Pelo menos 20 mil vagas em concursos abertos ou iminentes para as Polícias Militares de diversos estados. Oferta para os níveis médio, superior e até R$ 10 mil.
O momento é bom para você que deseja ingressar na área policial, mais precisamente no quadro das Polícias Militares. Hoje, mais de 4 mil vagas estão abertas e outras 16 estão previstas em concursos para os níveis médio e superior.
Somente a Polícia Militar do Ceará (PMCE) oferece 4,2 mil vagas para o cargo de soldado, de nível médio. Há ainda oportunidades abertas pelas corporações de Minas Gerais e da Paraíba.
Tirando essas milhares de chances, teremos até o fim deste ano editais para a PM de Mato Grosso, Goiás, DF, todas confirmadas. Anunciadas também para Tocantins, Amazonas, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Norte e diversos outros Estados.
No Brasil, as Polícias Militares (Concurso da Polícia Militar para o ensino médio e superior) estaduais são as 27 forças de segurança pública que têm por função a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, com exclusividade no policiamento ostensivo, no âmbito dos estados (e do Distrito Federal).Subordinam-se administrativamente aos governadores[ e são, para fins de organização, forças auxiliares e reserva do Exército Brasileiro, e integram o sistema de segurança pública e defesa social do Brasil, ficando subordinadas às Secretarias de Estado da Segurança em nível operacional. São custeadas por cada estado-membro e, no caso do Distrito Federal, pela União.
As polícias militares estão estruturadas operacionalmente de maneia similar ao Exército, organizadas em comandos intermediários, batalhões, companhias e pelotões. Os batalhões são baseados nos grandes centros urbanos, e suas companhias e pelotões são distribuídos de acordo com a densidade populacional nas cidades circunvizinhas. Normalmente os pelotões são também subdivididos em destacamentos ou postos de policiamento. A polícia montada está organizada em regimentos, divididos em esquadrões e pelotões.
Em escala decrescente, a estrutura operacional se subordina da seguinte forma:
Comando de Policiamento de Área (CPA) ou Região de Polícia Militar (RPM);
Batalhão de Polícia Militar (BPM);
Companhia de Polícia Militar (Cia PM);
Pelotão de Polícia Militar (Pel PM);
Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) ou de Polícia Militar (DPM);
Posto de Policiamento Comunitário (PPC) ou Base de Policiamento Comunitário (BPC).
Existem ainda outras denominações intermediárias, tais com: Grupamentos Especiais, Guarnições e também Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM ou Cia PM Ind) que estão no mesmo nível de autonomia administrativa dos batalhões; tendo, entretanto, efetivo e áreas de policiamento menores.
São grandes oportunidades para quem está ciente do esforço que é necessário para a realização de um sonho. Muito mais que a remuneração e estabilidade, as carreiras policiais oferecem a satisfação por um dever cumprido.
E aí, vai ficar de fora? Confira abaixo a relação de Concurso da Polícia Militar 2016, escolha o seu, mãos à obra e boa sorte!