Videoaulas para concurso: como funcionam e quando utilizar?

Entenda o que são videoaulas para concursos e como elas podem auxiliar na sua jornada de aprovação!

Avatar


19 de outubro6 min. de leitura

Juntamente com os PDFs, as videoaulas para concurso integram a dupla dos principais materiais de estudo quando falamos da preparação para seleções públicas.

Mas, apesar de muito conhecidas, as videoaulas para concurso também têm uma reputação muito polêmica. Você já pode ter ouvido, por exemplo, que estudar por meio delas é menos eficiente ou até mesmo uma perda de tempo! Mas será que isso é verdade?

Ao longo deste conteúdo, exploramos um pouco mais sobre o que são as videoaulas para concursos, qual é o princípio de aprendizagem por trás delas, quando inseri-las na sua jornada de aprovação e de qual maneira você pode otimizar a utilização desse tipo de material. Acompanhe!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Sua APROVAÇÃO ou seu dinheiro de VOLTA

Só quem mais aprova em todas as carreiras têm coragem de fazer essa aposta 🚀

Garanta a sua Assinatura Ilimitada Vitalícia com o MELHOR PREÇO DA HISTÓRIA e ainda devolveremos todo o dinheiro investido se o aluno não for aprovado. Isso mesmo!

E não para por aí! Confiamos tanto nos nossos produtos que oferecemos de bônus R$ 100 a ser revertido para inscrição em concursos. Não perca essa oportunidade!

Clique aqui e GARANTA o seu DESCONTO!

Videoaula para concurso: afinal, o que são?

O conceito das videoaulas para concurso é bem simples de entender.

Afinal, é uma interpretação direta do nome, sem pegadinhas. Então, videoaulas para concurso são aulas preparatórias gravadas e que, ao serem reproduzidas, apresentam som e imagem.

Este recurso pedagógico surgiu na década de 1990, acompanhando a tecnologia do vídeo digital e dos DVDS. Um grande dos grandes exemplos dos primórdios deste tipo de mídia educacional foram as aulas do Telecurso 2000.

De cá para lá, contudo, as videoaulas, de modo geral, já passaram por muitas mudanças, tornando-se cada vez mais eficazes em transmitir o conteúdo e facilitar a compreensão dos temas.

No mundo dos certames, para muitos concurseiros, as videoaulas para concurso rapidamente substituíram a necessidade de frequentar cursinhos presenciais, por exemplo, já que emulam o ambiente de sala de aula com bastante precisão.

Videoaulas para concurso: quais são as vantagens de estudar com elas?

Uma das principais vantagens de estudar com as videoaulas para concurso está justamente no fato de que elas são capazes, em tese, de substituir as aulas presenciais.

Com isso, não há a necessidade de se comprometer com um curso preparatório com hora marcada, da disponibilidade temporal do professor e do horário de funcionamento da instituição de ensino para avançar nos estudos.

Com as videoaulas para concurso, o aluno é livre para assisti-las quando e onde preferir, desde que tenha conexão com a internet ou tenha realizado o download dos vídeos previamente.

Assim, uma pessoa cujos horários nunca seriam compatíveis com um cursinho presencial (como alguém que só tem a madrugada para estudar, por exemplo), dispõe, atualmente, da possibilidade de assistir aulas completas sem precisar sair de casa.

Mais vantagens de estudar com videoaulas para concurso

Além da disponibilidade a qualquer momento e da praticidade, existem outras vantagens de estudar com videoaulas para concursos. São elas:

  • Possibilidade de voltar, avançar ou pausar a aula conforme as suas necessidades;
  • Possibilidade de acelerar o áudio para que as lições sejam mais rápidas;
  • Maior facilidade para compreender assuntos complexos, já que os professores possuem mais liberdade para exemplificar e “conversar” com o aluno durante as videoaulas para concursos;
  • Estímulos visuais e sonoros, que se complementam e otimizam a compreensão;
  • Quantidade de conteúdo reduzida, mas direcionada;

Videoaulas para concurso: é verdade que são menos eficazes que os PDFs?

É comum que, em qualquer meio, algumas frases sejam repetidas constantemente, quase como uma espécie de “senso comum”.

No mundo dos concursos públicos, uma dessas frases é a de que as videoaulas para concurso são menos efetivas ou até mesmo, uma perda de tempo.

Na prática, contudo, a realidade é que as videoaulas para concurso podem ou não ser eficazes para os estudos. Isso porque o fator que determinará a sua usabilidade será o próprio concurseiro.

É claro que faz toda a diferença a maneira como as videoaulas para concurso são produzidas. Elas devem ser estruturadas por professores e especialistas em concursos públicos, levando em consideração as principais técnicas didáticas do aprendizado à distância.

Mesmo que essas condições sejam cumpridas, contudo, pode ser que um concurseiro simplesmente não se dê bem com essa técnica. Por outro lado, pode ser que você só sinta que consegue estudar com esse tipo de material.

A resposta simplificada para a questão, então, é a seguinte: caso as suas videoaulas para concursos sejam de qualidade, elas não serão menos efetivas do que um PDF e muito menos uma perda de tempo.

Basta, na verdade, que você tenha afinidade por esse tipo de material e queira utilizá-lo.

Videoaulas para concurso: qual é o melhor momento para estudar com elas?

Apesar de poderem ser reproduzidas em velocidade acelerada, as videoaulas para concurso, exatamente por serem mais didáticas, potencialmente apresentando mais exemplos e recursos, podem levar mais tempo para abordar determinados tópicos do conteúdo se comparadas com os PDFs.

Além disso, como são materiais que costumam se focar nos pontos mais importantes, podem acabar deixando alguns detalhes de lado.

Por essa razão, as videoaulas para concurso costumam ser recomendadas como um bom material para os estudos no pré-edital, quando existe mais tempo para se aprofundar nos assuntos.

Além disso, caso você tenha dificuldade com determinado assunto ou seja o seu primeiro contato, elas também são o material mais “amigável” para conhecer novos conceitos, especialmente se forem mais complexos.

No entanto, vale lembrar: caso você teste estudar com as videoaulas para concurso e elas funcionem para você como o melhor material para estudos, você não precisa deixá-las de lado depois que o edital for publicado.

Pode ser que, eventualmente, os seus estudos se beneficiem de outros materiais de estudo, como é o caso dos PDFs, por exemplo.

No entanto, as videoaulas para concursos também podem acompanhá-lo na preparação até o dia da prova.

Videoaulas para concurso: como aproveitá-las ao máximo?

Existem algumas maneiras de otimizar os seus estudos com videoaulas para concursos. Veja quais são:

1. Assista aos vídeos com velocidade acelerada

isso reduzirá um pouco o aspecto “mais demorado” desse tipo de material e ainda promoverá maior atenção na hora de estudar. Afinal, o cérebro precisa de mais atenção para conseguir informações transmitidas mais rapidamente, sabia disso?

Caso você tenha dificuldade no começo, inicie com velocidade baixa, ou seja, 1.25 ou 1.50. Logo você estará na velocidade 1.75 ou até mesmo 2.0 quando estiver “revisando”.

2. Tenha sempre papel e caneta em mãos (e esteja pronto para anotar!)

O estudo com videoaulas para concursos, em essência, é passivo. Ou seja, consiste no processo de absorção do que está sendo dito, sem tanta participação do aluno.

Quando, ao invés de só assistir ao conteúdo, o aluno também faz anotações, esse estudo rapidamente se converte de passivo para ativo, já que há uma interação com o que está sendo ensinado.

Por outro lado, essas anotações, motivadas pelas videoaulas para concurso, também poderão ser consultadas posteriormente, no seu processo de revisão, essencial para otimizar os resultados nos estudos ao máximo.

3. Anote as suas dúvidas (e busque as respostas)

Durante uma aula convencional, presencial é normal ter dúvidas sobre o que está sendo dito. Nesse caso, o aluno pode levantar a mão e interagir diretamente com o professor.

Nas videoaulas para concursos, como se tratam de materiais gravados, não é possível fazer as perguntas imediatamente.

No entanto, é importante anotas as suas dúvidas, já que uma boa plataforma de ensino à distância fornece meios de comunicação entre os alunos e professores, para que as dúvidas sejam esclarecidas.

Aqui no Gran, por exemplo, você pode enviar as suas dúvidas a qualquer momento, especificando sobre qual assunto e até mesmo em qual momento do vídeo ela surgiu.

Saiba mais sobre como funciona o fórum de dúvidas do Gran!

4. Teste seus conhecimentos com questões

A resolução de questões é um passo muito importante na preparação para concursos públicos. Assim, a resolução de questões após a conclusão das videoaulas para concursos, pode ajudar você, não só a testar os seus conhecimentos, como também identificar eventuais detalhes ou dúvidas que não foram cobertos pela videoaula.

Dessa forma, você terá mais segurança sobre em qual parte complementar os seus estudos e com qual foco.

Ao estudar com o Gran, você também garante suporte para os seus estudos práticos! Isso acontece por meio da plataforma Gran Questões!

Acesse mais de 2,7 milhões de itens para concursos públicos e exames, além de simulados inéditos e provas passadas para diferentes seleções realizadas no Brasil. Além disso, acompanhe também de perto o seu desempenho com as ferramentas de acompanhamento!

Saiba mais sobre o Gran Questões e veja como acessar!

Tenha acesso a videoaulas para concursos de qualidade e a todos os recursos para a sua preparação!

Você já conhece a Assinatura Ilimitada? Essa assinatura por professores e especialistas em concursos afim de garantir ao aluno a preparação mais completa para concursos públicos!

Ao adquirir a Assinatura Ilimitada, você não apenas poderá acessar milhares de videoaulas para concursos, como muito mais. Veja a lista de vantagens:

  • 12 inovações tecnológicas: Programa de Estudos 3.0, Recomendação de cursos 2.0, Legislação em Destaque, Dashboard de performance, Dá pra Conciliar 2.0, PDF turbinado, App Mobile 5.0, Acessibilidade, Termômetro de Relevância, Gran Bem Estar, Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem e Nova versão do Gerenciador de Estudos.
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 38 mil cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das videoaulas;
  • Mais de 2 milhões de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 8.0!

Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?

Agora você já sabe um pouco mais sobre o que são videoaulas para concursos e como realizar uma preparação de qualidade com elas!

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nas próximas publicações!

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

CONCURSOS 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos! Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


19 de outubro6 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque