Como ter foco nos estudos: um guia para lidar com as distrações!

Redes sociais, smartphones, seriados e ambientes barulhentos são algumas das distrações que podem atrapalhar os seus estudos para concurso. Acompanhe o conteúdo para descobrir como ter foco nos estudos e como equilibrá-los com as diferentes atividades e situações do dia a dia!

Por
9 min. de leitura

Uma preocupação muito comum, especialmente para os concurseiros iniciantes, está em como ter foco nos estudos e lidar com as distrações. Afinal, com a infinidade de aparelhos eletrônicos e a cultura “sempre conectada” em que vivemos atualmente, não faltam oportunidades para que o nosso foco viaje para longe.

Imagine a cena: você finalmente organizou seu plano de estudos para concurso e vai colocá-lo em prática. Tudo parece correr bem nos primeiros minutos até que você recebe uma notificação no celular. Com o intuito de “checar rapidinho”, você acaba se distraindo com uma conversa ou outra e, quando percebe, já se passou muito mais tempo do que você havia planejado.

Se você se identificou com o cenário acima, este conteúdo é para você! Reunimos uma série de dicas práticas de como ter foco nos estudos para concursos e afastar os diferentes tipos de distração que possam aparecer na sua trajetória. Confira!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Como ter foco nos estudos para concurso: identificando e lidando com as principais distrações

Conheça abaixo quais são as principais distrações enfrentadas pelos concurseiros! Mas fique ligado: só porque determinado elemento é listado como uma distração capaz de interferir no seu foco nos estudos para concurso, não significa que ele é inerentemente ruim. 

Com isso queremos dizer que a solução raramente será drástica, como jogar fora o seu smartphone, abster-se completamente do seu seriado favorito ou deixar de atender a todos os compromissos sociais importantes com seus amigos e familiares.

Na realidade, um dos principais segredos de como ter foco nos estudos para concurso é justamente o equilíbrio! Falaremos mais sobre isso nos próximos tópicos.

Navegue pelo índice abaixo e conheça mais sobre as principais distrações que podem interferir no foco nos estudos para concurso:

Como ter foco nos estudos para concurso: lidando com o smartphone

Talvez um dos maiores “vilões” dessa lista, o smartphone reúne uma série de funções (como acesso à internet, redes sociais, aplicativos de chat e jogos) que podem interferir no seu foco nos estudos para concurso. Algumas pessoas, contudo, utilizam o smartphone para estudar e não há nada de errado com isso!

Dependendo do seu caso, existem diferentes maneiras de lidar com smartphone buscando ter foco nos estudos para concurso. Veja quais são:

  • Se você estuda com o celular: desative as notificações de aplicativos. Isso pode ser feito por meio da seção de configurações do seu aparelho e garantirá mais tranquilidade enquanto você assiste sua videoaula, lê o material ou resolve questões. Aplicativos com notificações desligadas somente mostrarão as “novidades” quando você acessá-los. Assim, você pode instituir um tempo (durante a sua pausa) para fazer a checagem.
  • Se você não estuda com o celular: nesse caso, a melhor solução é deixar o aparelho longe de você. Seja dentro de uma gaveta ou bolsa, o intuito é dificultar o seu acesso às famosas “checadas rápidas”.  Nesse processo, não vale apenas deixá-lo de tela virada na mesa, ok? Quanto mais difícil for pegar o seu celular (se você tiver que levantar, por exemplo), menos você irá recorrer a ele. Desligar as notificações também pode ser uma boa ideia.

Como ter foco nos estudos para concurso: lidando com as redes sociais

Cada vez mais focadas na criação de conteúdos de rápido consumo, as redes sociais são capazes de enganar muito quando o assunto é passagem de tempo. Você vê um post aqui, um vídeo de poucos segundos aqui: certamente não é tanto tempo empreendido, certo? Na conta final, não é bem assim. Afinal, é muito fácil se distrair e continuar navegando.

De fato, é justamente nessa expectativa que as redes sociais se apoiam: na ideia de que você ficará imerso em estímulos, o que dificulta sua noção de passagem do tempo. Ainda existe outro ponto importante nessa equação que pode inferir no seu foco nos estudos para concurso: o cansaço mental que essa atividade acaba provocando.

Levando tudo isso em consideração, o melhor curso de ação para quem busca ter mais foco nos estudo para concurso é monitorar e diminuir o tempo nas redes sociais. Existem aplicativos que podem ajudar nessa tarefa, bloqueando  automaticamente o seu acesso assim que a cota se extinguir. No entanto, a melhor solução é ir trabalhando o autocontrole.

Uma dica para lidar com as redes sociais durante suas sessões de estudos é bem simples: policie-se para não acessá-las em absoluto durante o seu tempo de preparação fixado para o dia. De preferência, não as encaixe nem durante as pequenas pausas entre matérias. Esse período, afinal de contas, serve para que você descanse os olhos e pensamentos. Ao investi-lo nas redes sociais, pode ser que volte aos estudos ainda mais cansado do que quando saiu para fazer sua pausa.

Volte ao topo

Como ter foco nos estudos para concurso: lidando com os seriados

O maior problema dos seriados para o seu foco nos estudos para concurso está quando eles são utilizados como “fuga”. Se você já ouviu falar sobre o sistema de “recompensa” na preparação para concursos, sabe que funciona assim: todas as vezes que você cumpre uma meta estabelecida, se recompensa de certa forma.

Não há nada de errado com esse sistema e, de fato, pode auxiliar muitas pessoas no processo de tornar os estudos menos maçantes. O problema está quando as recompensas superam muito a meta atingida. Quer um exemplo? Estudar por 30 minutos não é equivalente a assistir um episódio de seriado de uma hora.

Para que funcione, o sistema de recompensa sempre tem que ser diretamente equivalente (mas de preferência inferior) ao tempo dedicado aos estudos. É raro que um seriado tenha menos do que 40 minutos. Além disso, a fórmula utilizada (muito baseada em “cliffhangers”), pode te deixar ansioso para assistir o próximo.

Por todas essas razões, episódios de seriado não são uma boa atividade para o sistema de recompensas. Assim como as redes sociais, a recomendação é que você não os assista ao longo das suas pausas na preparação para concursos públicos. Deixe essa atividade para quando todas as metas do dia forem cumpridas!

Volte ao topo

Como ter foco nos estudos para concurso: lidando com ambientes barulhentos

Seja porque você mora com muitas pessoas ou porque tem o costume de realizar atividades com a televisão ligada, por exemplo, ambientes barulhentos sempre serão um obstáculo em matéria de como ter foco nos estudos para concurso.

Afinal, mesmo que de forma inconsciente, sua atenção estará fragmentada entre vários estímulos diferentes e mesmo que você acredite estar (ou até esteja!) se concentrando ao máximo, o esforço necessário para fazer isso é consideravelmente maior, resultando em cansaço mental.

Para lidar com isso, busque sempre os ambientes mais silenciosos possíveis. Caso seus parentes sejam responsáveis por boa parte do barulho, tentar ter uma conversa franca sobre seus objetivos e porque você precisa de mais silêncio pode resultar em mudanças benéficas. Caso isso não funcione, considere mover suas rotinas de preparação para ambientes naturalmente mais tranquilos como bibliotecas ou salas de estudos.

Em última instância, caso você não possa se remover do ambiente barulhento, investir em fones de ouvido abafadores de som pode ser uma boa ideia. Também tem gente que aposta nas músicas instrumentais para neutralizar os estímulos do ambiente.

Saiba mais sobre a relação entre música e estudos para concurso! 

Volte ao topo

Como ter foco nos estudos para concurso: lidando com convites para compromissos sociais

Aniversários, festas, casamentos, chás de bebê: apesar dos seus estudos para concurso, a vida continua e você precisa fazer as pazes com essa ideia. O principal segredo para equilibrar os compromissos sociais sem danos à sua preparação, também está no equilíbrio e depende do momento em que você se encontra.

Como assim? As renúncias, infelizmente, serão necessárias. Você dificilmente poderá ir a todos os compromissos marcados durante o período, especialmente se o seu edital dos sonhos estiver iminente. Uma solução para o problema é apostar na organização e priorizar eventos. 

Se você tem 3 eventos para ir no final de semana, por exemplo, programe-se para atender apenas ao mais essencial e busque adequar sua rotina de estudos naquele dia para que você possa atingir pelo menos parte das suas metas naquele dia.

Com a chegada do edital e as datas de prova se aproximando, pode ser que esse arranjo não seja mais tão proveitoso: em casos assim, deixar de ir aos compromissos sociais pode ser uma solução. Não será por tanto tempo e as recompensas com certeza valerão o sacrifício!

Explicar a razão da sua ausência para amigos e familiares também pode auxiliar a reduzir tensão nessas situações. É claro que, se você tiver o casamento de uma pessoa muito importante para ir (ou outro evento único) , vale a pena adequar a rotina para conseguir atender. Tudo é bom senso, ok?

Volte ao topo

Como ter foco nos estudos para concurso: lidando com a procrastinação

Se você tem o hábito de “ir deixando as coisas para depois”, saiba que você não está sozinho! De fato, a procrastinação afeta cerca de 90% das pessoas ao redor do mundo, de acordo com a psicóloga e neuropsicóloga Fernanda Queiroz.

Muito associada com a ansiedade, a procrastinação costuma ser constantemente confundida com a simples preguiça de estudar. No entanto, quem sofre com isso, sabe que não é bem assim! Esse hábito tem mais chances de se manifestar quando precisamos realizar uma tarefa particularmente extensa ou desafiadora, ora não é exatamente assim que os estudos para concurso costumam ser descritos?

principais maneiras de lidar com a procrastinação e ter mais foco nos estudos para concurso

  • Criar metas possíveis: cuidado com as metas ambiciosas demais! Se você não tem o costume de estudar, começar se propondo 6 a 8 horas de preparação só porque é algo que foi recomendado para você, pode não ser interessante. Ainda que você consiga no primeiro dia, isso acontecerá sob o custo de muito esforço, o que reforça o sentimento negativo associado aos estudos e, por consequência, ajuda você a procrastinar. Comece devagar e construa seus objetivos. O mais importante é a constância.
  • Fazer pausas: as pausas são importantes para que seu cérebro possa descansar e renovar os ciclos de atenção. Se você é uma daquelas pessoas que acredita que os estudos só são produtivos se você sentar na cadeira e só levantar a cabeça depois de 4 horas seguidas, pense novamente! É claro que cada pessoa é diferente mas, de modo geral, as pausas são importantes para que os seus estudos sejam mais produtivos.
  • Começar com matérias que você gosta: a procrastinação está muito associada com o desejo de evitar sentimentos ruins ou desagradáveis, como o medo de falhar ou estar diante de uma tarefa muito difícil. Se você sempre começar suas rotinas de estudos com matérias que não gosta, está novamente reforçando o estigma de sentimentos negativos sobre os estudos na sua mente. Especialmente no início, busque manejar seu plano de estudos para que o início da experiência se torne mais positiva do que negativa, facilitando o movimento de começar.
  • Fixar horários para estudar: quando a ideia de estudar é abstrata demais ao longo do seu dia, torna-se mais fácil deixá-la para depois. Por isso, caso você tenha problemas com ansiedade e procrastinação, busque definir um horário fixo (e diário) para se dedicar aos estudos. Além de ter um “deadline” para cumprir a tarefa, você sabe quando ela começa e termina, auxiliando a reduzir a ansiedade.
  • Não dependa da motivação: quando decidimos estudar para concursos públicos, é comum sentir-se extremamente motivado para se dedicar aos estudos. Como tudo na vida, esse sentimento vai diminuir com o passar do tempo. Ainda assim, os estudos para concurso não podem seguir o mesmo movimento. Mesmo que você não se sinta particularmente animado em um dia ou outro, busque sempre honrar o compromisso. Com o tempo e criação de hábito, isso se torna progressivamente mais fácil.
  • Efetivamente comece: outros pensamentos comuns de quem sofre com ansiedade são: “será que vou conseguir?”, “essa matéria é difícil demais” ou “acho que não vou conseguir render como ontem”. Faça as pazes com o fato de que você não renderá 100% todos os dias, mas busque sempre fazer o seu melhor e apostar na constância. Todos os dias serão diferentes e isso faz parte!
  • Evite estudar cansado: em alguns casos, pode ser melhor acordar um pouco mais cedo para estudar do que se estender pela madrugada. Dessa forma, você não só diminui os sentimentos negativos associados aos estudos, como garante maior produtividade.

Volte ao topo

Como ter foco nos estudos para concurso: lidando com distúrbios de aprendizagem e atenção

O TDAH e TDA são alguns dos distúrbios de atenção mais conhecidos e prevalentes na população. Em um levantamento realizado pela Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), descobriu-se que cerca de 2 milhões de brasileiro sofrem com o problema! Quem sofre com esse distúrbio, tem mais dificuldade em se concentrar do que o normal, fato que obviamente afeta também os estudos para concursos.

Além disso, distúrbios de aprendizagem como dislexia, disgrafia e discalculia, por exemplo, também podem afetar como ter foco nos estudos para concurso.

Caso você suspeite de sofrer com algum desses distúrbios (ou já tenha um diagnóstico), procurar ajuda especializada de neurologistas e psicólogos poderá ajudá-lo a construir táticas de enfrentamento, buscando contornar os efeitos negativos de cada uma dessas condições.

Confira dicas de como lidar com o TDAH nos estudos para concurso!

Volte ao topo

Como ter foco nos estudos para concurso: lidando com as comparações

Outro ponto importante para ter mais foco nos estudos para concurso é não se deixar levar por comparações: sua história é diferente daquela pessoa que você conhece e foi ou não foi aprovada.

Uma coisa é compartilhar dicas e técnicas de estudos que podem te ajudar e outra completamente diferente é se desmerecer porque alguém que você conhece foi aprovado em menos tempo ou consegue estudar 8 horas por dia conciliando trabalho, estudos e mil outras atividades.

O principal conselho nesse quesito é focar em você e no melhor que você pode fazer. Ainda que os seus estudos não estejam exatamente da maneira como você planejou, eles ainda podem ser produtivos e levá-lo à aprovação. Caso as notícias e histórias de outras pessoas apenas te deixem ansioso, evite consumir esse tipo de conteúdo ou conversar sobre o assunto com detalhes.

Volte ao topo

Estude com o Gran Cursos Online em todas as etapas!

O Gran Cursos Online oferece recursos diversos para garantir o máximo de diversificação na sua preparação para concursos públicos! Na plataforma você pode encontrar tanto opções pagas quanto gratuitas. Veja uma lista de funcionalidades que podem ajudá-lo a garantir a aprovação:

Série Concurseiro Iniciante: tire todas as suas dúvidas sobre concursos públicos!

Agora você já sabe um pouco mais sobreas  principais distrações dos concurseiros e como lidar com elas para ter mais foco nos estudos para concurso! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos o conteúdo cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nos próximos conteúdos!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
9 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante