Concurso Caixa convocará mais 800 aprovados! VEJA!

Novo concurso visa a contratação de candidatos para suprir déficit de servidores.

Atenção, aprovados no último concurso da Caixa Econômica Federal (concurso caixa)! Recentemente, em audiência realizada na Câmara dos Deputados, Pedro Guimarães, Presidente da Caixa Econômica Federal, noticiou que haverá a contratação de mais 800 novos funcionários provenientes do cadastro de reserva do último concurso realizado em 2014 pela instituição. As novas contratações visam preencher o enorme déficit de funcionários presente nas agências do banco.

Contudo, apesar do anúncio feito pelo Presidente da Caixa, ainda será necessária a aprovação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para que de fato as contratações ocorram. Ao que tudo indica, o pedido será analisado na próxima reunião do conselho.

Em julho desse ano, cerca de 2 mil aprovados no último concurso para a Caixa Econômica Federal (Concurso Caixa) tomaram posse nos cargos. As convocações corresponderam à contratação de novos servidores Portadores de Necessidades Especiais (PNE) para atuarem em agências de todo o país.

A decisão cumpre a ordem da Justiça do Trabalho que, em maio desse ano, mandou a Caixa cumprir a Lei de Cotas e, para isso, contratar 2.500 pessoas com deficiência para se adequar à legislação.

A afirmação foi feita pelo presidente da instituição juntamente ao anúncio do Programa de Demissão Voluntária (PDV), destinado aos 28 mil funcionários de diversas matrizes e escritórios regionais.

Concurso Caixa: entenda o caso

Em 2014 foi realizado o último certame para a instituição. A seleção foi organizada pela banca Cespe, atual Cebraspe, em dois editais que visaram preencher 9 vagas efetivas para os cargos de Engenheiro nas áreas: Civil, Elétrica, Mecânica e Médico do Trabalho, além de formação de cadastro de reserva para o cargo de Técnico Bancário Novo.

O prazo de validade do concurso era de um ano, mas em maio de 2015, a Caixa Econômica Federal prorrogou por mais um ano este prazo. A seleção passou assim a ter validade até o dia 16 de junho de 2016 para os cargos de Técnico Bancário Novo, e até o dia 26 de junho de 2016 para os cargos de nível superior.

Contudo, nos últimos três anos ocorreram várias mobilizações. Isso porque muitos aprovados não foram convocados, embora a CEF esteja com o seu quadro de pessoal reduzido devido a aposentadorias e ao Programa de Demissão Voluntária (PDV).

Segundo informações publicadas no site da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal – FENAE, em 2014, a Caixa encerrou o ano com um pouco mais de 101 mil empregados.  Ainda, nesse ano de 2014, ficou estabelecido que a CEF contrataria mais de dois mil empregados, conforme o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2015. Isso aumentaria o número de bancários para 103 mil, mas muitos desligamentos foram realizados. Atualmente, estima-se que 16 mil deixaram a instituição.

Diante das incertezas de convocação dos aprovados e de acusações que o banco estaria descumprido o Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015, o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e do Tocantins ajuizou Ação Civil Pública contra a CEF.

A sentença proferida, em 6 de outubro de 2016, pela juíza Natália Queiroz Cabral, do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, condenou a instituição a apresentar um estudo de dimensionamento do seu quadro de pessoal e um cronograma de contratação dos aprovados do último concurso de 2014, além de manter a vigência do concurso por prazo indefinido até que toda a tramitação da Ação Civil Pública fosse concluída.

Em agosto de 2018, o julgamento da Ação Civil Pública foi suspenso. Dessa forma  a validade do certame, também, segue suspensa por liminar até o trânsito em julgado da decisão.

Concurso Caixa: cargo Técnico Bancário

Para participar da seleção, os candidatos precisavam ter nível médio completo. A remuneração inicial ofertada era de R$ 2.025,00 para cumprir carga horária de 6 horas diárias, caracterizando 30 horas semanais.

Além da remuneração, os Empregados públicos da Caixa Econômica recebem outros benefícios como: evolução salarial ao longo de sua trajetória profissional, possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros e nos resultados, auxílio refeição/alimentação, possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar, entre outros.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.  Conforme descrito no quadro abaixo.

Ao todo, foram 1.156.744 inscritos para todos os polos.

Resumo do concurso Caixa Econômica Federal

Concurso Caixa Econômica Federal (Concurso Caixa Econômica Federal)
Banca organizadora a definir
Cargos a definir
Escolaridade a definir
Carreiras a definir
Lotação a definir
Número de vagas a definir
Remuneração a definir
Inscrições a definir
Taxa de inscrição a definir
Data da prova objetiva a definir
Link do edital último edital

Quer conquistar a sua aprovação neste concurso?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN

Notícias Relacionadas

Hanri Nunes
Hanri Nunes
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
9 Comentários

9 Comentários

  1. Daniel

    21/06/2019 11:46em11:46

    Fake news! O próprio presidente afirmou que não haverá concurso, e esses 2000 pdc serão nomeados concurso de 2014,que continua vigente por determinação judicial. Além disso a justiça do trabalho proibiu a Caixa de realizar novo certame enquanto não chamar os aprovados de 2014.
    Repito Não haverá Concurso da Caixa !

    • John

      22/06/2019 09:59em09:59

      Sai daí, doido. Procure na internet o vídeo da esposa do presidente dizendo que haverá contratação de 2.000 PDC. Se liga.

    • Dom

      22/06/2019 12:48em12:48

      Ora, como pode afirmar com tanta certeza que não haverá concurso? Por acaso exerce algum cargo de direção na empresa? Por acaso você é o Presidente da República? Consegue prever o futuro? Como vão repor as aposentadorias e desligamentos sem concurso? Pode demorar para sair, mas está previsto na Constituição a realização de concursos públicos como forma de provimento de cargos no serivço público. Cada doido que me aparece!

      • Angelita Bau

        28/06/2019 12:34em12:34

        Já li em vários lugares que essas 2.000 vagas para PCD serão preenchidas pelos classificados no concurso de 2014 sim.

    • Denis Miguel

      15/07/2019 06:54em06:54

      doidão vai estudar primeiro, o Tribunal do trabalho não pode ser inconstitucional.

  2. davi

    21/06/2019 17:11em17:11

    Concurso será apenas para PNE??

  3. Jaime

    28/06/2019 23:54em23:54

    Pessoal, não tem como contratar esses 2500 pcd’s respeitando os 5% para pcds previsto no edital de 2014.
    pra chamar 2500 vão ter que contratar 50mil dos candidatos da ampla ? acham mesmo que vão fazer isso????

    tá parecendo que vão chamar apenas um pouco de 2014 respeitando os 5% do edital, e farão novo concurso, exclusivamente para pcd’s. e tem que ser logo, se não vão continuar pagando a multa de 1milhão de reais por dia

  4. Jhon Maycon

    06/07/2019 12:43em12:43

    Quando começa a inscrição e em qual site ?

  5. Luana

    04/10/2019 21:50em21:50

    BRB tirei uma excelente pontuação, mas mas se sair esse da CX, vou para a Caixa na hora rss há tempos namoro com ela rss. Aguardo mais informações!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação neste concurso?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN
Para o Topo