Abra espaço!

Avatar


11 de abril4 min. de leitura

“Vocês ainda estarão comendo da colheita armazenada no ano anterior, quando terão que se livrar dela para dar espaço para a nova colheita.” Levítico 26:10

Amamos tensão nos filmes, nas séries e nos livros de ficção. Já quando se trata da nossa própria vida, geralmente a dispensamos. O ser humano é mesmo meio avesso a mudanças. Contudo, os mais conservadores precisam ter em mente que há uma relação inversamente proporcional entre sua resistência ao novo e seu potencial de crescimento.

Numa estante cheia não cabem novos livros. Da mesma forma, numa rotina inflexível não cabem novos e melhores hábitos. É preciso abrir espaço. Quem almeja um futuro auspicioso precisa se despedir – com carinho – do seu velho Eu. Deve agradecer, é claro – e com todo o respeito –, por tudo que esse senhor proporcionou, mas em seguida deve deixar de olhar pelo retrovisor e passar a mirar as portas abertas lá adiante, no futuro. Se, ao contrário disso, preferir continuar apegado ao passado, o novo tem tudo para se tornar uma ameaça.

Não há como negar: qualquer mudança causa algum desconforto, sobretudo no início, mas é assim mesmo. Alguma dose de angústia é inevitável para aqueles que decidem se lançar em um novo projeto ou apenas sair de sua zona de conforto e buscar por inovação. Todavia, se o velho não abrir espaço para o novo, a Vida vai simplesmente ficar lá, parada e cheia de vontade de proporcionar exatamente o que se pediu a ela, mas vendo-se impedida, pois a pessoa se recusa a pagar o preço. O arrependimento, então, começa a corroer a alma, infligindo sofrimento bem maior que o provocado pelo medo do novo.

Sabe, a esperança mora no futuro… Todos precisamos dar abertura a ela, ainda que, para isso, tenhamos de deixar as mãos temporariamente vazias. Do contrário, como poderemos pegar e – ainda mais importante – segurar o que é nosso por direito, o que cultivamos diletantemente no passado?

Por outro lado, há coisas e, sobretudo, pessoas que jamais deveríamos deixar entrar em nossa vida. Quem é incapaz de enxergar o valor dos nossos sonhos e de aplaudir as nossas conquistas, por exemplo, deveria ser expulso do nosso círculo o quanto antes. Gente assim ocupa um espaço precioso, um espaço que seria mais bem-aproveitado se fosse destinado a amigos leais, a parceiros de verdade. Por isso, reflita bem sobre as pessoas que escolheu como companhia. Lembre-se dos antigos ditados: “Diga-me com quem andas e te direi quem és” ou “Quem anda com porcos farelo come”. Reavalie suas escolhas e suas “amizades”. Afinal, se a carga é pesada demais, não se vai muito longe. Companhias “leves”, e apenas essas, são muito bem-vindas.

Ao tomar a decisão de abrir espaço para o novo, você precisa olhar, ainda, para o alto dos montes. Não se trata de apenas ficar vislumbrando um horizonte repleto de conquistas, sonhando acordado como se estivesse à espera de um milagre. Isso não vale muito. Há que estar no lugar certo, tomando as medidas certas no tempo certo, a fim de atravessar as portas que, embora já estejam abertas no futuro, podem se fechar a qualquer momento. Daí a necessidade de agir no momento oportuno e de forma calculada.

Decida também, e com absoluta convicção, não mais olhar para trás. O senhor Passado não pode fazer nada por você hoje, pois ele já teve sua vez e ensinou o que você precisava aprender. Houve dias em que lhe proporcionou alegrias; houve outros em que lhe impôs desalento. Seja como for, tudo ficou nas estantes do tempo, onde há lugar para guardar as lembranças más com o mesmo apreço com que se guardam as boas. Então não se apegue ao que passou como desculpa para adiar o que tem de ser feito hoje. Preste atenção ao agora, pois o ontem já lhe fugiu das mãos.

