CBMDF

Mais conteúdos

CBMDF

Com a missão de proteger vidas, patrimônios e o meio ambiente, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) é um dos principais órgãos de defesa de sua área de atuação. Fundado em 1960, quando Brasília passou a ser a capital nacional, o CBMDF recebeu os contingentes militares que antes ficavam na antiga capital do país, no Rio de Janeiro.

Em 1966, o CBMDF passou a ser subordinado ao prefeito do Distrito Federal. No ano seguinte, a subordinação passou a ser relativa a Secretaria de Segurança Pública e, em 1974, a Lei nº 6.022 definiu o CBMDF como subordinado ao Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e Força Auxiliar.

Em 1993, o CBMDF inovou ao receber a sua primeira turma de soldados femininos, quando 42 mulheres passaram a integrar o time e marcar o início da participação das mulheres na Corporação.

Em 2011, o Corpo de Bombeiros Militar do DF também se destacou ao receber a primeira de suas duas novas aeronaves de combate a incêndios florestais, passando a atuar nas ocorrências de sua jurisdição.

Com o lema “vidas alheias e riquezas salvar”, a Corporação dedica suas forças à proteção das pessoas e de seus bens, tendo um papel de destaque em toda a região do Distrito Federal.

Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal: concurso, edital, datas e outras informações

Para fazer parte da corporação, é preciso fazer o concurso público referente à seleção das pessoas interessadas nos cargos. O nível de escolaridade necessário para cada cargo aparece no edital, que também especifica as condições físicas requeridas – idade, altura e peso tem seus limites apontados nos requisitos para o CBMDF concurso.

Além das provas teóricas, a maioria dos editais especifica a realização de provas de aptidão física. Nelas, além de seguir as especificações corporais, é preciso fazer testes de rapidez, resistência e agilidade, que decorrem em datas diferentes das em que são feitas as provas escritas.

Concurso para bombeiro DF: cargos e carreiras

Ingressar no Corpo de Bombeiros é o objetivo de muitas pessoas e, no caso da Corporação Militar, não é diferente. A estrutura hierárquica do órgão é bastante organizada e consistente, de modo que é possível ter uma carreira de sucesso dentro da corporação. A atuação, o tempo de carreira e a formação de cada membro do Corpo de Bombeiros influencia bastante na forma como sua carreira irá decorrer.

O cargo inicial depende muito da formação e das condições de ingresso do candidato, o que torna fundamental a consulta do edital do concurso CBMDF para saber corretamente o posto a ser ocupado.

Curso para concurso do CBMDF

Se preparar bem para um concurso é fundamental para um desempenho satisfatório e ser aprovado. Pensando nisso, o Gran Cursos Online disponibiliza cursos específicos para as provas do CBMDF e para os conteúdos que são apontados em seu edital como obrigatórios para as provas.

Nossa plataforma conta com mais de 4.500 cursos preparatórios a distância, sendo possível fazer modalidades isoladas ou efetuar uma assinatura mensal, através da qual você tem acesso a todos os cursos. Assim, você pode ter acesso a todo o conteúdo necessário para estudar para o concurso e se preparar de acordo com seu tempo livre, sem precisar sair de casa.

Principais de CBMDF

Para o Topo