treinar é o que mais gosto de fazer quando não estou na Polícia ou na sala de aula. Além disso, estar com a minha família é o que mais me traz paz e equilíbrio”, conta.

Confira também: Bate-papo sobre a carreira de Delegado de Polícia Federal, com a participação especial de Adriano Barbosa e Flávio Daher.

Sobre a série “Conheça o seu professor”

Conseguir uma vaga no serviço público é o sonho de milhões de brasileiros e se preparar tendo o suporte de profissionais reconhecidos no mercado de trabalho e no mundo jurídico é o que todo mundo deseja. A nova série do Gran Cursos Online“Conheça o seu Professor”, vai trazer para perto dos candidatos a experiência de cada professor e as dicas e macetes que cada um deles pra fazer a diferença na sua história de sucesso.

Ao longo dos próximos meses, os alunos poderão conhecer de perto a história de diversos professores reconhecidos e de larga experiência profissional que fazem parte da renomada equipe do Gran Cursos Online. Onde trabalha, o que levou a escolher tal profissão, quais foram as dificuldades enfrentadas até conseguir o cargo dos sonhos e muitas outras curiosidades você vai descobrir com a gente nessa nova série.

Acompanhe nosso blog e a cada semana saiba um pouco mais sobre os professores do Gran Cursos Online. Você vai se surpreender com as histórias de superação, determinação e força de vontade de cada um deles. A cada semana uma nova história para você se inspirar!

 

sambatech

garantia de qualidade

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)

Por
3 min. de leitura