Para abrir espaço, amigo leitor, você terá de fazer escolhas, muitas delas bem difíceis. Terá de se entregar a novas crenças e de adotar novos valores, abandonando certezas que um dia lhe acalmaram o espírito e o coração, mas hoje não o fazem mais. Foram úteis e ajudaram quando podiam, mas os tempos, agora, são outros. Aproveite e também faça uma boa faxina na mente, para que ela consiga criar novas conexões e se abrir para novos hábitos, mais úteis para quando chegar a hora de atravessar as portas abertas no futuro.

E veja bem: nada de mudanças superficiais. Não adianta, por exemplo, mudar de cidade ou de emprego, se você não mudar. O ambiente talvez nem seja o problema, mas, sim, a resolução de abrir espaço para o novo EM você. Não seja leal a mentiras que contaram a seu respeito, a limitações que você mesmo se impôs, a rótulos que assimilou como verdadeiros. Liberte-se dessas amarras! A pessoa que nunca faz uma boa limpeza na alma e no coração jamais consegue abrir espaço para coisas novas e melhores entrarem em sua vida.

Portanto, reitero: abra espaço! Permita-se conhecer pessoas do bem – gente que sorria e aplauda quando você acertar e lhe estenda o ombro quando você vacilar. Entregue-se de corpo e alma para experiências e decisões inteiramente novas. Dê um passo na direção desejada, mantendo sob controle o medo – natural – de a vida ecoar apenas… silêncio. Nem sempre a vida fala muito mesmo… Pode ser que na solidão das incertezas, onde você parou para fazer um descanso maior, as peças passem a se encaixar e tudo comece a acontecer como você planejou. Não esmoreça! Mantenha a FÉ!

Quando você montar a lista daqueles que efetivamente podem ajudar no seu projeto de vida, quando você abrir espaço para esse tipo de futuro, mais promissor, não se esqueça da família Gran. Estaremos ao seu lado, caminhando de mãos dadas e centrados no futuro iminente. De vez em quando, seguiremos alguns passos à frente, apenas com o propósito de identificar as armadilhas do caminho e proteger você delas. Outras vezes, agiremos como guarda-costas. Assim, se você tropeçar ou for pego em alguma circunstância, estaremos com os braços abertos a sua volta, prontos para evitar que você caia.

E então, você está pronto para conhecer novas pessoas, visitar novos lugares, encarar novos contextos? Não? Então ABRA esse ESPAÇO! E logo!

Vá com toda a sua energia, com toda a força que existe aí dentro, alcançar uma das mais de 163 mil vagas de concurso previstas para 2022. Entregue-se a esse projeto de conquistar o seu cargo público, por exemplo, com todos os benefícios que ele traz consigo. As portas já estão abertas mais à frente e tudo que você precisa fazer é chegar até elas. Não perca o trem do novo por se recusar a abrir espaço na mala a tempo de embarcar nessa viagem.

“Nunca deixe de sonhar por medo de se machucar. Se o mundo usou alguém para te ferir, Deus usará alguém para te curar.” – Padre Fábio de Melo

 

Participe do Canal do Imparável no Telegram e tenha acesso em primeira mão ao artigo da semana e ao áudio do artigo com a voz do autor, além de muitos outros conteúdos para inspirar você, mesmo em dias difíceis!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Não se ponha o sol sobre a sua ira
  2. Quando o NUNCA encontra o AGORA
  3. Liberte-se do fatalismo
  4. Arriscando a própria pele
  5. Metamorfoses são necessárias
  6. Do limão faça uma torta de chocolate
  7. Ouro escondido
  8. Tirando leite de pedra
  9. Teus erros não te definem
  10. Acabe com o seu potencial
  11. Do deserto ao sonho
  12. O próximo nível
  13. Faça muito com pouco
  14. Novo ano, nova visão
  15. Reinvente-se!
  16. Silencie a negatividade
  17. O inimigo interior
  18. Seja mais decidido
  19. Autoconhecimento é poder
  20. Autocuidado não é opcional
Avatar


11 de abril4 min. de leitura