Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade? 5 formas!

Saiba como usar a nota do Enem para entrar na faculdade e começar sua graduação em instituições públicas ou particulares

Avatar


14 de Março5 min. de leitura

A edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é só no fim do ano, mas quem está começando a se preparar agora, já precisa saber como usar a nota do Enem para entrar na faculdade pública ou particular.

Veja 5 formas de usar nota do Enem e dicas para se preparar. Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Como funciona a nota do Enem?

A nota do Enem é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), avaliando acertos, erros e graus de dificuldade das 180 questões que compõem a prova.

O Enem é dividido em uma redação e provas com 45 questões para cada uma das quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias.

Para consultar sua nota do Enem, você deve acessar a página do participante Enem (enem.inep.gov.br/participante), fazer login com seus dados de acesso e conferir seu Boletim de Desempenho Individual.

A partir daí, para usar essa nota você deverá se atentar ao que pede cada processo seletivo ou outro espaço/programa que utilize essa nota.

O que fazer com a nota do Enem?

Para o MEC, a nota do Enem serve para avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio em instituições públicas e privadas de todo o país, mas e para os alunos, o que fazer com a nota do Enem?

Com a nota do Enem, é possível entrar em faculdades e universidades públicas e privadas de todo o país, por meio dos programas do Governo Federal e de especificações das próprias instituições de ensino superior.

Além disso, também é possível usar a nota do Enem para concursos públicos, mas A seguir, vamos conferir 5 formas de como usar a nota do Enem para entrar na faculdade.

5 formas de como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Faculdade ou Universidade é uma instituição de ensino superior em que estudantes podem se graduar em uma área específica por meio de bacharelado, licenciatura ou curso tecnólogo.

É possível fazer cursos de graduação de forma presencial ou online, em instituições de ensino superior públicas ou privadas.
Confira na lista a seguir 5 formas de como usar a nota do Enem para entrar na faculdade:

1. SISU e como usar a nota do Enem para entrar na faculdade pública?

Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificado, um programa do Governo Federal que usa a nota do Enem para selecionar candidatos para instituições públicas de todo o país.

É o primeiro programa que abre inscrições após a divulgação do resultado do Enem, abrindo novo edital a cada 6 meses.

De acordo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são classificados os candidatos até o preenchimento das vagas em cada curso, turno e instituição.

Na plataforma do programa, é possível fazer a inscrição, totalmente gratuita e online, acompanhar o andamento do processo, a nota de corte e tentar outras vagas durante o período de inscrições.

O sistema resgata automaticamente as notas do Enem de cada candidato, por isso, para se inscrever no Sisu é preciso ter feito o Enem atual solicitado no edital, sem ter zerado a redação.

2. Prouni e como usar a nota do Enem para conseguir desconto na faculdade?

Após o encerramento do Sisu, o Programa Universidade para Todos (Prouni) abre inscrições para destinar bolsas de estudo (de 50% ou 100%) a estudantes que desejam cursar faculdade em instituições particulares por meio da nota do Enem e se enquadrem nos requisitos de renda.

O Prouni é um programa para estudantes que querem cursar uma graduação em instituição de ensino superior privadas, mas possuem renda familiar bruta inferior a três salários-mínimos.

Para concorrer às bolsas de 50% ou 100% do valor da mensalidade, a pessoa precisa ter participado de uma das duas edições do Enem mais recentes, conseguindo alcançar a nota mínima exigida:

  • No mínimo 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame;
  • Nota maior que zero na prova de redação do Enem;
  • Não ter participado do exame na condição de treineiro.

As bolsas de estudos são concedidas a participantes que se enquadrem também nos critérios de renda:

  • Bolsa integral (100%): pessoas com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário-mínimo;
  • Bolsa parcial (50%): renda familiar bruta per capita de até 3 salários-mínimos.

3. Fies e como usar a nota do Enem para conseguir financiar os estudos?

O último dos programas do Governo Federal que utilizam a nota do Enem para facilitar o ingresso ao ensino superior é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Assim, ao longo do curso, o estudante paga mensalmente uma coparticipação referente aos encargos educacionais.

Após a conclusão do curso, é feita a amortização do saldo devedor com uma escala de financiamento juros zero, que varia conforme a realidade financeira do formando.

Para participar do Fies, é preciso ter feito uma edição do Enem (a partir de 2010), tendo obtido média acima de 450 pontos nas provas e nota maior que zero na redação.

Além disso, é preciso possuir renda familiar bruta por pessoa entre 1 e 3 salários mínimos (assim como no Prouni). Ou seja, somando toda a renda bruta das pessoas que moram na mesma casa que o(a) candidato(a) e dividindo pelo número de pessoas (adultos e crianças), o resultado deve ser maior que 1 e menor que 3.

Bolsistas Prouni 50%, que se enquadrem no edital, desde que no mesmo curso/instituição, também podem se candidatar ao Fies para financiar os outros 50% do valor do curso.

4. Nota do Enem no lugar do vestibular?

Além dos programas do Governo Federal listados acima, uma outra forma de usar a nota do Enem para entrar na faculdade é em instituições que substituem o vestibular próprio pela inserção da nota do Enem no sistema.

Assim, você aproveita seu desempenho no Enem para já iniciar seus estudos no ensino superior sem precisar passar por uma nova avaliação.

5. É possível entrar na faculdade sem a nota do Enem?

A quinta forma de como usar a nota do Enem para entrar na faculdade é, na verdade, uma opção para quem não se saiu bem no Exame. Sem a nota do Enem, é possível entrar na faculdade pública ou particular por meio dos processos seletivos próprios das instituições de ensino superior.

Dessa forma, ao escolher a faculdade ou universidade em que você pretende estudar, entenda quais as formas de ingresso e como é o vestibular da instituição.

Assim, caso não tenha obtido uma boa nota do Enem, ainda poderá começar sua faculdade.

Quantas vezes eu posso usar a nota do Enem?

Você pode usar a nota do Enem por diversas vezes, mas é preciso conferir as normas de cada programa, lá é definido quais as edições do Enem são aceitas.

Por exemplo, para o Prouni costuma ser aceita a nota do Enem da edição atual ou da anterior. Por outro lado, o Sisu costuma aceitar somente o Enem mais recente.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade do Gran?

A Gran Faculdade é um Centro Universitário reconhecido com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Oferecemos cursos de graduação e pós-graduação EAD com qualidade no ensino, sem abrir mão de mensalidades que cabem no seu bolso.

Para fazer sua graduação com a nota do Enem, basta seguir o passo a passo:

  • Acesse o site da Gran Faculdade;
  • Escolha seu curso de graduação;
  • Faça sua matrícula;
  • Selecione como forma de ingresso a nota do Enem;
  • Preencha seus dados;
  • Prontinho, já pode começar a estudar e conquistar seu diploma de nível superior!

Simples, não é? Aqui no Gran buscamos facilitar ao máximo a vida de nossos estudantes, reduzindo a burocracia. Então, aproveita essa e outras vantagens como:

  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

Cursos

Confira nossos cursos de graduação EAD e escolha o seu:


Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


14 de Março5 min. de leitura