Advogado criminalista: saiba tudo sobre a profissão

Avatar


8 de Fevereiro3 min. de leitura

Se você já concluiu o curso de Direito, a carreira de advogado criminalista se apresenta como uma opção promissora. Essa área profissional tem uma demanda significativa e pode garantir boa estabilidade financeira para aqueles que se dedicam a ela.

Para atuar como especialista nesse ramo, é necessário aprofundar-se nos estudos da defesa criminal e entender como funcionam os processos legais. Ao dominar a legislação em questão, você conseguirá se desenvolver e se destacar no mercado, aproveitando tudo que o setor tem a oferecer.

Achou interessante? Então, confira este conteúdo até o final para entender tudo sobre a profissão de advogado criminalista!

O que é e o que faz um advogado criminalista?

O advogado criminalista é o profissional responsável por defender as pessoas acusadas de algum crime, seja qual for a sua natureza.

Seu papel fundamental é proteger e assegurar os direitos fundamentais dos seus clientes, como a liberdade e o direito de ir e vir, além de acompanhá-los durante todo o processo criminal.

Desse modo, ele deve defender os acusados até a finalização do julgamento, prezando pelo melhor resultado para seus clientes, inclusive defendendo sua inocência quando for o caso.

Nesse sentido, quem atua como advogado criminalista precisa saber lidar com os clientes e estudar de forma aprofundada cada caso, além de entender muito bem a legislação penal, os procedimentos judiciais e, claro, a jurisprudência.

Ainda, o advogado criminalista deve dar suporte aos clientes, inclusive fora do escritório ou do tribunal. Isso significa que cabe a esse especialista visitá-los, quando presos, ir à delegacia, entre outras responsabilidades.

Qual a área de atuação do advogado do criminalista?

Como visto, o advogado criminalista pode trabalhar em todos os tipos de casos em que alguém está sendo acusado de um crime. Assim, sua área de atuação é bem ampla, permitindo que ele se especialize naquilo em que tenha mais aptidão ou interesse.

Veja alguns dos tipos de casos em que o especialista pode atuar:

  • furto ou roubo;
  • tráfico de drogas;
  • crimes sexuais;
  • violência doméstica;
  • agressão verbal;
  • porte de droga;
  • fraude;
  • sonegação fiscal;
  • lavagem de dinheiro;
  • lesões;
  • homicídios;
  • difamação;
  • calúnia.

Desse modo, o papel do advogado criminalista é oferecer a defesa do acusado de qualquer um dos crimes citados e garantir que ele tenha um julgamento justo.

Assim, ele deve participar das audiências e julgamentos, apresentar recursos e solicitar revisões criminais, quando possível, e propor acordos que beneficiem seus clientes.

Além disso, ele deve prestar assessoria antes mesmo das investigações para auxiliar os clientes desde o começo do processo.

Como é o mercado de trabalho para um advogado criminalista?

O mercado de trabalho para um advogado criminalista é bastante diversificado. Esse profissional pode atuar registrado, de forma autônoma ou até mesmo prestar concurso para vagas públicas.

Com a carteira assinada, é possível trabalhar no departamento jurídico de alguma empresa, aproveitando a estabilidade do trabalho registrado. Enquanto autônomo, o advogado criminalista pode prestar serviços particulares ou abrir seu próprio escritório de advocacia.

Na esfera pública, é possível encontrar concursos para a Defensoria Pública em diferentes locais do país. Aqui, o profissional atende os casos daqueles que não têm condições de constituir advogado privado, por isso, lida com ocorrências de diferentes naturezas.

Quanto ganha um advogado criminalista?

De acordo com pesquisas no mercado, um advogado criminalista ganha entre R$ 2,5 mil e R$ 5 mil por mês.

Vale ressaltar que esse valor pode variar conforme o tempo de experiência do profissional, suas especializações e, claro, o formato de trabalho — se registrado em CLT, autônomo ou servidor público.

Como se tornar um advogado criminalista?

Para se tornar um advogado criminalista, além do bacharelado em Direito, o profissional precisa estar registrado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e estar com a habilitação ativa e em dia.

Feito isso, é necessário buscar uma especialização em Direito Penal, que pode ser desenvolvida ao longo da graduação e complementada pelos estágios supervisionados.

A pós-graduação é um diferencial, assim como o mestrado e o doutorado, fatores que podem dar destaque no mercado. Para adquirir experiência, atuar como assistente jurídico pode ser interessante, além de se associar a escritórios de advocacia criminalista.

Materiais Gratuitos para Concursos Jurídicos

Confira as videoaulas gratuitas do Gran Cursos Online e prepare-se para o concurso jurídicos:

Veja também: 

Tirou todas as suas dúvidas sobre a profissão de advogado criminalista? Então, aproveite que está aqui no blog do Gran Cursos para conferir os concursos jurídicos em aberto e dar o próximo passo na sua carreira!

Fique por dentro dos concursos abertos e previstos pelo Brasil. Confira também os cursos de graduação e pós-graduação do Gran:

CONCURSOS ABERTOS

PROFISSÕES

GRADUAÇÃO EAD

PÓS-GRADUAÇÃO

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


8 de Fevereiro3 min. de leitura