Colocar o plano de estudos em prática é um desafio para você? Saiba que você não está sozinho! Afinal, depois de acertar os detalhes do planejamento, muitas pessoas acabam ficando perdidas: como distribuir, na prática, o tempo em cada sessão de estudos para concurso? Será que o melhor é ler PDFs? Assistir videoaulas? Resolver questões? Fazer resumos? Acompanhe o conteúdo para saber mais!
Destaques: |
Sessão de estudos para concurso: afinal, o que é?
Uma sessão de estudos é definida como o tempo reservado para cada matéria. Na prática isso quer dizer que se você estudar 4 horas diárias, dedicando 1 hora para cada disciplina, terá 4 sessões de estudo no total ao final do dia.
De modo geral, uma sessão de estudos para concursos costuma ter entre 20 minutos a 2h30 de duração. É claro que nada impede o aluno de dedicar mais horas para uma determinada disciplina. No entanto, isso não é recomendado, uma vez que, quanto mais longa a sessão de estudos para concurso, menor costuma ser o rendimento: sua mente fica cansada mais rapidamente e pode não absorver tão bem os conceitos.
Assim, a recomendação na hora de distribuir o tempo de cada sessão de estudos para concurso costuma ser a seguinte:
- 20-40 minutos: para estudar disciplinas que você já domina, isto é, nas quais já apresenta pelo menos 85% de percentual de acerto. Em casos assim, o principal foco está em rotinas de revisão e aperfeiçoamento.
- 50 minutos – 1 hora: a duração média recomendada para as disciplinas em um ciclo de estudos. Ao longo desse tempo, é possível distribuir os estudos teóricos, práticos, garantir um tempo para o descanso e ainda otimizar as suas horas disponíveis para o estudo, trazendo mais diversidade para as matérias estudadas ao longo do dia.
- 1h30-2h30: tempo reservado às disciplinas mais complexas e nas quais você tem mais dificuldade. O foco aqui será diversificar suas formas de aprendizado, podendo combinar PDFs e videoaulas para se aprofundar nos pontos que causem mais dúvidas.
Como a organização da preparação por sessão de estudos auxilia na produtividade?
Estudar por sessão de estudos contribui na otimização da produtividade porque leva em consideração o ciclo de atenção. Existem muitos estudos que buscam estimar o tempo máximo de concentração que o cérebro humano pode ter de maneira contínua, mas o consenso geral é o de que não conseguimos nos concentrar completamente em uma única atividade por muito tempo.
Isso se dá por conta não apenas de uma herança genética (era preciso que estivéssemos atentos a diversos estímulos ao mesmo tempo para evitar os perigosos do ambiente), mas também por conta das maneiras como passamos a consumir conteúdos com o passar do tempo. Com as informações vindo cada vez mais rápido, somos bombardeados com estímulos e a nossa atenção nunca é verdadeiramente capturada por muito tempo.
Por isso, quando sentamos para estudar, pode ser tão fácil concluir os primeiros 20 minutos, mas tão difícil persistir até o final: você começa a se distrair, o pensamento voa: muitas vezes, pode ser até que você se surpreenda lendo a mesma linha várias vezes. Isso já aconteceu com você?
Pois é! Estudar por sessão de estudos é uma alternativa para estudar com mais produtividade, já que busca aproveitar ao máximo os picos de concentração. É também por essa razão que não é recomendado que sejam muito extensas: afinal, ao mudar de conteúdo, você diversifica os estímulos e o ciclo de atenção é reiniciado.
Além disso, quanto mais diversos forem os métodos da sua sessão de estudos para concurso, melhor tendem a ser os resultados.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa