As decepções fazem parte da caminhada! Não desista!

As decepções fazem parte da caminhada! Não desista!

“Faliu no comércio aos 31 anos;
Perdeu uma eleição estadual aos 32 anos;
Perdeu a esposa aos 35 anos;
Teve colapso nervoso aos 36 anos;
Perdeu uma eleição para prefeito aos 38 anos;
Perdeu outra eleição estadual aos 46 anos;
Perdeu uma eleição federal aos 48 anos;
Perdeu a eleição para o Senado aos 58 anos;
Aos 60 anos, foi eleito presidente dos EUA.
Esse homem foi Abraham Lincoln, considerado um dos maiores líderes de todos os tempos.”

 

 

Jack Ma, hoje com 52 anos, é um dos homens mais ricos do mundo e o mais rico da China. Sua fortuna está avaliada pela Forbes em US$ 20,4 bilhões. No entanto, o caminho para chegar até aí não foi nada fácil. Na verdade, ele teve de lidar com sucessivas frustrações.

Jack levou sete anos para completar o ensino fundamental. Na escola onde estudava, em sua cidade natal, Hangzhou, o ensino médio tinha duração de apenas um ano, metade do recomendado. Diante disso, ele tentou estudar em outras cidades, nas nenhuma aceitou sua matrícula, pelo fato de sua educação já ser bastante falha. Ele também tentou três vezes entrar em uma universidade chinesa. E inscreveu-se em Harvard dez vezes, apenas para ser rejeitado em todas elas. No fim, pensou: “Quem sabe, talvez um dia eu dê aula aí.” Ele estava certo: desde que alcançou sucesso com sua plataforma de comércio eletrônico, Ma já deu várias palestras na renomada universidade.

Depois de se formar, o jovem concorreu a mais de trinta vagas de emprego. Não foi aceito em nenhuma delas – nem para trabalhar no KFC, uma rede de fast-food americana que, na ocasião, contratou todos os outros trabalhadores que se candidataram às vagas com Ma. A rejeição nesse período da vida o blindou contra as dificuldades como empreendedor, diz ele, que também sofreu descrédito ao fundar o Alibaba, um dos maiores sites de vendas do mundo, com faturamento estrondoso e crescente.

Mas vamos sair do contexto do empreendedorismo e entrar no mundo dos concursos públicos, para listar alguns exemplos de profissionais e suas histórias de insucessos até, finalmente, a merecida aprovação. Talvez você até já conheça algumas delas. Vejamos.

O nosso professor de Direito Eleitoral e Regimento Interno de tribunais, Weslei Machado, é hoje promotor de justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas – MPE/AM, e ex-analista judiciário da área judiciária do TSE. Ainda se incluem em sua coleção de aprovações o concurso público do TJDFT/2007 e o do MPU/2007.

São tantas aprovações, que chega a parecer fácil, não é mesmo? Mas não foi. Não para Weslei. Até ser aprovado nesses difíceis certames, ele teve de enfrentar mais de vinte reprovações. E, a cada insucesso que enfrentava ao longo de sua jornada, ele pensava em desistir. Foram tantas horas de estudo, tamanha abdicação da convivência familiar e social e tão alto investimento em taxas de inscrição e livros, tudo sem sucesso, que ele já começava a acreditar que não seria capaz de atingir o objetivo de se tornar servidor público.

Quando deu início à preparação, Weslei já era casado e pai de família. Portanto, para garantir o sustento dos seus, precisava trabalhar durante o dia. Só lhe sobravam as noites para estudar. Além disso, havia um complicador que lhe tirava o sono: a filha estava doente e precisava de remédios caros e de alimentação específica.

Apesar de todas essas – e outras – dificuldades, ele não desistiu. Manteve-se firme em seu projeto. E aqui abro parênteses: creio que, entre outros elementos, a persistência e a dedicação são os mais indispensáveis atributos do concurseiro durante a preparação. O candidato a concurso sempre enfrentará obstáculos, mas não pode ficar paralisado ou simplesmente renunciar ao seu sonho de conquistar uma vaga no serviço público. Em vez disso, precisa adaptar seus métodos para corrigir falhas em sua forma de estudar.

No processo de estudo árduo que o projeto de passar em concurso exige, o esforço e a perseverança ajudam – e muito – a atingir os resultados esperados. No caso de Weslei, ele converteu sua enorme força de vontade em ações práticas. Foi assim que criou um método próprio de preparação. A base da sua técnica era um cronograma de estudos que contemplava as disciplinas recorrentes nos concursos dos quais participava, sobretudo para a carreira dos tribunais. “Identifiquei, em editais anteriores, quais eram as principais disciplinas e as organizei em um cronograma. Cada dia da semana, estudava duas disciplinas, duas horas para cada uma delas”, explica.

Seria ótimo se estudar com todo esse afinco já fosse o suficiente para a aprovação, mas sabemos que só o estudo tradicional não basta. Como Weslei logo percebeu, há algo tão importante quanto debruçar-se sobre novos conteúdos, embora esse algo não receba a devida atenção. Estamos nos referindo à revisão das matérias.

O ideal é que, a cada semana, o concurseiro destine um dia para rever os conteúdos estudados até ali. A revisão é sempre cumulativa, e é indispensável que toda a matéria até então estudada seja revista antes do prosseguimento do estudo pelo candidato. Trata-se de um mecanismo de reforço do armazenamento na memória e de organização das informações em nosso cérebro.

Além disso, a experiência de Weslei atesta que, no processo de revisão, é prudente e proveitoso resolver questões de concursos anteriores da carreira escolhida. O concurseiro precisa se familiarizar com a forma de abordagem dos temas e com os principais tópicos cobrados pelos examinadores. Esse conhecimento é capaz de aumentar o rendimento no dia da prova. O candidato não terá surpresas, já que terá conhecido com antecedência o modelo de questões do examinador.

Foi graças a esses pequenos segredos que Weslei conseguiu colecionar todas as suas aprovações e alcançar os resultados dos quais hoje tanto se orgulha.

Outro professor do Gran Cursos Online que tem muito a nos ensinar é o Dr. Aragonê Nunes Fernandes. Hoje juiz do TJDFT, antes de ser aprovado para a magistratura, foi promotor do MPDFT, além de ter passado para defensor público na DPE/RS. Também foi analista do STF, técnico do STJ e agente comercial da CAESB. Assim como Weslei, o Dr. Aragonê também já enfrentou muitas decepções e sofreu inúmeras reprovações, antes de alcançar o cargo com que sonhava.

Quando decidiu estudar para “os concursos grandes” (magistratura, Ministério Público e Defensoria Pública), Fernandes colocou na cabeça que esse seria um projeto de médio ou longo prazo. Além disso, sabia que teria de fazer provas fora de Brasília, pois aqui seria difícil demais passar.

Começou pelo concurso da Defensoria Pública da União. Foi reprovado. Veio depois o de promotor em Sergipe. Nova reprovação. Fez prova para promotor de Rondônia, mesmo sem ter certeza se aceitaria se mudar para lá. Apesar dos menos de 600 candidatos inscritos no certame, o professor acabou reprovado logo na primeira fase!

Somaram-se ao “rol das reprovações”, ainda, os concursos de juiz na Paraíba, de promotor em Goiás e de promotor em São Paulo.

“Ah”, você poderia concluir, “mas a partir daí nosso personagem finalmente começou a passar e não parou mais.” Ou, então, poderia deduzir que o Dr. Aragonê só foi reprovado em concursos grandes… Nada disso! Nosso mestre ainda foi reprovado nos concursos para o cargo de analista de tribunais como TST e STJ e do MPU, para o cargo de técnico judiciário do TJDFT, entre outros.

Em resumo, depois de tantos anos na luta, Fernandes colecionou muito mais reprovações do que sucessos, mas em nenhum momento se arrependeu de ter optado pela carreira pública. Hoje, “pendurou as chuteiras”, depois de descobrir algo bem interessante em sua trajetória: todas as reprovações “transitam em julgado” na hora em que se é aprovado em um bom concurso.
Gustavo Scatolino, nosso mestre em Direito Administrativo e hoje procurador da Fazenda Nacional, um dos cargos mais cobiçados da área jurídica, é outro com uma história de muitas decepções até o sucesso final.

O professor reprovou nos seguintes concursos: agente da Polícia Federal/2002, analista do TJDFT/2003, procurador federal, advogado da União, PGFN/2006, técnico e analista do TST/2003, técnico e analista do MPU/2004, Detran/2004, PRF/2003 e delegado do Estado de Goiás/2004.

Foi, contudo, aprovado nos seguintes: técnico do TJDFT/2003, analista judiciário do STJ/2004, procurador do Estado do Espírito Santo/2008 e procurador da Fazenda Nacional/2008. Este, aliás, foi o mesmo concurso em que Gustavo havia sido reprovado em 2006. Note que, em apenas dois anos, ele inverteu sua condição.

Nossa última inspiração é Emerson Douglas. O professor do Gran Cursos Online de Regimento Interno do Senado e Controle Externo do TCU não queria saber de concursos no início de carreira. Ele estava convicto de que seu caminho era a iniciativa privada. Queria construir uma profissão como jornalista. Mas eis que nosso mestre foi convencido a estudar para apenas um concurso específico. O cargo para o qual, na época, decidiu concorrer se tornou o dos seus sonhos: analista da Câmara dos Deputados, área de Comunicação Social.

Emerson estudou por um ano e arrebentou. Ficou em segundo lugar na prova objetiva. Só que ainda haveria a prova prática… Nessa, ele não foi nada bem. Caiu muito e soube que dificilmente seria nomeado. A decepção foi gigante.

Na verdade, ir mal no teste de aptidão física é muito comum; que o digam os candidatos às vagas nas carreiras policiais… O candidato tem um desempenho excepcional na prova objetiva, mas é eliminado no TAF. Vem a fúria, o luto… E o recomeço.

Douglas não desistiu. “Vou estudar para todos os concursos de agora em diante”, pensou. Cerca de um ano mais tarde, ele foi aprovado na Polícia Federal (5º lugar, nacional). Não parou mais. Vieram as aprovações para analista do MPU, analista da Abin (6º lugar), consultor da CLDF (1º lugar) e auditor do TCU (1º lugar). Fixou-se no TCU, mas isso não impediu que ele ainda passasse para analista do Senado (cargo que até chegou a assumir) e de novo para outro cargo na Abin (mais um 1º lugar).

O que quero demonstrar com todos esses relatos, amigo leitor, é que, às vezes, uma decepção profunda pode abrir novos e maravilhosos horizontes. As reprovações servem para nos ensinar lições importantes. A nós, cabe extrair esses ensinamentos e assimilá-los, para em seguida corrigir os rumos de nossos planos e continuar na fila até a aprovação – ou, melhor ainda, as aprovações.

Se há uma certeza, é esta: muitos reprovarão, mas você que nos acompanha aqui vai passar – e passar bem. Só não pode desistir. Afinal, quem desiste com facilidade não tem, mesmo, perfil para ser aprovado em concurso público.

Então vamos juntos: você fazendo a sua parte, seguindo as orientações de nossa equipe do Gran Cursos Online, e nós, aqui, pesquisando e descobrindo novas formas e fórmulas de ajudá-lo a ter o governo como patrão.

Gabriel Granjeiro

Confira também: O poder do pensamento positivo nos concursos e na vida!

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

O papel da atividade física na preparação para concurso
Quem sonha grande pensa a longo prazo

Sem sacrifício, não há recompensa!

A ansiedade é sua inimiga. Aprenda a driblá-la.
Deseje, mentalize, receba!
Atributos para ser bem-sucedido em provas e concursos
Inteligência emocional e as conquistas na vida e nos concursos

Gabriel Granjeiro


Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


 

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
89 Comentários

89 Comentários

  1. ALTINA F. Santos Pires

    27/02/2017 13:16em13:16

    Adorei o artigo, é uma injeção de ânimo…

    • Gabriel

      13/03/2017 23:52em23:52

      Prezada Altina,

      Fico feliz em saber que meu artigo serviu como uma injeção de ânimo para você. Sucesso!

    • Parmenas Vianna Junior

      06/10/2018 16:37em16:37

      Boa tarde efetuei uma compra mas não consigo ver as as aulas pois o canal informa que minhas infiormacoe estão errdas

  2. Gi

    27/02/2017 13:30em13:30

    Fico agradecida por ter a oportunidade de fazer uma leitura como este artigo! A vida diária de estudo não é fácil, e quando nos deparamos com as reprovações fica pior ainda. Prosseguir ao alvo com a palavra desistência anulada.

    • Gabriel Granjeiro

      13/03/2017 23:53em23:53

      Prezada Gi,

      Obrigado. Estamos juntos rumo à aprovação. Conte sempre conosco!

  3. ROSI

    27/02/2017 15:18em15:18

    Como é bom ler esses artigos motivacionais, recentemente, fiquei chateada com a reprovação no concurso do TRE SP, pensei até em desistir, mas é meu sonho que está em jogo, e mais uma vez o Gran dando aquele empurrão rsrs, injetando mais força para seguir em frente. Obrigada.

    • Gabriel Granjeiro

      13/03/2017 23:55em23:55

      Prezada Rosi,

      Muito obrigado. Fico feliz em saber que não desistiu do seu sonho. Conte sempre conosco e sucesso em sua caminhada rumo à aprovação.

  4. Dulcicleide Siqueira Alves Ferreira

    27/02/2017 15:33em15:33

    Obrigado Gabriel pelo incentivo, o texto é lindo e motivador, recarrega as nossas energias, pois, sei que igual a eu, tem muitos concurseiro por air, horas motivados, horas desmotivados, mais o melhor de tudo é que amanhã é novo dia, e com ele vem nova esperança! para dar continuidade a novas batalhas ! Muito obrigada.

    • Gabriel Granjeiro

      13/03/2017 23:56em23:56

      Prezada Dulcicleide,

      Obrigado pelos elogios. Estamos juntos rumo à aprovação. Sucesso!

  5. Edersson

    27/02/2017 15:43em15:43

    excelentes exemplos,obrigado,muita injeção de ânimo

    • Gabriel Granjeiro

      13/03/2017 23:57em23:57

      Prezado Edersson,

      Muito obrigado. Sucesso em sua caminhada. Conte sempre conosco!

  6. Eliane dos Santos farias

    27/02/2017 16:02em16:02

    Cada história de vida nos permite a continuar lutando e desisistir …jamais ,pois são as circunstâncias na qual nos deparamos que nos fortalece. Obridada pelo incentivo . “Se for desistir…desista de ser fraco.”

    • Gabriel

      13/03/2017 23:58em23:58

      Prezada Eliane,

      Obrigado. Sucesso em sua jornada. Conte sempre conosco!

  7. LAERCIO BEZERRA DO CARMO

    27/02/2017 16:16em16:16

    Sou servidor público eminência de se aposentar, mais desejo fazer novo concurso, a a Receita Federal do Brasil, área de tributos, haja vista ter hoje ter habilitação em Ciências Contábeis.

    • Gabriel Granjeiro

      14/03/2017 00:00em00:00

      Prezado Laercio,

      Nunca é tarde para se alçar novos voos. Sucesso em sua jornada. Estamos juntos rumo à aprovação no concurso da Receita Federal.

  8. Adevane

    27/02/2017 21:19em21:19

    Vocês são ótimos nos estimula a seguir em frente ainda vou da meu testemunho da Vitória aqui no gran curso

    • Gabriel

      14/03/2017 00:02em00:02

      Prezado Adevane,

      Agradeço em nome de toda equipe do Gran Cursos Online ao elogio. Estou aguardando seu depoimento em nossa coluna Cheguei Lá. Sucesso em sua jornada!

  9. Rafael Simas

    27/02/2017 22:24em22:24

    É… são exemplos como estes que nos motivam e reforçam o nosso desejo em não desistir. Obrigado pela motivação; para que possamos colocar 100% de nós aonde existir, apenas, 1% de possibilidade de vitória!

    • Gabriel Granjeiro

      14/03/2017 00:03em00:03

      Prezado Rafael Simas,

      Muito obrigado. Estamos juntos rumo a aprovação. Conte sempre conosco!

  10. Júlio César Pereira

    27/02/2017 23:45em23:45

    Excelente artigo! Parabéns!

  11. Rosemira

    28/02/2017 07:12em07:12

    Gabriel Granjeiro,
    Obrigada pelo incentivo,sempre que sinto me frágil,decepcionada ou com desânimo total,pego estes artigo e leio e medito ai me sinto enérgica novamente…..
    Muito obrigada
    Deus o abençoe sempre

    • Gabriel Granjeiro

      14/03/2017 00:06em00:06

      Prezada Rosemira,

      Muito me alegra saber qu meus artigos são fonte de ânimo e motivação para você. Estamos juntos rumo à aprovação. Conte sempre conosco!

  12. viviane madeira da silva

    28/02/2017 08:41em08:41

    Precisava muito destes relatos de sucessos. Muitíssimo agradecida.

  13. Laura Costa

    28/02/2017 11:18em11:18

    Adorei o artigo! Injeção de ânimo.

  14. Luiz Silva

    28/02/2017 15:50em15:50

    Relato do professor Weslei Machado é impressionante! demostra o quanto temos que persistir num sonho….
    persistência sempre.. desistência jamais….
    ótimo artigo…

    • Gabriel Granjeiro

      14/03/2017 00:08em00:08

      Prezado Luiz,

      Obrigado. A persistência é uma característica dos vencedores. Sucesso em sua jornada!

  15. Antônia

    28/02/2017 16:21em16:21

    Obrigado por todo esse incentivo, uma hora isso se transforma em realidade!!

  16. Márcia Andréa

    28/02/2017 18:57em18:57

    obrigada, Gabriel, pelas palavras de incentivo.
    Se Deus quiser com a ajuda do Gran um dia chegarei lá.

    • Gabriel Granjeiro

      14/03/2017 00:11em00:11

      Prezada Márcia Andréa,

      Muito obrigado. Estamos juntos rumo à aprovação. Conte sempre conosco!

  17. Luiz Eriksson

    01/03/2017 05:22em05:22

    Recebi essa valiosa injeção de ânimo, e não tenho dúvida nenhuma que alcançarei as aprovações que almejo, muito linda as histórias de vida aqui relatadas, me inspirei e vou vencer assim como esses guerreiros venceram suas dificuldades e adversidades, parabéns à todos, seguirei seu exemplos.

    • Gabriel Granjeiro

      14/03/2017 00:12em00:12

      Prezado Luiz,

      Muito obrigado. Conte conosco em sua trajetória rumo à aprovação. Sucesso!

  18. Gabriella Grombonni

    01/03/2017 09:19em09:19

    Sensacional!!!

  19. Carlos Augusto

    01/03/2017 15:35em15:35

    Uoooooouuuw mais que brilhanteee ! . Muito bom , é uma avalanche de animo , um balsamo na alma .

    • Gabriel Granjeiro

      14/03/2017 00:13em00:13

      Prezado Carlos,

      Muito obrigado. Sucesso em sua jornada. Conte sempre conosco!

  20. Fernanda Patrícia Silva Morais

    01/03/2017 16:27em16:27

    ótimo artigo! Uma injeção de ânimo! Que sejamos perseverantes em nossas caminhadas!

  21. Sérgio

    01/03/2017 21:12em21:12

    Parabéns pelo artigo!

  22. Valdete Rodrigues de Oliveira

    02/03/2017 10:59em10:59

    Procuro sempre me incentivar com historias iguais a essa, superar os desafios é o lema de todo concurseiro, tem que ser. “Pedras no caminho? Guardo todas e com elas construirei o meu castelo!”

    • Gabriel Granjeiro

      14/03/2017 00:16em00:16

      Prezada Valdete,

      Obrigado. Sucesso em sua jornada e parabéns pelo otimismo!

  23. Fabiana Almeida

    02/03/2017 12:42em12:42

    Fantástico! Amei o artigo!

  24. Alessandra

    02/03/2017 12:54em12:54

    Foi muito bom receber essa injeção de ânimo: fiz a prova do TRE SP fiquei pra baixo mas não quero deixar o meu sonho morrer; Avante!!

    • Gabriel Granjeiro

      14/03/2017 23:05em23:05

      Prezada Alessandra,

      Fico feliz que meu artigo serviu como fonte de ânimo para você. Não se deixe desanimar. Estamos juntos rumo à aprovação.

  25. Iara Gomes

    03/03/2017 00:04em00:04

    Excelente esse artigo , estimulo para quem acha que é o único a decepcionar-se com concurso público, obrigada pelo incentivo.

  26. Falini

    03/03/2017 01:03em01:03

    Estava precisando ler isso. Semana passada saiu um resultado de um certame e fui reprovada, hoje saiu mais outro resultado que apesar de eu ter tido um empenho bem melhor que o certame anterior, também fui eliminada. Nossa!
    Eu estava arrasada, ainda estou – mas sei que passa, e preciso reerguer minha cabeça e lutar com força, confiança, fé e alegria para “amar” e acolher mentalmente todos os assuntos, até passar!

    • Gabriel Granjeiro

      14/03/2017 23:11em23:11

      Prezada Falini,

      A melhora nos resultados é um sinal de que você está no caminho certo. Não se deixe desanimar. Sucesso em sua jornada!

  27. Rosangela

    03/03/2017 19:22em19:22

    Adoro todos os seus artigos! São motivadores e objetivos.
    Cada mensagem sua Gabriel, é inspiração para meus estudos.
    Muito obrigada!!!

    • Gabriel Granjeiro

      14/03/2017 23:12em23:12

      Prezada Rosangela,

      Muito obrigado. Fico feliz em saber que meus artigos são inspiração para que continue estudando. Estamos juntos rumo à aprovação.

  28. Aguinaldo R Ferreira

    04/03/2017 15:35em15:35

    Muito obrigado pelo artigo, deu-me um ânimo a mais. Estava aqui meio desanimadão, li as histórias dos professores e a vontade de estudar voltou. Valeu meu amigo, Deus te abeçoe!

    • Gabriel Granjeiro

      14/03/2017 23:14em23:14

      Prezado Aguinaldo,

      Obrigado. Me alegro em saber que meu artigo te motivou a retomar os estudos. Que Deus abençoe a todos nós. Sucesso!

  29. Hilton

    09/03/2017 13:15em13:15

    Realmente a vida não é fácil!! Além de superar as reprovações e lutas diárias e quando você consegue a aprovação o concurso é anulado, nunca pensei que o raio cairia no mesmo lugar, comigo aconteceu…infelizmente, passei em dois concursos e os dois foram anulados. Mas desistir jamais!

    • Gabriel Granjeiro

      14/03/2017 23:16em23:16

      Prezado Hilton,

      Infelizmente não podemos controlar alguns fatores como os casos de cancelamento de concursos, mas saiba que se conseguiu a aprovação em dois concursos, certamente você conseguirá a aprovação no terceiro. Não se deixe desanimar. Estamos juntos rumo à aprovação.

  30. Marcia Jacintho da Silva

    14/03/2017 17:50em17:50

    Quantos concursos! Vestibulares sem sucesso. Agora,já estou convensida, que serei aprovada para o concurso para o Senado Federal.Muito Obrigada.

    • Gabriel Granjeiro

      14/03/2017 23:18em23:18

      Prezada Márcia Jacintho,

      Determinação e foco são dois fatores essenciais para a conquista do sonhado cargo público e você já os têm. Sucesso em sua jornada!

  31. Natalício Tarcísio da Silva

    02/04/2017 20:55em20:55

    Muito obrigado por nos enviar estes exemplos de esforço e dedicação, dos concurseiros. Mesmo que os caminhos sejam difíceis, não devemos perder o foco e a esperança. Agradeço pelas palavras de insentivo, aos estudos.

  32. Ana Raquel Soares

    26/04/2017 17:19em17:19

    Estudar para concurso não é como seguir um caminho que te levará até a casa da vovó pra um delicioso almoço de domingo. É muito mais que isso! É como ter em mãos um mapa que te levará até um tesouro perdido. Nesse caminho, cheio de obstáculos e incertezas (porque nada te garante de realmente encontrá-lo) você perceberá o quão forte ou inseguro você pode ser. Afinal de contas, para muitos, quando o sapato aperta demais é melhor tirá-los, embora tenha que caminhar mais devagar. Seguindo esse mesmo raciocínio, outros preferem continuar com os sapatos e chegar o mais rápido que puderem ao destino final. O medo da concorrência, a falta de tempo, a impossibilidade de investimento financeiro, enfim, podem ser o “sapato apertado” de muita gente nesse momento.Porém, não existe nada, acredite, nada mesmo que o impeça de ser quem quiser e chegar aonde quiser. O medo nos impede de fazer muitas coisas. Há uma frase do Will Smith que gosto muito: “Deus colocou as melhores coisas da vida do outro lado do medo”. Ou seja, sempre vale a pena enfrentá-lo. Faça dos seus livros o mapa do tesouro perdido, e não retire, em hipótese alguma, os seus sapatos!

    • Danilo William

      15/08/2017 20:11em20:11

      Verdade!!!!!

  33. CLÉSIA DA SILVA SOUZA

    10/05/2017 15:04em15:04

    Esse cursinho é Fantastico!!! Estão de parabéns pois vejo que não são uma empresa que visa somente o lucro, valoriza o aluno, o material que é disponibilizado gratuitamente assim como os demais tem me ajudado muito, só tenho a agradecer.

  34. Maria das Gracas

    24/05/2017 07:55em07:55

    Nunca desisti de alcancar uma carreira que me desse satifacao, reconhecimento e acima de tudo poder proporcionar o melhor para minha familia.
    Prof.Gabriel preciso dos seus contatos para que o sr possa me ajudar a ingressar na vida publica.
    Aguardarei seu retorno para maiores esclarecimentos.

  35. Raphaell

    24/05/2017 18:45em18:45

    Comecei a acompanhá-lo há 1 mês mais ou menos e devo dizer que aprecio bastante os artigos. Obrigado por escrevê-los. Hoje ocupo um cargo em que fui aprovado em preimeiro lugar, mas ainda não é meu sonho. Depois disso, comecei a colecionar reprovações. Estudo há 5 anos e ainda não passei da primeira fase. Isso mesmo: fui aprovado num concurso de nível superior em 1º lugar e, desde então, não consigo passar da primeira fase, mesmo estudando com afinco há cinco anos. Fico analisando meu desempenho, pesquisando na internet, revendo meus métodos para adequá-los, mas minha nota não sobe. Sinto-me num atoleiro terrível. Parece que nada funciona. Para passar, falta cerca de 10%. Para passar da primeira fase, fique bem claro. Nestas buscas é que achei o seu site. Leio todos os artigos. Com moderação, claro. Mais uma vez, muito obrigado. Tenho encontrado aqui algumas doses de motivação que têm me ajudado a não desistir porque vou te dizer: não está fácil. Este artigo dos professores e suas lutas, em especial, me sensibilizou profundamente. Bem bacana não terem medo ou vergonha de expor suas aparentes derrotas. Muito humano, gostei bastante. Parabéns a todos.

  36. Felipe

    10/08/2017 22:31em22:31

    Muito obrigado por esse post. São inúmeras vezes que passamos por lutas e acabamos nos questionando será que isso é pra mim? Até quando vou ter que viver com tantas privações em minha vida? Através de mensagens como essa endireitamos nosso foco é retornamos ao nosso caminho, para trilhar a tão sonhada vaga no serviço público. Todas as noites fico imaginando como será minha entrevista para o GRAN CURSOS.

  37. Danilo William

    15/08/2017 20:09em20:09

    A caminhada é dura e severa,mas se tudo fosse fácil a vida seria sem graça.

  38. Keu

    21/10/2017 22:48em22:48

    Muito bom,mim sentido motivada!

  39. Rosemari de Almentes

    02/11/2017 10:11em10:11

    Realmente motivador!!! Lendo todos esses depoimentos e significativos exemplos de vida, reforcei minha esperança em continuar lutando, após igualmente ter passado por diversas derrotas e reprovações… Obrigada pelo estímulo!! Foi de grande valia para mim!!!

  40. ALESSANDRO MARINHO DA SILVA

    10/11/2017 10:39em10:39

    Já fui servidor federal área militar hoje trilho amargura e a falta de emprego a anos busco novamente esse caminho para alcançar o exito final em voltar ao serviço público federal ou estadual, tenho certeza que esse curso do gran cursos e a ferramenta ideal para vencer eu mesmo e meus inimigos.. Obrigado pela motivação quem vence quer que outros vençam e trilhem o caminho do sucesso..

  41. Suelen

    29/11/2017 08:56em08:56

    Eu pesquisei muito antes de comprar o curso da Gran cursos online, mas escolhi bem, pois é tanta motivação, você fica animado e isso é importante, não desanimar e saber que tem pessoas acreditando real em você.

  42. Cristiane

    30/12/2017 10:19em10:19

    Excelente artigo! Vocês me inspiram!

  43. Andrea

    02/01/2018 11:48em11:48

    Encorajador . Agradeço pelo incentivo. Abs

  44. cleria viana lima

    16/01/2018 13:45em13:45

    Boa tarde!
    Estou fazendo o curso com vocês para o concurso do estado para professor.Esta sendo interessante,pois vou dedicar bastante.Esse artigo que li, veio a somar,com o que eu escolhi.

  45. Viviane

    30/01/2018 13:11em13:11

    Quantos exemplos incríveis e o melhor, são pessoas que fazem parte do nosso dia a dia. Além da grande determinação dos nossos mestres, percebemos que estes têm orgulho de sua trajetória. O prof Aragonê vive contando nas aulas da reprovação em um concurso com 600 inscritos e ainda conta rindo.rs…
    Vivemos em uma sociedade que incentiva que escondamos nossos fracassos, mas são eles que nos fazem crescer. Esses relatos mostram que nunca podemos desistir dos nossos objetivos. Não estudamos para passar e sim até passar. Parabéns Gabriel, parabéns Gran Cursos e todos esses professores que nos ajudam e são bons exemplos.

  46. valeria souto

    15/02/2018 18:41em18:41

    Maravilhoso artigo, exemplos de lutas e grandes conquistas.

  47. Sandra Barbosa

    26/02/2018 15:41em15:41

    Precisava de uma injeção ânimo como neste texto. Acumulo reprovações nos últimos dois anos e muita decepção com sacrifícios que fiz, tentando conciliar as tarefas de dona de casa que faz tudo, mãe em tempo integral! Mas não desisto!

  48. Aurélio Víctor Desidério

    15/07/2018 18:17em18:17

    Fé,persistência e perseverança!

  49. Daniela Bueno

    23/07/2018 14:13em14:13

    Feliz por estar aqui!

    Ontem ao fazer a prova para o TRT 2 me senti uma formiguinha diante da situação. Retornei para casa com uma tristeza muito profunda, a família esperando uma resposta positiva, isso o que mais dói.

    Ao ler os artigos, é uma inspiração para levantar novamente e dizer: vou continuar a caminhar!

    Agradeço a toda a equipe!!

  50. José Carlos Ventura Junior

    06/08/2018 21:05em21:05

    Muito bom o artigo…uma verdadeira injeção de ânimo…
    Começarei o curso com a certeza de um material de qualidade.
    Muito obrigado.

  51. Nelson Soares Cuba

    13/09/2018 16:23em16:23

    Realmente, ótimo artigo, uma injeção de ânimo e foco para iniciar esta jornada (no meu caso), sabendo que não é fácil, assim como tudo para aqueles que querem se diferenciar dos demais.

  52. ROBERTO SANTIAGO FERREIRA

    15/09/2018 20:47em20:47

    Os exemplos de superação postulados no artigo, possibilitam motivação, a partir do foco, planejamento e “investimento” nessa plataforma tecnológica e de pessoal atualizado e qualificado, expertises, que enlaçam um sistema de aprendizado virtual a distância, com vistas, não só a aprovação em concursos público, mas, como projeto de vida e realização de sonho…!

    Meu nome é Roberto Santiago, um simples humano que luta para superar um AVC, sofrido em 2014! Minha luta é diária, nunca pensei em desistir, agora, resolvi estudar, comecei hoje, 15/09/18, sei que é difícil, mas, se Deus me permitiu ficar aqui…, então é porque ainda tenho muito a fazer…! Um abraço a todos!

  53. José Flávio de Assis

    20/09/2018 13:57em13:57

    As vezes parece que tudo desmoronou, aí um simples artigo de superação faz você voltar à tona e recolocar o vagão da esperança nos trilhos novamente e seguir firme com os objetivos.

    É exatamente assim que estou me sentindo nesse momento, graças a essas histórias de sucesso, parabéns, vamos em frente.

  54. Divino

    18/11/2018 18:34em18:34

    Muito bom ver estas histórias reais. Ser persistente, lutar até alcançar a vitória. É o resumo disso tudo. Eu acredito!

  55. Sonia Tadeu

    20/11/2018 11:34em11:34

    Maravilhoso os argumentos expostos à ajudar concurseiroS nesta caminhada que foi longa e difícil, mas agora tudo “É POSSÍVEL, POIS DEPENDE SÓ DE NÓS MESMOS”.
    Não basta esforço apenas, temos que querer, desejar, planejar, sonhar e realizar. Esta é minha meta atualmente, após mais de 03 anos inerte.
    Antes de iniciar minha caminhada pedi à DEUS, agora peço que Ele me capacite. Se Ele fizer, Ele é Deus, se não fizer como eu quero, Ele continua sendo meu Deus.

  56. ALAN

    28/11/2018 22:48em22:48

    Muito bom, seria muito interessante, ver historias de pessoas que também foram aprovadas com pouco tempo de estudo, acredito que isso também motiva, e mostra que é sim possível passar com muito esforço, dedicação, e foco, porem em pouco tempo de estrada.
    Já vi o caso de um Agente federal, que passou sendo seu primeiro concurso, com apenas 6 meses de dedicação, quando vi esse vídeo fiquei muito motivado.

  57. Mylena

    10/02/2019 17:06em17:06

    Eu poderia fazer uma pergunta para vocês tem pintura e desenho para mim gosto muito ser professora de artes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo